Tópico para se falar sobre carros.

Autor Mensagem
Fritz_mkvl
Veterano
# jun/06 · Editado por: Fritz_mkvl


Começando com dicas de como se economizar combustível direto do site da ford:


Como faço para Economizar Combustível?

Segue algumas dicas para economia de combustível:

- Uso do Freio Motor

Descer uma ladeira ou serra com o carro desengrenado ( em ponto morto ) - a famosa banguela - representa para muitos alguma economia de combustível mas, na realidade, é um meio muito fácil de se gastar mais dinheiro, além de se expor a um risco maior de acidente. Vejamos porque : inicialmente descer uma ladeira em ponto morto determina um maior uso do sistema de freios, devido ao não uso do freio motor. 0 maior uso do sistema de freios ocasiona uma redução na vida das pastilhas, lonas e discos de freios, aumentando o custo de manutenção do veículo. 0 uso dos freios em excesso provoca o perigoso efeito de fadiga no sistema, devido ao superaquecimento dos componentes. Nessa condição, o motorista poderá perder grande parte da eficiência de frenagem, tornando a condução um risco.

Considerando o aspecto economia de combustível : os veículos atuais, em especiais aqueles que possuem sistemas de Injeção eletrônica de combustível ( todos os veículos de passeio atualmente fabricados no Brasil são equipados com esse sistema ), possuem uma função denominada cut off, que reduz a quase zero ou até mesmo corta totalmente a injeção de combustível quando se trafega com o pedal do acelerador solto em velocidades acima de 35 Km/h aproximadamente ( freio motor ).

Nessa situação o motor está sem consumir combustível, assumindo apenas o papel de freio, ajudando a poupar o sistema de freio e assegurando a estabilidade direcional do veículo. Se o veículo desce em ponto morto, o motor estará girando em marcha lenta ( e consumindo combustível ! ).

Daí que utilizar o freio motor, além de ser uma providência segura, economiza combustível. 0 simples ato de deixar o veículo engrenado em freio motor ao se aproximar de um semáforo já representa uma economia : seja em combustível, seja em manutenção no sistema de freios.

- Velocidade e Uso de Marcha adequada

0 consumo de combustível é, via de regra, proporcional à velocidade desenvolvida pelo mesmo, assim como o uso de marcha adequada à velocidade e à rotação do motor influi de maneira decisiva no consumo. Subir uma serra a 140 Km/h usando toda a potência do motor, gastará muito mais combustível que fazê-lo a 80 Km/h utilizando uma marcha adequada.

Se o seu veículo possuir conta giros ( que indica a rotação do motor em rpm ) - utilize o : procure manter a rotação dentro da faixa ideal de economia, informação esta disponível no manual do proprietário.

A faixa de economia varia a depender da motorização do veículo, mas para motores a álcool e gasolina a faixa, na maioria das vezes, se situa entre 2.000 e 3.000 rpm, ou seja, reduza a marcha quando a rotação cair abaixo de 2.000 rpm e troque por uma superior ao atingir a rotação de torque máximo do motor - cerca 3.000 rpm na maioria dos motores. Para aqueles que não possuem conta giros existe uma velocidade ideal de mudança de marcha, informação esta que está disponível no manual do proprietário de cada veículo.

- Aquecimento do Motor

Nos tempos dos veículos equipados com carburador, sobretudo os movidos à álcool, criou se o mito da necessidade de se aquecer o veiculo pela manhã antes de movimentá lo. Os veículos atuais permitem a movimentação logo após poucos segundos. Permanecer com o veiculo parado funcionando, além de gerar um consumo de combustível desnecessário, não aquece componentes como a transmissão. Os lubrificantes atuais permitem a lubrificação eficiente quase que imediatamente ao se funcionar o motor. 0 que não se deve é exigir demais do motor, esticando marchas ou elevando a rotação em demasia antes que ele atinja a temperatura normal de funcionamento.

- Acompanhando a fluidez do tráfego

Procurar antever as diversas situações do tráfego é uma excelente medida de contenção de consumo de combustível. Observando com antecedência os semáforos, pontos de engarrafamento, curvas, pode se reduzir gradativamente a velocidade, evitando acelerações e frenagens desnecessárias. Lembre se que ficar parado no sinal acelerando o veículo não fará o sinal ficar verde mais rápido.

- Trafegando com as janelas abertas

Andar com os vidros abertos, além do perigo de assalto, aumenta a resistência aerodinâmica do veículo influindo diretamente no consumo. Na estrada, em alguns casos, mais vale acionar o ar condicionado que conduzir o veículo com os vidros totalmente abertos, pois o aumento de consumo devido a este pode ser menor que o aumento devido ao araste aerodinâmico.

- Uso de acessórios

Acessórios como faróis auxiliares e bagageiros aumentam também o consumo de combustível. Acessórios elétricos determinam uma maior carga no alternador, componente que fornece a energia elétrica para manter o sistema elétrico do veiculo e carregar a Bateria. Maior carga no alternador requer maior carga para acioná lo. Desse modo, o simples fato de acender os faróis já requer uma potência extra do motor para acionar o altemador, o que eleva o consumo.

0 uso de pneus mais largos gera maior consumo devido à maior resistência a rolagem do veículo. Portando, pense bastante no custo beneficio de se modificar as dimensões originais dos pneus do seu veículo.

- Peso morto

Carregar peso desnecessário no veiculo contribui para o maior consumo de combustível. Cadeiras de praia, engradados de bebidas e outros objetos largados no porta malas sem necessidade, só irão contribuir para o gasto de mais combustível, além de tornar difícil a acomodação de objetos realmente necessários, como por exemplo as compras de supermercado.

- Manutenção Preventiva

A manutenção do veículo também é determinante no consumo de combustível. Pneus corretamente calibrados e suspensão e direção perfeitamente alinhados garantem uma menor resistência à rolagem do veiculo, garantindo melhores marcas de consumo, assim como a correta regulagem do motor e uma manutenção preventiva eficaz.

A manutenção eficaz é realizada observando os prazos para substituição de velas de ignição, filtros de ar e combustível, óleo e filtro de óleo, além de outros itens presentes no plano de manutenção preventiva de cada veículo, informação esta disponível no manual do proprietário.

- Qualidade do combustível

É fundamental o uso de combustível de boa qualidade, não só para melhorar o consumo, como para garantir a integridade e durabilidade do motor e dos componentes do sistema de alimentação de combustível.

Prática muito comum nos postos de combustível, encher o tanque "até a boca" pode trazer mais problemas do que se imagina. Nos veículos a gasolina a partir de 1991 a coisa se agrava : estes possuem um dispositivo denominado canister que tem como função armazenar e filtrar os gases que se acumulam no tanque de combustível visando queimá los posteriormente, o que diminui o impacto ambiental de se desprender esses gases na atmosfera.

Portanto só encha o tanque até o desligamento automático da bomba e, se substituir a tampa do tanque, faça por outra genuína do mesmo modelo e ano do seu veículo.

Guitar_Man
Veterano
# jun/06
· votar


Hum. Gostei do tópico!!!


Semana retrasada, um amigo meu me convidou para ir na concessionária ford q ele trampa, pra conhecer o fusion!!! O carro é uma loucura!!!!

Só tem um estilo mas de tiozao mesmo, mas por dentro ele mata o vectra novo!!(minha opiniao)

powerguitar10
Veterano
# jun/06
· votar


Guitar_Man


O fusion matou a pau mesmo velho

Meu irmão ia cata o vectra....mas agora ta mais entre new civic e fusion...

Vc ta sabendo o preço dos dois...???

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# jun/06
· votar


carros tem 4 rodas

kbza
Veterano
# jun/06
· votar


EduSlash_o_Retorno
carros tem 4 rodas

nem todos

Fritz_mkvl
Veterano
# jun/06
· votar


Gabriel Anjos
Pela economia sim, mas eu teria dó de instalar um kit GNV num opala, aquela desgraça tira muita potência.

Fritz_mkvl
Veterano
# jun/06
· votar


maykow_torres
Dos 3 eu curto mais o civic. Embora o Fusion seja muito bonito. Aliás acho os 3 carros muito bonitos.

Gabriel Anjos
Veterano
# jun/06
· votar


Fritz_mkvl
Pela economia sim, mas eu teria dó de instalar um kit GNV num opala, aquela desgraça tira muita potência.
Mas isso, seria mais para usar na estrada e tals. Em situações que não se necessita de arranuqe rapido, manja?

kbza
Veterano
# jun/06
· votar


Fritz_mkvl
Pela economia sim, mas eu teria dó de instalar um kit GNV num opala, aquela desgraça tira muita potência.

outra pergunta é se seria rentavel fazer isso, pelo que eu sei o pessoal queria botar um imposto no GNV, fora o problema com forneciemento que ia rolar

Fritz_mkvl
Veterano
# jun/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Gabriel Anjos
Entendo, tenho um parente que usa um Omega 4.1 automático com GNV, como o motor é grande da pra usar ele bem na cidade rodando com o gás, anda bem. Mas quando passa pra gasolina virá outro carro.

Gabriel Anjos
Veterano
# jun/06
· votar


Fritz_mkvl
Entendo, tenho um parente que usa um Omega 4.1 automático GNV, como o motor é grande da pra usar ele bem na cidade rodando com o gás, anda bem. Mas quando passa pra gasolina virá outro carro.
Sem duvidas. Deve ser triste é usar um Gol 1000 ou um Uno 1.0 com gás...

Fritz_mkvl
Veterano
# jun/06
· votar


kbza
Com esse negócio da Bolívia não sei como vai ficar, e também não sabia desse negócio do imposto. Mas o que vai depender mesmo é de quanto você roda, a última vez que pesquisei o Kit GNV sai por volta de R$3000, um taxista recupera isso em menos de 3 meses, alguém que roda uns 1000km/mês levaria quase um ano e meio.

Fritz_mkvl
Veterano
# jun/06
· votar


Gabriel Anjos
Na auto-escola eu usei um gol 1000 a gás. A rua onde moro deve ter uns 20 graus de inclinação, ele só subia em primeira.

Gabriel Anjos
Veterano
# jun/06
· votar


Fritz_mkvl
Na auto-escola eu usei um gol 1000 a gás. A rua onde moro deve ter uns 20 graus de inclinação, ele só subia em primeira.
Melhor então subir de bicicleta!

vicxingu
Veterano
# jun/06
· votar


Quer economia? Compra esse quando estiver vendendo

http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Colunista4_Conteudo.vxlpub?hn id=36386

Maykow Torres,

Ford Fusion SEL 2.3 16V 162cv Aut. - 0km= R$ 82.396,00

Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut. -0km= R$ 86.590,00

Abraço

Fritz_mkvl
Veterano
# jun/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


vicxingu
Ford Fusion SEL 2.3 16V 162cv

Credo, o Civic tira 140 com um 1.8.

O Vectra é o mais triste, 150 com alcool e 147 com gasolina. A vantagem é que é flex.

22222 oirartnoc oa
Veterano
# jun/06
· votar


Eu já fiz um tópico sobre carros

Soldier of God
Veterano
# jun/06 · Editado por: Soldier of God
· votar


Não tenho carro... :(
Vou criar um tópico sobre bicicletas....

vicxingu
Veterano
# jun/06
· votar


Acho que o melhor custo beneficio para um carro ( é claro que quem não tem grana não se encaixa nessa dica, inclusive eu. mas...) é:


Honda Accord Sedã EX 3.0 V6 24V 240cv - 0km = 134.116,00

Se tivesse grana para comprar carros melhores, compraria ele mesmo assim. É a melhor opção luxo/desempenho/preço, até R$250.000,00.

Abraço

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# jun/06
· votar


kbza
alguns tem tres ^^

Jason Voorhees
Veterano
# jun/06
· votar


poutz.....naum sabia q andar com os vidros abertos gastava mais gasolina...!! <o>

OT tbm eh cultura.!!

asda
Veterano
# jun/06
· votar


Brrrrrummmm Brrrruuummm Brrrruuummm

Bi Bi

vicxingu
Veterano
# jun/06
· votar


Fritz_mkvl,

"Credo, o Civic tira 140 com um 1.8."

O fato de ser um motor com pouca capacidade volumétrica, causa transtornos e beneficios. Isso significa que o carro terá que funcionar sempre em altas rotações para conseguir a potencia desejada, o que a longo praso significa maior/prematuro desgaste das peças que compõem o motor. Em compensação haverá um menor consumo de combustivel.
Entre os três não existe concorrencia pra mim. Por 85mil compra um fusion com teto solar e completo. Por 87mil compra um vectra sem os opcionais que são de série no fusion. Por 80mil compra um civic que nem pagando oferece os opcionais dos outros, anda menos e é um carro que pode ser encontrado com muita facilidade pois apresenta uma imensa gama de preços, variando de 57mil ate 80mil.

Melhor escolha é o Fusion! Luxo e exclusividade

Abraço

Guitar_Man
Veterano
# jun/06
· votar


vicxingu

cara, todos pagam mais pau pro civic, é o mais bonito mesmo, mas o luxo do fusion!!!!!!!!!!!! nossa, eu nunca vi um porta mala daquele antes!!!!!!!!!!!

vicxingu
Veterano
# jun/06
· votar


Guitar_Man,

Em um país onde um Honda civic pode ser considerado um carro luxuoso, acho que podemos falar que o fusion está um nível acima. Como todos os outros sedãs médios (nos EUA) da marca, a Ford sempre se preocupou em fazer carros que fossem confortáveis e principalmente grandes, bem ao gosto dos americanos.
Quem se lembra do Tauros??? Carro bem luxuoso da década de 1990, que no Brasil era sinônimo de status e nos EUA era sinônimo de carro popular. Foi durante anos o carro mais vendido por lá, até a chegada dos incontestáveis Toyota Camry e do Honda Accord.


Vou almoçar. Depois a gente continua esse papo!!!

Abraço

Índio_DT
Veterano
# jun/06
· votar


alguem manja de tunning e dubing aki??

Lokko_
Veterano
# jun/06
· votar


Qualidade do combustível
isso ae tem que ser um cuidado msm
gasolina batizada fode com o carro =/

Guitar_Man
Veterano
# jun/06
· votar


vicxingu

o fusion é uma evolução pra substituir o taurus!!

e o fusion é barato em relação esses outros sedas, pq é fabricado no mexico, e selha q taxas sao mais baratas pra virem pra cá, pq senao, ia ser caro como os outros ou ate mais!

Jason
Veterano
# jun/06
· votar


Prefiro motos

MatheusMX
Veterano
# jun/06
· votar


o Fusion num é a mesma coisa do Mondeo não ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico para se falar sobre carros.