Fender Frontman 25R com chiado (sem nada conectado)

Autor Mensagem
klausgroi
Veterano
# set/12


Olá.
Apresento aqui a vocês um problema e espero que alguém entenda o que eu estou falando e saiba se isso é normal ou, se não for, dê-me uma solução (já pesquisei outros tópicos, mas nenhum é exatamente como o meu, são casos diferentes, por isso estou criando esse novo)...

Comprei há 1 mês o famoso Fender Frontman 25R por estar num preço bem legal (470). Logo no primeiro dia, quando o tirei da caixa e o conectei na tomada, percebi que, ao ligá-lo, instantaneamente um chiado soava do falante. É tipo "sssshhhhhhh...."; um chiado mesmo, não zumbido ou ruído. Não é muito alto, mas, primeiramente, sou um cara bem chato pra essas coisas, perfeccionista, então fiquei incomodado. Em segundo lugar, fiquei bem decepcionado porque... oras bolas, é um Fender ! Pensei que não fosse nem conseguir diferenciar quando ele estivesse ligado ou desligado de tão silencioso; até meu cubo de baixo WarmMusic é assim ! Então confesso que fiquei surpreso ao ouvir esse chiado de um amp da boa e velha Fender.

Aqui está um linque de um vídeo não listado no YouTube que eu gravei especialmente para mostrar para vocês esse som estranho. Vocês podem perceber que o chiado permanece o mesmo tanto com todos os controles no volume 0 quanto no máximo, provando que eles não têm nada a ver com isso (aumentem o volume para ouvirem bem, apesar do som desse vídeo não ser grande coisa, mas acho que dá para ouvir): http://www.youtube.com/watch?v=K5yMssyPVPI

O que vocês acham ? Por favor, digam-me se isso é normal/se tem solução ou se deveria me preocupar.

P.S. 1: minha casa não tem qualquer tipo de tratamento elétrico especial, é como qualquer casa comum do Brasil. Mesmo assim, todos os aparelhos elétricos ligados nas tomadas daqui deveriam funcionar perfeitamente, não (como já disse, meu amp de baixo da WarmMusic, que não é considerada uma grande marca, não faz um "piu") ?

P.S. 2: a voltagem aqui na minha cidade é 220 e o amp é 120 porque é importado (não, não é 110, é 120 mesmo !). Logo, tenho de usar um transformador para ligá-lo na tomada. Não disse isso antes, pois a maioria culparia o pobre coitado do transformador ou o simples fato de eu ter de transformar a voltagem para ligar o cubo. Eu, sinceramente, não sei até que ponto isso influencia, pois não entendo quase nada dessa parte técnica de elétrica e blá-blá-blá...

Agradeço desde já pelas sugestões !

macaco veio
Veterano
# set/12
· votar


esse chiado não tem nada a ver com voltagem. Esse é conhecido ruido sssss de aparelhos transistorizados causado pela agitação termica dos atomos do silicio usado nos transistores (valvula não da isso). Enquanto mais agudo é o amplificador (para ter melhor resposta sonora com guitarras), mais o ruido aparece. Pra diminuir aplicasse circuitos de filtros mas compromete os agudos. Alguns amplis não dão esse ruido (na realidade dão mas não se escuta) por causa dos filtros, mas muitos não dão bons agudos ou ainda que dão matam os harmonicos (que são agudissimos) modificando o timbre real do instrumento, por isso o seu Warm music não dá porque é de contrabaixo. O Frontman da muito agudo é a linha barata da fender usando transitores baratos, não espere muito. Tenho dois aqui, mesma coisa.
Quando digo transitor é a mesma coisa de circuito integrado (o integrado é cheio deles).

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


klausgroi

Cara, até onde sei não era pra ter qq chiado pois quando vc tira o cabo da guitarra do "Input" o som é cortado completamente. Portanto, como no vídeo mostra que não há NADA conectado, não deveria ter qualquer sinal sonoro, mas um amp completamente mudo, mesmo no volume mais alto.

Agora, eu não sou expert em amps, mas todos os Frontmans que toquei eram assim, ou seja, sem cabo no input, som cortado.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


macaco veio

Quando você tira o plug do input, o som é cortado totalmente. Se não me engando os Frontman tem essa peculiaridade. Me corrija se estiver errado.

Abs

[edit] eu não sei ler circuitos, mas se você souber, saberia dizer se há um "mute circuit" quando não há cabo plugado no input?

http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/Frontman_25R_sc hematic.pdf

ricardo1404
Veterano
# set/12
· votar


tenho um igual ao seu que não tem nem uma semana e é assim, creio que seja normal e não me encomoda porque é muito baixo mesmo

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


ricardo1404

Engraçado, uma vez eu tava num estúdio e o cara tinha um Frontman 212R e a gente conversou sobre o silêncio "mortal" do amp (sem cabo) mesmo com o volume no talo. Eu até disse que meu Condor GX35R (clone do Frontman 25R) se comportava desse jeito. Inclusive no manual dizia pra desplugar o cabo do input antes de desligá-lo na chave, pra cortar o som. Esse seria a tal função do "mute circuit".

Bem, devo estar enganado.

Abs!

macaco veio
Veterano
# set/12
· votar


Toda entrada de ampli usa o Jack chaveado (vivo, terra e chave), quando ta sem plug a chave aterra o vivo (une os dois). Nos ampli mais simples e valvulados é só essa chave, o Frontman é assim mesmo o mais sofisticado 212r. Sem cabo se girar os potenciometro na maximo vai haver algum ruido, maior ou menor ruido depende do desenho do circuito (bem ou mau desenhado. Alguns amplis tem duas chaves, esta chave a mais corta (curto circuita) a saida do pre pra cortar esse ruido dos potenciomentros quando no maximo. Alguns (outros modelos da fender usam), a segunda chave abre e fecha um integrado chaveador ou transistores fet (polarizados como chaves), essa chave tambem esta no jack de entrada. Essas duas chaves é o tal mute.
Frontman esquema. J1 da pra ver a chave ligada no terra, Q1 e Q2 são fets como chaves trabalhando um reverso do outro passando o sinal pro canal drive ou limpo. Q4 é uma chave que corta o sinal no ultimo integrado antes de entrar no ampli de potencia, mas ela corta apenas quando a chave de energia é desligada. Se não tivesse essa chave, ao desligar o ampli a carga dos capacitores de fonte iria fazer o ampli demorar a desligar (como acontece em alguns amplis sem esse truque). Se ela tivesse conectada num jack de entrada de mais polos como chave, poderia ser usada pra corta o sinal do pre ao tirar o cabo, mas isso so em amplis mais sofisticado ou de altissimo ganho em que os potenciometros no maximo passariam muito ruido. Nesse caso é justamente pra diminuir o ssssssss dos integrados, pois eles é que dão essa chiera quando se exige deles muito ganho. Integrados caros como OPAxx geram menor ruido interno pela qualidade da liga de silicio. Na etapa de potencia tambem existe esse sssssssssss mas menos, no pre é muito mais amplificado. Ai é onde entram os tais Fets de potencia em alguns amplis pra tentar minimizar mais ainda a chiera..

klausgroi
Veterano
# set/12
· votar


Hum... agora estou mais encucado. De fato, não esperava que fosse um amplificador excepcional, mas pelo menos bom, pois é da Fender. Ou seja, não esperava qualquer chiado ou ruído.

Macaco Veio confirmou que parece ser normal pelo tipo de amp, pela construção/parte interna dele, mas MauricioBahia afima já ter tocado vários Fender Frontman silenciosos.

Não pode ser uma questão de sorte, tipo alguns dão sorte e pegam 25Rs silenciosos e outros se ferram pegando uns que tem chiado, certo ? Então qual seria o normal pra esse amp, silêncio total ou chiado baixo, mas perceptível ?...

Mais sugestões ?

ricardo1404
Veterano
# set/12
· votar


Engraçado, uma vez eu tava num estúdio e o cara tinha um Frontman 212R e a gente conversou sobre o silêncio "mortal" do amp (sem cabo) mesmo com o volume no talo. Eu até disse que meu Condor GX35R (clone do Frontman 25R) se comportava desse jeito. Inclusive no manual dizia pra desplugar o cabo do input antes de desligá-lo na chave, pra cortar o som. Esse seria a tal função do "mute circuit".

Bem, devo estar enganado.

Abs!


Cara, volto a frisar, no meu o chiado é MUITO baixo... tem que encostar a cabeça no amp pra escutar.

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


klausgroi

Muuuuuuuitos users aqui tem esse 25R. Se eu fosse você, os encontraria usando a busca do FCC e passaria recados pra eles darem um passada pra conferir esse tópico, obtendo mais algumas opiniões. Só lembrando que o macaco veio realmente entende do assunto. Eu sou apenas um curioso!!!

Abs

klausgroi
Veterano
# set/12
· votar


Cara, volto a frisar, no meu o chiado é MUITO baixo... tem que encostar a cabeça no amp pra escutar.

Sim, realmente é baixo, mas está lá... Pra caras mais perfeccionistas, como eu, incomoda um pouco, embora não me impeça de tocar.

Muuuuuuuitos users aqui tem esse 25R. Se eu fosse você, os encontraria usando a busca do FCC e passaria recados pra eles darem um passada pra conferir esse tópico, obtendo mais algumas opiniões. Só lembrando que o macaco veio realmente entende do assunto. Eu sou apenas um curioso!!!

Ok, farei isso; obrigado por suas opiniões postadas aqui !

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/12
· votar


klausgroi
Cara, passaria recados não upar trocentos tópicos da década passada postando a mesma coisa em todos.

guitarluiz
Veterano
# set/12
· votar


Esse chiado é perceptvel , não ouvi nada no video

klausgroi
Veterano
# set/12
· votar


Cara, passaria recados não upar trocentos tópicos da década passada postando a mesma coisa em todos.

Só copiei e colei 6 vezes a mesma mensagem, nada de mais, nada de má intenção. Uau, da década passada ? Devem ser ser antigos, hein ? Opa, pera... foi há 3 anos.

Esse chiado é perceptvel , não ouvi nada no video

Você se contradisse... Mas no vídeo é difícil de ouvir mesmo, por causa da qualidade da gravação. Dá pra perceber se aumentar bastante o volume e prestar atenção na hora que eu aproximo a câmera do falante.

guitarluiz
Veterano
# set/12
· votar


Esse chiado é perceptvel , não ouvi nada no video

Você se contradisse... Mas no vídeo é difícil de ouvir mesmo, por causa da qualidade da gravação. Dá pra perceber se aumentar bastante o volume e prestar atenção na hora que eu aproximo a câmera do falante.



Desculpa , é que falou o ''?'' , não ouvi nada no video , mais Atrapalha a tocar , tipo quando ta tocando no clean bem baixinho dá pra ouvir?

klausgroi
Veterano
# set/12
· votar


Desculpa , é que falou o ''?'' , não ouvi nada no video , mais Atrapalha a tocar , tipo quando ta tocando no clean bem baixinho dá pra ouvir?

Então, com a adição de distorção é normal ouvir um chiado mesmo, porque basicamente a distorção é um aumento interestelar do volume, mas quando o som está limpo, se o cara tiver um ouvido sensível, consegue ouvir sim...

Alguém tem mais alguma sugestão ??

Gostaria de saber de quem já teve/tem um 25R se isso acontecia/acontece, pois até agora não cheguei a uma conclusão de se isso é normal ou não...

guitarluiz
Veterano
# set/12
· votar


Alguém tem mais alguma sugestão ??

Cara mais num nivel de 0 a 10 , qual é esse ruido ?

porque eu tambem sou enjoado , mais as vezes é mais você mesmo que tenta ficar ouvindo esse som

klausgroi
Veterano
# set/12
· votar


Cara mais num nivel de 0 a 10 , qual é esse ruido ?

porque eu tambem sou enjoado , mais as vezes é mais você mesmo que tenta ficar ouvindo esse som


Acho que seria justo dar um 4 ou 4,5. Ou seja, é suficiente para ser percebido até numa gravação com um microfone em frente ao amp.
Mas talvez eu esteja, sim, um pouco paranóico e exagerando, justamente por isso preciso da opinião de outra pessoa que também tem o 25.

guitarluiz
Veterano
# set/12
· votar


Acho que seria justo dar um 4 ou 4,5. Ou seja, é suficiente para ser percebido até numa gravação com um microfone em frente ao amp.
Mas talvez eu esteja, sim, um pouco paranóico e exagerando, justamente por isso preciso da opinião de outra pessoa que também tem o 25.



Desanimei de pegar um desses

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


klausgroi
guitarluiz

Poxa, chiado é normal! Afinal, a gente vai gravar chiado ou música? Pô! :) Na boa, ficar gastando tempo ouvindo o amp chiando desplugado, pra mim é paranoia!

Abs

guitarluiz
Veterano
# set/12
· votar


guitarluiz

Poxa, chiado é normal! Afinal, a gente vai gravar chiado ou música? Pô! :) Na boa, ficar gastando tempo ouvindo o amp chiando desplugado, pra mim é paranoia!

Abs



kkkkkkkkk

Mais esses amps , Se forem comprado por internet , e mandado via trasportadora , tem algum risco? Me falaram que é de solda fria e pode se romper .
No ml tem por 500 . Vendedor bom , aki na cidade ta 726 , rs alguem já teve experiencia?

klausgroi
Veterano
# set/12
· votar


Poxa, chiado é normal! Afinal, a gente vai gravar chiado ou música? Pô! :) Na boa, ficar gastando tempo ouvindo o amp chiando desplugado, pra mim é paranoia!


Mas chiado é normal mesmo nos melhores amplificadores ? Se eu pegar um Marshall caríssimo (redundância ?) ele também apresentará chiado ?

Mais esses amps , Se forem comprado por internet , e mandado via trasportadora , tem algum risco? Me falaram que é de solda fria e pode se romper .
No ml tem por 500 . Vendedor bom , aki na cidade ta 726 , rs alguem já teve experiencia?


Não acho que tenha havido qualquer dano no transporte, mas até é possível se não houver muito cuidado. Eu comprei o meu pelo ML, esse anúncio de 500 mesmo.
Não desanime, cara. Esse amplificador é bom, só não é dos melhores, pois lembre-se de que você está pagando 500 reais por um Fender, então não pode esperar grandes coisas. Talvez até compensasse mais economizar um pouco e comprar um melhor, da própria Fender ou outra grande marca (as britânicas - Marshall, Vox, Orange, Laney...); sei lá, isso é muito pessoal...

guitarluiz
Veterano
# set/12
· votar


pagando 500 reais por um Fender,

Marca custa

acho que tu ta com o mesmo sentimento que eu tive quando comprei a minha cort , não é aquele som que eu pensava , mais acho que na vida de guitarrista nunca estarei satisfeito , isso eu acho que é quase estinto!

guitarluiz
Veterano
# set/12
· votar


Não acho que tenha havido qualquer dano no transporte, mas até é possível se não houver muito cuidado. Eu comprei o meu pelo ML, esse anúncio de 500 mesmo.

Sem encher muito o saco , Veio embalado legaL?

Quanto a juntar e pegar um melhor , eu vou pegar esse mesmo só para estudo e ensaio (Com uma futura banda que ainda nem sei qual vai ser )

Não compensa eu pegar um JMC 900 E uma Caixa 4x12 E carregar na mão né.

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


klausgroi: Mas chiado é normal mesmo nos melhores amplificadores ? Se eu pegar um Marshall caríssimo (redundância ?) ele também apresentará chiado ?

Cara, normalmente as pessoas plugam a guitarra e ligam o amp. dããa~~aa. hehe Nessa ordem. Eu tenho um Fender Blues Jr. e eu acho que ele deve chiar um pouco desplugado, mas é o caso: nunca atentei pra isso até pq nunca liguei antes o amp com volume ativado e sem cabo! Como preciso treinar essa semana com ele, te respondo.

Enfim, eu sempre zero os volume do amp e guitarra, plugo o cabo e ligo o amp. Se tem chiado, pode ser de várias fontes. E quando termino de de tocar, zero o volume da guitrarra, amp e o desligo.

Abs

Keith.Scott
Veterano
# set/12
· votar


klausgroi
Fala cara...!
Meu antigo Frontman 212R (que já se foi, a pouco tempo atrás) tinha tbm um leve ruido!
Mas era um ruido residual msm... uma espécie de "hum"!!
Entrentanto, ele só aparecia quando eu plugava alguma coisa nele... fosse a guitarra, a pedaleira ou apenas o cabo! Ressalto que o ruído não mudava, nem tão pouco era intensificado... ele continuava o msm, seja qual fosse a ligação!
A questão é que, plugando, ele estava ali! Desplugando, não estava!

Outra coisa que me chamava a atenção é que quando eu iniciava o uso (com o amp "frio") esse ruido era beeem mais baixo!
A medida que o tempo passava e ele permanecia ligado, o ruido aumentava até chegar no limite audível, que era exatamente o que eu ouvia!
Até hoje não sei oq era, nem de onde vinha!
No começo, me irritava...! Mas depois acostumei!
Afinal, alguns ruidos quase sempre fazem parte da vida de um guitarrista! rs!

Hoje em dia, com meu Hiwatt, não tenho nenhum desses problemas!
O amp é um "tumulo"....! Não gera ruido nenhum!
E pra mim, é o que há!

;)

ricardo1404
Veterano
# set/12
· votar


Pode ser que tu ja tenha dito e eu não tenha visto: ele é aterrado?

Keith.Scott
Veterano
# set/12
· votar


ricardo1404
Bem lembrado! ;)

ricardo1404
Veterano
# set/12
· votar


ricardo1404
Bem lembrado! ;)


haha, foi o meu caso...

guitarluiz
Veterano
# set/12
· votar


Afinal, alguns ruidos quase sempre fazem parte da vida de um guitarrista! rs!


quem aí não gosta de overdrive que atire a primeira pedra

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Frontman 25R com chiado (sem nada conectado)