Ligar Instrumentos Direto Na Mesa

    Autor Mensagem
    VINIGUNS
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: VINIGUNS


    Opa!
    minha Banda esta pensando em comprar uma mesa e ligar todos instrumentos ali (duas guitarras, um baixo, um teclado, e 3 vozes) direto na mesa, sem amplificação.

    como que ficara o som? alguem jah teve alguma experiencia parecida? fica muito ruim? intermédiario? a mesa influencia?

    VINIGUNS
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: VINIGUNS
    · votar


    eu sei que virão repsostar contra, mas a minha banda fez um show e ligmaos tudo na mesa! por incrivel que pareca o som ficou ótimo
    qual a explicação?

    Zeh Horn
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Não tenho idéia amigo... Tenho a mesma dúvida, em relção a ligar os instrumentos direto na mesa. Há muita perda de qualidade?

    ShelterPL
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Pois eh sempre tive esta duvida!!!
    alguem ai sabe?

    baruch_kata
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    VINIGUNS
    sem amplificação.
    Que estranho. Você sabe o que é um amplificador?

    ShelterPL
    Zeh Horn
    Tenho a mesma dúvida, em relção a ligar os instrumentos direto na mesa. Há muita perda de qualidade?
    alguem ai sabe?
    Perda de qualidade talvez não, mas o amplificador de intrumentos tem funções de distorção, pré-amplificação, equalizaação próprias daquele instrumento. Claro que vai sair som ligado direto, mas terá que usar pedais para ajustar o timbre de modo a ficar razoável, e fora o risco de cancelamento dos sons fora de fase.

    Zeh Horn
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Por exemplo, baixo, teclado e vocal (onde não há distorção) poderiam ser ligados direto na mesa? E só seria necessário um cubo microfonado para a guitarra (onde há distorção)?

    baruch_kata
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Zeh Horn
    Isso já resolve tudo.
    Mas o Baixo pode ser microfonado, já que a faixa de frequências dele não é muito compatível com aquela esperada pela mesa. O baixo toca sons de uns 40Hz até uns 2000 Hz, e a mesa " prefere " sons mais centrais como entre 80 e 10000Hz, o que pode amplificar zumbidos que seriam eliminados com o amp próprio do baixo. O que pode acontecer também é distorção no baixo devido aos sub-harmonicos, principalmente na ocasião da palhetada, eu já tive esse problema com a guitarra num amp que fiz.

    Zeh Horn
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Hum... Bom, tenho um cubo, mas é de apenas 30 watts, não seria pouco pra microfonar o baixo?

    baruch_kata
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Zeh Horn
    é de apenas 30 watts
    Nada a ver, o microfone fica muito perto do falante, daria certo mesmo com 5 Watts.

    Zeh Horn
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Muito bom... Então acho que tudo vai dar certo. Teria que ser algum microfone especial ou pode ser um microfone qualquer?

    ShelterPL
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Ola sou o guitarrista da banda do Zeh Horn
    acho q esta tudo certo, mas então eu poderia ater amplificar meu stner skil #1? osom nao ira ficar ruim? pq as caixa usam falantes de 15... nao ira deixar muito grave?

    Zeh Horn
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Ele quis dizer que, as caixas são 2, cada uma com falante de 15'' e 2 cornetas, teria um bom médio? Seria necessário uma mesa com ajustes de médios ou com ajustes de graves e agudos já é boa?

    baruch_kata
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Zeh Horn
    Só experimentando. No meu Staner tive que colocar o microfone atras para ficar mais próximo do falante, cerca de 3 centímetros. Qualquer microfone serve, mas acho que o cardióide (que tem entradas laterais) de média qualidade é a melhor escolha (jamais use microfones de computador ou se ver que a qualidade é muito ruim mesmo).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Caras, me permitam discordar de vcs. Tive banda durante 10 anos seguidamente, tocando semi-profissionalmente por aqui (RJ), e antes disso intermitentemente por mais de 15 anos, e NUNCA ví ninguém fazer um som DECENTE (pelo menos no Rock'n Roll e assemelhados) ligando (todos os)instrumentos na mesa. Não adianta, TODOS os músicos TEM QUE TER amplificadores no mínimo razoáveis e potentes para seus instrumentos (talvez até dê para ligar o teclado e o bumbo da bateria no P.A. assim como as vozes, claro). E ligar baixo para tocar "ao vivo" num amp de 30WRMS é algo que não vai dar muito certo se vc não tiver um EXCELENTE retorno (até mesmo um sistema "in Ears"). Pois TODOS os músicos tem que te ouvir, VOCÊ tem que se ouvir, e o PÚBLICO tem que te ouvir. Para fazer um esquema desses de ligar tudo na mesa, vc teria que ter um P... P.A. poderoso, cheio de periféricos, crossovers e equalizadores gráficos, assim como um retorno excelente para CADA músico (sem contar as caixas de "front")

    Jayson_Guitarrista
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Usa DirectBox entre os instrumentos e a mesa que resolve!

    Passoka
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Jayson_Guitarrista
    Usa DirectBox entre os instrumentos e a mesa que resolve!
    Verdade, já ouvi falar desses DIs que tem simulação de 4x12 que dizem soar muito legal.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Jayson_Guitarrista
    Passoka
    Só vai adiantar se tiver um tremendo P.A. cheio de prés, de caixas e retornos muito bons, senão alguém vai sair perdendo, pois como eu disse acima, vc tem que se ouvir, os outros da banda tem que te ouvir e o público tem que te ouvir, assim o DirectBox só vai resolver uma parte do problema, ou seja, vai cobrir um santo e descobrir o outro.
    Abç

    daniel cheese
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    tudo dependera

    daniel cheese
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    oi
    tudo dependerá do tipo de som que vc e sua banda faça
    se for um chorinho,pagodinho,sambinha,bossanova
    onde o timbre dos instrumentos não se alterará
    tudo ok
    se for rock,metal,blues,pop,etc
    ficará muito ruim
    pois se os guitarristas tiverem personalidade o timbre virá dos amps que deverão ser microfonados,como a bateria ,a vox percussão
    normalmente se usam DI direct box pra ligar teclados pois em sua maioria não precisam de amp de palco e sim de monitores
    obvio se o tecladista tiver um orgão hamond ,um fender rhodes
    provavelmente ira ligado em amps proprios
    o problema de ligar em uma mesa é a independencia
    se for sistema barato vc só terá uma ou duas vias
    se for mais cara vc terá no minimo 8 vias
    lembrando que cada via de monitor corresponde a um sistema de power+caixa+graficos+compressores etc
    talvez fique mais barato e sensato cada um ter o seu proprio amp

    abs
    daniel

    Bendsup
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    se vc usar simuladores p/ guitarra (tipo pod ou sansamp) e pelo menos um equalizer p/ baixo da pra plugar tudo sim. (não é a mesma coisa que ter os amplis mas resolve!)

    glauber
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    a única vez que eu vi alguma coisa do gênero dar certo, foi uma vez onde usaram uma batera eletrônica (mas microfonando os pratos), as guitarras passando por 2 digitech Genesis 2, o baixo passando por uma zoom 506, tudo indo para uma mesa, e voltando em retornos in ears....
    Mas era só pra ensaio...

    DadauGuitar
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eu uso a gtr ligada na mesa, uso um GDI21 da Behringer que tem 2 saidas, uma XLR( cabo de mic) direto pra mesa, e outra P10 que segue na cadeia de pedais, que termina num Direct Box Ultra-G GI100 (com simulador de caixa 4X12), saindo via XLR pra outro canal da mesa, e via P10 prum ampli de fone de ouvido (com retorno da mesa + gtr)

    Ah! optei por esse set depois de duas operações de coluna, só nesse ano, e minhas "roadies de 10 e 8 anos não conseguem carregar o ampli... uhauhauha

    MUITO SOOOOM!!!! Peace for ALL!
    .

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Pessoal qual a maneira mais correta de ligar microfone?

    Microfone > Mesa

    ou

    Microfone > directbox> mesa

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Alex guitar man
    As duas estão corretas, mas a mais usual é mic > mesa.
    Abç

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Alex guitar man
    Usar DB com microfone, só se ele tem plug P10 e vc quer usar um cabo balanceado de 3 pinos.Aí vc usa a Db para conversão, se ela for ativa.Se for passiva, não dá bom resultado pois a impedância de entrada das DBs é algo em torno de 10Kohms e sai em 300 ohms balanceado.Nas ativas, o ganho adicional compensa o descasamento, mas não é recomendado,todavia.Faça como o Bertola falou: MIC>Mesa.Abcs e bom Natal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligar Instrumentos Direto Na Mesa