Terminando o cabeçote

    Autor Mensagem
    André Moura
    Veterano
    # nov/10


    Olá amigos, estou terminando o cabeçote do meu amp com 100watts, pré limpo handmades e sujo GT2 Clone Sansamp.

    Surge uma dúvida, posso ligar o fio preto (comum) que vem do trafo (24 - 0 - 24) no chassi do amp? Se sim, posso ligar o chassi no terra da tomada de 3 pinos? To com essa dúvida.

    Abraçoss

    macaco veio
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    fio do trafo no chassi: Sim, porem num unico ponto (chamado ponto estrela) é o ponto no chassi onde encontram todos os terras, de preferencia perto da fonte (ou direto nela) vindo da junção logo apos os diodos retificadores e capacitor de filtros da fonte. Caso haja muitos pontos terras no chassi ha uma tendencia de aumentar o ruido HUMM da fonte.
    chassi na tomada de 3 pinos: na teoria sim, mas na pratica eu nao faria, (testaria pra o ver o nivel de ruido). teoricamente tem se a impressao que se esta aterrando mais e assim eliminando todas as possibilidades de ruidos no ampli, mas o que acontece é que costuma haver o efeito inverso, outros ruidos provenientes de motores e outros merdas na rede acabam é vindo pra dentro do ampli ao inves de irem para a terra (terra no sentido literal da palavra). Chassi aterrado na rede é muito bom pra chuveiros, maquinas de lavar, etc. Fica ai a dúvida, se der uma raio qualquer a falta do terceiro fio vai descarregar na terra ou vai ser mais um fio pra ajudar a queimar o ampli? Eu não confio, prefiro sem ele.

    kosmiktubes
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    macaco veio

    chassi na tomada de 3 pinos: na teoria sim, mas na pratica eu nao faria, (testaria pra o ver o nivel de ruido). teoricamente tem se a impressao que se esta aterrando mais e assim eliminando todas as possibilidades de ruidos no ampli,

    What's porra is this?

    Chassi aterrado na rede é muito bom pra chuveiros, maquinas de lavar, etc. Fica ai a dúvida, se der uma raio qualquer a falta do terceiro fio vai descarregar na terra ou vai ser mais um fio pra ajudar a queimar o ampli? Eu não confio, prefiro sem ele.

    Maldade ein macaco veio....

    macaco veio
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    zefonseca
    a maldade é de quem manda o raio e não minha

    André Moura
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bom, liguei todos os fios "comuns" dos 4 trafos, incluindo os negativos dos pré e tal, resultado: os 2 LM3886 queimados...

    Só sei que ele liga normal, esquenta, mais não sai som algum do falante, nem ao menos chiado, ao testar a tensão que sai pros falantes, fica em 0....

    Quando queima o CI, ele ainda continua esquentando e não emite som algum? é normal? Pode ser algum outro compronente.

    O projeto é esse aqui:

    http://audiotrecos.blogspot.com/2006/09/amplificador-lm3886-gainclone. html

    Abraços...

    emaniox
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    vc conectou o ci a um dissipador? é essencial

    André Moura
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    sim, sem dúvida, com cooler... eu já havia usado ele a uns anos, funcionava, mais acho q ligando todos 4 trafos (fio comum) no chassi, deu algum curto ou algo parecido...

    Abraços

    macaco veio
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    4 trafos? , 2 LM queimados. Explique o seu projeto melhor, ao que me parece voce montou duas placas separadas e somou as saidas pro falante.
    Se isso ajuda, sei que este CI possui um sistema de se auto-desligar quando existe a avalanche de corrente (super aquecimento por ecesso de corrente pela falta ou falha do circuito de controle de estabilização), ou seja ele é feito pra nao queimar, mas isso num funcionamento normal (sem nenhum erro no projeto). Tambem aceita ligação de varios em paralelos somando as potencias (mas com uma fonte só). a verdadeira panaceia da eletronica, o loco! um chip sozinho fazendo o serviço de um monte de componentes e ainda por cima nao queima. E esquenta pra burro, tambem pudera pra aguentar essa carga toda!
    Todos os amplis da Behringer tem um desses.

    André Moura
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bom, são 2 placas desse projeto do fernando, cada uma com seu trafo 24 + 24. os 2 outros trafos, são 15 + 15 pra alimentar o pré handmades e um 9+9 pra alimentar GT2 Sansamp (canal sujo), leds e cooler...

    Realmente estranho ter queimado, mais não é a primeira vez que acontece, eles custaram 13 reais em santo andré, agora custam 16, são isolados (TF), será que podem ser falsos?

    Já queimei uns 4 ou 5 no decorrer desses anos... To ficando com medo, na Farnell custão 18 reais sem isolamento e 22 com isolamento... Vou comprar mais 3 hoje, mais to com medo que sejam falsos...

    macaco veio
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Penso que voce deve reduzir o numero de trafos, inicialmente tente as duas placas com apenas um trafo (24 0 24 ), e com apenas uma das fontes de uma das placas (puxe uma extensao do + e do - para a outra placa), não se preocupe com a corrente ser apenas a metade (pelo menos por enquanto). Faça os testes assim pra ver.
    Depois ponha o pre tambem com apenas um trafo do mesmo jeito.
    Melhor ainda seria reduzir a tensao atraves de resistores da fonte da potencia para o pre. Esta quantidade de trafos é completamente fora do usual.
    Não acredito que os CI sejam falsos, mesmo sendo falsos ou copias fajutas acho que funcionariam com essa tensao que nao chega a 35V. Não estou bem lembrado mas eles se diferenciam quanto a tensao suportada por tem uma letra a mais depois do numero (tipo LM3886A ou B ou C ). dê uma pesquisada.
    Sei que os com encapsulamento todo de plastico desligam mais depressa quando se aquecem (suportam menos o aquecimento). Ja fiz o teste consertando duas caixas behringer.

    André Moura
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Brigadão Macaco veio, você é o cara!

    Vou comprar 2 novos CIs LM3886TF e vou substituir e testar apenas ligando ele. Acontece algo se eu não aterrar o fio preto no chassi? Ou se aterrar apenas os prés ou vice-versa?

    Abraços e muito obrigado por sua ajuda! Valeu mesmo, de coração!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Terminando o cabeçote