Mesa/Boogie Caliber 50. dúvida sobre troca.

Autor Mensagem
Drive30
Veterano
# mai/11
· votar


nichendrix

Cara , eu ja tive o JCM 600 combo,que é o mesmo esquema do JTM 60. é um amp bom , tentei até fazer uns reviews aqui ha uns tempos atras mas como tenho problema de barulho em casa, vizinhos, nao saiu nada que preste. Esse ampli tem o lance do 'clipping de diodos' que para alguns puristas trata-se de um fake all tube , enfim , falam-se muita baboseira tambem.

Mas o que pegou pra mim foi que ele era um amp que não timbrava metal legal, sei la achei ele bem meio termo entre um som 'classico' e um mais moderno, ele quase chega-la em ambos os aspectos e no final pra mim acabou não me atendendo nem por um lado nem por outro, por isso resolvi passar adiante e ter 2 amplis mesmo, um para um low gain mais 'vintage' e outro para modern 'high gain'.

nichendrix
Veterano
# mai/11
· votar


Drive30

O JCM600 e o JTM60 não são o mesmo amp, tem um esquema muito próximo, o tone stack e o gain stack dele é diferente do JTM-60, só que é o tipo da coisa, tu pega um negócio que foi feito pra uma coisa, faz uma modificação de 2 ou 3 componentes e espera que ele tenha o desempenho diferente (no caso, pular dum som a la vintage, pra um som a la JCM). Enfim, o JCM600 só podia não ficar legal mesmo. Quem já testou os dois sabe que são como dois irmãos, são muito parecidos, mas não são iguais... heheheh

Sobre o clipping de diodos, isso é uma baboseira dos anos 2000, nos anos 80 e 90, ninguém tava nem aí pra isso, é o mesmo com distorções e efeitos, todo mundo usava distorção e efeitos digitais e analogicos, sem problema nenhum, hoje o que eu vejo é muito efeito analógico que não chegava aos pés de muito digital da época, inclusive distorções e overdrives como os primeiros pedais da linha Tone Works da Korg.

Todo esse purismo é algo que começou na virada do século, lá trás, não se via ninguém deixando de comprar Les Paul porque não era long tenon ou porque era weight relieved, todo mundo se preocupava com o principal, que é soar bem, ter um bom timbre, até ali, era a principal preocupação. O equipamento era um meio pra isso, uma preocupação secundária. Isso começou a partir da popularização dos sistemas de modelação, eles ficaram muito baratos, sempre diminuindo o preço e baixando a qualidade, de uma hora pra outra, eles viraram o padrão a ser comparado pra tudo. Aí vem neguinho comparando JTM45/100 1969 com V-Amp e achando que é uma comparação justa e equivalente, vem comparar um delay de fita como os Echoplex com a simulação de 1,99 e acha que é a comparação correta.

Putz, pega um Eventide, um Amp Farm, ou algo que tenha uma correlação em qualidade, pra ver se no meio de uma gravação dá pra perceber a diferença de timbre. Sem contar que se tira muito as coisas de lugar, modelação sempre foi coisa de estúdio, a Line 6 fez lagumas coisas boas para palco como o Vetta o ou Axxys 612, mas nada que seja grandes coisa, ainda assim tem os AxeFX ou Eleven Rack.

Enfim, hoje todo mundo procura o timbre no equipamento, quando só uma parte, muitas vezes menor, está lá. O que eu vejo piá gastando grana pra comprar Les Paul e Marshall Plexi pra ter o som do Jimmi Page nos primeiros discos do Led, e nenhum para pra pensar, que foram todos gravados com uma Telecaster e um amp Supro de 5W de 1948. Como ele disse uma ves numa entrevista, quando tá tudo no talo, qualquer coisa fica com um sustain a la Les Paul.

Drive30
Veterano
# mai/11
· votar


nichendrix

É realmente nao sabia que o JTM 60 era mais pra vintage e classicao o som, nunca toquei em um, eu falei do JCM 600 porque me falaram que eram parecidos, eu fiquei meio assim de te falar mas o JCM 600 eu confesso que nao gostei muito não, foi meu 1 valvulado, na época tudo é maravilhoso, nunca tinha tido um , mas depois vc vai vendo que nao é bem assim, tem que procurar seu timbre mesmo, e nao ir seguindo gear de famosos, eu to bem proximo disso , graças a deus.

nichendrix
Veterano
# mai/11
· votar


Drive30

Gear de famoso é uma faca de 2 legumes, o grande problema é que eles tem grana pra cuidar de 100 amps, e quem carregue e casa grande o suficiente pra socar volume e nenhum vizinho reclamar hehehehehe

A gente vive uma realidade bem diferente.

Agora sobre o JCM600 e o JTM60, a primeira vista o circuito é o mesmo, mas os poucos componentes que mudam (inclusive os diodos que geram o clipping e o circuito que dá um up nas valvulas pra distorcer mais forte), mudam o som do amp, no circuito de tonalidade também tem alguns componentes que visam modernizar o som, mas a meu ver é um amp inferior ao JTM e eu particularmente não gostei nada do JCM600.

Até em termos de mods, com poucas e simples modificações, tu tira todas as deficiências do projeto do JTM, inclusive pros puristas, o diode clipping, e ele fica com o som ainda mais próximo dos JTM45 (mas em geral a potencia cai pra 50W com os mods). Já o JCM600 pra soar como um JCM de verdade demanda modificações bem mais complexas no circuito do amp.

Um outro detalhe raramente levado em conta nesses dois amps é tirar o loop paralelo. Ele não tem bypass então rouba muito sinal, tem que jumpear ele ou então isolar ele completamente do circuito pro som desse amp aparecer. É outro mundo com e sem o jumper.

É mais ou menos a mesma coisa dos Hot Rod Deluxe e dos Blues Deluxe (e os Deville também). Pra fazer o HRD ficar com som de Fender vintade 100%, exigem algumas modificações a mais que os Blues Deluxe, que já tem o som bem vintage e com uma troca de caps dá pra compensar a pequena perda de agudos que ele tem em volumes baixos e no máximo se a pessoa quiser um som mais quente, pode botar um trim pot pra bias e ajustar ele um pouco mais alto que o normal (os Blues tem bias fixo, algo relativamente comum nos projetos do final dos anos 80 e inicio dos 90).

Enfim, é tudo meio doido quando se fala de equipamento, porque é algo muito pessoal, via de regra eu tento simplificar, só adquirindo outro, quando esgotei as possibilidades de achar o que queria com os que tenho, e olha que estou com 4 amps e 6 guitarras, imagina se eu não fizesse isso... hehehehehhehehe... nem vou falar, que uma vez eu quase fui a falência gastando com equipo, por sorte isso também me salvou, porque anos depois quando precisei vender o dolar tinha pulado de 1,40 pra 3,40 hehehehe

redmojoblues
Veterano
# mai/11
· votar


nichendrix

cara,valeu! mais importante do que qualque toque sobre equipamento,foi ter falado sobre esse lance "Humano".

Pô,amo Freddie King,e realmente,aquilo era mais mão e dedos do que qualquer outra coisa. assim como acontece com qualquer guitarrista que tem um timbre unico.

Minha referencia pra timbre é o stevie ray vaughan,como vinhamos falando. pra estudo,eu uso um amp transistor dos mais vagabundos,falante de 8'',aquele "multi-uso" e muitas vezes me esqueço amp e me concentro só em soar bem! e muitas vezes acontece isso mesmo. eu fico satisfeito demais com o som que sai da minha mão,e entendo que um amp melhor só ajudaria a melhorar as caracteristicas.

presto tb muita atenção quando toco com a guitarra desligada. gosto mto de fazer isso,pois aprimora a pegada. tem que fazer as notas cantarem sem compressão nenhum,sem sustain,nada.

enfim,o mesa/boogie é show de bola. mas vou acabar ficando com o Deluxe Reveb 22watts pq é o que eu procuro. e o que voce disse me ajudou demais nessa escolha.
só fico um pouco preocupado com o headroom,mas como voce falou,em 90% dos casos,fender sempre tem volume mais do que suficiente.
mas é preocupação normal! no brasil é mto dificil ter acesso a esses equipamentos,e quando a gente pode pegar um brinquedo desse,queremos que chegue o mais perto possivel do que almejamos.

mas enfim. com uma fender strato,um barber direct drive e o deluxe reverb,acho que vou estar bem demais por muito tempo!

quando a ausencia de loop,posso querer usar um delay as vezes. vai ficar ruim ligado na frente do amp,depois do barber? já experimentei na frente do boogie pra ver oq rolava,e não teve muita diferença.
Abraço!

nichendrix
Veterano
# mai/11 · Editado por: nichendrix
· votar


redmojoblues
quando a ausencia de loop,posso querer usar um delay as vezes. vai ficar ruim ligado na frente do amp,depois do barber? já experimentei na frente do boogie pra ver oq rolava,e não teve muita diferença.

Quando tu usa a distorção do pedal não tem problema, o problema é se tu usar a distorção do próprio amp. Eu praticamente não uso distorção de pedal, uso a do amp, eventualmente uso um fuzz pra sons Hendrixianos, mas via de regra o drive é do amp. Nesse caso delay antes fica feio pra burro.

De qualquer forma, se conseguir manter os 2 amps, eu recomendo, a gente sempre acha que não vai voltar atrás, e mais cedo ou mais tarde sempre sente falta do que tinha.

redmojoblues
Veterano
# mai/11 · Editado por: redmojoblues
· votar


nichendrix

eu já sei que vou sentir falta do mesa. já tô sentindo,aliás haha
mas pô,antes ficar com um amp que é o meu som e pensar "putz,aquele mesa era foda" do que ficar com o mesa e passar mais alguns anos almejando um fender e não ter o som que eu mais desejo e o mais "utilizavel" pra mim.

amo todos os timbre que esse mesa tem,mas toquei num deluxe reverb ontem,e putz. sei lá,só sei que nuca tirei um som daquele no mesa...arrepiou os pelos da nuca,é o timbre que eu quero,e sem ficar fuçando em equalizadores e etc. coisa que eu não gosto.

seria perfeito demais manter o mesa,mas o negocio tá brabo! é um ou outro,não tem jeito!

mas vamos ver..de qualquer forma,não é agora que eu vou pegar o deluxe! ainda tenho um tempinho pra pensar,mas não posso pensar muito. se não fico com dó do mesa.
aquele "Hand Built in Pentaluma/Califórnia" escrito atrás me deixa com o coração na mão HAHAHA

no mais,valeu pela troca de ideias,e por toda a paciencia haha
obrigado meeeesmo! valeu.

nichendrix
Veterano
# mai/11
· votar


redmojoblues

O Deluxe Reverb é um ótimo amp, mas pra mim que gosto da distorção do próprio amp não rola. Gosto muito do Blues Deluxe e do Blues Jr. NOS (especialmente na hora de tocar sem efeitos) nesse ponto de me dar o som de Fender, mas com funcionalidades modernas e com a vantagem ainda conseguir volumes aceitáveis pra quem mora em apartamento, já que ambos são master volume, com o Deville já começa a ficar difícil porque 4 falantes mesmo no 1 já faz uma bela duma zoada.

redmojoblues
Veterano
# mai/11
· votar


nichendrix

entendi! em casa não estou muito preocupado com o volume,o negocio é em shows! rola ter aquela distorção do power com o deluxe em shows? acho que vai ser dificil! esses 22 watts devem falar demais. sem master ainda,deve ser complicado.

o mesa tem 50 watts e distorcer ele no canal limpo era uma coisa de louco.

po,o deville deve ser uma pressão sonora fudida.

e o lance do blues deluxe e deville ter solid state rectifier e o do deluxe ser valvulada?

nichendrix
Veterano
# mai/11
· votar


redmojoblues
entendi! em casa não estou muito preocupado com o volume,o negocio é em shows! rola ter aquela distorção do power com o deluxe em shows? acho que vai ser dificil! esses 22 watts devem falar demais. sem master ainda,deve ser complicado.

Cara, em show rola, mas é aquela coisa, distorção do amp, tchau tchau pro som limpo. Por ter começado a usar o Marshall antes dos Fender, já me acostumei a deixar o clean crunchado e controlar tudo no pot de volume da guitarra.

Agora pra quem tem que usar muito clean talvez fique impraticável usar desta forma, já que exige um bocadinho de trabalho pra tocar dessa forma, que é a preferida do B.B. King (que sempre deixa tudo no 10, só reduzindo o grave no 6).

po,o deville deve ser uma pressão sonora fudida.

Tem sim, 4 falantes de 10 tem muita pressão sonora comparado com 1x12 ou 2x12.

e o lance do blues deluxe e deville ter solid state rectifier e o do deluxe ser valvulada?

Rapaz nada a se preocupar, teoricamente retificadora ideal não bota e nem tira nada do som, tanto é que do final dos anos 60 pra cá 99,9% dos amps tem retificadora solid state.

Existe a lenda que as retificadoras valvuladas comprimem mais o som, mas nunca vi ninguém provar isso. Agora tem uma coisa que é verdade e que já vi acontecer alguma vezes, que é a válvula retificadora queimar e com ela queimar todas as outras e o trafo de saída.

Isso acontece porque o SAG que é o efeito de perda de potencia e volume quando a retificadora é forçada a operar no limite da saída do amp (potência máxima), enfim o SAG ocorre porque a retificadora não consegue retificar a corrente AC/DC com 100% da potencia de saída, significa que a corrente interna do amp fica oscilando, funcionando abaixo do máximo quando se chega nesse limite, e ficando mais alta a medida que se toca abaixo dele, isso pra queimar uma válvula é daqui pralí.

Se quiser fazer o experimento, pega uma lampada incandescente e fica ligando e desligando pra ver como ela queima rápido, é mais ou menos o que acontece com uma retificadora operando com o amp crunchado ou distorcendo o power.

Nesse ponto retificadores SS não só entregam mais potência e volume (porque entregam 100% da potência), e ainda não apresentam essas oscilações, com a vantagem se você quiser a oscilação é só por um resistor ligado junto com o retificador SS, que ainda tem a vantagem de poder ser ligado ou desligado, se o design do amp permitir.

Particularmente eu nunca senti falta de uma retificadora, até porque ela segundo a lenda só faria alguma diferença com o volume muito próximo do máximo, algo que ao menos comigo raramente acontece, já que tocar com o Deluxe ou o Deville no máximo fora de um show pra muita gente (espaço pra 1000 pessoas ou mais), algo que ao menos comigo é bem raro de acontecer.

Enfim, pra mim o risco de qualquer problema decorrente da queima de um retificador valvulado são muito maiores que qualquer benefício potencial que possa existir de usar um, isso é, se é que realmente existe benefício com isso, já que como eu disse, em geral no volume que esse benefício aparece, após o 3min a mais de 120db de SPL, a audição já começa a sofrer danos temporários e dependendo da frequência até permanentes, então, quem ouviu o tal benefício, não está bem do ouvido o suficiente pra provar que ele estava lá... hehehehehe

redmojoblues
Veterano
# mai/11
· votar


"Cara, em show rola, mas é aquela coisa, distorção do amp, tchau tchau pro som limpo"[/i]

pô,eu curto mto som limpo,e sou acostumado a usar o pot de volume. então será que o deluxe nao é uma boa opçao? preciso de headroom consideravel. pra shows médios.

quanto a valvula retificadora,é esse lance mesmo que eu queria saber.dessa compressão em altos volumes.
porem,queimar uma valvula e ter todas as outras queimadas,além do trafo de saida. putz..é um belo de um prejuizo.

"se é que realmente existe benefício com isso, já que como eu disse, em geral no volume que esse benefício aparece, após o 3min a mais de 120db de SPL, a audição já começa a sofrer danos temporários e dependendo da frequência até permanentes, então, quem ouviu o tal benefício, não está bem do ouvido o suficiente pra provar que ele estava lá... hehehehehe"[i]


HAHAHA excelente.

redmojoblues
Veterano
# mai/11
· votar


ah,com certeza nao vou fazer show pra mais de mil pessoas com frequencia!!

nichendrix
Veterano
# mai/11 · Editado por: nichendrix
· votar


redmojoblues

Cara no caso eu falava do meu Deluxe (Blues Deluxe), 40W no talo pra ouvir os efeitos de uma retificadora é ensurdecedor se tu não tiver num lugar bem grande pra dissipar a pressão sonora.

Se o Deluxe Reverb é amp pra ti ou não, eu não posso dizer, tem que testar numa situação de palco. Pra shows até umas 400 pessoas eu acredito que ele dá conta fácil, especialmente se tiver a manha de deixar crunchado e controlar limpo e distorcido com os seletor de captadores e pots de volume. Todavia, só tu pode dizer se é adequado pra ti ou não.

Como em geral toco de Gibson, sempre deixo prontinho um captador com o pot todo aberto e outro com o pot mais fechado pra ter som limpo rapidamente só com uma mudança de seletor. Não chegaria a ser problema, embora eu não curta tanto pois como disse não teria como usar a distorção do amp com os poucos efeitos que uso e ficar legal.

No caso da retificadora, pelo menos tem uma vantagem, como a maioria das pessoas não não tem a necessidade de usar o amp no talo, elas tendem a ser as válvulas que mais duram num amp. Tem amp dos anos 40-50 com a retificadora original rodando por aí. Mas que se começar a querer dar uma de Clapton, Hendrix ou Freddie King, a chance de torrar uma delas são mais significativa.

Enfim, como disse, pra mim não vale a pena nem ficar surdo pra ter um pouco de compressão a mais (algo comum em guitarristas daqueles tempos, Clapton, Townsend, e cia estão todos com tinitus), muito menos perder o amp por conta de uma retificadora queimada. Especialmente porque SAG é que nem o pé-grande, quem diz que melhora o som morre jurando de pé junto que o som é melhor com ele, quem não viu o bicho ainda, duvida que ele existe. Eu não notei nenhuma diferença significativa nas poucas vezes que tentei achar, então desisti.

Erotomania.
Veterano
# mai/11
· votar


tu tá tentando timbrar teu mesa?
TEnho um DC-3 combo, e timbrando-o, consigo um clean do caralho.

redmojoblues
Veterano
# mai/11
· votar


nichendrix

é,realmente. tb nao me importo com isso,ainda mais com o prejuizo que pode rolar com uma retificadora queimada.
porém o deluxe reverb possui uma,assim como quase todos da série vintade reissue.

tá foda! tô pensando num Serrano Amps tb.
Mg music tb me atraiu bastante.

redmojoblues
Veterano
# mai/11
· votar


Erotomania.

é,eu tb consigo um clean muito bom com meu mesa. mais ainda não é o clean que eu quero!
abraço!

nichendrix
Veterano
# mai/11
· votar


redmojoblues

Aí já começa a avacalhar, foca em nas opções que tu pode ter em mãos. Com o preço de um Deluxe Reverb tu pega fácil um Hot Rod Deluxe ou um Blues Deluxe e ainda sobram 1000 reais ou então um Hot Rod Deville ou Blues Deville.

Então só dentro da linha da Fender tu tem 5 opções, eu procurava testar todas elas, uma ida a Sampa e passeando pela Teodoro Sampaio dá pra fazer isso tranquilo. Mesmo aí em Ribeirão não é difícil achar quem tenha esses amps, já que eu morei aí 2 anos e nunca tive problemas pra achar quem os tivesse.

Sobre o Deluxe Reverb, se tu acha que dá conta do recado, não tenha medo por conta de uma retificadora, pois como disse, se tu faz o uso normal do amp, é tranquilo de ela durar muitos, muitos anos, em média pelo menos o dobro do que as válvulas de power, não raro mais até que o dobro das de pré, como disse, tem amp de 40 anos que a retificadora ainda está lá.

Agora se teu lance é som limpo, retificador solid state entrega mais headroom limpo do que retificador valvulado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mesa/Boogie Caliber 50. dúvida sobre troca.