Ligar potencia nova no amp

    Autor Mensagem
    mperetto
    Veterano
    # jun/12


    Oi pessoal, eu sou novo aqui no fórum, e to precisando tirar umas duvidas.
    Eu tenho um amp de 15 watts, e gostaria de ligar uma outra potência (e usar só o pré-amp original).
    Estou comprando uma potencia de 100w + trafo por menos de 100 reais, o que vai valer mais a pena do que comprar um amp usado por mil dinheiros..

    Mas.... eu não to nem um pouco afim de trocar as potencias fuçando direto na placa. Eu tava pensando em ligar a potencia nova no line out ou na saída de fone. Isso funcionaria, certo??
    E a diferença de tensão/ corrente entre o trafo original do amp e o novo trafo, daria algum conflito?

    Nefelibata
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Nefelibata
    · votar


    mperetto

    grosso modo: liga no send do loop, seria o mais certo. Mesmo pq a potencia de qualquer amp é "ligada" no sendo do loop. assim... se vc fizer isso vai ser como se fosse um amp soh.

    mperetto
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    o amp não tem send/return, cara..
    esse que é o problema.

    e na placa eu não consigo identificar onde termina o pré e começa o power.
    mas a saída de linha não seria um desvio, que não passa pelo power?

    Nefelibata
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    mperetto

    aí não sei dizer... o problema eh mtas vzs essas saídas em linha tem algum tipo de simulação pra poder ligar direto em mesas ou outra coisa... então ela pode modificar o som... mas não sei.

    mas, kra... fica a dica... SEMPRE q vcquiser ajuda a respeito de algo ajuda MTO se vc disser sobre qual o equipamento vc tah usando... pra gente opinar melhor... se vc tivesse dito que amp era... eu teria procurado ver... se tivesse visto q não tem loop não teria passado essa dica... e a depender do seu equipo talvez passasse outra...

    mperetto
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    saquei..
    mesmo assim ja ajudou
    valeu!

    ahh.. e o amp é um meteoro nitrous 15w, projeto clonado do marshall de 15 watts.
    eu troquei um capacitor, um resistor e uma CI (deixei como no marshall original) e montei numa caixa maior, com um falante da decada de 70.
    agora só falta resolver o problema da baixa potencia. mas o som já melhorou ABSURDAMENTE.

    antes que falem, sei que é perda de tempo fazer isso com um amp ruim, mas eu usei materiais que eu já tinha em casa, até agora só gastei 2 reais nos componentes.. e pretendo usar como amp de apoio

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    mperetto

    Não da muito certo isso não, nem ligar no loop, para aumentar a potencia vc precisa estudar o circuito e trocar alguns componentes.

    para ligar outra potencia vc precisa ligar o line out do amp nela e dela ligar no falante, a saída do amp original vc põe um resistor de 8ohms ou mais, ai sim da certo, mas acho desperdício, pois o amplificador de potencia do nitrous seria "jogado" fora...

    mperetto
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Alex guitar man

    entendi, é +/- como eu esperava mesmo..
    estou achando desperdício apenas pelo trafo original, pq a potencia do nitrous é BEM simples, imagino que tenha uns 15 reais de custo, incluindo dissipador...

    o pré amp eu já deixei macio (com as alterações que eu disse), agora eu ponho uma potencia maior, e vou poder tocar em volume considerável sem essa m&#d@ de clipping de transistor que me atormenta há anos x))

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    incluindo dissipador..

    Aquilo é canaleta de box de banheiro [by Carlos]


    mperetto


    Cara me diz o que vc substituiu, eu quero fazer no meu tmb :D

    mperetto
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    huaehuaehueahuaehu box de banheiro, parece mesm!
    então, seguem os componentes para serem trocados:

    R1: substituir por um resistor de 1M

    R17: tem um resistor e um capacitor juntos, vc deve retirar os dois e substituir por um resistor de 100K.

    CI: retirar o LF453 e substituir por um 4558


    São apenas essas 3 modificações, cara.
    Voce passará de usuário de meteoro ruim, para usuário de marshall ruim.
    Pelo menos pra mim foi um bom negocio!
    abç

    mperetto
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ahh é, em cima da placa tá escrito o nº dos componentes (R1, R17, etc).
    e esse mod é pro nitrous 15, melhor lembrar antes que algum louco faça num dos grandes...

    e brincadeiras à parte, o som do amp melhorou mesmo. o falante deve ter ajudado tambem né... só sei que eu plugo a minha semi-acustica, e escuto o som característico de semi-acustica (coisa que não acontecia antes).
    abç

    Nefelibata
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    mperetto

    caraca... q interessante!

    vc q bolou essas mods e fez ou pediu pra alguem fazer?

    abraço

    mperetto
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    acha, nem fui eu.
    eu achei esse mod aqui no forum mesmo, e fiz sem medo

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    mperetto

    Melhorou a distorção ou clean? ou os dois?

    Que falante é?

    Nefelibata
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Nefelibata
    · votar


    Isso e pra gente ver q tem fabricante q fabrica porcaria pq quer... com 3 modificações caseiras simplíssimas o amp ficou bem melhor

    mperetto
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    melhorou o clean, o som ficou bem mais nítido e brilhante . a distorção eu não sei, pq nunca usei.
    eu montei ele numa caixa 2x8 (o meteoro original + um philips da decada de 70, falante de toca disco mesmo).
    e caso haja algumas faixas de frequencia que o falante philips não reproduz, o meteoro compensa, entende.

    mperetto
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Nefelibata

    Pois é, e vou dar uma corrigida no que vc disse:
    Com 3 modificações caseiras simplíssimas a meteoro deixou o amp bem pior.

    Acredito que o motivo tenha sido fugir de implicações legais de se clonar um marshall e fabricar em série. Assim eles podem alegar que o projeto é diferente.
    Lamentavel...

    Nefelibata
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    mperetto

    mas esse pré é cópia de qual marshall?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Nefelibata
    mperetto

    Pelo que sei cara, o pré é a copia do marshall e o power é o mesmo no Atomic, demolidor e nitrous hehe

    ----------------------------------------------------

    Meteoro nitrous aberto :

    http://imageshack.us/g/521/57615051.jpg/

    Falante Meteoro nitrous:

    http://imageshack.us/g/703/20120408185129.jpg/

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    mperetto

    E com o falante original? Melhorou muito?

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Alex guitar man

    Pelo que sei cara, o pré é a copia do marshall

    De onde você tirou isso?

    mperetto
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Nefelibata
    clone do marshall de 15 watts, não sei precisar o modelo (CD, DFX, essas coisas). provavelmente é um dos primeiros modelos, já que o nitrous começou a ser vendido em por volta de 2003.

    Alex guitar man
    acredito que mesmo com o falante original, o som melhore. o pessoal que fez o mod não chegou a trocar o falante

    sandroguiraldo
    dá uma procurada nos esquemas no google, são iguais (exceto os 3 componentes que falei)

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    CI: retirar o LF453 e substituir por um 4558

    Sera que o Ci faz tanta diferença?

    mperetto
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    vc não encontrou?
    acho que qualquer dual serve

    mperetto
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    para ligar outra potencia vc precisa ligar o line out do amp nela e dela ligar no falante, a saída do amp original vc põe um resistor de 8ohms ou mais, ai sim da certo, mas acho desperdício, pois o amplificador de potencia do nitrous seria "jogado" fora...


    Alguem poderia me dizer se o amplificador original (pré e power alimentados, mas sinal de audio passando apenas pelo pré) pode compartilhar um chassis com o novo power e novo trafo?
    No caso seriam 2 trafos diferentes aterrados no mesmo chassis. Tem problema?

    mperetto
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    up

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    mperetto
    Acho que não tem nenhum problema em colocar os dois circuitos no mesmo chassi. Creio que o consumo não será tão alto assim.
    Quanto ao resistor de 8 ohms na saída do Meteoro, esqueça pois está errado isso. Confundiram resistência com impedância, o que levou ao erro.

    mperetto
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    brunowebguitar
    Vou fazer isso mesmo, valeu!!

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    brunowebguitar

    Meu caro, muitos fazem isso, inclusive Carlos adolphs, recomendou isso, isso é para não deixar o power trabalhar atoa...


    "Num falante cuja impedância nominal é de 8 ohms, a resistência medida com o multímetro é algo em torno de 6 ou 6,5 ohms. Via de regra, podemos dizer que a impedância nominal (ou típica) é aproximadamente igual à resistência DC da bobina multiplicada por 1,3."

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Alex guitar man
    O grande mestre Carlos Adolphs mesmo já explicou que impedância e resistência são coisas bem distintas. Eu sei que sempre se deve ligar algo no power, pra evitar problemas futuros, mas tem que deixar bem claro pro pessoal leigo, que as duas coisas são distintas, pra evitar aquelas de "liguei meu valvulado novinho com um resistor de 8 ohm na saída sem nenhum falante, e ele estourou...". Tem muita gente que lê isso e entende de forma errada!!!
    O seu conselho não estava errado mesmo, mas era passível de confundirem e dar merd@ depois!!
    Agora, com a explicação da impedância nominal em relação a resistência, fica bem mais claro!!!
    Desculpe se eu me expressei de forma a te ofender, não era minha intenção!!!
    Abraço!!

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    brunowebguitar

    Não ofendeu não, eu entendi o que quis dizer ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligar potencia nova no amp