Ajuda pra quem não entende nada mesmo...

    Autor Mensagem
    bi_bi
    Veterano
    # jun/04


    Gente... eu andei pelo fórum de amplis e percebi que eu não entendo NADA MESMO!!! Se alguém tiver paciência, pode me explicar a diferença entre amplificadores, caixas, PA's....e o que mais existir nessa área? E tb como calcular quantos watts vc deve comprar dependendo de onde for usar o instrumento... nem sei se isso existe... nem sei se eu to falando besteira... se alguém tiver paciência pra me explicar, eu agradeço! Valeu! Ah... eu sou lá do fórum de teclado!

    Demolisher
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    PA (Public Adress)
    Sonorização direcionada ao público. É o conjunto de amplificadores, crossover, mesa de som, efeitos, sonofletores, etc, direcionado ao público. O console ( mesa de som ) utilizado na FOH ( front of house = central de controle do PA ) é o coração do sistema. Por ele passam todos os sinais dos microfones, dos instrumentos, além dos processadores de efeitos e de sinais.

    Amplificadores
    Equipamento utilizado para aumentar o nível de um sinal elétrico, originado de uma fonte de sinal -ex: toca-fitas/CD, através de um cabo blindado. Podem ser de dois tipos: com fonte chaveada ou com circuito integrado
    Os amplificadores são projetados para reproduzir o sinal gerado pelo instrumento com alto grau de precisão, este é o significado do que é chamado de som de alta fidelidade (hi-fi).

    Caixa Acústica ou Sonofletor
    Gabinete ou painel, geralmente construído em madeira com aberturas, onde são instalados alto-falantes. Uma das finalidades do sonofletor é impedir que as ondas sonoras dianteiras e posteriores emitidas pelo alto-falante se misturem.

    bi_bi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Demolisher
    Obrigada!!!!


    Se mais alguém quiser dizer alguma coisa....

    Polêmico
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    bi_bi
    Qts Watts Rms comprar,depende ce vc for tocar só em casa,no maximo um de 50 Rms,ce for pra show,no minimo 100 Rms.

    ramaione
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    O que significa, ou seja, que equipamentos compõem um PA de 8?

    Bico
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    ce vc for tocar só em casa,no maximo um de 50 Rms,ce for pra show,no minimo 100 Rms

    É por aí, depende do tamanho dos locais.

    Um ampli de 100w rms não é tão ideal pra ensaios (barulhentos) e apresentações em locais tipo bares pequenos. Aguenta, mas força.
    O ideal é q vc use um ampli com o dobro da capacidade q vc precisa, pra não forçá-lo. Por isso eu mudaria os valores da afirmação do Polêmico:

    ce vc for tocar só em casa,no maximo um de 100 Rms,ce for pra show,no minimo 200 Rms

    bi_bi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Bico
    No caso de tocar num lugar para umas 200 pessoas, como seria?

    Bico
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    bi_bi
    Creio q poderia ser um de 100w mesmo. Mas se puder pegar um mais potente...

    bi_bi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Bico
    Valeu!

    Marcelo Souza Nascimento
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    bi_bi

    E aí, tudo bom ?
    Bem... Esse lance de quantos Watts, varia muito. Quando se fala em um ampl potente para programações e fraco para ficar em casa, estaos supondo que eles nas duas situações, empurrarão o som do seu teclado sozinho. Em um evento, dificilmente o teclado não esta em linha. O ideal é que vc compre um ampli que venha a atender suas necessidades de pressão sonora no palco, de forma que vc tenha um bom retorno do seu som. Já a distribuição dele pelo palco e para o publico, parte da mesa de som, ao mixar o monitor e o PA.
    Assim você terá um ampli de bom rendimento no palco e ao mesmo tempo não vai reduzir o tamanho da sua casa!

    Espero ter ajudado.

    Um grande beijo.

    caiohleal
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Bico
    quanto exagero... pra tocar em casa um de 20w ta mais q bom...
    pra ensaiar um de 50w pra 100w... em shows de 80w a cima

    bi_bi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Marcelo Souza Nascimento

    Com certeza..... eu me esqueci disso.... eh que lá na igreja o som é meio fraco e o pessoal que opera não tem muito conhecimento... pelo menos eles sabem mais do que eu! heheh

    Valeu! Beijos!

    bi_bi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    E essa parada de valvulados, pré valvulados? O que é isso?

    danubio_gpi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    bi_bi

    E essa parada de valvulados, pré valvulados? O que é isso?

    Aí vc ja ta querendo é ficar expert no assunto, mas vou tentar te explicar. (entendo poucas coisinhas)
    Antigamente todos os Amplificadores eram contruidos com valvulas, mas de certo tempo pra ca por motivos provavelmente economicos as valvulas foram substituidas por transistores, porem a maioria dos usuarios preferem as valvulas por serem mais resistentes e com maior "fidelidade" ao timbre do instrumento. a industria notou essa preferencia e voltou a fabricar Amps valvulados (estão custando uma fortuna).

    AMPLIFICADOR TRASISTORIZADO: "generico".
    AMPLIFICADOR SEMI-VALVULADO: "bom mas nem tanto" (esse caberia uma explicação mais detalhada)
    AMPLIFICADOR VALVULADO: "o melhor, o preferido de 10 entre 10 usuarios"


    (peço desculpas a galera que entende, se falei alguma besteira)

    lula_molusco
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    danubio_gpi
    o valvulado é bem mais fragil que um transistorizado.





    O semi-valvulado apresenta apenas valvulas no pré e não no power nao temndo uma diferença tao gritando para os transistorizado. os valvulados possuem valvulas no pré e no poower.os transistorizados nao apresentam valvulas.Mas não existe essa de preferido entre 10 de 10 usuarios.O pessoal que uytiliza o v-amp com potencia + caixa nao usa potencias valvuladas e mesmo assim tira um som arrasador.Outro motivo para nao se ter um valvulado além do custo é o custo da reposição e reparo das valvulas sendo que cada valvula custa + ou - 120 reais

    bi_bi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Valeu gente!

    Bico
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    caiohleal

    quanto exagero... pra tocar em casa um de 20w ta mais q bom...
    pra ensaiar um de 50w pra 100w... em shows de 80w a cima


    Ah, cara, eu particulamente não gosto de som baixo. Toco relativamente alto em casa, e pra ensaios e apresentações, bem mais alto ainda.

    Mas digo pra pegar amplis potentes, p/ não ter q ultrapassar muito além da metade da capacidade. A vida útil será muito maior. É como eu disse antes: se vc quer 100w de potência, compre um de 200w e "aprecie com moderação" hehe.

    gustavo macaco
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    o cara não compra um carro que anda a 200 km/h pra andar a 200

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda pra quem não entende nada mesmo...