Dúvidas - Giannini Tremendão II

    Autor Mensagem
    TsunamiBr
    Veterano
    # jan/10


    Oi pessoal,

    Eu adquiri um Gianinni Tremendão II, meu primeiro amp valvulado. Estou com algumas dúvidas de principiante, e gostaria de saber se alguém que conheça esse amp poderia me ajudar com elas:

    1) O amp tem 2 canais independentes, com 2 entradas cada (aparentemente são 2 prés independentes). Há algum problema de eu plugar duas guitarras, 1 em cada canal? Ou isso sobrecarregaria o amp?

    2) Os 2 controles de volume (1 para cada canal) são o equivalente ao controle de ganho? Esse amp não tem controle de master?

    3) Eu posso saturar o amp (ou pelo menos o pré dele) aumentando a entrada do sinal com um pedal OD por exemplo, sem mexer no controle de volume do amp?

    4) O amp tem duas saídas, "alto falante" e "auto falante ext". Alguém sabe a diferença?

    Obrigado!

    Rodrigo

    zolluca
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    independentes como? controles gerais ( bass, mid, treble ) separados ?

    macaco veio
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    1) cada canal tem um pre pra cada duas entradas, elas estao em paralelo separadas apenas por resistores (para uma nao interferir na outra). E' que antigamente nao havia miseria de economizar Jacks, hoje colocam apenas um Jack de entrada pra nao ter jeito de ligar duas guitarra e ter que comprar outro ampli. Nao sobrecarrega, ja ensaiei com duas guitarra e teclado tudo no tremendao. (so embola o som todo, claro).
    2) nao sao exatamente iguais a controle de ganho pois a configuracao interna e' como controle de volume mesmo porem um pra cada canal. Nao ha controle de master e' como o master ja estivesse no maximo (master e' so pra ter mais botoes no painel).
    3) pode saturar a valvula de pre mas tera mais drive enquanto mais volume jogar nas valvulas de potencia.
    4) saida auto falante e' 8 omhs de impedancia e ext mais 8 dando 16 omhs. Dependendo da impedancia da caixa (ou duas caixas) liga em uma outra. Ai esta o transformador de saida que e' parte fragil de amplis a valvula. Quando se liga qualquer impedancia poe em risco o transformador. Use sempre a saida "alto falante", ela tem impedancia mais baixa correndo menos risco no caso de uma caixa com impedancia baixa tambem. Se a caixa tiver mais alta impedancia (tipo 16 omhs) mesmo se ligar na saida de 8 neste caso nao tem problema (e'melhor que sempre a caixa tenha impedancia maior do que a saida, o contrario e que nao pode ser).

    TsunamiBr
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Oi pessoal, mto obrigado pela ajuda. Macaco veio conseguiu me tirar todas as dúvidas :)

    Entretanto, apareceu um outro problema: Liguei meu amp semana passada, e toquei com ele por uns 20 min. Depois disso, ele parou de funcionar... estava bem quente, e o fusível tinha queimado.
    Hoje comprei um fusível novo, e pus no amp. Estou sem falantes aqui, então não posso ligá-lo. Mas quis testá-lo pelo menos em standby. O amp ligou (em Standby), quero dizer, a luz do painel acendeu... e atrás, 2 válvulas maiores acenderam também. Só que estou na dúvida, em standby era para todas as válvulas acenderem, ou é normal apenas essas 2 mesmo?

    Rodrigo

    macaco veio
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    o stanby apenas acende os filamentos para as valvulas se aquecerem antes de receberem a alta voltagem. Era pra todas acenderem (as vezes umas mais acesas do que outras mas todas).
    As grandes funcionam em pares duas de cada lado, ele pode funcionar com duas (nao do mesmo lado) ponha uma em cada extremidade, pode fazer assim pra testar sem tem alguma ruim que nao esta acendendo ou acendendo vermelha demais no centro dela.
    Funciona so com duas (nao e' o ideal mas nada perigoso ocorre).
    Nao ligue sem caixa (so o stanby pode) isto forca o transformador de saida, pode ate nao acontecer nada mas se plugar a guitarra e tocar sem caixa ira sinal de potencia no transfomador de saida sem carga para ele soltar essa potencia e a queima pode acontecer.

    edalko
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: edalko
    · votar


    TsunamiBr

    Fio, não esquece uma coisa nos GIANINNIS:

    Para deixar em stand by:
    ligue apenas a CHAVE denominada POWER

    Para ligar de vez o amp:
    após ligar a CHAVE denominada POWER ligue em seguida a CHAVE denominada STAND BY.

    O contrário, sem os devidos falantes conectados, pode dar problema...

    O pessoal geralmente confunde a situação do amp (ligado x stand by) com o nome que está na chave de lig/desl.

    fernando0877
    Veterano
    # set/13 · Editado por: fernando0877
    · votar


    Outras dúvidas para enriquecer o tópico:

    5) A chave +B é a Stand By?

    6) O Reverb não está funcionando. Quando coloco o ganho do reverb no máximo vai crescendo lentamente até chegar numa espécie de microfonia. Há somente um cabo ligado na entrada do reverb. Porém há uma outra saída RCA e ali não tem cabo algum. Deveria estar ligado em algum lugar esta saída?

    7) o vibrato não deu sinal de vida. Dizem que este circuito vai perdendo o efeito no decorrer dos anos... e como o amp já está com 42 anos.

    8) Conforme o antigo dono as 2 saídas para caixas dele estão em 8ohm. Daria para medir essa impedância e ter certeza? Dizem que tem um fio verde (4ohm) e um amarelo (8ohm) e pode-se fazer duas ligações.
    Na sequência vou mandar pro técnico trocar uma das saídas para 4ohms. Pois a minha caixa é com 2x12", com 2 falantes de 8ohms (80w cada), ligados em paralelo, resultando em 4ohms.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas - Giannini Tremendão II