Tecnicamente falando, o que é "bias"?

    Autor Mensagem
    Naloxone
    Veterano
    # ago/08


    Alguém explica?

    thigsm
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: thigsm
    · votar


    edit

    Sharper
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    http://www.geofex.com/tubeampfaq/TUBEFAQ.htm#whatisbias

    Mc Fly
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    BIAS = Basic Input Autput System

    marcioguita
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Polarização =)

    Gabriel Cervi
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    E o que isso muda no som final?

    Diino
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Mc Fly
    Autput

    :O

    DotCom
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Polarização =) [2]

    Gabriel Cervi
    E o que isso muda no som final?
    A depender da polarização, você pode ter o power saturando mais cedo, ou ter um som mais magro, por exemplo.

    Mc Fly
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Mc Fly
    Autput

    :O


    Diino, foi só uma brincadeira.

    Mc Fly
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Agora postando com seriedade, acho que este artigo técnico poderá te dar alguma luz:

    http://izzychili.com.br/enciclopedia/index.php/Tens%C3%A3o_de_BIAS

    Minow
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Minow
    · votar


    Um conjunto de Beatrizes.


    (Só pra descontrair. :D)

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Revivendo:

    Enfim, WTF é esse BIAS?

    Os links não foram suficientes.

    Falou!!!



    Um aceno de longe!!!

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    up...





    o/

    tatus
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: tatus
    · votar


    Poxa velho, se você já leu Izzypedia, procurou no google e isso não foi suficiente das duas uma. Ou você não esta familiarizado com o tema ou então tem que ser mais específico para ficar mais fácil te ajudar.
    Muitas pessoas aqui e ali aprenderam isso pesquisando na net.
    Se você simplesmente não esta familiarizado com o tema então procure algo que explique como funciona as válvulas primeiro, desde a válvula diodo de preferência, tem muita coisa para download na net.
    Caso contrário seja mais específico, diga o que esta te encafifando que a galera te ajuda.
    Se tiver dificuldades em baixar algo descente fala pra mim que eu mando um material legal para você ler.

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    tatus

    Fala, cara!!

    Rapaz, esse Izzypedia acho que está fora do ar.

    Mas tenho visto alguns comentários por aí, e muita gente fala sobre Classe A, AB... e eu dei uma viajada nisso também.

    Mas pelo visto, terei que "começar do início"... hehe.

    Vou tentar procurar mais pelo Google, e qq coisa peço sua ajuda...
    :)

    Falou, cara!!!



    Um aceno de longe!!!

    kosmiktubes
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    tatus
    Valeu a recomendação aí, tatus. Postei um tópico sobre a mudança de endereço da Izzypedia.

    Del-Rei
    As válvulas são como torneiras de agua. A maçaneta é a grade de controle, e o canal por onde passa a agua é o caminho dos eletrons entre a placa(a parte escura que você enxerga) e o cátodo(a parte incandescente da qual você enxerga as extremidades).

    Quando a grade está com 0 volts, a torneira está 100% aberta. Quando você vai tornando a tensão da grade mais negativa, a torneira vai fechando. Até não passar nada.

    A tensão zero conduz corrente máxima(torneira toda aberta), a tensão mais negativa onde não passa nada é a "tensão de corte".

    Qual a tensão inicial ideal de trabalho? Quando um jornalista escreve uma matéria, e ele é tendencioso, dizemos que ele tem um certo "bias" para um lado. "Jornalista flamenguista pô"! "Esse é do Serra/Dilma/Lula/Mickey!" Isso é um bias, uma "tendência".

    Na válvula, você ajusta a tendência de funcionamento aplicando na grade uma tensão negativa qualquer que a coloca em alguma lugar entre a torneira aberta e a torneira fechada.

    O lugar onde você coloca a tensão, é a tensão de BIAS.

    Você vai colocar a válvula para ter tendência a cortar metade do sinal? Aí é classe B. Vai permitir o sinal todo caber entre zero e a tensão de corte? Classe A. Vai colocar no meio termo, permitindo um pouco além da metade do sinal "caber" entre zero e corte? Classe AB.

    A tensão de BIAS também ajusta a corrente DC que a válvula conduzirá quando não há sinal passando por ela. Se colocar na tensão de corte, a válvula está parada, e só um sinal positivo poderia elevar a grade e fazê-la conduzir. Para guitarra o timbre nessa região é péssimo.

    Se colocar muito positiva, a válvula vai dissipar a maior parte de sua energia em corrente DC, que não tem sinal. Se o bias estiver pouco negativa, a válvula conduzirá mais e mais corrente, dissipando tudo na forma de calor na placa. A placa pode ser danificada, o transformador tampouco é feito para corrente DC, e assim todo o estágio de saída corre risco com o bias desajustado.

    Aí o ajuste ideal é questão do circuito, da classe desejada, do timbre procurado, etc. Existe uma faixa de tensão que produz a corrente ideal, e a válvula produz um sinal distinto dependendo desse ponto. Dentro de uma certa faixa segura, o BIAS é questão de gosto.

    tatus
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: tatus
    · votar


    , não por isso, anida te devo muitas referências.

    Del-Rei,
    Upei páginas de um livro que vão ajudar você a se familiarizar com o tema. Tem figuras e explicações, é muito bom porque explica como funciona desde a válvula mais simples até a mais complexa, mostra também como abrir e fechar essa torneira, com certeza quando estiver no banho vai entender.

    http://www.mandamais.com.br/download/i8cs2762010183546

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    zefonseca

    Meu amigo.... Que didática excelente!!!
    Vc já foi professor, cara???

    Seu texto está sensacional!
    Muito obrigado mesmo, cara!

    Vou dar uma boa lida no valvulados.com.br

    Valeu mesmo!!!


    tatus
    Opa! Valeu!

    Estou baixando o livro!
    Muito obrigado também, cara!
    Vou ler com certeza essas páginas.



    Muito obrigado, galera!!!



    Um aceno de longe!!!

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=285

    Zedosal
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    tatus

    baixei... vou ler... e aprender mais...

    valeu!!!

    tatus
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Qualquer dúvida que tiver pergunta aqui para o aprendizado ficar mais rápido.
    Vou ver se acho mais coisas para upar, mas esse primeiro é texto de cabeceira para quem esta começando.
    Boa sorte

    kosmiktubes
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Del-Rei

    Valeu Del-Rei. Infelizmente não sou professor, sou aprendiz eterno mesmo ;)

    tatus
    Baixei o livro ainda ontem, interessante o scan, valeu pela dica, quem tiver tempo vale a pena para bastante coisa da eletronica de amps.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    zefonseca
    Meus parabéns!Foi uma das melhores explicações que já lí!
    Um abraço .'.

    kosmiktubes
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    carlos adolphs

    Valeu! A gente vai aprendendo com outros como você aqui que há tantos anos dá dicas valiosas.

    Um abraço.

    Zidane
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    zefonseca

    Vlw, cara, eu tb tava meio que boiando nessa de classe A, AB..., sua explicação foi ótima.

    Amanha, quando eu tiver mais tempo, com certeza eu vou baixar o livro que o tatus disponibilizou.

    Diogo_AS
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    zefonseca tua explicação foi simplesmente IMPRESSIONANTE! Parabéns.

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    zefonseca

    +1 para você. Excelente texto.

    kosmiktubes
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Zidane
    Diogo_AS
    thmenezes_RJ

    Desculpem a demora em responder. Fico contente que tenham gostado. Obrigado pelos votos aí, fico até sem graça, nunca tive um post com tantos +!

    Mr.tarugas
    Veterano
    # set/10
    · votar


    nunca tive um post com tantos +!

    Então toma mais um aí pra você! "+"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tecnicamente falando, o que é "bias"?