Problema no Fender Fm 65r

    Autor Mensagem
    edugrelha
    Veterano
    # jun/11


    E aí, pessoal, tranquilo?

    No feriado agora, fui pro Paraguai e comprei um Fender FM 65r. Como ele veio com o cabo de força modelo L (padrão italiano), eu não consegui arrumar um adaptador pra ele, e arranquei fora o terra. Além disso, ele era 220v, então comprei um transformador de 300va pra ligar lá em casa (que é 110v). A potência total do amp é de 180w, então os 300va são suficientes, teoricamente.

    Bom, eu ligo o amp, ele funciona e tudo mais, mas ele chia bastante, e quando uso o drive (de pedal ou seu canal de drive, tanto faz...), ele faz um barulho que parece que tá fritando algo! Se ficar tocando direto usando a distorção, por mais de 30 ou 40 minutos, dá pra sentir um cheiro de queimado, inclusive.

    Sem usar distorções, o problema é minimizado, mas ainda chia.

    Pra constar: A ligação é amp > transformador > tomada. Sem passar por estabilizador, no break ou filtro de linha.

    O que pode ser o problema??? Já que comprei o amp fora, não tenho garantia...

    O que devo fazer?

    Obrigado!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    edugrelha
    Edu, confira direito esse seu trafo.Se for 110/220, na real vc tá jogando uns 254 Volts nele, pois a nossa rede é 127(mas tá sempre em volta de 132,133V).Vc precisa de um de 127 para 220V, aí sim.Cuidado,vai queimar o bicho.Abcs.

    edugrelha
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O trafo é daqueles que fazem os 2 trabalhos. Então, ele pode estar com algum problema, mas a ligação nativa dele com certeza não é o problema!

    Mais alguma sugestão?

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    edugrelha
    Não se trata disso, preste atenção, não pode ser 110 para 220 tem que ser 127 para 220 ou vai torrar o ampli.Leia o que está escrito no trafo.Não é ligação, mas sim a voltagem errônea que vai aparecer.A relação é 2:1 em 110/220, enquanto o adequado é 127/220, relação de 1,74:1.Após a ligação de Itaipu, não existe mais 110V puros no Brasil, é tudo 127V.

    edugrelha
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Não se trata disso, preste atenção, não pode ser 110 para 220 tem que ser 127 para 220 ou vai torrar o ampli.Leia o que está escrito no trafo.Não é ligação, mas sim a voltagem errônea que vai aparecer.A relação é 2:1 em 110/220, enquanto o adequado é 127/220, relação de 1,74:1.Após a ligação de Itaipu, não existe mais 110V puros no Brasil, é tudo 127V.

    Hmmm, dessa eu nunca ouvi falar. Tá, mas é comum eu achar um trafo desses???

    Outra, em casa eu ligo meu PS3 (Também comprado no PY, e 220) com um transformador exatamente igual, há um ano, e ele funciona 100%. O que acontece no caso do PS3 então?

    Valeu!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    edugrelha
    A fonte do PS3 é chaveada, e auto regulada, a voltagem pode variar de 180 a 250V que ele compensa.Quanto ao trafo, já comprei até no Carrefour, é comum.Quanto a nunca ouvir falar do assunto, vc tem lido os posts a respeito aqui no FCC?Tem um monte de gente queimando amplificadores por causa disso, principalmente os comprados fora.Não compare fontes de amplificadores(analógicas, comuns)com fontes de notebooks, games ou outros equipos digitais, pois essas são diferentes.O melhor a fazer é conseguir um voltímetro AC(corrente alternada) e medir a saída do seu trafo para o amplificador, quando vc então constatará o que estou falando.Abcs.

    edugrelha
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    A fonte do PS3 é chaveada, e auto regulada, a voltagem pode variar de 180 a 250V que ele compensa.Quanto ao trafo, já comprei até no Carrefour, é comum.Quanto a nunca ouvir falar do assunto, vc tem lido os posts a respeito aqui no FCC?Tem um monte de gente queimando amplificadores por causa disso, principalmente os comprados fora.Não compare fontes de amplificadores(analógicas, comuns)com fontes de notebooks, games ou outros equipos digitais, pois essas são diferentes.O melhor a fazer é conseguir um voltímetro AC(corrente alternada) e medir a saída do seu trafo para o amplificador, quando vc então constatará o que estou falando.Abcs.

    Não to duvidando de vc não, cara! Eu só sou leigo mesmo no assunto! E nem tenho acompanhado o forum aqui já faz um bom tempo, então realmente não sei sobre isso. Eu tentei achar sobre esse problema do amp, mas não sabia que seria no trafo, aí nem pesquisei direito sobre isso.

    Valeu a ajuda!! Vou tentar arrumar um outro transformador pra testar!

    Abraços!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    edugrelha
    Isso, não leva a mal , não.Só tento proteger seu equipo novo.O seu tópico será muito útil ao pessoal que compra no PY e esquece o aspecto de voltagens.Principalmente que existe essa dúvida do famoso 110V.Até os Giannini brasileiros antigos sofrem com isso(tenho vários), sendo necessário operá-los em 220V com o trafo de 127 para 220V.O pessoal das elétricas fez isso na surdina, para naõ precisar trocar as rede de baixa das cidades.Aumentaram a voltagem de 110 para 127 e com isso ganharam 12% a mais de potência com a mesma bitola de fio de rede.O povo não se deu conta e queimaram equipamentos e lâmpadas a fio, sem reclamar.Agora já era.Abcs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema no Fender Fm 65r