Trafo de força com mais chapas de um lado com testes

    Autor Mensagem
    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits


    Eu to com um Trafo de força de um amplificador valvulado de ótica qualidade, acho que é um Dynaco, tudo nesse amp é impecável mas o Trafo de força é mais ou menos assim como na imagem ilustrativa abaixo e não sei se isso pode ou não ser um problema.

    trafo com mais chapas de um lado

    O amp estava faltando muitas peças, muitos problemas de capacitores, resistores faltando etc, então tirei tudo pra limpeza e quando testei o Trafo estava tudo ok, todas as tensões parecem boas.

    Testei o Trafo com uma lâmpada em série de 100W sem carga, apenas ligando o Trafo na rede.

    Eu posso ligar ele de varias formas, ele tem vários tap de primários e achei duas forma pra ligar ele, usando duas combinações de taps.

    1ª combinação teve as seguintes tensões no secundario

    6.3v filamentos
    4.9v retificadora
    420v - 0 - 420v

    2ª combinação teve as seguintes tensões no secundario

    5.7v filamentos
    4.1v retificadora
    340v - 0 - 340v

    foi mais ou menos isso...

    Liguei 220v nos primarios

    na primeira opção os filamentos estão perfeitos, mas o problema foi a tensão de 420v -0 420v, isso ai vai ser muito complicado pois meus capacitores são de 450v, até posso ligar alguns em serie, ou quem sabe baixar essa tensão com capacitores e resistores em uma cadeia grande de filtragem.


    na segunda opção eu tenho um secundário de HT muito bom pro meu projeto, mas os filamentos do pre e power e a o filamento da retificadora não tem a tensão exata pra alimentar os filamentos


    alguns dizem que até seria bom essas tensões menores no filamentos pois eu teria um a espécie de compressão ou um Sag permanente na fonte.

    nos teste q fiz a luz da lampa em serie não acendeu nada, então presumo que posso ligar em qualquer uma dessas opções de primário?

    Matec
    Membro
    # abr/14
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits

    Olá!

    A 1ª opção é a correta 6,3 e 4,9 para os filamentos e 420-0-420 para o HT.

    Essa tensão alta é quase que especifica para se usar com retificadora.

    Alguns também provam que filamentos com tensões baixas diminuem a vida útil das válvulas. (É o que dizem...)

    VC deveria ver o esquema desses amplis para ver qual a retificadora e qual a potência que esse transformador suporta.

    Verifique se faltam mesmo chapas no transformador, e se faltar, procure repor essas chapas, isso evita problemas e vibrações.

    Abs

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Matec

    Fala parceiro... o projeto q eu quero montar pede uns 350v 0 350v, mas consigo de boa baixar essa tensão com alguns resistores.

    Sobre o Trafo, ele tem uma camada grossa de tinta, eu pensei em tirar toda essa tinta e desmontar, passar uma escova, tirar chapas de outros trafos de mesmo tamanho apenas pra deixar o troço mais alinhado, mas não tenho verniz ou algum material pra banhar as chapas antes de montar, posso usar uma tinta ou outro material pra isso? as vezes nem vale a pena mexer, não sei se é o caso.

    Notei um outro problema tb, no meio das chapas parece que não ficou bem justo, o meio ficou mais gordo, acredito que foi porquice na montagem mesmo, pq o resto ta ok, meu irmão queria colocar no torno e apertar pra endireitar mas não deixer hahaha.

    o que vc acha alguma dica pra fazer esse trampo, as chapas do mesmo tamanho eu tenho pra completar, o verniz tenho pra tinta automotiva, tenho varias latas desse verniz, é o mesmo?

    Matec
    Membro
    # abr/14
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits

    Sim pode usar, (não sendo látex, com vc mergulhando o trafo todo dentro) Eu gosto de usar as tintas automotivas, secam rápido e dão bom acabamento.

    Tem certeza quanto aos resistores? se vc retificar com diodos vai ficar com uns 590VDC, Um bocado pra tirar com resistores.
    Se for com retificadora pode sair de menos, uns 500v (talvez).

    Não tem um projeto que utilize essa tensão?

    ( Se esse trafo está "gordo" talvez já tenha sido aberto antes)

    Abs

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Matec

    Eu vo usar uma Gz34 NOS, guardada especialmente pra isso.

    É que eu tenho uns resistores tipo wire wond,a cho que é assim q se diz que tinham no amplificador onde tirei esse trafo. eles faziam parte do circuito da fonte e entrava uns 350volts no OT..

    Mas não dou mt bola pra esses numeros, se ficar um pouquinho a menos ou a mais nao vai matar ninguem, o OT é um com uns 4 kohms acho que vou de EL34 mesmo, um amp de blues está a caminho.. que maravilha!!

    Vou ter que desmontar todo ele, tirar todas as chaps? ou posso apenas ir ajustando conforme necessario?

    Matec
    Membro
    # abr/14
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits

    Se der só para ajustar, só faça isso. De preferência, só coloque os "I"s que estiverem faltando. (Mesmo porque os "E"s dão muuito trabalho pra encaixar).
    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trafo de força com mais chapas de um lado com testes