Pontenciometro pra Giannini thunder sound II

    Autor Mensagem
    parma
    Veterano
    # dez/09


    O giannini thunder sound começa a dar distorção de valvula a partir do volume 4,5. É verdade que se eu por um potenciomentro logaritmico de 1 mega, ele não vai distorcer com facilidade? Que vcs dizem como eletronicos ou entendidos do assunto?

    wiskeria
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: wiskeria
    · votar


    depende, se ele esta distorcendo perto da metade do volume ele esta funcionando correto, o som no 4 deve sair beeem alto e praticamente limpo. Na configuração de valvulas de pré vc pode aumentar ou diminuir o ganho, 12ax7 tem alto ganho, 12at7 tem medio ganho e 12au7 tem baixo ganho. potenciometro recomendo deixar no valor original. Vale dizer que um falante de alta sensibilidade da mais volume que um falante comum selenim nacional por exemplo. Outra é que guitarra com captadores humbucker distorcem com mais facilidade que os single.

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    parma
    Buenas!Isso que vc pergunta é mais um mito sobre amplificadores.A diferença entre pot linear e logaritmico está na maneira como é construida a trilha de resistência.No linear, a resistência se distribui de maneira igual(linear) ao longo da trilha.Então, no pot linear vc ao atingir o centro físico da trilha, estará com exatos 500K para cada lado(nocaso do pot de 1M).Já no logaritmico, a trilha tem uma expansão no início, ou seja, até o centro físico, vc percorreu cerca de 33,3% da resistência, com 2/3 de percurso, vc atinge cerca de 52%da resistência, sendo que os últimos 48% são percorridos apenas em 1/3 do curso físico.Tudo isso pra dizer pra vc que sua distorção não vai melhorar, apenas vai mudar de posição física em relação ao curso do pot.Vai enganar seus olhos e seus ouvidos.O ThunderSound II que distorce no volume 4,5 pode ter 2 problemas: ou as válvulas de power (6L6) estão fracas ou com bias fora de ajuste.Uma razão externa pode ser a caixa de som com impedância errada.O ThunderSound II não admite nada abaixo de 8 ohms, nem acima de 10 ohms.As válvulas de pré quando fracas, fazem apenas com que vc tenha baixo ganho(pouco volume), porém a extimativa de vida útil das mesmas é de 8X1(oito trocas de power por uma troca de pré).Feliz 2010!

    wiskeria
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    carlos adolphs
    concordo, porém eu tenho um TS2 e creio que as duas saídas para caixa dele eram originalmente em 4ohms cada, podendo usar duas caixas de 8ohms ao mesmo tempo. Como era padrão dos giannini... Tem certeza que o thunder não tem opção para usar 4ohms?

    Victorblues
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    parma

    como o nosso amigo carlos adolphs mencionou podem ser 3 problemas clássicos :
    valvulas de power fracas
    regulagem de BIAS ou incompatibilidade na saída.

    Uso 2 gianninis e tenho convivido com vários durante anos e posso te afirmar que se uma hora pra outra seu ampli começou a saturar demais no volume 4,5 e acima disso ele apenas fica mais saturado sem ganho representativo em volume, deveser algum problema de valvula gasta sim. E com o passar do tempo a saturação já começa em 4 ou 3 no volume do ampli.

    A saturação (leve) que considero aceitável, normal e gostosa no thuder é a partir de 6,7 no volume. Se bem que como guitarrista toda a saturação do thunder sound é muito boa. =)

    abs

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    wiskeria
    Buenas, desculpe a demora!Na realidade o TSII assim como o TSI,usavam originalmente uma caixa de 4 X10, 8 Ohms.O TSIII passou a usar uma caixa de 4 X12, 8 ohms e apenas a linhaSuper e Tera usavam 4 ohms e configuração Full-Stack com 2 caixas 4 X12 ou Half-Stack com 2X15, uma caixa.Os tremendões sim tinham diferença e usavam uma saída de 6 Ohms.A segunda derivação no trafo de saída era apenas para a realimentação negativa, e é cerca de 10 Ohms.Teve Tremendão I com caixa de 6 X6' com 6 alto falantes de 3,2 Ohms(comuns, na época), 6 polegadas, ligados 3 a 3 em série e os dois conjuntos em paralelo, que perfazia 4,8 Ohms totais, próximo portanto dos 6 ohms.Na prática, cada configuração era ajustada em fábrica, através do bias, para prover a corrente total em função da impedância refletida, sem dar muita bola pro fator impedância em sí,era corrente de catodo a plena excitação, a 1000 Hz, para dar o valor de manual.Claro que com isso existiam versões que consumiam mais as válvulas do que outras, quando o menos avisado "mudava" de caixa, deixando de usar a original.Se vc sabe que o ampli funciona em classe AB1 ou AB2 e fez uma caixa diferente, retoca o bias pois ele vai mudar a corrente do estágio final, visto que a impedância refletida vai mudar também, conforme o que o estágio final "vê" de impedância na sua caixa.
    Um abraço e Feliz 2010.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pontenciometro pra Giannini thunder sound II