Falantes 4x12 estudio

    Autor Mensagem
    Luciano SJ
    Veterano
    # abr/10


    Gente, usei a busca, mas não encontrei uma resposta adequada.

    Estou montando um home studio e gostaria de mandar construir

    uma caixa 4x12 de guitarra pra usar lá.

    A dúvida é: qual falante utilizar? Tenho preferência por celestion.

    O amp pra empurrar é um jcm 900 de 100 w

    E ai, celestion vintage 30? eminencde guvnor? Gt12 chinestion?

    ah, e quero o melhor timbre possível.

    Aguardom recomendações.

    Luciano SJ
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    NINGUÉM!?!?!? NINGUÉM?!?!!?!

    dnreis
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    calma que logo aparece alguém que saiba, pq eu não sei =/

    Luciano SJ
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    NADA?!?!?!? NOTHING?!?!?!?! NIENTE?!?!?!

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Luciano SJ: um home studio e gostaria de mandar construir

    uma caixa 4x12 de guitarra pra usar lá.


    Cara, 4 falantes de 12 pra um Home Studio... Será que isso não estaria super dimensionado?

    A dúvida é: qual falante utilizar? Tenho preferência por celestion.

    Já usou a busca?

    Abs

    Luciano SJ
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MauricioBahia

    Cara, quero um 4x12 pra meu home studio msm, sei que pareçe

    muito mas... E usei a busca só não achei resultados satisfatórios.

    Grato a quem puder ajudar.

    dnreis
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    vê com o bertola no tópico dele, acho que ele entende disso.

    emaniox
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Coloca dois vintage 30 e dois g12h30.
    Eu tenho uma caixa 2x12 com um de cada. Eu gosto.
    Flw.

    Luciano SJ
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    emaniox

    MAs ela nesse caso aguentaria legal um jcm 800 de 100w com

    volume no talo e pedais empurrando? Valeu.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Luciano SJ
    MAs ela nesse caso aguentaria legal um jcm 800 de 100w com

    volume no talo e pedais empurrando? Valeu.

    Cara, eu acho que vc é completamente surdo...Sim, porque tocar com um JCM800 numa 4x12 dentro de um estúdio, mesmo grande, te afetaría de tal forma que vc perdería o equilíbrio (sim, eu já passei por isso...).
    Agora, se o seu objetivo é tornar-se cêdo um discípulo de Beethoven....

    emaniox
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Claro que aguenta.
    Vai dar uns 116 decibeisa um metro, o mesmo que uma turbina a jato a 100m. Vai estar somente a 4db de danos auditivos.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    emaniox
    Vai estar somente a 4db de danos auditivos.
    E isso apenas por um pouco de tempo...Se ele insistir...Surdez em pouquíssimo tempo....
    Abç

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Buenas Maurício!
    A conversa tá meio estranha, primeiro é um JCM900(1º post), depois é um JCM800(5º post), 4X12 em Home Studio, no talo, é insano...Ainda mais com Marshall.Esse fim de semana, sonorizei o show dos Zumbis do Espaço aqui em Canoas City, RS, e eles, que tocam alto pacas não usaram volume 5, em um salão para 1500 pessoas.Eu estava na mesa de monitor e tive que tapar os ouvidos...Acho que o amigo dono do post tá meio equivocado, mas se disse que gosta de Celestion, já respondeu a sí próprio, é só escolher o disponível na praça,pois vai ficar surdo e não vai escutar mais nada mesmo...
    emaniox
    Vai dar uns 116 decibeisa um metro, o mesmo que uma turbina a jato a 100m. Vai estar somente a 4db de danos auditivos.
    Concordo, e olha que de jato eu entendo, depois de 18 anos pilotando B737 na Varig...Ehehehe...

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu aqui em casa uso para o estúdio um par de monitores de referência da Alesis, de 50w.
    O amplificador de guitarra que eu tinha, um Fender Princeton 112plus, de 65w eu nunca consegui tocar dentro de casa, porque ele ficava ruim com volume abaixo de 2, e acima de 2 ficava insuportável dentro de um quarto fechado.
    Usei durante um tempo só VST's e hoje em dia para tocar no quarto, comprei uma Vox VT50, que eu uso em volume 5, mas ele que tem originalmente 50W eu baixei para a metade o volume de saída dos falantes (25w) pra aguentar. As Vox tem esse controle de saída, pra tocar mais 'light' em casa, e ainda ter potência para se tocar fora de casa.

    Conclusão: você não precisa mais do que 25w em um home studio. Mais do que isso, vai ficar surdo.
    E sendo um home-studio, invista em acústica e em caixas de referência.

    Luciano SJ
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Ok, Bertola e carlos, chamemos o tópico à ordem.

    Só pra esclareçer, o amp. é um JCM 800 2203 de 100w.

    tudo bem, ainda que não use a 4x12 em meu home - no talo,

    quero tê-la dispónível pra um show também e pra uma segunda

    caixa pra uma segunda guitarra - já tenho uma 1936 marhsall, de

    150w.

    Minha dúvida é entre a timbragem dos falantes.

    O vintage 30 da celestion é suepr recomendado - e caro também,

    mas gostaria de saber se 4 desses suportam esse amp no talo,

    bem como outras opções de falantes, inclusive eminence, em que

    pese ter feito um cubo hand made com gb128 e, não sei se pelos

    falantes, ou pela construção, o amplificador simplesmente ter

    ficado uma bhosta - é uma réplica de um jcm/plexi, de 50w, de um

    handmaker do ABC paulista.

    É isso, se puderem me ajudar - mais, agradeço.

    Luciano SJ
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    T-Rodman

    O que são caixas de referência?

    Grato.

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Luciano SJ
    OK, agora tá explicado.Vamos lá.O timbre da caixa depende muito do projeto, mas digamos que vc use as medidas da 1960A Marshall, teóricamente poderia usar 4 x Vintage 30, porém fica meio perigoso se usar no talo, pois nos picos, depois de certo tempo tocando e com distorção, eles podem ir pro saco, pois ficam muito em cima da potência nominal.O correto é vc verificar o que tem acessível no mercado e chamar na internet os parâmetros Thielle-Small deles, verificando principalmente o parametro QTS, se está entre 0,45 e 0,75(faixa confortável para guitarra), e sensibilidade melhor(maior) que 95dB.Quanto maior o QTS, menor a influencia de fatores da caixa e quanto maior a sensibilidade mais fácil de timbrar.
    Quanto á pergunta que vc fez ao T-Rodman, caixas ou monitores de referência são as caixas usadas em estudio, na técnica, para ouvir as gravações e tem a características de resposta flat em toda a faixa audível, não influenciando a reprodução do som gravado, deixando ele puro( o que significa que se estiver soando ruim é porque a gravação tá uma shit mesmo!).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Luciano SJ
    Completando o que o grande carlos adolphs colocou, procure sempre trabalhar com uma "folga" de potência dos falantes, posto que, com potências elevadas os valvulados produzem uma série de harmônicos pares que soam agradáveis aos ouvidos, mas são perigosos para a durabilidade dos falantes.
    Cara, só pra vc ter uma idéia, Uma vez a minha (ex) banda tocou na concha acústica da UERJ (um grande anfiteatro aberto), e um dos guitarristas levou o seu Giannini Tremendão (100WRMS) e 4X12 (com os antigos Novix de 100dB/1W/1m - alta sensibilidade). Resultado: Tivemos que mandar ele abaixar o som pois encobriu todo mundo e "ferrou" o som da banda...
    Abç

    Luciano SJ
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola e carlos adolphs

    , vocês acham que posso usar esse jcm 800 no talo, na entrada

    high gain, com a 1936 marshall sem perigo de danos - como

    vocês devem imaginar, ainda não pude testar? É que vou tocar

    na praça de minha cidade sábado, em espaço aberto, e o som

    deve ser projetado a uns 200 metros de distância. Será que esse

    equipo dá conta? Vamos ligar a batera, o baixo e a voz no PA,

    será que só o cabeçote e a caixa dão conta do som da guita -

    pois os outros instrumentos estarão no PA? Grato.


    P.S: meu home será só de ensaio, ao meno a médio/curto prazo.

    Aliás, qual outro amp de guita vocês me recomendam? Laney?

    Fender?

    Grato.

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Luciano SJ
    Boas!Olha,a coisa vai ficar esquisita, pois a 1936 seria a indicação para vc usar no estúdio e não ao vivo, é 2 X12 Celestion, 150W.Não é o caso da potência admissivel, mas sim área de cones de alto-falantes empurrando o ar.Acredito que dê para fazer mas vai depender de quanto os outros instrumentos vão estar presentes no PA.Batera no PA se não for bem dosada, embola tudo, o mesmo para o baixo(complicado isso, baixo só no PA ou vai ter o ampli dele?).O correto na impossibilidade de também microfonar o seu ampli, seria então colocar uns dois ou três microfones para pegar a ambiência do palco, de modo a colocar todos em um mesmo volume e reservar todo o som do PA para a voz.O certo é microfonar todo mundo, dosando cada instrumento e colocando a voz acima de todos.
    Quanto a melhor ampli, é o que vc pode comprar, dentro das boas marcas e pelo seu estilo de som, na ordem :Orange-MesaBoogie-Marshall-Fender.

    Luciano SJ
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    carlos adolphs

    Legal, carlos.

    O baixo vai ter sim o amp. dele.

    Agora, vocês acham melhor ligar o amp do baixo diretor na mesa

    ou microfonar?

    Tudo bem, vou microfonar o amp da guita, é melhor msm.

    Agora, ainda sobre os falantes, quais teriam essas especificções

    que vocês indicaram - não consegui encontrá-las nos modelos que

    vi?

    Grato.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Luciano SJ
    Cara, atente para uma coisa: Vc irá tocar em lugar aberto, mas "possui" um P.A. Então, microfone a sua 2X12 que vai dar, e muito bem (já fizemos shows em locais abertos com Laney TF200 1X12 microfonado e deu excelentemente bem).
    Outra questão é a sonorização do próprio palco em sí. Vocês precisam se ouvir, e bem (principalmente o vocalista), portanto não adianta trabalhar com amps de baixa potência (nesse caso, o seu amp dá e sobra). A terceira questão é o baixo: Como ele trabalha numa faixa de frequencia pouco audível para o ouvido humano, ele precisa de MUITA potência e SPL. Assim, se vc vai tocar com um JCM e 2X12, o baixista terá que tocar com um amp de, no mínimo 250/300WRMS e caixas 1X15 + 2X10, ou 2X15 para poder ser ouvido. No mais é microfonação (o baixo pode ser ligado na mesa sim, a partir da saída "line out" do amp ou microfonado mesmo ou com Direct-box, mas NÃO exclui amp e caixa próprios) dos instrumentos e um operador esperto.
    Abç

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Luciano SJ
    Vc tem que entrar no site do fabricante e não das lojas, para achar os parâmetros dos alto-falantes.

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Luciano SJ
    Em termos práticos, se sua 4 X12 é voltada para som de Rock anos 60, use os Celestion G12-M ou G12-H.Se for usar para som tipo Metal, use os G12T-75 ou Vintage 30.Lembrando que sua caixa ficará limitada à uma potência de 200 W RMS.

    Raizen
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Tá aqui sua resposta:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/230962/

    Luciano SJ
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Gente, alguém conhece essa loja?

    Thomann Cyberteam

    Está, relativamente, barato o preço praticado por eles.

    O que dizem?

    Vale a pena importar?

    Grato.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falantes 4x12 estudio