saída de áudio com trafo de força

    Autor Mensagem
    electrontubes
    Veterano
    # fev/07


    oquê acham da idéia de utilizar trafos de força como saída de áudio,minha idéia é ligar dois trafos em série para obter a impedância desejada,como na figura abaixo

    http://img516.imageshack.us/img516/8679/trafoil2.jpg

    procuro a faixa de 4.400 ohms em push pull,sei que dois transformadores ligados em série ocorre uma magnetização como no single ended.
    a grande vantagem disso será o preço(economia de mais de 70%)e facilidade para achar no comércio.
    com 50 reais consigo comprar dois trafos de 25 watts,(127/220v para 10v/2.5A),e ligando os primários e secundários em série terei 50 watts no total
    sei que tenho que considerar o isolamento,resposta de frequências,mas muitas vezes os problemas teóricos não ocorrem na prática.

    um abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    electrontubes
    Será que não vai gerar calôr, gasto de energia e ruídos excessivos?
    Abç

    electrontubes
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    trafos não costumam ser geradores de ruídos,isso é mais comum em válvulas,resistores e capacitores
    ruído em trafo geralmente ocorre se tiver centelhando.

    respeitando a potência do trafo e casando a impedância da saída não terá calor além do normal

    se for comprar um trafo de áudio de 50 watts vc gastará no minimo 180 reais,
    com dois trafos de força de 25 watts vc consegue 50 watts com impedância adequada para às válvulas trabalharem,e por apenas 50 reais.e a maioria das lojas de componentes eletrônicos vendem esse trafo.
    acredito que 50 reais seria o preço justo para um transformador de áudio de 50 watts,acho que a questão da resposta de frequência é a mais relevante,e na prática talvez imperceptível

    pretendo construir um amp desse modo futuramente para conhecer às caracteristicas desse tipo de amp com dois trafos em série.

    um abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    electrontubes
    Huummm, Interessante Max, espero que fique bom
    Abç

    arcade
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    electrontubes

    e aê Ô, deu certo? fala pra gente.

    electrontubes
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    isso só testarei daqui dois meses,
    mas é provável que funcione

    um abraço

    marcelo2220
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    amigo, mas naum tem akele lance de material do nucleo e camadas do enrolamento intercaladas, sera q este trafo comum naum vai ficar deficiente nestes sentido?

    electrontubes
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: electrontubes
    · votar


    teóricamente sim,mas não prática pode ser pouco perceptível

    tenho alguns trafos de áudio da wilkson e da EASA que em áudio tiveram menos resposta de frequência que os de força,e ainda eles são ultra lineares com 5 pinos no primário(para screen)
    foi o willkason 6600 pp,e o EASA s-340
    achei o som deles abafados

    em testes práticos que realizei,os trafos de força achei que se sairam melhor em relação a resposta e achei o som mais realistico

    essa gravação foi feita de um amplificador com transformador de áudio ultra linear EASA S-340
    http://www.4shared.com/file/10546216/ee8aaa5e/udio_EASA_tubes.htm l


    essa gravação foi feita em um amplificador com transformador de força
    ligado como saída de áudio
    http://www.4shared.com/file/10546367/d70e6638/trafo_de_power_tubes.htm l


    então achou diferênte?qual pareceu melhor?
    obs:a gravação foi feita direto da linha,sem microfonar a caixa de som e com uma guitarra golden :-(
    um abraço

    marcelo2220
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    o easa soa mais musical, mas harmonico!
    o outro um tanto mais agressivo e seco!
    precisaria ver ao vivo,
    este lance de samples de audio é muito complicado!
    mas é valida a experiencia!
    boa sorte nos resultados;)

    electrontubes
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: electrontubes
    · votar


    acho que os trafos de áudio costumam ter um pouco mais de médios,isso dá a impressão de presença(profundidade)no som.
    já os de força me parece que tem mais resposta de frequência,ou seja mais graves e agudos,essa é apenas minha impressão nos testes realizados.
    sendo que essa idéia de ligar trafos em série eu ainda não testei,mais acredito que ficará mais próximo das frequências médias pela magnetização do núcleo,ou seja,acredito que terá mais presença

    mas acredito que essa diferênça que você percebeu não foi do trafo e sim das válvulas que não são iguais nos dois amps,ou seja,o com trafo de áudio têm válvulas com mais ganho,o sinal ficou com mais compressão.
    ou seja,o amp com trafo de força têm menos ganho,som expandido
    será que foi isso que vc percebeu?

    abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a saída de áudio com trafo de força