Linha Roland Blues Cube - O futuro dos transistorizados (?)

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah

Segundo a wiki:

Pro Tools
Developer(s) Avid, formerly Digidesign
Initial release 1991; 24 years ago
Stable release Pro Tools 11 / June 21, 2013; 19 months ago

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Nada mal... Imagino o tamanho do PC que era aquilo...

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah
Tamanho do PC?

esdras_63
Quem não prefere juntar as míseras moedas todo mês pra depois de um bom tempo conseguir finalmente um valvulado e sentar na frente dele, socar o volume lá em cima e se deliciar com suas meia duzia de knobs por um boooom tempo, explorando o maximo do brinquedo que demorou um tempo pra adquirir.

Isso dura 10min até o vizinho bater na tua porta e dizer ou baixa ou chamo a polícia... kkkkkkk

esdras_63
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix
Verdade kkkkkk embora aqui em casa acho que não tenho tanto problema. Estou a uns dias tocando com um valvulado de 50 watts com volume a 80% huahahahaha. Eu preciso de algodão nos ouvidos se usar o drive muito pesado, mas como a sala tem duas paredes acho que os vizinhos ainda não chegaram a ponto de chamar a polícia.

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Que onda, a ultima vez que toquei num 100W all tube foi na casa dum amigo meu, terrenão 50m de distância pro muro e o vizinho ainda veio reclamar... kkkk

esdras_63
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix
Ta doido kkkkkk valvuladao é complicado mesmo, acho que meus vizinhos estão dando um tempinho pra ver se eu sossego kkkkk

JJJ
Veterano
# fev/15 · Editado por: JJJ
· votar


nichendrix
Ismah

E o Cakewalk (pai do Sonar) é ainda mais antigo: 1987. Rodava em DOS, nessa época.

MMI
Veterano
# fev/15
· votar


A revolução mesmo foi do Pro Tools no início dos 90. Daí que ele pegou a fama.

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


"A Moda truck" :O

E como se gravava em multipista na época? Rolos de fita?

MMI
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah

"A Moda truck" :O

Não sei o que é isso. Lembrei de uma namorada da época que falava do "caminhoneiro style" do Hetfield do Metallica. kkkkk

Ismah

Rolos de fita, DAT...

Led Zé
Veterano
# fev/15
· votar


Bom , eu gosto de tecnologia e gosto válvula . Gostei desse da Roland. Me achei nesse Marshall abaixo. Pre híbrido ( 1 ecc83 mais DSP) e power all tube com 2 el34. Tudo controlado por um foot programável. Fora o preço salgado ( 1200 doletas) achei que a Marshall tinha acertado na veia com esse amp. Estou me desfazendo dele com o coração apertado.


rafael_cpu
Veterano
# fev/15
· votar


renatocaster
Bom, o acabamento é uma cópia descarada deste. Usaram até a mesma fonte no logotipo, putz....

Mas, achei deveras interessante. Eu experimentaria (e até compraria, se fosse o caso) sem nenhum tipo de preconceito.


Parece ser bem legal mesmo.
Também teria um sem problema algum.

T+

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix
Tamanho do PC?

Até onde sei ProTools é um software. Na época não se dispunha exatamente de um Intel i7, logo "carculemo" o tamanho do equipamento...

MMI
Lembrei de uma namorada da época que falava do "caminhoneiro style" do Hetfield do Metallica.

Ah sim, o Hetfield caracteriza bem o esterótipo de "American Trucker Man", mas não há relação... A moda truck/a mother truck é um trocadilho com a mother f*ck hehehehehe

f14gomes
Membro
# fev/15
· votar


Até onde sei ProTools é um software. Na época não se dispunha exatamente de um Intel i7, logo "carculemo" o tamanho do equipamento...

Cara, não sei o porquê do espanto. O software não era, naquela época, o mesmo que é hoje em dia. Ele era o que podia ser pras máquinas da época. E ambos, software e hardware, foram evoluindo para o que são hoje.

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Che estamos falando de um software em DOS, basicamente semelhante ao que conhecemos por "cmd" hoje. Mas... O que me admira é a capacidade de desenvolver um algoritmo capaz de coordenar fitas magnéticas, cabeçotes de leitura e gravação, com o mínimo processamento possível, existente na época. E então postumamente, partiram para o sample das tracks em formato digita e sistemas de HD.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix
"Futuro de amps SS são os Evans, Pritchard e afins,"

Qual o diferencial destes amplificadores?

nichendrix
Veterano
# fev/15 · Editado por: nichendrix
· votar


Ismah
Até onde sei ProTools é um software. Na época não se dispunha exatamente de um Intel i7, logo "carculemo" o tamanho do equipamento...

CPU daquele tempo eram significativamente menores que as de hoje cara. E tipo o Pro Tools rodava em Mac com processador RISC, os Core 2 Duo foram os primeiros processadores intel que conseguiram o desempenho que os Macs tinham na época dos processadores IBM/Motorola PowerPC.

Che estamos falando de um software em DOS, basicamente semelhante ao que conhecemos por "cmd" hoje. Mas... O que me admira é a capacidade de desenvolver um algoritmo capaz de coordenar fitas magnéticas, cabeçotes de leitura e gravação, com o mínimo processamento possível, existente na época. E então postumamente, partiram para o sample das tracks em formato digita e sistemas de HD.

Cara pois tu é muito desinformado em termos de automação e computação, porque computador pra controlar cabeçote de fita existe desde os anos 40 e até a década de 70, quando os HDs a disco magnético que se conhece hoje começaram a ter um armazenamento melhorzinho (algo em torno de 2 a 10MB), fita era usada como o HD do computador. Pô tem computador dos anos 50 que controlava todo o sistema de radares e cilos de lançamento de misseis nucleares americano, que é algo muito mais complexo do que um estudiozinho de nada.

Só que isso nem se aplica ao Pro Tools já que ele sempre foi uma plataforma puramente digital, nunca teve controle pra gravador de fita nele porque essa nunca foi a utilidade dele. Inclusive alguns padrões de formato usados em som digital foram criados pelos criadores do Pro Tools, como a especificação final do padrão MIDI e do TDM.

Outra é que o ProTools nunca rodou em DOS, e o MacOS já usava interface gráfica pelo menos desde 1983-84, Windows já existia desde 85. Então sua concepção da tecnologia da época é totalmente infundada.

Luiz_RibeiroSP
Qual o diferencial destes amplificadores?

O som?
Os Evans é conhecido pelo som limpo pra jazz, sob muitos aspectos ele é o único concorrente sério dos Polytone nessa praia, de som limpão, flat, ultra hiper mega resistente a microfonia, e um headroom do tamanho do universo ao quadrado pra se possível não distorcer nem com o volume no talo. E pensando bem tem alguns Evans com 500W de potência e falante de 15" é clean pra deixar um surdo... kkkk



Pritchard é conhecido por não só ter o som limpão caracteristico dos SS de Jazz, mas por ter uma distorção muito boa, nisso eles pegam emprestado algumas ideias de circuitos valvulados, como acrescentar mais harmonicos pares do que impares na distorção e um peteleco de compressão (mas nem de longe tanto quanto um valvulado).

Eles também tem um seletor que é tipo um varitone da Gibson que muda a equalização do amp, algumas com bastante grave, outras bem mid-scooped, outras com boost de médio e outras com boost de agudos.

O pessoal diz que a mid scooped deixa o amp soando meio na praia dos Fender, a de médios meio soando na dos Marshall e a de agudos meio que soando na praia dos Vox, mas por tudo que vi e por tudo que o Pritchard já falou dos projetos dos amps dele nem essa é a intenção e nem acho que eles soem como esses amps, mas no fim você tem um amp que pode ser todo flat, que é o padrão pra SS, pode ter bastante grave, bastante médio, bastante agudo ou ter muito grave e agudo e pouco médio.



Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix

tu é muito desinformado em termos de automação e computação

Por isso to perguntando man... Me trouxe mais infos em 2 parágrafos, que 2 meses de pesquisa...

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah

Oxe, estranho quando eu tava na quinta-sexta série a gente aprendia isso nas aulas de computação da escola.

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Talvez não tenha aprendido porque na escola pública gaúcha, onde estudei nunca saiu do papel as aulas de informática rsrsrs

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah
Sei lá eu sou curioso pra caramba, mesmo naquele tempo com internet movida a modem de 14400 eu me virava... kkkkkk

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Morar no interior é foda... Aqui internet ainda é cara (80/mês por 2Mb que em horário de pico, cai) e a 10 anos, artigo de luxo. A 15, se falava ainda em pulsos. Também sou curioso, mas não cheguei a pesquisar o tema, realmente é algo que nunca me perguntei.

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah
Cara, interior do rio grande do sul não é nada comparado a Teresina nos anos 90... kkkkkk

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix

Ah sim... Mesmo, mesmo, mesmo... Creio que a realidade de uma capital, ainda seja melhor que de um interior, cheio de pessoas conservadoras. Infelizmente alguns morreram se opondo a energia elétrica, fogão à gás etc... Mas... sobrevivemos.

LucasBluesJr
Membro Novato
# nov/15
· votar


Galera falando ainda sobre o amp. da Roland, tive oportunidade de testa-lo recentemente numa loja aqui em Salvador-Ba. O que foi testado foi o modelo Artist de 80W. Realmente é um amplificador muito bom, na minha opinião essa proposta não só exatamente fazer um SS que seja igual a um valvulado, em matéria de timbre, mas eu acredito que esse amp. foi feito pra facilitar um pouco a vida daqueles que curtem muito um valvulado, mas acha incômodo levar um equipamento pesado, frágil e que precise de uma melhor atenção na manutenção. Com esse Roland Blues Cube podemos ter um amp. "valvulado", e ainda assim com vantagens referentes aos SS.
Em matéria de timbre, li em um fórum americano que o RBC simula um Fender Bassman e não um Fender Tweed como alguns sugeriram, apesar de que o RBC se parece muito com um Fender Tweed. Quando eu estava tocando percebi o cuidado que a Roland teve em toda a dinâmica de um amp. valvulado, a cada paletada dava pra sentir o RBC correspondendo a minha pegada. O canal limpo é bem brilhante, não achei ele gordo como outros amps., porém tem uma transparência muito linda. O canal de drive tem um bost de ganho e o drive é muito bom, não chega a ser uma distorção, mas é bem utilizável em vários estilos. Os efeitos de Tremulo e Reverb são muito bonitos, principalmente o Reverb de mola que achei muito gostoso nesse amp.
Pontos fortes ? Timbre lindo, consegue atender muito bem aos ouvidos mais exigentes, tem muita dinâmica, ele realmente conversa com o guitarrista, a medida que ele vai mostrando sua pegada o amp. vai responder bem a isso. É leve. E o que mais gostei nele também é o fato de ser possível reduzir a potência do amp. até 0,5W, o que fica perfeito pra se tocar em casa sem incomodar ninguém.
Pontos fracos? Muuuuito caro pra um SS. Cara esse amp. ta mais de 6k de dilmas, por esse preço da pra comprar um Valvulado de verdade, ou até por menos que isso da pra comprar um bom valvulado. Confesso que apesar de ser um excelente amplificador, a questão do preço realmente desanima um pouco.

LucasBluesJr
Membro Novato
# nov/15
· votar


Galera falando ainda sobre o amp. da Roland, tive oportunidade de testa-lo recentemente numa loja aqui em Salvador-Ba. O que foi testado foi o modelo Artist de 80W. Realmente é um amplificador muito bom, na minha opinião essa proposta não só exatamente fazer um SS que seja igual a um valvulado, em matéria de timbre, mas eu acredito que esse amp. foi feito pra facilitar um pouco a vida daqueles que curtem muito um valvulado, mas acha incômodo levar um equipamento pesado, frágil e que precise de uma melhor atenção na manutenção. Com esse Roland Blues Cube podemos ter um amp. "valvulado", e ainda assim com vantagens referentes aos SS.
Em matéria de timbre, li em um fórum americano que o RBC simula um Fender Bassman e não um Fender Tweed como alguns sugeriram, apesar de que o RBC se parece muito com um Fender Tweed. Quando eu estava tocando percebi o cuidado que a Roland teve em toda a dinâmica de um amp. valvulado, a cada paletada dava pra sentir o RBC correspondendo a minha pegada. O canal limpo é bem brilhante, não achei ele gordo como outros amps., porém tem uma transparência muito linda. O canal de drive tem um bost de ganho e o drive é muito bom, não chega a ser uma distorção, mas é bem utilizável em vários estilos. Os efeitos de Tremulo e Reverb são muito bonitos, principalmente o Reverb de mola que achei muito gostoso nesse amp.
Pontos fortes ? Timbre lindo, consegue atender muito bem aos ouvidos mais exigentes, tem muita dinâmica, ele realmente conversa com o guitarrista, a medida que ele vai mostrando sua pegada o amp. vai responder bem a isso. É leve. E o que mais gostei nele também é o fato de ser possível reduzir a potência do amp. até 0,5W, o que fica perfeito pra se tocar em casa sem incomodar ninguém.
Pontos fracos? Muuuuito caro pra um SS. Cara esse amp. ta mais de 6k de dilmas, por esse preço da pra comprar um Valvulado de verdade, ou até por menos que isso da pra comprar um bom valvulado. Confesso que apesar de ser um excelente amplificador, a questão do preço realmente desanima um pouco.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Linha Roland Blues Cube - O futuro dos transistorizados (?)