[GRAVAÇÃO] Egnater Tweaker vs Positive Grid Bias (Amp Matching)

    Autor Mensagem
    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/15


    https://soundcloud.com/rafael-bandeira-de-carvalho/egnater-tweaker-pos itive-grid-bias-amp-match

    Aí está pessoal!

    Amp Matching do Positive Grid Bias usando meu Egnater Tweaker 15w!
    Nos 4 compassos alterno, entre Amp A e Amp B.
    Amp A
    Amp B
    Amp A
    Amp B
    Não tem equalização nenhuma, nem compressão nem limiter. Qual é qual?
    Abraços

    ogner
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    O primeiro é o amp de verdade...

    Foi microfonado ou esse amp tem saida em linha?!

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    ogner
    Um deles, foi microfonado, o amp. O outro, foi o Bias!

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    UP Pessoal!
    Ninguém mais ouviu?

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: entamoeba
    · votar


    O primeiro é o microfonado!

    RafaelBernatto
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    A = Real
    B = Simulador

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    1o e 3o são os reais, 2o e 4o simulador.

    Dá pra ver inclusive na onda a hora que perde a dinâmica e vira simulador. E tem um buzz chato no simulador que teu amp não tem. Está com uma distorção muito bacana inclusive.

    Fala ae o que usou pra gravar o som microfonado. Abs!

    ogner
    Foi microfonado ou esse amp tem saida em linha?!

    A série Tweaker não tem saída record silenciosa.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Mais respostas pessoal. Em breve revelo a verdade!

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Já que ninguém mais comentou, vou trazer a verdade.

    Todos erraram.
    Amp 1 e 3 era o Bias e o amp 2 e 4 era o Egnater. O Bias por mais que eu tentasse, tendia a querer arrendondar demais o timbre, e deixar ele muito perfeitinho. Tipo podar o High-End do timbre e adicionar muito bottom end. Não vou mentir, deixando o timbre mais bonito e redondinho, mas tirando aquela cara de "som cru" que dá para perceber claramente no som do Egnater. De certa forma, acho injusta a comparação, porque percebi que o Bias faz exatamente o que eu faria numa pós produção que é colocar um Hi-Pass filter para domar os agudos. Apesar de que nos graves, achei exagerado esse acréscimo do Bias. Mas para ser sincero, ambos os timbres me agradaram. Consigo ter utilizações distintas para cada um destes. E digo que o Bias está no nível de um amplificador valvulado em se tratando de gravações. Quem não tem amp, interface e microfone, pode muito bem gravar um CD usando os amplificadores do Bias, em minha sincera opinião.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    R. Carvalho

    Caraca, eu até cogitei ser o contrário tipo pegadinha, porém pela dinâmica realmente achei que o 1 era o valvulado. Mas vc zuou a gravação microfonada pelo jeito né, ta muito mais comprimido que a simulação e a qualidade está bem pior, com um ruído agudo muito chato, lembrou distorção de amp transistor mediano. Bacana esse Bias então hein, vou dar uma pesquisada melhor nele. Abs!

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Iversonfr
    Cara, eu simplesmente deixei on-axis. O 2 está com muito mais cara de amp. O 1 está redondo demais. SM57 on-axis é isso aí mesmo, agudos de sobra. Sem post-eq, como foi o caso deste som, fica agudo sobrando na mix. Mas dependendo da intenção do som, isso é legal. Mas enfim, os sons foram apenas para um fim educacional aqui. O amp estava em flat, o microfone foi colocado on-axis, não houve nenhum tipo de pos processamento. Comparar isso com um algorítmo de um programa que tenta te entregar um som "prontinho" acaba sendo injusto. Se quiser samples do amp bem gravado e com suas devidas correções tenho alguns vídeos no canal :)

    Abraço!

    ogner
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Oq me enganou foi justamente a arrendondada nos hi ends no final do drive. O egnater deixando o fim do drive meio "espalhado" q me fez pensar ser digital!!
    :)

    ogner
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Oq me enganou foi justamente a arrendondada nos hi ends no final do drive. O egnater deixando o fim do drive meio "espalhado" q me fez pensar ser digital!!
    :)

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Iversonfr

    Assista à partir de 5:26, todos os timbres foram microfonados do Egnater, e devidamente tratados com eq e compressão na pós.

    O meu ponto é que o Bias leva uma vantagem muito grande por além de mimicar o amp, arredondar o teu timbre depois. Acho um programa MUITO fera e recomendaria demais para qualquer pessoa que quisesse gravar um CD por exemplo, pois acharia timbres igualmente bons aos de um amplificador valvulado de verdade.

    Abraço!

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    PS - Diga-se de passagem que a EQ e a compressão foram meramente corretivas. Eu faço isso para tentar deixar o audio o mais fiel possível ao que eu estou ouvindo na sala enquanto estou gravando. Microfonar é sempre um processo complicado, especialmente quando você visa recriar o timbre que você está ouvindo pessoalmente. Sempre tenho em mente isso, tentar passar para quem está ouvindo o mesmo som que eu estou ouvindo aqui, para deixar o review o mais fidedigno possível.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    R. Carvalho

    Poxa, U$174 é meio ardido com o dólar do jeito que está. Quem sabe na Black Friday =)

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Iversonfr
    É meio caro mesmo!
    Mas tem a versão de iPad que é baratinha :)
    20 USD ou menos eu acho. E eu acho que vale cada centavo, pois fácil fácil é o melhor modelador de amplificadores do mercado. Deixando inclusive grandes hardwares modeladores no chinelo eu acho...

    krixzy
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    R. Carvalho
    É mesmo muito bom ele, variedade de timbres enorme e vale a pena o preço, a única coisa que acho que deveria ser melhor é as simulações de gabinete.

    Agora eu acho o TSE X50 2.0 mais próximo do real, os impulses são top, só que ele é um amp hi gain, não tem tanta versatilidade.

    https://www.youtube.com/watch?v=Om7gaLgXQvI

    https://www.youtube.com/watch?v=k5BMXEi5AmM

    https://www.youtube.com/watch?v=ci_hzkumzjw

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    krixzy
    Eu também achei isso!
    Mas ainda não tentei desligar os cabs dele para usar cabs externos com impulses. É possível man?

    krixzy
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    R. Carvalho
    É possível sim.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    <Minha reação>

    Tô sem palavras... Na verdade eu diria: "Jogue o amp fora!" ahhahahhaha

    SkyHawk
    Membro
    # abr/15
    · votar


    R. Carvalho
    RafaelBernatto
    O BIAS é uma séria ameaça à indústria de amps !!!! É sério, eu uso a versão iPad e o resultado é escandaloso de tão bom, ele o JamUp e o ToneStack da Yoniac são 3 aplicativos que colocam muita verdade absoluta em xeque.

    Se juntar com as últimas versões da Amplitube no PC/Mac e misturar no setup com pedais ou uma pedaleira fica muito pró.

    Nefelibata
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    R. Carvalho

    É galera, tah chegando naquele ponto em que os digitais iriam evoluir e igualar os analógicos/valvulados!

    A tendência é o digital ser até melhor, por conta das facilidades em geral.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    SkyHawk
    Nefelibata
    RafaelBernatto
    Depois de testes aqui, consegui chegar em timbres bons usando o Egnater e o Bias também. Para uma situação de GRAVAÇÃO, o Bias é EXCELENTE. Mas usar ao vivo num PA não rola. Para isso, amp sempre será A boa. da ultima vez que toquei ao vivo com VST, coloquei o amplitube nos PAs. O som ficou sem presença e sem "punch" algum. Embolava fácil na Mix. Amplificador mesmo, por algum motivo, tem aquele peso, "corta" a mix. É por isso que eu acho que é legal ter os dois. Tem dia que eu não quero fazer barulho algum para gravar, uso o Bias.Tem dia que o valvulado me agrada mais. E pra fazer shows e apresentações, valvulado sempre. Mas num ambiente de homestudio, apenas o Bias com uma boa interface, boas guitarras, alguns pedais e plugins, já supriria bem DEMAIS.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    R. Carvalho

    Esse BIAS parece realmente ser algo bem diferenciado. A única coisa que peca ainda é não ter efeitos, talvez será o próximo passo deles. Já pensou, logo logo vai dar pra ligar uma controladora no tablet pra usar ao vivo com uma qualidade realmente boa. Muito legal.

    O som ficou sem presença e sem "punch" algum

    Isso é questão de poucas melhorias e adequações, ou até mesmo perder mais tempo mexendo pra deixar bom no PA.

    Depois de testes aqui, consegui chegar em timbres bons usando o Egnater

    Coloca aí outra gravação mais justa do Egnater então, porque aquela primeira tava bem zuada...

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Iversonfr



    Isso é questão de poucas melhorias e adequações, ou até mesmo perder mais tempo mexendo pra deixar bom no PA.

    Não não é. É a mesma questão de usar pedaleira em PA. Não vai ficar com o mesmo corpo que um amp saturado microfonado. O amp mesmo microfonado vai ter mais presença e mais "som" ali no palco. Fica mais na cara. Dos vários anos que já usei pedaleira, ou VST ou amp no palco, cheguei neste parecer, nas diversas regulagens usadas nestas situações.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Iversonfr
    E aí, fizeram jus ao amplificador estes sons?
    Tem som gravado com e sem BT para poder sacar MUITO bem o som do amplificador. Som do amp tanto clean, quanto crunch apenas com pedal de overdrive empurrando.

    SkyHawk
    Membro
    # abr/15 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    Nefelibata
    Já chegamos nesse nível, inclusive ao vivo. Nesse ponto discordo que só é bom em home studio. Já uso com regularidade um setup 100% digital.

    Quanto aos efeitos se usar o Bias com JamUp, ou como um chain no AudioBus é só adicionar os efeitos sem qualquer problema. Os softwares mais sofisticados que são da geração do BIAS e ToneStack são de altíssima qualidade e entregam timbres de milhares de dólares por alguns BigMac's ou algumas pizzas e um choppinho.

    Eu tenho acesso aos cabeçotes e caixas mais badaladas do rock e apesar do tesão de um ENGL, Orange, Mesa ou Soldano não dá para não reconhecer a perfeição de um simples app rodando em um ipad, uma interface, uma mesinha e uma boa caixa ativa.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    SkyHawk
    Será?
    Se fosse assim eu tava usando iPad + FCB1010 + Tonestack ou JamUp. Eu tenho o Tonestack completo e o Jamup. Não vou mentir, o Tonestack é SENSACIONAL, se pá ainda melhor que o JamUp.

    SkyHawk
    Membro
    # abr/15 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    R. Carvalho
    Eu tmb acho que o ToneStack hoje é imbatível, simulações absurdamente realistas tanto de amps quanto efeitos e cabs e a possibilidade de splitar a cadeia de sinal com controle total de todo signal chain.

    Quanto ao ao vivo, cada cabeça é uma sentença. Eu tenho conseguido ótimos resultados com um iPad e uma saída para uma ativa Selenium/JBL com falante de 15 e 400 watts rms. Nem precisava de falante de 15 e já ouvi falar que o de 12 o ideal, mas como apareceu um bom negócio nessa caixa comprei a de 15 polegadas.

    No estúdio onde tocamos tem os cabeçotes que citei e uma 4x12 Orange, uma 4x12 ENGL e uma 2x12 Randall e já fiz testes lado a lado e juro que é dificil negar a qualidade do setup digital. Se for uma gig onde vc não sabe o que vai encontrar, aí sim é que faz todo sentido levar um iPad e uma interface.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [GRAVAÇÃO] Egnater Tweaker vs Positive Grid Bias (Amp Matching)