quem inventou o papai noel?

Autor Mensagem
Índio_DT
Veterano
# mai/06
· votar


Carlos Henrique 2
\o/

Deji
Veterano
# mai/06
· votar


os alemães

Carlos.Felipe
Veterano
# mai/06 · Editado por: Carlos.Felipe
· votar


A lenda do Papai Noel deriva diretamente das antigas lendas em volta da figura de São Nicolau de Bari (ca. 280-ca. 350), bispo de Myra e santo que, segundo a tradição, entregou todos seus bens aos pobres para tornar-se monge e bispo, distinguindo-se sempre por sua generosidade com as crianças.

Na Idade Média, a lenda de São Nicolau arraigou-se de forma extraordinária na Europa, particularmente na Itália (seus restos foram trasladados para a cidade italiana de Bari em 1087), e também em países germânicos como os estados alemães e holandeses. Particularmente na Holanda sua figura adquiriu notável destaque, a ponto de tornar-se padroeiro dos marinheiros holandeses e da cidade de Amsterdã. Quando os holandeses colonizaram Nova Amsterdã (a atual ilha de Manhattan), construíram uma imagem de São Nicolau, e fizeram o possível para manter seu culto e suas tradições no Novo Mundo.

A devoção dos imigrantes holandeses por São Nicolau era tão profunda e ao mesmo tempo tão pitoresca e chamativa que, em 1809, o escritor norte-americano Washington Irving (1783-1859) traçou um quadro muito vivo e satírico dela (e de outros costumes holandeses) em um livro chamado Knickerbocker's History of New York (A história de Nova York segundo Knickerbocker). No livro de Irving, São Nicolau era despojado de seus atributos episcopais e aparecia como um homem velho, gordo, generoso e sorridente, vestido com chapéu de abas, calção e cachimbo holandês. Após chegar a Nova York a bordo de um barco holandês, dedicava-se a atirar presentes pelas chaminés, que sobrevoava graças a um cavalo voador que puxava um trenó prodigioso. O fato de que Washington Irving denominasse este personagem como "guardião de Nova York" faz com que sua popularidade explodisse e contagiasse os norte-americanos de origem inglesa, que começaram também a celebrar sua festa no dia 6 de dezembro, e que converteram o "Sinterklaas" ou "Sinter Klaas" holandês no "Santa Claus" norte-americano.

Poucos anos depois da publicação do livro de Irving, a figura de Papai Noel havia adquirido tal popularidade na costa leste dos Estados Unidos que, em 1823, um poema anônimo chamado A Visit of St. Nicholas ('Uma visita de São Nicolau'), publicado no jornal Sentinel ('A Sentinela') de Nova York, encontrou uma sensacional acolhida e contribuiu enormemente para a evolução dos traços típicos do personagem. Embora publicado sem nome de autor, o poema tinha sido escrito por um obscuro professor de teologia, Clement Moore, que o dedicou a seus numerosos filhos nunca previu que um familiar seu o enviaria a um jornal. Até os anos de 1862, já octogenário, não Moore não tinha reconhecido a autoria. No poema, São Nicolau aparecia sobre um trenó puxado por renas e enfeitado com sonoros sininhos. Sua estatura tornou-se mais baixa e roliça, e adquiriu algumas feições próximas da representação tradicional dos gnomos (que precisamente também algumas velhas lendas germânicas consideravam recompensadores ou castigadores tradicionais das crianças). Os tamancos holandeses nos quais as crianças esperavam que fossem depositados seus presentes transformaram-se em grandes meias. Finalmente, Moore transferiu a chegada do simpático personagem do dia 6 de dezembro típico da tradição holandesa, para o dia 25 desse mês, o que influenciou grandemente na progressiva mudança da festa dos presentes para o dia de Natal.

O processo de popularização do personagem continuou aumentando. Em 6 de dezembro de 1835, Washington Irving e outros amigos seus criaram uma sociedade literária dedicada a São Nicolau, com sede na própria casa de Irving. Nas reuniões, era obrigatório fumar cachimbo e observar vários costumes holandeses. Isso indica até que ponto extremo os norte-americanos descendentes de outros grupos imigrantes tinham incorporado esta tradição holandesa.

Outro grande contribuinte para a representação típica de São Nicolau no século XIX foi um imigrante alemão chamado Thomas Nast. Nascido em Landau (Alemanha) em 1840, estabeleceu-se com sua família em Nova York desde que era garoto, e alcançou grande prestígio como desenhista e jornalista. Em 1863, Nast publicou no jornal Harper's Weekly seu primeiro desenho de Papai Noel, cuja iconografia havia variado até então, flutuando desde as representações de homenzinho baixinho e rechonchudo até as de velho alto e corpulento. O desenho de Nast o apresentava com figura próxima a de um gnomo, estando para entrar em uma chaminé. Seus desenhos dos anos seguintes (continuou desenhando para o mesmo jornal até 1886) foram transformando substancialmente a imagem de Papai Noel, que ganhou em estatura, adquiriu uma barriga muito proeminente, mandíbula muito larga, e foi rodeado de elementos como o largo cinturão, o pinheiro, o musgo e a malva. Embora tenha sido representado várias vezes como viajante do Pólo Norte, sua voluntariosa aceitação das tarefas do lar e seus simpáticos diálogos com pais e crianças o tornaram uma figura ainda mais próxima e íntima. Quando as técnicas de reprodução industrial tornaram possível a incorporação de cores nos desenhos publicados na imprensa, Nast pintou seu casaco de um vermelho muito intenso. Não se sabe se foi ele o primeiro a fazê-lo, ou se foi o impressor do Boston Louis Prang, que já em 1886 publicava postais natalinos em que Papai Noel aparecia com seu característico casaco vermelho. A possibilidade de fazer grandes tiragens de cartões de Natal popularizou ainda mais a figura deste personagem, que várias lojas e empresas começaram então a usar para fins publicitários. Chegou inclusive a ser habitual que, durante as celebrações natalinas, os adultos se vestissem como ele e saíssem nas ruas e lojas a cumprimentar as crianças e fazer propaganda de todo tipo de produtos. Entre 1873 e 1940 foi publicada a revista infantil St. Nicholas, que teve uma enorme difusão.

A segunda metade do século XIX foi transcendental no processo de consolidação e difusão da figura de Papai Noel. Por um lado, ficaram fixados (embora ainda não definitivamente) seus traços e atributos mais típicos. Por outro, aprofundou-se no processo de progressiva laicizarão do personagem. Efetivamente, Papai Noel deixou de ser uma figura tipicamente religiosa, associada a crenças específicas de determinados grupos credenciais, e tornou-se muito mais um emblema cultural, celebrado por pessoas de credos e costumes diferentes, que aceitavam como seus suas abertas e gerais mensagens de paz, solidariedade e prosperidade. Além disso, deixou de ser um personagem associado especificamente à sociedade norte-americana de origem holandesa, e tornou-se padroeiro de todas as crianças norte-americanos, sem distinção de origens geográficas e culturais. Prova disso foi que, naquela época, fez também sua viagem de volta à Europa, onde influenciou extraordinariamente na revitalização das figuras do "Father Christmas" ou "Papai Natal" britânico, ou do "Père Noël" ou "Papai Noel" francês (cuja influência cultural originou o nome com que é chamado no Brasil), que adotaram muitos de suas características e atributos típicos.

O último momento de inflexão importante na evolução iconográfica de Papai Noel ocorreu com a campanha publicitária da empresa de bebidas Coca-Cola, no Natal de 1930. No anúncio de sua campanha natalina, a empresa publicou uma imagem de Papai Noel escutando pedidos de crianças em um centro comercial. Embora a campanha tenha sido um sucesso, os diretores da empresa pediram ao pintor de Chicago (mas de origem sueca) Habdon Sundblom que remodelasse o Papai Noel de Nast. O artista, que usou como primeiro modelo a um vendedor aposentado chamado Lou Prentice, fez com que perdesse seu aspecto de gnomo e ganhasse em realismo. Papai Noel ficou mais alto, gordo, de rosto alegre e bondoso, olhos pícaros e amáveis, e vestido de cor vermelha com bordas brancas, que eram as cores oficiais da Coca-Cola. O personagem estreou sua nova imagem, com grande sucesso, na campanha da Coca-Cola de 1931, e o pintor continuou fazendo retoques nos anos seguintes. Logo o artista incorporou a si mesmo como modelo do personagem, e seus filhos e netos como modelos de crianças que apareciam nos quadros e postais. Os desenhos e quadros que Sundblom pintou entre 1931 e 1966 foram reproduzidos em todas as campanhas natalinas que da Coca-Cola no mundo, e após a morte do pintor em 1976, sua obra continuou sendo constantemente difundida.

Com o fluxo dos postais, contos, desenhos animados, filmes, etc. norte-americanos, a pomposa figura de Santa Claus continua ganhando popularidade em todo o mundo, e hoje se pode dizer que constitui a invocação mais universal e conhecida, e também a mais leiga e comercial, de todas as derivadas do São Nicolau de Bari que desde o século IV foi considerado tradicional protetor das crianças.

Thomas Nast's Christmas Drawings for the Human Race (Nova York, 1890).
WEISER, Francis X. Handbook of Christian Feasts and Customs (Nova York, 1958).
RODRÍGUEZ, Pepe, Mitos y ritos de la Natal: origen y significado de las celebraciones navideñas. (Barcelona, 1997).
J. M. Pedrosa.

Fonte

vampirinha
Veterano
# mai/06
· votar


terminei de ler....

é isso responde muita coisa....

Sub_Zero
Veterano
# mai/06
· votar


quem inventou o papai noel?
Alguém da área comercial, foi uma GRANDE jogada inventar um cara que distribuiria presentes no natal fazendo com que o consumismo tomasse conta de todos e o sentido real do natal fosse esquecido.

brunohardrocker
Veterano
# mai/06
· votar


na russia

kapetanovic
Veterano
# mai/06
· votar


o ex ladrão juiz Nicolalau do Santos Neves

kapetanovic
Veterano
# mai/06
· votar


no futuro próximo o papai noel será Yngwie Malmsteen...pela aparência

snowwhite
Veterano
# mai/06
· votar


Quem inventou o Enéias???

dudu silva
Veterano
# nov/08
· votar


foi minha vó ..... contava tanta mentira ... que era prefiivel acreditar em papai noel !!!!! um abraço !!!!!!

Pati Cobain
Veterano
# nov/08
· votar


Eu vi, eu vi \o/

leandro rodrigues
Veterano
# nov/08
· votar


Falando em natal, felis natau prá toduz

MANFREDINI
Veterano
# nov/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


quem inventou o papai noel?

acho que foi a Coca-Cola, foi o que eles disseram quando visitei a fábrica deles

Hannah Liimatainen
Veterano
# nov/08
· votar


hm...
ninguém.

Bozza Manson
Veterano
# nov/08
· votar


vampirinha
qm inventou os vampiros?

zuera

papai noel= santo klaus \o/\o/\o/

by: Bach

Bozza Manson
Veterano
# nov/08
· votar


ja que tamo no embalo

qm inventou o coelhinho da pascoa?

Minow
Veterano
# nov/08
· votar


Bozza Manson
O coelho é um símbolo de fertilidade, os celtas já celebravam um sabbat chamado Ostara (easter) nessa época do ano, e enfeitavam tudo com ovos pintados.
Ostara é uma deusa que leva um ovo que simboliza uma nova vida, porque na primavera eles acreditavam ser o renascimento do deus deles (que renasce na primavera e morre no outono, todo ano).
Se não me engano Ostara é Perséfone na mitologia grega, dá uma pesquisada.

Bozza Manson
Veterano
# nov/08
· votar


Minow
vlw

e eu sou Nazareth Bach, fui suspensa e to com a conta da bozza, por favor, nao me chame de bozza

Akasha_Valo
Veterano
# nov/08
· votar


Quem inventou eu não sei, soh sei q eu acreditava e era divertidoooo \o/

Minow
Veterano
# nov/08
· votar


Bozza Manson
É mais fácil clicar no nick do que copiar Nazareth Bach.

dibass
Veterano
# dez/08
· votar


A verdade é, segundo a tradição da igreja Católica existia um santo (São Nicolau) que vivia da caridade. Nicolau era um homem humilde e amava os pobres e conseguinte o menino Jesus no explendor de sua natalidade. Quanto era chegada a data de 25 de dezembro onde se comemora o nascimento de Cristo S. Nicolau presenteava crianças pobres com o intuito de agradar a Jesus. Isso se tornou uma tradição que se espalhou pelo mundo.
São Nicolau era um homem um pouco gordo e o que marcou era a sua característica, um um velhinho barbudo e bom.
Logo a empresa Coca-Cola em uma incrível jogada de marketing arrumou um homem velho com as mesmas características corporeas e criou o famoso Father Christmas.



Longo, porém interessante!!!

Chespirito
Veterano
# dez/08 · Editado por: Chespirito
· votar


Coca-Cola, é claro!!!

leandro rodrigues
Veterano
# dez/08
· votar


dibass
A verdade é, segundo a tradição da igreja Católica existia um santo (São Nicolau) que vivia da caridade. Nicolau era um homem humilde e amava os pobres e conseguinte o menino Jesus no explendor de sua natalidade. Quanto era chegada a data de 25 de dezembro onde se comemora o nascimento de Cristo S. Nicolau presenteava crianças pobres com o intuito de agradar a Jesus. Isso se tornou uma tradição que se espalhou pelo mundo.
São Nicolau era um homem um pouco gordo e o que marcou era a sua característica, um um velhinho barbudo e bom.
Logo a empresa Coca-Cola em uma incrível jogada de marketing arrumou um homem velho com as mesmas características corporeas e criou o famoso Father Christmas.


Tudo mentira! A começar por A verdade é, segundo a tradição da igreja Católica

Depois a data de 25 de dezembro, até hoje ninguém sabe a data certa e prá terminar, não há coisa mais ridícula do que Papai Noel em shopping

Em se tratando de Papai Noel, haja SACO

lula_molusco
Veterano
# dez/08
· votar


Em se tratando de leandro rodrigues HAJA SACO!

eu voto em você pro prêmio mala do OT 2008

leandro rodrigues
Veterano
# dez/08
· votar


lula_molusco
eu voto em você pro prêmio super mala do OT 2008

Vai ganhar disparado




boa sorte

JOSHH
Veterano
# dez/08
· votar


foi o SLASH

maggie
Veterana
# dez/08
· votar


dudu silva
Tópico de 2006..

Aê coveiro!!!

dibass
Veterano
# dez/08
· votar


leandro rodrigues
Se é que tenho direito de resposta, confesso que também nuca gostei de "papai noel". Eles são meio sinistros, sempre me deram medo quando viam pra cima di mim me chamando de filho e dando bala (xeguei a pensar que eram pedófilos). Aida mais quando tentam dar akela risada pavorossa "ho hoh ho..."!

CRUX CREDO : /

Akasha_Valo
Veterano
# dez/08
· votar


dibass
Que nd "papai noel" é genti boa!!!

Sinistro são os palhaços =/ morria de medo ='(

dibass
Veterano
# dez/08
· votar


hihuhiuhahihuhia

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quem inventou o papai noel?