Por que amp valvulado é tão mais caro?

Autor Mensagem
Zero Zen
Veterano
# jan/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vamos dar nome aos bois ! heheheh

Principalmente por uma razão lógica: Se houve debate, discussãozinha, desinteligência ou desacordo de opiniões que envolvia você, esta se estabeleceu entre nós.

Então, a conclusão é de um óbvio ululante, como diria o Nelson Rodrigues. hehehehe

T+.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Zero Zen
É, mas deixa pra lá, até porque tu estás em POA e não pode pagar uma cerveja para mim, eh,eh,eh,eh.......................
Abç

rsf
Veterano
# jan/09
· votar


Raizen

ô loco, surpreendeu-me agora...em um forum onde as "celebridades" geralmente recebem as contestações como uma afronta a seu conhecimento, deixando vazar a vaidade em detrimento à razão...dando, em regra mais importância a não perder o debate do que aprender algo com ele... teu comentário é digno de nota.
parabéns pela serenidade da tua inteligência...

erico.ascencao
Veterano
# jan/09
· votar


Ontem eu estava na empresa em que estagio e presenciei um questionamento interessante. O cara que mexe com hardware na empresa não sabia que ainda se usa válvulas termiônicas (a válvula dos amplificadores valvulados). Um outro cara comentou que músicos preferem, mas ele não sabia porque. O primeiro cara ficou indignado, perguntando qual seria o tamanho dos amplificadores e comentou também que já existem microválvulas que substituem as tão adoradas pelos músicos, mas provavelmente só são úteis em aplicações de microeletrôica.

Zero Zen
Veterano
# jan/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


rsf

Tudo OK ?

erico.ascencao

Seu post me lembrou a célebre frase:

Uns venceram por seus crimes, outros fracassaram por suas virtudes. William Shakespeare

Me parece que a válvula venceu o transistor pelos defeitos dela e em razão das "qualidades" dele.

Preferimos o drive musical da saturação (distorção) e a compressão sutil dos valvuládos. A precisão, limpeza e fidelidade do transistor soam estéreis aos nossos ouvidos.

T+.

jigo__
Veterano
# jan/09 · Editado por: jigo__
· votar


erico.ascencao
Kra meu pai antes de entra na barro branco, fazia bico numa eletronica e ele ficou indignado pelo fato de eu estar comprando um amplificador valvulado, falo q isso era coisa velha, q a tecnologia hj ja superava isso, ai eu botei ele p/ ouvir uma gravação de um amigo com o wizard do max (q eu comprei) e a gravação com meu amp SS e depois com minha zoom g7, ai ele entendeu...

Ai eu disse: é pai nada como o som das valvulas
e ele completou: pode até ser por in qto mais daqui a pouco a tecnologia supera...

Esse impasse vai existir p/ sempre...

E o pq é caro??
É só vc sair por ai e procurar bons instrumentos, ou qq coisa ligada a musica e vc vai perceber o pq!!

Abçs

erico.ascencao
Veterano
# jan/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Zero Zen
Quando eu falei pro cara que amplificadores valvulados tinham o tamanho de uma impressora de computador (pensando nos cabeçotes), o cara ficou espantado. E eu fiquei espantado com a reação dele, pois imagino que o cara toque alguma coisa, então esperava que ele soubesse do que se tratava um amplificador valvulado.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Uma pergunta imbecil:

Válvulas e lâmpadas tem alguma relação? Caso afirmativo, pq válvulas são tão caras? Lembro que meu pai tinha um pote cheio de válvulas velhas nas dispensa da nossa casa... Acho que jogou fora.

Sei lá, teoricamente eu acho que há um "puta" marketing nisso tudo... Válvula é coisa "ultrapassada", era pra gente nem falar delas... :-)

Abs

thanatos
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Se vc pensar em algo de vidro com vácuo dentro, elas são bem parecidas...
achei muito pouco sobre isso, mas parece que uma válvula é uma lâmpada com um terminal a mais ligado a uma placa metálica que fica próxima ao filamento.
Quanto a essa diferença de preço, creio que seja em parte marketing (30 anos atrás NINGUÉM gostava de esperar válvulas esquentarem pra ver tv...hehehe), mas também os métodos de fabricação (tanto faz se uma lâmpada de 120W forneça 120 ou 119 ou mesmo 130W de potencia...já isso numa válvula deve(ria) ser mais controlado). Tem também o tamanho de mercado né, tem muito poucas aplicações pra válvulas hoje, se comparadas a lâmpadas. Espero ter ajudado...to com um livro sobre tv aqui (prova na terça ¬¬), quando chegar no capítulo sobre válvulas eu vejo se dá pra comentar melhor aqui.
Abs

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


thanatos

Legal!

Eu lembro que na minha casa tinham TVs valvuladas. Quando a gente ligava, era bem devagar... Ao ligar, formava-se um pontinho branco, muito iluminado, no centro da tela que depois expandia pra uma linha horizontal e por fim, abria a tela. Ao desligar era inverso. Esse processo demorava uns 15s...

Valeu cara!

Abs

jigo__
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Esse processo demorava uns 15s...
hj a nossa falta de paciencia é tanta q se demorar 05 s pra ligar a tv pra novela minha mãe e minha avó entram em depressão!!!

abç

thanatos
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
E provavelmente esse ponto branco no centro da tela ficava marcado no fósforo da tela em tvs mais antigas...
15 segundos é foda, eu já acho irritante ter que confirmar o relógio da tv qdo desligam o stand-by(isso pq é só apertar Ok no controle...), imagina esperar toda vez que for assistir algo hehehe

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


jigo__
thanatos

Ainda vazia um barulhinho muuuuito agudo quando rolava a "introdução" pra TV ligar por completo.

Ultra vintage!!!

Abs

thanatos
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
HUAHUAHUA nossa eu passei por isso também...mas não sei se era uma tv valvulada, sei que era BEM old.
Provavelmente era culpa do circuito oscilador de horizontal da TV, se não me engano a frequencia dele no sistema PAL-M fica próximo de 15kHz, o que daria algo bem agudinho né?xD

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


thanatos: o que daria algo bem agudinho né?xD

A cachorrada devia sofrer!!! :-)

Abs

Matthew Tuck
Veterano
# set/09
· votar


Porque uma Ferrari é tão mais cara que um Corsa? Pense nisso.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Matthew Tuck: Porque uma Ferrari é tão mais cara que um Corsa? Pense nisso.

Comparação meio estranha... Me desculpe; -)

MMI
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Ultra vintage!!!

Porra cara... Eu vou te dizer que conheci monitor de computador valvulado. E isso ainda era melhor que cartão perfurado! E olha que você fazia um programa para o computador fazer uma conta, tipo calcular uma média e desvio padrão, depois esperava uns minutos e ia buscar nas impressoras matriciais de formulário contínuo se seu programa deu certo e o resultado, na tela não tinha resposta nenhuma... Isso é vintage!

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


MMI

Caramba! Isso eu não me lembro não. Peguei os de fósforo verde,
mas não eram valvulados... eu acho.

Abs

Kersey
Veterano
# set/09
· votar


hauehaue realmente muito foda a guitarra desafinadassa aeuhaeuh

Matthew Tuck
Veterano
# set/09 · Editado por: Matthew Tuck
· votar


MauricioBahia

O que eu quis dizer é o seguinte, tanto a ferrari quanto o corsa são carros. Os dois te levam em qualquer lugar que você queira ir (com o carro em boas condições, claro).
Só que a diferença gritante entre a qualidade deles (+ o custo da "marca" do "status" do carro) tornam a diferença de preço muito grande.

Do mesmo jeito, um transistor e um valvulado são amps. Ambos vão te dar um um som, só que a diferença de qualidade entre eles (há controvérsias, claro) aliado ao custo da marca, fazem com que a diferença de preço entre eles seja gritante.

Óbvio, eu exagerei em citar uma ferrari e um corsa (porque aí seria comparar um Warm Music tosqueira com um Bogner), mas acho que em linhas gerais, deu pra sacar +/- idéia :P

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


Ahhh tá!!! Entendi... vc tava falando em relação a preço!

Abs

Matthew Tuck
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

Tranquilo, acho que não havia me expressado direito no primeiro post!

Badoe
Veterano
# set/09
· votar


eu achava que os Watts RMS eram uma das coisas mais importantes num amp

Meu Deus... um dia eu também pensei assim!!!!

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


Válvulas e lâmpadas tem alguma relação? Caso afirmativo, pq válvulas são tão caras? Lembro que meu pai tinha um pote cheio de válvulas velhas nas dispensa da nossa casa... Acho que jogou fora.

Sei lá, teoricamente eu acho que há um "puta" marketing nisso tudo... Válvula é coisa "ultrapassada", era pra gente nem falar delas... :-)


A relação entre válvulas e lâmpadas é só vidro e metal. No resto, não tem nada parecido.

Sim, existe muito marketing e fetichismo nisso, juntando com o fato de que músico adora mitos, isso joga o preço desses componentes (e principalmente, dos produtos que os usam), lá pra cima.

Porém, circuitos valvulados são naturalmente mais caros, pois consomem mais energia, exigem tensões de alimentação maiores (com isso, transformadores maiores e maiores cuidados com isolação).

A gente só fala em válvulas aqui, em equipamentos de guitarra. Pode ver que todo o resto passou para os transistores e não sente a mínima falta de válvulas. Ou alguém aí quer um computador valvulado?

http://www.mspc.eng.br/eletrn/vterm_110.shtml - Aqui um texto básico sobre funcionamento de válvulas. Infelizmente não achei nenhum sobre o funcionamento de lâmpadas (haha)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que amp valvulado é tão mais caro?