Opiniões sobre a Igreja Católica (como instituição, do tempos medieval até hoje).

Autor Mensagem
stratopeido
Veterano
# out/06
· votar


Mery-_- fã do A-ha

UmA RoSa p/ Uma RosA:



(fingi ki eh uma ¬¬)

Dav
Veterano
# out/06
· votar


Tiruk

a igreja catolica eh uma merda, desculoem-me os catolicos... quer mandar em tudo... se mete em tudo... jah quiz proibir o Cradle Of Filth d tocar na Europa, quiz proibir o Slipknot d tocar na Italia... e muitas outras bandas tiveram q passar por isso... fora as outras merdas q a Igreja Catolica fez, inquisição pra mim foi a pior delas...

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Flying CCCP
Ah, porque a mensagem parecia ter sido destinada apenas a mim...

não oras!


Tiruk
PAREM DE DESVIRTUAR, PORRA


Já pedi!

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Faleu...

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Åsa Dahlström Heuser
Houve um tempo em que ser canhoto era considerado um sinal demoníaco. Crianças canhotas tinham a mão esquerda amarrada para obrigá-las a escrever com a direita. Canhotos não eram "normais". Houve um tempo em que se ensinava que a masturbação era um pecado terrível e levava à loucura. Masturbação não era "normal". Há menos de um século era senso comum que a mulher não tinha capacidade mental suficiente para votar. Mulher querer estudar não era "normal". Até há pouco mais de 100 anos, os negros eram considerados inferiores e sujeitos à escravidão. Negro querer ser livre não era "normal".
Mas o que é "normal"? A palavra "normal" vem de "norma", "regra". E o que são normas e regras? São apenas aquilo que uma sociedade determina como sendo o comportamento comumente aceito naquele momento, naquele lugar. Com relação a todas as "normalidades" descritas acima, hoje é comumente aceito que aquilo estava errado, e ninguém questiona mais o direito do canhoto, da mulher ou do negro.

Atualmente determinados setores conservadores religiosos vêm a público para dizer que ser homossexual não é "normal". Baseados em quê dizem isso? Baseados em manuscritos com quase 3.000 anos de idade, escritos em uma época que absolutamente nada se sabia sobre genética e psicologia, uma época em que era imperativo ter o máximo de filhos possíveis para povoar uma terra antes que outros povos o fizesse. As circunstâncias daquele tempo eram totalmente diferentes do ambiente que enfrentamos hoje, e precisamos rever os nossos conceitos.

Em primeiro lugar, há pesquisas indicando que a proporção de indivíduos homossexuais em qualquer sociedade estudada e em qualquer época é sempre constante (entre 5 e 10%), não importando se reprimido ou tolerado. Também se sabe que a teoria de que determinadas circunstâncias desencadeavam a homossexualidade, como mãe dominadora e pai, ou ausente, ou muito violento, já caiu por terra há 30 anos. A psiquiatria deixou de considerar a homossexualidade como um distúrbio mental há várias décadas.

Parece que está na hora das pessoas comuns saberem mais sobre o assunto. Está na hora do assunto ser tratado mais abertamente pela mídia. Afinal, qual a origem da homossexualidade? Tem que ser algo muito forte, se acontece apesar da repressão e do preconceito, e não se pode dizer que é mau exemplo, pois praticamente todo homossexual foi criado e educado por pais heterossexuais.

Há muitas pesquisas recentes, inclusive no campo da genética, que lançam alguma luz sobre o assunto, e que ajudariam as pessoas a compreender que a homossexualidade não é uma escolha propriamente dita, mas algo que a pessoa simplesmente é.

Mery-_- fã do A-ha
Veterano
# out/06
· votar


stratopeido
UmA RoSa p/ Uma RosA:



(fingi ki eh uma ¬¬)


hauhauhsuhauhaush... ^^ Brigadinha. Mah nós tamo disvirtuando, right? =P

stratopeido
Veterano
# out/06
· votar


Houve um tempo em que ser canhoto era considerado um sinal demoníaco. Crianças canhotas tinham a mão esquerda amarrada para obrigá-las a escrever com a direita

continuo achando, n é atoa q os comunistas sao "esquerda"

Mery-_- fã do A-ha
Veterano
# out/06
· votar


Houve um tempo em que ser canhoto era considerado um sinal demoníaco.

Vixe! Já ouvi falar disso. Coisa abEsurda...

Dogs2
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite
Mas o que é "normal"? A palavra "normal" vem de "norma", "regra". E o que são normas e regras? São apenas aquilo que uma sociedade determina como sendo o comportamento comumente aceito naquele momento, naquele lugar.

viva ao anarquismo! \o/\o/\o/

zuera

Esse texto tá bem melhor. Realmente, eu concordo. Tá na hora de reverem os conceitos

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Dogs2
viva ao anarquismo! \o/\o/\o/

zuera



Viva mesmo!!!


Esse texto tá bem melhor. Realmente, eu concordo. Tá na hora de reverem os conceitos

Já reviram. Mas não muda muito.

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


Por esta razão a CIA matou o Jimi Hendrix...

stratopeido
Veterano
# out/06
· votar


Mery-_- fã do A-ha

hauhauhsuhauhaush... ^^ Brigadinha. Mah nós tamo disvirtuando, right? =P


ClaRu Ki NauM, u tOpiCu é SoBre IgRejA cAatOlica, Ki Vem Du CrIstIaNiSmU, e JeSuiX DiSsi "AmAiuVus Uns Aos OuTrOs"

''¬¬

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


Crianças canhotas tinham a mão esquerda amarrada para obrigá-las a escrever com a direita

Iscrusive a palavra canhoto vem daí: do canho.

Fodius
Veterano
# out/06
· votar


Bom é protestantismo.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


José Nêumanne
A 40ª Assembléia-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada semana passada em Itaici, terminou, e não podia ser diferente, com uma declaração bombástica sobre política e outra, cautelosíssima, sobre os pecados do clero, ambas da lavra de seu presidente, dom Jayme Chemello. À guisa de apelo ao voto consciente, ele construiu o seguinte raciocínio: "O povo deve olhar como vota. É preciso que o povo se dê conta de que ele já foi enganado e de que ele vai ser enganado de novo. Eu peço um voto consciente, que ele não brinque, porque depois ele vai pagar quatro anos, vai amargar." Mas sobre padres pedófilos Sua Reverendíssima foi muito menos assertivo: "Queremos que a verdade apareça. Vamos ajudar os padres acusados, para que tenham sua defesa assegurada. Se houver crime, eles devem ser punidos, como todo cidadão." Ou seja: o povo é burro e quanto à pedofilia dos padres é melhor lavar as mãos, feito Pilatos.
Impressiona a desfaçatez com que a cúpula da hierarquia católica se imiscui, sem a menor cerimônia, no joguinho rasteiro da política, desconsiderando a natureza laica do Estado brasileiro, adotada desde os estertores do Segundo Império, após a polêmica questão religiosa. Durante a ditadura militar, a intromissão dos bispos católicos em querelas políticas era considerada politicamente correta, porque a autoridade moral do báculo serviu para deter, algumas vezes, o exercício intolerável do arbítrio pela autoridade militar, constituída de forma ilegítima, ao arrepio da vontade popular, que não era, então, consultada.

Com a volta à democracia, os militantes dos partidos de esquerda que estavam na clandestinidade e mesmo os que contestavam a democracia burguesa com armas na mão passaram a militar em legendas legais: PT, PPS (ex-PCB), PCdoB, PSTU e mais uma miríade de siglas, quase tão numerosas quanto o são os grãos da areia do deserto de idéias que elas representam. Nessas condições, a interferência eclesiástica na política partidária deixou de ter a natureza revolucionária original, inspirada nos princípios da tal Teologia da Libertação, na qual os textos de Marx e Engels passaram a ser quase tão canônicos quanto os Evangelhos. E se misturou com a politicagem rasteira e vulgar, natural num país de instituições por construir, como o é o nosso.

Quem achar que há exagero nessas palavras que puxe pela memória e recorde a condenação dura e invejosa da CNBB à aliança de seu presidenciável preferencial, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, com o PL da turma do "Evangelho de resultados" da Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo (portanto, competidor) Edir Macedo.

Há, ainda assim, uma enorme distância entre participar da futrica de comadres da prática eleiçoeira e se manifestar com desrespeitoso desprezo em relação à capacidade do povo brasileiro de decidir seu próprio destino, sem ser "enganado", como o fez - e sem dar nome aos bois - o presidente da CNBB.

Por ter dito há muito tempo que "o povo brasileiro não sabe votar", um brasileiro a quem o País deve muito mais do que a esse bispo, o atleta do século, Pelé, tem sido obrigado a chutar desculpas esfarrapadas, que a estas alturas já são mais numerosas até do que os mil e tantos gols que marcou. De senhor bispo, porém, quem cobrará? Quem ousará enfrentar a excomunhão, a Santa Inquisição disfarçada em patrulha ideológica, para denunciar a natureza excludente, elitista e desrespeitosa do pronunciamento de Sua Reverendíssima? A quem caberá cobrar dele o mínimo de respeito que o "povo de Deus" merece de alguém cuja noção de respeito parece limitar-se ao anel episcopal ostentado no dedo em riste?

Seria bom que surgisse na cena política brasileira uma voz com autoridade suficiente para execrar o farisaísmo do episcopado que, de tanto viver tentando atear fogo nos rabos de palha que fica a pespegar nos demônios que inventa, se esquece de olhar os que ele mesmo ostenta. Mas a coragem não tem sido uma virtude muito rotineira na política brasileira. E nem mesmo os políticos acusados de enganar o povo nos sermões moralistas desses pregadores de dogmas da fé revolucionária alçam suas cabeças para cobrar da hierarquia católica rigor com seus sacerdotes acusados de corromper a juventude, e protegidos pela sotaina e pelo espírito de corpo, no mínimo semelhante ao usado nos autos de fé a que os príncipes da Igreja submetem leigos.

A suposição de que o povo é idiota e se deixa enganar com facilidade pelos políticos é gêmea univitelina da escandalosa proteção que os bispos católicos tentam dar a seus padres pedófilos com essa conversa mole de ampla defesa e "tratem de puni-los e nós os apoiaremos". Que depois não venham se queixar por continuarem perdendo fiéis para os súditos do dízimo.

***
José Nêumanne é jornalista, escritor e editorialista do "Jornal da Tarde".

URL do texto original:
http://www.jt.com.br/editorias/2002/04/23/artigos002.html

Zakk Wylde_
Veterano
# out/06
· votar


oOoOoOoOoOoOoZakk Wylde_oOoOoOoOoOoOo - "A XaUdAdIh E uMa pAslAvAh sEn XplikaXaOh; eLa xtAh nAh mEnTe mAiXh qEm xOfRe È u kOlAxAoh..." diz:

xP~~~~~~~~

Fodius
Veterano
# out/06
· votar


Em tudo tem pessoas q agem mal, mas o bom é o protestantismo. ( pelo menos na teoria )

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


Em tudo tem pessoas q agem mal, mas o bom é o protestantismo. ( pelo menos na teoria )

pronto...! 8P

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


Fodius
Em tudo tem pessoas q agem mal, mas o bom é o protestantismo. ( pelo menos na teoria )

Quais as diretrizes do Protestantismo???

stratopeido
Veterano
# out/06
· votar


Zakk Wylde_

oOoOoOoOoOoOoZakk Wylde_oOoOoOoOoOoOo - "A XaUdAdIh E uMa pAslAvAh sEn XplikaXaOh; eLa xtAh nAh mEnTe mAiXh qEm xOfRe È u kOlAxAoh..." diz:

xP~~~~~~~~


qualé cara, ta tirando?

Ke.Koala
Veterano
# out/06
· votar


não gosto de igrejas...
pq tópicos de politica e religião redem tanto?

Fodius
Veterano
# out/06
· votar


Flying CCCP

Quais as diretrizes do Protestantismo???


Só se aprofundando.

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


Fodius

Eu me referia aos pontos básicos. Como alguém se sente atraído por uma religião sem conhecer direito???

Fodius
Veterano
# out/06
· votar


Flying CCCP
Eu me referia aos pontos básicos. Como alguém se sente atraído por uma religião sem conhecer direito???

Eu conheço. Mas digo q é melhor vc se aprofundar do q eu te passar informações por alto.

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


Fodius

Tipo, eu lembro que quando estudei a Reforma falava em umas coisas como quebrar com aquela coisa da Igreja Católica de vender cargos, vender não sei o que mais, parar com a "adoração" à imagens...

Black Fire
Gato OT 2011
# out/06
· votar


É tuto tcharlatanismo rrratinho.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/06
· votar


Quais as diretrizes do Protestantismo???
Mudar as regras católicas pra atrair fiéis, solamente.

brunohardrocker
Veterano
# out/06
· votar


A igreja matou muito mais do que qualquer hitler ou stalin jamais pensou em matar, puramente por interesses ECONOMICOS. Lembrem da aula de historia na quinta série

HAUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAUH

Hoje em dia:

A igreja teima em falar "asneiras", como proibir o uso da camisinha e outras coisas.


Porra, o Papa tem que autorizar o uso da caminsinha duma vez, pros revoltadinhos pararem de encher o saco!

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


brunohardrocker

E aceitar as pesquisas com células-tronco também...

Deve ter mais uma série de coisas...

brunohardrocker
Veterano
# out/06
· votar


Flying CCCP
E aceitar as pesquisas com células-tronco também...

Deve ter mais uma série de coisas...


E as pesquisas de células tronco estão paradas? não são feitas pq a Igrja Católica não deixa? Ninguém usa camisinha? Ninguém é homosexual?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opiniões sobre a Igreja Católica (como instituição, do tempos medieval até hoje).