Marshall JCM 800 tem distorção ?

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


carlos adolphs

Cara, não existe isso de amplificador ter drive, overdrive é algo que todo circuito de amplificação vai ter quando o sinal de entrada é maior que o suportado pelo mesmo. Logo o JCM800 2203, 2204, 4010, 4103, 4104 tem sim drive ums vez que isso é uma característica de todo amplificador valvulado ou não, independente do numero de canais.

Você não tem nesses 5 primeiros amps da linha JCM800 é a opção de usar um diodo pra fazer o overload de sinal e consequentemente gerar drive sem aumentar o volume do amplificador a volumes que produzam o drive.

Querendo ou não os modelos JCM800 2205, 2210, 4210, 4211 e 4212, são basicamente o mesmo amp que o 2203, apenas com algumas modificações (basicamente a adição de circuito de saturação por clipping de diodos selecionável por foot ou pelo painel frontal e reverb). Todos os 5 amps foram produzidos com o logo JCM800, logo acho que mesmo que se adote o critério de poder acionar o drive com foot, você poderia considerar que pelo menos 5 amplificadores da série JCM800 tinham essa opção.

Sobre

Esse é o painel do 1987 e 1959 fabricados de 1980 a 1981 e dos modelos JCM800 MK2 Super Lead 1959 fabricado entre 1982 e 2001.

http://www.marshallamps.com/images/Heritage/jcm800/1987lead.jpg

Ainda resta alguma duvida que após certo ponto vinha o logo JCM800 nos 1959????

A grande verdade é que toda a linha Plexi pós-1972 é considerada parte da linha JCM800, pois foi uma série lançada sem uma designação específica, alguns chamavam linha MV em referência ao Master Volume presente em alguns desses amps, e por algum tempo receberam a designação JMP (abreviatura de Jim Marshall Products), todavia essa a série nunca teve uma designação até que após a morte da mulher dele, ele decidiu fazer uma referência a sí mesmo JCM800 (de James Charles Marshall + o numero da placa do carro dele desde 1972 que foi quando a série começou a ser fabricada). A partir do final de 1980 todos os amplificadores da linha passaram a ser chamados pela empresa de JCM800.

Os modelos 2203 e 2004 bem como seus respectivos combos, diferem dos 1959 e 1987 Super Lead apenas pelo fato de incorporarem de fábrica a modificação mais comum feita nesses amps por seus usuários, que é ligar os canais 1 e 2 em cascata, gerando assim ainda mais ganho final.

Já a série 2205 e 2210 com seus respectivos combos, é uma tentativa de fazer frente a duas marcas novas que vinham ganhando muito espaço, Mesa/Boogie e logo em logo em seguida a Soldano, que entre outras coisas incorporavam seleção de canais e reverb via footswitch.

Eu não sei o que levou a Marshall a optar por lançar as versões Split Channel do JCM800 com o canal drive gerado por clipping de diodos ao invés de ser por estágios de pré-amplificação selecionáveis. Esse erro foi corridido nas ultimas versões do JCM900 (o Triple Super Lead) e no JCM2000.

wiskeria
o que o jcm800 não tem é separação entre clean e distorção, ou vc toca clean, ou vc toca com drive... vale dizer que vc pode tocar com drive e baixando o volume na guitarra o som vai dar uma limpada. Agora o botãozinho de distorção ou foot que liga ele não tem.

Isso é verdade apenas para os modelos 2003, 2204, 4010, 4103, 4104, que foi a primeira linha de amplificadores da série JCM800.

A segunda onda de modelos da linha, composta pelos amps JCM800 2205, 2210, 4210, 4211 e 4212 tem a possibilidade de acionamento do drive via foot, embora alguns discutam se isso é ou não um avanço, já que para tanto ele emprega um diodo de forma semelhante ao um pedal de drive/boost.

Aqui vai uma foto do painel frontal desses amps.

http://www.marshallamps.com/images/Heritage/jcm800/2210panel.jpg

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix
Cara, vc está fazendo uma tempestade danada, pois não estou contradizendo vc e tudo que vc viu eu também ví, o que estou apenas colocando para os demais é que o modelo 2203 que foi o que primeiro apareceu por aqui, não tem o que vc citou, diodos de clipping, por isso chamamos de clean, ao passo que os outros modelos que o possuem passam a ter o split channel.Desculpe se não entendo tanto de Marshall quanto vc, ou talvez não entenda de saturação de válvulas, visto que só comprei o meu primeiro valvulado em 1972, e era Giannini, só consegui o JCM 800 na minha primeira estada em Londres em 1982 e desde então tenho me dedicado a construção e recuperação de todos os equipamentos antigos de áudio que me caem nas mãos, quando o tempo permite.Só tento simplificar as histórias para o pessoal mais novo, que com certeza vai se embaralhar com tantos modelos e variáveis.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


carlos adolphs

Cara, eu não estou fazendo tempestade, embopra talvez pa falta de expressão da linguagem escrita e minha implicância com emoticons possa fazer parecer que haja alguma alteração.N

Na verdade tenho um prazer enorme de falar de equipamentos, não só porque toco e procuro ter sempre o melhor que me é possível, mas também porque já trabalhei vendendo equipamentos diversos relacionados direta ou indiretamente a musica, de Cds e vinis a Hi-Fis e sistemas de Home Theater a guitarras e amplificadores. Quando a conversa é sobre marcas que eu gosto muito e sou consumidor fiel então posso passar, horas e mais horas conversando e trocando idéias, por vários dias seguidos.

Outro ponto é que nenhuma dessas informações é coisa de expert, a história desses amps é bem conhecida, qualquer busca basiac na wikipedia ou mesmo na sessão de história do site da Marshall dariam a mesmas informações.

No fim eu prefiro acreditar que técnica, informação, conhecimento, bom senso, dinheiro e tantas outras coisas boas da vida, são aquele tipo de coisa que é sempre bom ter mais um pouco, pois é sempre ter e não precisar do que precisar e não ter.

Todavia, uma coisa eu insisto que é nesse mito que existe em torno do 2203, de certo é um amplificador extraórdinário, mas eu não acho que o 2210 e os modelos de 50W bem como as versões combo percam em nada pro 2203. Algumas vezes pude comparar as versões dual channel com as versões single channel lado a lado e a diferença que percebi é pequena o suficiente pra eu atribuir ao fato de não se tratarem de algum problema de projeto e sim por serem amps exemplares diferentes da mesma coisa, já que os componentes nem sempre são da mesma marca/modelo/precisão.

Portanto eu acho incoerente numa linha tão extensa as pessoas sempre se limitarem ao 2203.

Inclusive eu acho que os Combos 4212 e 4010 os melhores amplificadores da linha JCM800, especialmente pra quem não quer ficar surdo tocando com um full stack nas costas... hehehehehe

wiskeria
Veterano
# mar/10 · Editado por: wiskeria
· votar


nichendrix
nem li tudo que vc escreve, prefiro informações simplificadas. Simplificar faz bem, e algumas coisas são tão logicas que nem precisam ser tão aprofundadas ou citadas, como no caso de distorção... Sim vc pode disotrcer até um amp hi-fi se plugar nele uma guitarra de alto ganho. Mas não é bem esta a questão. E quando se fala em jcm800 o que se vem mais em mente é o modelo classico. Mas vc parece conhecer bem os jcm, o que pode ajudar a gurizada menos entendida...
Algo resumido seria que drive propriamente não tem, pois hoje o pessoal entende como drive o canal escrito "drive", um botão que se empurra escrito "drive", coisas assim de mundo moderno...
A saturação natural que conhecemos é um drive, claro, mas não é evidente no painel, o que pode confundir a cabeça de um novato no mundo das valvulas.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


wiskeria
nem li tudo que vc escreve, prefiro informações simplificadas.

Sinceramente, eu vou me espantar com o dia que tu disser: eu li tudo que vc escreveu.... hehehehehehehe

wiskeria
Veterano
# mar/10
· votar


em posts muito longos, referentes a uma pergunta simples. Pode se espantar...)

Leblues
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

Véio, tu complica demais as coisas, o cara fez um pergunta simples e direta, tu já puxa uma tese de doutorado pra conversar muitas vezes com adolescentes que mal lêem jornal em casa, pega leve brou!!

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Leblues

Eu respondo pq quero, mas to cagando e andando pra quem não vai ler. Com quem leu se discute, com quem não leu... enfim, não tem nem o que comentar...

Leblues
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix
então continue fazendo monólogo.

ogaitnas
Veterano
# mar/10
· votar


Informação e conhecimento nunca são demais... lê quem quer... simples.. os caras gostam de discutir por pouca bobeira...

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Leblues
então continue fazendo monólogo.

Você alguma vez me viu reclamando de escrever??? ou reclamar que não lêem o que eu escrevo???

Eu escrevo porque gosto de escrever e obviamente de discutir, se vc diz que não lê, eu não tenho nada o que discutir com vc, é direito seu, como é direito meu não estar preocupado com isso. Afinal eu não perco nada com você, o wiskeria ou quem quer que seja não lendo, também não ganho nada caso vocês leiam... logo pra mim é indiferente vocês lerem ou não.

Eu escrevo a resposta que eu gostaria de receber caso eu fizesse a mesma pergunta, afinal eu sempre gosto de receber a resposta mais completa que eu puder (inclusive dos meus alunos no curso em que dou aulas), e sempre estou aberto a discutir e aprender com quem lê e está disposto a discutir civilizadamente, já com quem quem não leu ou não se manisfestou eu não posso fazer nada, opinar em nada e nem discutir nada.

Portanto vocês poderiam parar de reclamar que eu escrevo demais, afinal é direito de vocês não lerem tanto quanto é direito meu escrever o tanto que eu achar necessário, nem eu vou escrever menos pra vocês se sentirem confortáveis em ler, nem eu vou achar que é obrigação de alguém ler algo que eu escrevi só porque me demandou algum esforço pra escrever.

No fim, lê quem quer, quem não quiser que se dane.

É basicamente o resumo disso tudo, já que vocês adoram informações sucintas.

ogaitnas
Informação e conhecimento nunca são demais... lê quem quer... simples.. os caras gostam de discutir por pouca bobeira...

É exatamente isso que eu penso.

Leblues
Veterano
# mar/10
· votar


nem li óh.....

Guitar_L
Veterano
# mar/10
· votar


erico.ascencao
Nossa, eu cresci ouvindo que o JCM era hi-gain...
Pois é, a maioria dos sons hi gain que vc ouve de 800 são os amps no talo, boostados por algum drive ou distorção. O 900 já é de alto ganho mesmo.
Abraços

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Leblues

Ainda bem que aprendeu.

Leblues
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix
Ainda bem que aprendeu.


aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeee uma linha só \o/

não fui só eu que aprendi né =)

Praxis
Veterano
# mar/10
· votar


Gente ja tive um clone do JCM800 e ja toquei 3 anos num estudio que tinha um Original, de apenas um canal.

Alguém conhece o Laney GH100l ? E tipo um JCM800 da laney, e com ele voce toca deste Hard Rock a Death Metal. E ele possue um canal apenas...


Dae voce pergunta COMO? Simples, ele vem com boost embutido, onde voce controla o quanto de drive voce vai jogar nele. Em outras palavras, eh como voce ligar um SD1 da boss no JCM800.

E isso até em volumes ridiculos, volume 1 voce consegue uma distorção bem pesada. Pois a distorção estará vindo do Pré e não do POWER.

Então se voce pergunta, para ter um HI GAIN com um jcm800 só no talo? NÃO!

Escuta http://www.youtube.com/watch?v=MVkRqijKy7E coloca no 7:18... o head ta com o volume 2 e tem bastante distorção. Pois o cara ta colocando o drive do boost bem alto.

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


Informação e conhecimento nunca são demais... lê quem quer... simples.. os caras gostam de discutir por pouca bobeira...

(2)

rafael_cpu
Veterano
# mar/10
· votar


Informação e conhecimento nunca são demais... lê quem quer... simples.. os caras gostam de discutir por pouca bobeira...

(2)


+3

Tuco_Planar
Veterano
# mar/10
· votar


Um pequeno adendo: é extremamente comum essas bandas gringas usarem jcm800's moddados. Não necessariamente vc conseguirá o timbre dos seus sonhos com um jcm800 stock, portanto.

tatus
Veterano
# mar/10
· votar


ahhhmmmm, Agora que eu li tudo entendi.
JCM800 então é um pedal valvulado da linha Plexi que foi feita em 22/03/1959, que usa díodo para clipar o som para ele ficar mais "clean".
Putz, sempre ouvia falar desses pedais! Agora eu quero ter todos eles.
ashuauhsuahsuhshau
UP para o próximo round,
abraço hendrix,
abraço mestre!

jameslima
Veterano
# mar/10
· votar


De volta ao forum depois de anos...

Depois de ler tantas respostas, muitas erradas e muitas certas, vou tentar responder de forma simples à pergunta simples: o JCM tem distorção? Resposta: sim!

Se é overdrive, distorção, botão de ganho, n importa. Acho que que o cara queria saber simplesmente se já tem distorção no amp. Sim, tem amigo!

Respondido. Agora desenvolvendo um pouco mais pra ser chato. Com relação à distorção, ele basicamente só serve pra isso. Um puta som de distorção, e acho que quem falou que é de baixo ganho está equivocado. Com relação aos canais, tb se enganou quem falou que o JCM800 só tem 1 canal. Como já foi falado aí, tem JCM800 com dois canais. O modelo que eu tenho, 2210, é assim: um canal limpo (normal) e outro distorcido (boost). E tem footswitch sim! E essa história de que tem que colocar o amp no talo pra ficar com ganho alto é mito muito legal sobre amps. Alguém aqui já fez isso num amp de 100w numa caixa 4x12? Fica insuportável de alto, mesmo em estúdio e palco grande, e não fica bom. E se você quer passar do ponto e tirar um som de distorção tipo serra elétrica, bezouro, vc n precisa de um valvulado, vai no transistor mesmo (e viva Dimebag Darrel).

E sem querer desanimar a galera, sei que muita gente sonha com amps gigantes, 100w com 2 caixas 4x12, paredes de Marshall no palco, etc.. É lindo, mas hoje em dia é tão sem necessidade! O meu tá bonitão enfeitando a minha sala, enquanto meu Night Train tá viajando comigo. Less is more!

Abraços!

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


jameslima
Alguém aqui já fez isso num amp de 100w numa caixa 4x12? Fica insuportável de alto, mesmo em estúdio e palco grande, e não fica bom.

Cara eu já fiz isso 2 vezes na vida, uma com um JCM800 2203 e a outra com um JCM900 e nunca mais, fiquei com zumbido no ouvido por horas depois... mas enfim, as vezes é irresistível.

Agora um amp com 4x12 que eu quase piro botando no talo foi o JTM-45 de 30W... rapaz esse é Cream total e fica maravilhoso em uma 4x12, mas mesmo ele não dá pra usar toda hora..

E sem querer desanimar a galera, sei que muita gente sonha com amps gigantes, 100w com 2 caixas 4x12, paredes de Marshall no palco, etc.. É lindo, mas hoje em dia é tão sem necessidade!

EU digo isso toda hora, mas só faltam jogar pedra aqui quando falo isso... hehehehehe

Liro_Points
Veterano
# mar/10 · Editado por: Liro_Points
· votar


jameslima
nichendrix
Nossa eu sempre achei que uma(ou mais) 4x12 é um exagero, imagina ter que carregar um trambolho daqueles e ainda tem o amp, guitarra... tem que ter uma caminhonete pra carregar o set todo...

Essa foto mosta tudo o que EU queria, seria perfeito pra tudo, pra que mais que isso...?
http://img110.imageshack.us/img110/4807/rig27yp.jpg

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Liro_Points

Deixa surdo do mesmo jeito... hehehehehe

Liro_Points
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix
tem knob de volume o amp...rsrsrs

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Liro_Points

Bom, eu não sei se vc já tocou com 100W, mas no 1 já é bem alto.

Outra é que comprar um valvulado pra usar em volume abaixo do 5 é bobagem, vc não vai usar nem 10% do que o amp tem a oferecer além de as valvulas não renderem o máximo que poderiam, é melhor pegar uma wattagem menor que dê pra usar em nível de volumes ideais (entre 6 e 8).

Mas sempre tem quem goste de usar 100W no talo... hehehehhe

Del-Rei
Veterano
# mar/10
· votar


Galera... o lance é que o JCM800 tem drive sim. Afinal, o drive/distorção nada mais é do que excesso de ganho. Até amp clean tem drive se vc colocar no talo.

O que varia é que uns tem mais e outros tem menos, e isso vai depender das valvulas ou da eletronica dele no caso de SS.


nichendrix
Liro_Points
Nunca pluguei minha guitarra num JCM800 100W 4x12".... Mas é claro que gostaria de fazer... hahaha... depois iria ficar surdo, tudo bem... mas deve ser sensacional... tocar em estadios entao... ai ai... hahaha


abraços

kosmiktubes
Veterano
# mar/10
· votar


Reparem que músicos como Stevie Ray Vaughan e até mesmo Zakk Wylde usam amps com menos distorção e produzem o som clipado fora do amp com pedais simples como TS ou Distortion. Por que? Porque o som horrível desses pedais de distorção transistorizados é corrigido pelo amp valvulado que continua limpo ou próximo do limpo. Eric Johnson igual, vários outros. O valvulado vem no fim pra consertar e reinserir uns harmônicos pares e esquentar o timbre.

Pra fazer som sujo, compre um transistorizado bem barato e se possível quebre ele no palco.

Liro_Points
Veterano
# mar/10 · Editado por: Liro_Points
· votar


nichendrix
Sim, claro, concordo com o que vc disse. Mas na verdade eu estava mesmo é me referindo ao tamanho, isso sim é bobagem, pelo menos PRA MIM que faz show por hobby uma ou duas vezes ao mes e quase nao levo meu amp junto... só em apresentaçoes em que usamos o nosso sistema de Pa (aniversários, casamentos, bares). Eu imagino que deve ser um saco transportar uma 4x12, agora imagine esse esquema de head + 2x12 compacta, é um pouco grandinha mas cade em qualquer carro/quarto/sala de som caseira e vai sobrar muito peso e som ainda, quando precisar em palcos maiores... PRA MIM seria maravilha. Comos tbm seriam o canal...com um desses dois estaria muito feliz
http://www.theguitarweb.com/amps/Marshall/50jcm8002x12_2.jpg
http://www.michelelepore.com/Images/Chitarre%20x%20sito/Mesa%20Boogie% 20Roadster%202x12.jpg

Eddie Revenge
Veterano
# fev/11
· votar


minha pergunta não tem muito a ver com o topico mas é o mais parecido, minha dúvida é: pq o JCM 800 faz tanto sucesso? o que ele tem que os outrs marshalls ou outros amplificadores de outras marcas voltadas para o mesmo estilo não tem ? gostaria de saber vlw

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Marshall JCM 800 tem distorção ?