O homem nasce bom? "ah ta... sei"

Autor Mensagem
stratopeido
Veterano
# mar/06
· votar


Fodius

Pelos frutos conhecereis! Se tenho q adotar algo na Terra, é a maior verdade possível, "visível".

vou começar com uma jaca entao. o resto da sua frase n posso responder pq ela n tem nexo.

E filosofar é procurar entender o todo das coisas, saber nunca é demais. Vc não vê valor nisso, pq ainda está grandemente escravizado pelos conceitos fabricados.

Nao condeno a filosofia, condeno o "filosofismo", q n sei oq significa, mas no meu entender é a filosofia xarope sofismada q n chega a lugar algum. E sim vejo valor na filosofia, e nao nao estou escravizado aos conceitos pre fabricados.

"Não há vida sem verdade, provavelmente a vida é a própria verdade."


me diga uma verdade entao

Fodius
Veterano
# mar/06
· votar


stratopeido

Cara, contra esse "filosofismo" q vc citou eu sou contra tb. Mas vc tem q ponderar que pra quem escuta e não é muito chegado, e não entende como aquele que fala, muitas vezes vai parecer...

Na filosofia muitas vezes vc encontra pensamentos q parecem piada mas não são, é elementar isso.

Sobre a verdade, "a vida é a busca dela". É indizível.
Parece piada mas não é.

È justamente ver debaixo do q está debaixo, vendo por cima, parecerá nada demais.

Fodius
Veterano
# mar/06
· votar


Achei esse texto sobre filosofia e "filosofismo" em um site, bem legal algumas coisas:

Tradicionalmente o ensino de filosofia tem se caracterizado por ser um amontoado de definições e dados referentes aos pensadores do passado. Isso se deve, em grande parte, a péssima qualidade dos Manuais Escolares que, entre tantas outras aberrações, confundem a Filosofia com filosofismo. Desde seu surgimento, a Filosofia é intrinsecamente dinâmica, prática e conseqüente. Em nossa contemporaneidade , na era das mídias, a Filosofia da Comunicação proporciona instrumental indispensável para análise e compreensão dos meios de produção, circulação e consumo de mensagens , provenientes das mais diferentes culturas.

Aqui tem mais:

http://www.casadosite.com.br/bazanini/baza53.htm

stratopeido
Veterano
# mar/06
· votar


Cara, contra esse "filosofismo" q vc citou eu sou contra tb. Mas vc tem q ponderar que pra quem escuta e não é muito chegado, e não entende como aquele que fala, muitas vezes vai parecer...

traduz ae, na boa

Sobre a verdade, "a vida é a busca dela". É indizível.
Parece piada mas não é.


ahuuhauha, tu ja assistiu caverna do dragao, lembrado mestre dos magos? ahuah acho q vc entende oq to dizendo

È justamente ver debaixo do q está debaixo, vendo por cima, parecerá nada demais.

e mete em cima e mete em baixo... GOOOL uhauahuah

stratopeido
Veterano
# mar/06
· votar


Fodius

eu tava quase pra dizer q filosofismo era um neologismo q eu inventei, mas ate pra errar eu sou bom heheh:


filosofismo


s. m., falsa filosofia;
mania da filosofia.

Fodius
Veterano
# mar/06 · Editado por: Fodius
· votar


stratopeido

Traduzindo:

Cara, em relação a esse "filosofismo" q vc citou, tb sou contra.
Mas vc tem q perceber que pra quem escuta e não é muito chegado (não pratica muito o pensamento filosófico), e tb não entende no mesmo nível daquele que fala, muitas vezes vai PARECER o que não é, ou seja, o filosofismo...

Sobre o mestre dos magos, é isso mesmo, fazer pensar falando por parábolas, é uma técnica dos sábios. (apesar q quando eu assistia, tinha raiva tb, pois não sabia heheh)

Fodius
Veterano
# mar/06 · Editado por: Fodius
· votar


Um equilíbrio entre explicar mais claramente e falar por parábolas é muito bom.

Parábolas fazem pensar, e despertam um sentimento de curiosidade, mistério, conquista.

Quando se explica "claramente", as vezes se vulgariza e entra por um ouvido e sai pelo outro, algo q tem essência grandiosa nas "mãos de quem sabe usar".

AlexKidMiracleWorld
Veterano
# mar/06
· votar


o mal é a anti-vida gente!
destruir por destruir, é contrario a propria existencia do ser que pratica agir contra a vida
matar pra se alimentar é diferente, é destruir pra contruir, nesse caso a existencia é a favor do ato
mas cada caso é um caso

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


Fodius

Mas como já falado, o meio em que a pessoa viveu pode ser atenuante apenas, pois a pessoa sabe quando faz algo errado, ela sente.

qd a pessoa faz algo de "errado" ela sente dor... e é baseado nisso q é construida a suposta "moral".. inclusive a religiosa...
O certo seria buscar o prazer e nao fugir da dor... até pq um não vive sem o outro...
A fuga da dor gera uma busca pelo anestesiamento...
É por isso q na moral pervertida da sociedade civilizada os sentimentos "maus" ( agressivos, buscando uma defesa) sao estimulados ao invés dos "bons"...

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


stratopeido

bobagem, essa percepçao é universal e começa na infancia, ele pode nascer em orion 36, mas com o tempo a noçao do "meu limite começa quando interfere no do proximo", ate cachorros utilizam essas "regras universairs",

a percepcao de bom e mal se resume a prazer e dor... e é baseado nisso q humanos e cachorros fazem o q fazem...
No entanto a percepcao do certo e do errado é relativa... Eu posso fazer uma acao completamente indiferente pra mim q no entanto causara muita dor para outro... acha q eu vou me sentir culpado???

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06 · Editado por: Lord Derfel Cadarn
· votar


eu sou um ser imundo mas tenho conciencia...n em sempre

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


stratopeido

porem ha pessoas q n desenvolvem essa consciencia por disturbios, q inclusivem podem ser previstos geneticamentes, sao os psicopatas assassinos em serie

entao um assasino já nasce assasino???
Qual a diferenca entre matar por prazer, matar por raiva ou matar por necessidade???
Só um assasino é capaz de matar das 3 maneiras???
E essa historia de ser previsto geneticamente nao cai naquele determinismo q vc falou???

Rato
Veterano
# mar/06
· votar


"ah ta... sei"
quero royalties \o/

stratopeido
Veterano
# mar/06 · Editado por: stratopeido
· votar


Digao

calama ae raimundo, tu ta muito afobado, mas vamos la:

entao um assasino já nasce assasino???

algumas teorias dizem q sim, o homem normal é XY, o com tendencias psicopatas seria XY() mais outro gene q me esqueci, esses estudos ja foram usados pra justificar penas, tratamento nos eua, assista o discovery channel, tb é cultura

Qual a diferenca entre matar por prazer, matar por raiva ou matar por necessidade???

nao entendi o proposito da pergunta, a psicologia pode explicar isso melhor. ja na lei, ha obviamente distinçao tb

Só um assasino é capaz de matar das 3 maneiras???

seila, vc q ta falando

E essa historia de ser previsto geneticamente nao cai naquele determinismo q vc falou???

Eu estava criticando o determinismo alemao, oq diz q se vc nascer em lugar quente vc vira burro e preguiçoso, q eu saiba n existe determinismo social. E mais uma vez, n sei se o termo "determinismo" cabe aqui, mas quando digo q pessoas tem tendencias homicidas por causa d tal gene, eu digo TENDENCIAS, a biologia nao é o fator determinante, eu nunca disse isso, mas q ela interfere muito mais do q nos pensavos, devido a toda uma cultura positivista q nos faz crer q se o homem quiser ele pode ter 3 pintos e 12 bolas

a percepcao de bom e mal se resume a prazer e dor... e é baseado nisso q humanos e cachorros fazem o q fazem.

N sei da onde vc tirou isso, mas isso nao é uma verdade universal

No entanto a percepcao do certo e do errado é relativa... Eu posso fazer uma acao completamente indiferente pra mim q no entanto causara muita dor para outro... acha q eu vou me sentir culpado???

seila, mas 99% das pessoas sabem q matar é ruim, q estupro é ruim, é somente isso q eu estou discutindo

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


stratopeido

mas isso nao é uma verdade universal

instinto de sobrevivencia nao é???

vc qd percebe q o fogo te machuca continua se queimando???

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


Qual a diferenca entre matar por prazer, matar por raiva ou matar por necessidade???

nao entendi o proposito da pergunta,


qual deles é o mais "feio"??? e pq??

stratopeido
Veterano
# mar/06
· votar


Digao

mas vc n tava falando d instinto de sobrevivencia (pelo menos n deixou claro), e de qualquer forma, e descabido falar em instinto de sobrevivencia no contexto complexo das relacoes sociais dos homens, é um reducionismo sem sentido

stratopeido
Veterano
# mar/06
· votar


Qual a diferenca entre matar por prazer, matar por raiva ou matar por necessidade???

nao entendi o proposito da pergunta,


matar por necessidade pode ser enquadrado por "legitima defesa", por razoes obvias a penalidade pra isso é menor pra quem estupra e mata. n tem nem oq discutir

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


vc nao acha q se vivesse na alemanha nazista mataria um judeu com prazer???

Qual o subterfugio q os eua usaram pra jogar a bomba atomica e ainda sair de santinho???

Que moral é essa q pune os alemaes e absolvem os americanos??? A intencao??? prazer e necessidade???

no final nao é tudo a mesma coisa... vc nao seria capaz de matar um cara a sangue frio???

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


stratopeido
reducionismo sem sentido

a fome pode fazer isso com a lei...

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


algumas teorias dizem q sim, o homem normal é XY, o com tendencias psicopatas seria XY() mais outro gene q me esqueci, esses estudos ja foram usados pra justificar penas, tratamento nos eua, assista o discovery channel, tb é cultura

até um tempo atras tb tinham argumentos pra provar q os negros nao tinham alma e nao eram humanos "plenos"...

Muito conveniente essa moral não???

stratopeido
Veterano
# mar/06
· votar


Digao

cara, vc ta muito exaltado, toma um maracujina q vc fica calminho calminho :P

vc nao acha q se vivesse na alemanha nazista mataria um judeu com prazer???


Não, sua pergunta de certa forma é ate preconceituosa, n é pq eu moraria na alemanha nazista q seria nazista e assassino psicopata. Sem contar q ela é contraditoria, pois agora quem esta sendo determinista é vc. Respondendo a sua pergunta: NAO

Qual o subterfugio q os eua usaram pra jogar a bomba atomica e ainda sair de santinho???

Foi uma desculpa razoavelmente coerente, mesmo depois da bomba atomica ainda tinham japoneses lutando nas ilhas, mas isso n vem ao caso.

Que moral é essa q pune os alemaes e absolvem os americanos??? A intencao??? prazer e necessidade???


Pois é uma comparaçao absolutamente ridicula, eu poderia passar o dia falando das diferenças, mas isso n tem nada haver com o topico. Basicamente todas essas perguntas q vc fez agora, sao respondidas no "qual a diferença entre matar por prazer, necessidade e por raiva"

stratopeido
Veterano
# mar/06
· votar


Digao

até um tempo atras tb tinham argumentos pra provar q os negros nao tinham alma e nao eram humanos "plenos"...

Argumentando dessa forma esquizofrenica, se eu tomar dois litros de santo daime, poderia ate concordar. Nem vou me dar ao trabalho de argumentar, pq a incoerencia da sua pergunta é obvia.

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


stratopeido

nao to exaltado hehe... to só usando um monte de interrogacoes...

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


stratopeido

Não, sua pergunta de certa forma é ate preconceituosa, n é pq eu moraria na alemanha nazista q seria nazista e assassino psicopata. Sem contar q ela é contraditoria, pois agora quem esta sendo determinista é vc. Respondendo a sua pergunta: NAO

vc tem q concordar comigo q um soldado nazista precisa de todo um adestramento pra conseguir subterfugios e nao ter culpa ao fazer o q tinha q ser feito...

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


stratopeido

vou tentar ser mais claro entao...

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


Matar é um ato natural de qq homem, animal etc... Faz parte da vida a morte...

Numa sociedade é obvio q isso tem q ser coibido de alguma maneira, pq senao nao haveria sociedade...

No entanto uma civilizacao tem interesses q muitas vezes entram em conflito com o de outra... e para incitar o povo ao ódio é preciso q alguns valores sejam meio distorcidos, como por exemplo o direito de matar... Vc pode matar em nome da nacao, da honra de um ideal elevado... pq isso interessa a sociedade como um todo... Mas nao pode matar por razoes proprias pq isso é um interesse q traria beneficios para poucos...

Isto esta implicito em qq sociedade...

E o meio de doutrinar e adestrar o povo é através do senso comum e da moral...

E pra formatar o senso comum e a moral vc usa a educacao e a propaganda...

Por isso q eu falo q o homem nao nasce bom nem ruim, quem determina isso é o senso comum q adestra os homens (na medida em q é possivel) da maneira q for mais proveitosa...

stratopeido
Veterano
# mar/06
· votar


Digao

vc tem q concordar comigo q um soldado nazista precisa de todo um adestramento pra conseguir subterfugios e nao ter culpa ao fazer o q tinha q ser feito...

propaganda, propaganda, propaganda, alienacao no ensino, e um pouco de speed, e mesmo assim, nao eram todos q apoiavam o nazismo, da mesma forma no brasil (n muito diferente dos metodos d alienacao) desde criança sempre fui educado com esses livrinhos vagabundos e professores mal comidos de esquerda e no entando, nao fui levado pela ideologia deles. Eu duvido q a maioria dos nazistas, no intimo, n sabiam "to fazendo cagada, mas ja q todo mundo faz, eu faço tb" e é ai q o campo da moralidade sai de cena

E o meio de doutrinar e adestrar o povo é através do senso comum e da moral...

Justamente, vc usou a palavra certa "distorcida".

Seila, esse campo é meio complicado e hj to meio grog pra flar disso, mas vejo muita coerencia nessa tua mensagem, apesar d n saber bem se concordo ou n ainda hehe

Fodius
Veterano
# mar/06 · Editado por: Fodius
· votar


Digao
qd a pessoa faz algo de "errado" ela sente dor... e é baseado nisso q é construida a suposta "moral".. inclusive a religiosa...
O certo seria buscar o prazer e nao fugir da dor... até pq um não vive sem o outro...
A fuga da dor gera uma busca pelo anestesiamento...
É por isso q na moral pervertida da sociedade civilizada os sentimentos "maus" ( agressivos, buscando uma defesa) sao estimulados ao invés dos "bons"...


Falando no geral, concordo.

Eu mesmo não adoto a moralidade como é conhecida comumente, pra ser mais exato, e sim uma crença mais consciente possível, e a evoluo.

Mas no geral, acontece isso q vc falou mesmo.

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


Fodius

e sim uma crença mais consciente possível, e a evoluo.

vc busca o prazer... e nao apenas foge da dor...

quem está sempre fugindo nao tem tempo pra pensar em outras coisas a nao ser se defender...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O homem nasce bom? "ah ta... sei"