Trazendo Head (Alfândega)

    Autor Mensagem
    caio_delonge
    Veterano
    # mar/12


    Estou voltando da California e comprei um head Mesa, irei voltar com 2 malas e o head na caixa (vai como bagagem). Gostaria de saber experiências recentes (desse ano) de pessoas que trouxeram um head como bagagem se declararam ou não, etc e se puder algumas dicas, abraços

    afonso727
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: afonso727
    · votar


    cara, compra um case pra ele, senão pode quebrar, o meu ma100 (combo) quebrou todo) e retira as válvulas, e com relação a declarar ou não, eu declarei o meu e não tive nenhum problema com alfandega, entrou sem ter que pagar nada, acho que é questão de sorte isso de imposto.
    Algumas empresas disponibilizam um embarque especial para cargas, mas acredito que dessa maneira seja mais visado pela alfandega, mas isso também não significa que não possam ocorrer problemas de transporte com seu amp.

    Drinho
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    caio_delonge

    Cara a ultima vez que eu fui pra lá faz um tempinho já... foi em 2006 ou 2007 não me lembro direito agora...

    Voltei de miami e comprei um cubo marshall lá na sam ash... só que ele nao era totalmente valvulado entao nao precisei ter um cuidado muito grande.... embalei nos plastico bolha e despachei no bagageiro mesmo....

    Na volta quando o avião tá pra descer o pessoal do avião entrega um formulário pra cada passageiro pra especificar quais foram as compras feitas (exceto o que é considerado uso pessoal) e seus respectivos valores... se suas compras ultrapassarem 500 U$ você deverá pagar 50% do valor excedente... depois que você especificar os valores no formulario e desembarcar chegará no saguão do aeroporto onde há 2 destinos.... abaixo de 500 dolares voce vai pro nada a declarar e acima voce vai pra fila do declarar...

    evite mentir no formulario pois se te pegarem voce paga imposto + multa e se o fiscal entender que você é pilantra pode até te incriminar....

    o mais sensato a se fazer é como eu fiz as vezes que eu fui e sempre me dei bem (nao quer dizer que voce vá se dar bem)... declara os valores reais (que voce possa comprovar com nota caso te encham o saco) e vai pro nada a declarar....

    de uma de joao sem braço e diga pro fiscal "bom dia, eu estou perdido por onde é a saída?... nas vezes que eu fui fiz isso, o fiscal pegou meu formulario que tava extremamente ultrapassado da cota e falou pode passar por aqui senhor e sai sem dar um centavo pra desgraça do governo...

    se o fiscal quiser trabalhar ele vai ler seu formulario e vai te encaminhar pra fila dos cidadãos honestos hehehe

    outra coisa.... seu amplificador é valvulado... entao tenha cuidado... se possivel tente entrar com ele como se ele fosse bagagem de mao...

    se nao for possivel retire as valvulas para evitar surpresas desagradaveis e despache numa case, ou numa caixa com um monte de plastico bolha e milhoes de adesivos de frágil

    quando eles nao querem trabalhar é fantastico... sempre dei sorte com isso nas vezes que fui

    do contrario voce será encaminhado pro setor bens a declarar e deverá cumprir com o seu dever de cidadão brasileiro....

    caio_delonge
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    afonso727
    Vc foi no "nada a declarar"? Será que não fica protegido suficiente na caixa dele que vem (que é transportado de fábrica mesmo)?

    caio_delonge
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Drinho
    entendi, valeu a dica, na verdade nem tirei e nem pretendo tirar da caixa, não tenho cabinet para testa-lo aqui, as válvulas são tao sensíveis assim para quebrar?

    afonso727
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    algumcaio_delonge
    Foi sim, declarei no formulário, porém fui pro nada a declarar, como o cara flw, da um de joão sem braço.
    Cara, como eu te falei, o meu veio na caixa, e quebrou, depende muito dos transportadores, que como a gente bem sabe não tem nenhum cuidado com as bagagens. Cara se der compra o case, se não, empurra papel bolha xD.
    Entra em contato com a empresa pra saber se com as medidas dele ele pode ir como bagagem de mão.

    caio_delonge
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    afonso727
    Liguei me informaram que tem que despachar mesmo, cobram $75 para um novo volume de bagagem, pior que nem tenho a nota dele para declarar, foi via ebay/paypal, é usado. Pode declarar sem nota?

    Drinho
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    caio_delonge

    pode....

    dificilmente pedem a nota...

    é mais se questionarem os valores mas geralmente os valores que voce escreve no formulario já são validos...

    se te solicitarem a nota (coisa que nao acontece geralmente) eu sinceramente não sei como funciona a legislação pra quem nao tem a nota...

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    caio_delonge
    Drinho
    Buenas!Ao chegar, ainda no avião, preencha a DBA(Declaração de bagagem acompanhada).Ela deve conter tudo que vc tem a declarar.Se vc morava lá por mais de dois anos, mediante a comprovação do passaporte(data de entrada lá e saída posterior), tudo que for usado e que vc carrega consigo não serão taxados, desde que vc DECLARE.Se for parado na triagem, essa declaração deve estar corretamente preenchida.A Receita Federal não é um bicho-papão, apenas eles não tem simpatia por gente que quer fazê-los de bobos.Se vc explica que morava lá e que o equipamento é para seu uso, comprado usado(um e-mail de confirmação do EBay, da compra, printado, basta).Como a receita tem o preço FOB no computador(preço posto fábrica, sem impostos), eles o usam como base para verificar a veracidade do DBA.Esse preço geralmente é em torno da metade do preço de loja(produto novo).Sua cota é de U$ 500,00 FOB, excetuados itens de uso pessoal.O imposto, caso seja cobrado, será de 50% do valor que ultrapassar os U$ 500,00.Se vc não preencher a DBA corretamente, esse valor pode chegar a 200%, devido a multa.A Receita não tem interesse de taxar o povo, como muitos pensam.O que eles fazem é fiscalizar aqueles que fazem o "contrabando" legal, ou seja, trazem um monte de coisas repetidas para "pagar" a viagem.O que vc tráz não deve ser para venda.Abcs.

    caio_delonge
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    carlos adolphs
    O preço deles como base é o preço FOB então? Posso declarar um valor bem abaixo de um novo, não terei problemas? Muito obrigado, abs

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    caio_delonge
    Vc pode procurar uma loja aí na Califórnia, e perguntar sobre o preço posto fábrica ou contatar a própria fábrica, para obter um preço impresso em e-mail ao menos.O preço FOB que a receita tem é do novo e pode não bater com o qe vc vai relatar, por isso é melhor ter o impresso do anúncio ou negociação do E-Bay, e colocar esse valor.Se os caras forem gerar fiscalização, terão que colocar o preço FOB, e lembre-se, ele é menor que o novo na LOJA, mas pode não ser menor que o que vc pagou.Abcs.

    caio_delonge
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    carlos adolphs
    Entendi, não vai dar tempo de conseguir o preço de fábrica, volto hoje mais tarde, sabe me dizer se caso não declarar eles multam e taxam com o preço FOB pelo menos? Valeu..

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    caio_delonge
    Se não declarar(vc tem que preencher a DBA e levar consigo, apenas, não precisa pegar a fila de declarar), vc vai pagar mais de multa do que vale o aparelho, com certeza.Muitos ficam apodrecendo nos armazéns da receita, até irem a leilão.Não precisa ficar com medo, uma vez me deram luz vermelha e eu tinha um teclado Yamaha, Camera de Video, Som 5.1 home theater.O fiscal pegou, olhou, conferiu a DBA, olhou minha mala e perguntou se tinha mais alguma coisa.Disse que não, que havia trazido para uso próprio.Apresentei a carteira de músico da OMB e ele me liberou sem taxas.Mas estava tudo relacionado na DBA.Abcs.

    caio_delonge
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Valeu pelas dicas pessoal, consegui trazer numa boa, trouxe mais um monte de eletrônicos junto, a única coisa que aconteceu foi uma válvula pré quebrada, mas veio 2 pré extras foi só substituir, não tinha visto mas atras do head onde ficam as válvulas mandaram com uma espécie de saco bolha (só que com bolhas gigantes) junto das válvulas que evitou um desastre maior com elas (acho).

    Hitman
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Sobre moroar fora e nao pagar imposto, nao era um ano só?
    Fui pro consulado brasileiro semana passada e eles me falaram que com comprovante de endereco e residencia fora a mais de um ano, vc tava tranquilo.

    E no caso de visitas ao brasil? Como funcionaria? Tem gente me falando q tenho chance de pagar imposto no meu equip, so queria ter certeza...
    Valeu galera!!

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Hitman
    Sim realmente mudou para um ano fora, porém no caso de um ampli, por exemplo, vc tem que apresentar credencial de músico(carteira OMB ou diploma universitário), para caracterizar instrumento de exercício de profissão. Do contrário fica limitado a U$ 500,00.Isso se o pessoal resolver te fiscalizar, lógico.Abcs.

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Hitman
    Sim realmente mudou para um ano fora, porém no caso de um ampli, por exemplo, vc tem que apresentar credencial de músico(carteira OMB ou diploma universitário), para caracterizar instrumento de exercício de profissão. Do contrário fica limitado a U$ 500,00.Isso se o pessoal resolver te fiscalizar, lógico.Abcs.

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Hitman
    Sim realmente mudou para um ano fora, porém no caso de um ampli, por exemplo, vc tem que apresentar credencial de músico(carteira OMB ou diploma universitário), para caracterizar instrumento de exercício de profissão. Do contrário fica limitado a U$ 500,00.Isso se o pessoal resolver te fiscalizar, lógico.Abcs.

    nichendrix
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    carlos adolphs

    Cara, não precisa ter carteira da OMB, até porque mês passado o STJ aboliu a obrigatoriedade do uso dela para exercício da profissão. Quem mora a mais de um ano fora pode trazer todos os itens que comprou lá para uso pessoal lá, mesmo que sejam itens de lazer (como guitarras e amplificadores para músicos amadores).

    Hitman
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    nichendrix
    carlos adolphs
    Pois e, nao vejo.motivo real para me cobrarem impostod pq sou sim cidadao vrasileiro mas tamben sou ciddao canadense, tenho documentos e tudo prvando qur moro aqui e tudo mais. e no caso de visita ao brasil...?

    nichendrix
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Hitman
    Pois e, nao vejo.motivo real para me cobrarem impostod pq sou sim cidadao vrasileiro mas tamben sou ciddao canadense, tenho documentos e tudo prvando qur moro aqui e tudo mais. e no caso de visita ao brasil...?

    Como brasileiro morando no exterior há mais de um ano, se tu vier morar de volta, não pagaria impostos por tudo que foi comprando até 3 meses antes da viagem.

    Lembrando que mesmo sendo cidadão brasileiro, para entrar no Brasil com passaporte Canadense (sem apresentar o passaporte brasileiro), você vai precisar pedir visto de entrada, ter passagem de ida e volta, comprovar que tem pelo menos 170 reais por dia de estadia, etc, ou seja, atender todas as regras para cidadães canadenses que visitam o Brasil, inclusive quotas para trazer produtos extrangeiros.

    Então como estrangeiro vindo ao Brasil trazendo equipamento pra uso pessoal, via de regra não paga imposto, mas se trouxe pra deixar aqui as mesmas regras validas pra brasileiro viajando ao exterior são aplicadas.

    Então tudo depende de com que passaporte tu vai usar para entrar no Brasil.

    Hitman
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    nichendrix
    Entraria com o brasileiro mesmo, no caso seria so visita.
    entao com passagem de ida e volta to tranquilo?

    nichendrix
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Hitman
    Entraria com o brasileiro mesmo, no caso seria so visita.
    entao com passagem de ida e volta to tranquilo?


    Se tu entrar como brasileiro não precisa disso não. Creio que os dois passaportes ou qualquer comprovante do teu endereço aí, seja o suficiente. Dá uma ligada pro consulado brasileiro ou pra embaixada brasileira pra ter certeza.

    Sei que uma vez uma amiga minha que mora na Suécia e tem cidadania de lá passou um perrengue danado porque esqueceu o passaporte brasileiro lá, e não podia entrar com o passaporte sueco aqui sem cumprir formalidades, já que ela tinha vindo só com cartão (sem a fatura pra provar que o limite era suficiente pro exigido) e sem a passagem de volta. Nisso foi um dia inteiro perdido na PF pra poder regularizarem a entrada dela como Brasileira e não ser mandada de volta a Suécia.

    Hitman
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    nichendrix
    A questao de entrada to tranquilo, so to com medo de bate na porta ai com cad$5000 de brinquedo e os caras quererem um peaco da torta. hahaha
    tendeu?
    Valeu pela ajuda ai!

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    e se o cara falar que ganhou de presente? o que rola....

    Peace!!

    Hitman
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Arimoxinga
    ...tambem ja tive essa duvida, em relacao a usados.
    Poderia ter um topico fixo sobre a alfandega, nao poderia? (se ja nao tem)

    nichendrix
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Hitman
    A questao de entrada to tranquilo, so to com medo de bate na porta ai com cad$5000 de brinquedo e os caras quererem um peaco da torta. hahaha
    tendeu?
    Valeu pela ajuda ai!


    Entendi, como disse, depende muito do que tu vai trazer e do que vem fazer aqui.

    Vir passar férias com rig completo é meio difícil dos caras acreditarem que tu não está trazendo pra alguém (embora já tenha visto acontecer e os caras engolirem direitinho), já trazer uma guitarra de 5mil pras férias, já vi acontecer muito e ninguém vai implicar muito (tenho amigo americano que já entrou aqui com coisa de 20mil dólares em gear e gear e não teve problema, mas ele veio pra fazer trabalho voluntário dando aulas de música).

    Por isso é interessante ver quais regras se aplicam a taxação pra tua situação, que não é uma que eu tenha visto muitas vezes, já que pra ti, podem aplicar as regras pra nativo e pra estrangeiro.

    Arimoxinga
    e se o cara falar que ganhou de presente? o que rola....

    Não sei como é com a pessoa trazendo o presente, por correio a quota de presetes é 100 dólares.

    mfwitzel
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Tenho uma dúvida, se alguem puder ajudar eu agradeço
    Algumas pessoas relatam que os proprios vendedores de algumas lojas gringas sugerem colocar na nota fiscal um valor inferior ao valor real (pago). Porem algumas pessoas relatam que a alfandega pode cismar e fazer uma pesquisa na hora ou consultar suas proprias tabelas para estimar o preço "correto" e taxar.
    Mas e se eu pedir para colocar um produto da mesma marca e com preço menor na nota? Alguns ítens seriam dificílimos de identificar....seria uma tarefa ardua para um fiscal da receita diferenciar uma gibson les paul traditional (de 2.000 dolares) com uma gibson les paul studio (de 800 dolares) da mesma cor....não há nada na guitarra que identifique, pelo menos de forma explícita......
    Sei que o forum nao é de guitarras, mas foi só um exemplo (que serviria apenas para produtos de dificil identificacao)
    Será que alguma loja faria isso?
    Viajei?
    Valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trazendo Head (Alfândega)