De onde vem o timbre de um amplificador? (Jim Lill)

    Autor Mensagem
    HortaRates
    Membro
    # 04/out/22 04:24 · Editado por: HortaRates


    Mais um vídeo sensacional desse maluco. Pra mim esse foi o mais legal junto com o que ele testa de onde vem o timbre de uma guitarra:



    Pra quem não conhece, esse cara é um guitarrista que testa as "verdades" sobre o timbre da guitarra, fazendo vários experimentos pra ver qual o fator realmente influencia mais no som. Tem vídeo sobre o comprimento da escala, material do corpo, gabinete de alto falante, espessura de corda... É um canal sensacional pra quem gosta de ver e discutir esse tipo de coisa.

    Gostei muito desse vídeo porque o cara testa tudo que a galera fala que mais varia o timbre: tipo de BIAS, tipo de válvula de pre e de Power, tipo de retificador, ordem de equalização e quantidade de ganho, etc. Eu achei incrível e eu me surpreendi demais com os resultados. Infelizmente é só em inglês, mas mesmo pra quem não entende nada dá pra acompanhar o vídeo e ouvir os samples de som, ainda sim fica interessante.

    foca2
    Membro Novato
    # 15/out/22 13:52
    · votar


    Baita vídeo.

    Como engenheiro, isso só reforça o que eu já sabia.

    Topologia do circuito e habilidade do designer são 1000x mais importante que componentes individuais. Só socar uma válvula no meio não faz nada. Tanto com válvula quanto transistor, a gente "ajusta" os resistores de bias pra ter o ganho que a gente quer, ajusta os capacitores+resistores ao redor pra ajustar timbre. Trocar a válvula geralmente significa que precisamos alterar os valores dos componentes pra voltar ao som original, mas como o vídeo demonstra, as vezes só mudar o ganho é suficiente. Ah, e sim, toda válvula e transistor tem bias/polarização (com exceção de retificadores), inclusive de preamp.

    Transformador também é algo que ainda rola muito mito por trás, mas eu chuto que seja mais pq as marcas boas são mto boas e as ruins são mto ruins.

    O vídeo dele de cabinets pra mim foi o mais interessante de todos. Faz diferença pra caralho, mas o tipo de madeira mal importa.

    Foda.

    foca2
    Membro Novato
    # 18/out/22 19:15
    · votar


    Caralho, o Lisciel soltou um video relacionado com o que eu falei.



    100% correto.

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 19/out/22 08:57
    · votar


    Estou quase construindo um cab top c uns speakers celeste dps desse vídeo

    Ismah
    Veterano
    # 24/out/22 15:11
    · votar


    Esse tá se esforçando pra afundar as grandes marcas. Hehehe
    Ele faz, o que sempre quis fazer e nunca tive recurso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a De onde vem o timbre de um amplificador? (Jim Lill)