Utilizar retorno no mesmo amplificador do PA

    Autor Mensagem
    paulo_guitar19rx
    Membro Novato
    # ago/15


    Bom dia galera, primeiramente me desculpem se estou postando na área errada. Na minha igreja tenho um sistema simples de som, 3 caixas passivas de 15', + mesa de 12 canais + amplificador 1600.

    A minha dúvida é a seguinte, existe alguma forma de ligar as 3 caixas no mesmo amplificador, deixando uma caixa para retorno? Sei que ideal seria comprar uma amp separado, exclusivo pro retorno, mas existe alguma gambiarra?

    Minha mesa de som: http://www.ciclotron.com.br/produtos/AMBW_XDF/IMG_AMBW-XDF/AMBW-12-XDF _Z.jpg

    meu amp: http://www.promoinfo.com.br/img/anuncios/108624.jpg

    Desde já agradeço a todos!

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    A gambiarra existe, precisa ligar a caixa em série, mas tenha em mente que a potencia irá diminuir... talvez não goste do resultado

    Jeferson.Gomes
    Membro Novato
    # ago/15 · Editado por: Jeferson.Gomes
    · votar


    paulo_guitar19rx
    Tu precisa de controles diferentes do PA e o retorno?

    Como o Edson Caetano disse, tu pode ligar elas em série.
    Por exemplo, no Canal A tu coloca tuas duas caixas que vão para frente, e no Canal B tu coloca o retorno, e dai tu tem um controle de volume no PA e outro no retorno. Isto controlando pelo teu amplificador.

    E como na tua mesa tem controle de PAN (R-direita e L-esquerda). Tu pode deixar o violão mais alto no retorno do que no PA, assim como qualquer coisa que for ligada na mesa e tal. Se um cara começar a gritar no microfone, tu pode jogar mais a voz dele no retorno (pelo PAN) e tirar um pouco do PA.
    Sacou?

    paulo_guitar19rx
    Membro Novato
    # ago/15 · Editado por: paulo_guitar19rx
    · votar


    Edson Caetano

    Uma forma alternativa que eu achei, não sei se daria certo, e não sei se foi o que você quis dizer, seria ligar as caixas normalmente, como um sistema de Pa mesmo, e a "caixa de retorno" deixaria apontada para os músicos e cantores. Em relação a microfonia, só testando, oq acha?

    Jeferson.Gomes

    Gostei também, mas me desculpem por ser leigo, essa ligação em série poderia acontecer algum dano nas caixas ou na potencia?

    Jeferson.Gomes
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    paulo_guitar19rx
    Problema algum, a única diferença seria a divisão de potência.
    Por exemplo:
    Tu tem 3 caixas, certo? E um amp de 1600W (é isto?) então tu teria 800W na caixa de retorno, e 400W em cada caixa do PA, somente isto.
    O retorno falaria teoricamente mais alto que uma caixa somente do PA, mas isto tu resolve no volume, deixando o canal do PA com o dobro do volume que o canal do retorno.
    Isto funciona super bem.

    E com o controle de PAN da tua mesa, tu consegue deixar bem reguladinho as coisas.
    Só lembrar que R por exemplo é o PA e L poderia ser o retorno. Dai pelo pan, como já disse, tu pode deixar algo mais alto no PA ou no retorno.

    Não vejo outra solução, senão esta.

    paulo_guitar19rx
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    paulo_guitar19rx
    Problema algum, a única diferença seria a divisão de potência.
    Por exemplo:
    Tu tem 3 caixas, certo? E um amp de 1600W (é isto?) então tu teria 800W na caixa de retorno, e 400W em cada caixa do PA, somente isto.
    O retorno falaria teoricamente mais alto que uma caixa somente do PA, mas isto tu resolve no volume, deixando o canal do PA com o dobro do volume que o canal do retorno.
    Isto funciona super bem.

    E com o controle de PAN da tua mesa, tu consegue deixar bem reguladinho as coisas.
    Só lembrar que R por exemplo é o PA e L poderia ser o retorno. Dai pelo pan, como já disse, tu pode deixar algo mais alto no PA ou no retorno.

    Não vejo outra solução, senão esta.


    Entendi, vou testar isso, valeu amigos.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    paulo_guitar19rx
    Se você simplesmente unir os fios, a ligação vai ser em paralelo e não serial, a impendancia das caixas vai diminuir, e ai pode simplesmente queimar o canal, cuidado com a gambiarra

    Quanto menor a impedancia maior a potencia, quanto maior a impedancia menor a pontencia

    Unindo duas caixas de 8Ohms em paralelo ela vai cair para 4Ohms e detonar seu canal, se unir duas em Serial ela vai subir para 16Ohms, diminuindo a potencia e não afetando o canal, porem a potencia vai ficar menor

    E não é só um caso de simples divisao como o amigo fez acima, o canal com as caixas em Serial vão render bem menos do que os 800w do canal

    Mas faz tempo que não mexo com isso, então tenho que revisar a cabeça aqui para ajudar melhor

    paulo_guitar19rx
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Edson Caetano

    vejo como solução então a compra de uma caixa ativa, ou a potência, e efeturar a ligação correta do retorno, qual é o melhor?

    Jeferson.Gomes
    Membro Novato
    # ago/15 · Editado por: Jeferson.Gomes
    · votar


    Edson Caetano e paulo_guitar19rx
    Achei que a caixa passiva em questão tivesse entrada e saída.

    Se não tiver, tu terá que fazer a ligação. Não é dificil, tu terá que ligar os falantes dependendo da tua situação. Provavlemente teus falantes são em 8ohms, e tua saída também, então a ligação será em PARALELO:
    Serie e Paralelo

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Jeferson.Gomes
    Exato, provavelmente a caixa passiva e os canais da potencia dele são em 8Ohms, ligando juntas as duas caixas de 8Ohms vai jogar para 4 e haver uma potencial queima do Canal

    Ligando em Serial vai cair para 16 e funcionar numa boa, porem com metade da potencia disponivel

    Estas contas me dão um nó no cerebro até hoje kkk

    Mas sim paulo_guitar19rx o ideal é adquirir uma potencia separada para o retorno, não tenha dúvidas

    paulo_guitar19rx
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    obrigado pelos esclarecimentos galera, vou elaborar uma proposta para comprarmos a potência. valeu mesmo!

    sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    paulo_guitar19rx

    Considere investir em caixas ativas... em sonorização pra igrejas, quase não vejo mais ninguém usando passivas. As ativas são bem mais práticas.

    Se você precisa de apenas 1 caixa de retorno, pode ser interessante o investimento.

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Só uma coisa:

    Não mande o retorno pelo LR, mande pela auxiliar 2 stereo (L ou R). Você terá mais controle sob os volumes individuais.

    Um crossover ou processador, ou até mesmo um eq de N bandas, será uma ideia para investimento futuro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Utilizar retorno no mesmo amplificador do PA