Montando o Bias Rite e Regulando o BIAS de um JCM 900

    Autor Mensagem
    kosmiktubes
    Veterano
    # out/10


    Pessoal, as perguntas sobre regulagem de BIAS são frequentes e sempre ficam algumas dúvidas.

    Neste artigo mostro a montagem de um Weber Bias Rite, ferramenta simples e que todos podem montar para regular seu próprio BIAS em casa(tomando os cuidados com a alta tensão, é claro).

    Ao fim, mostro o cálculo da corrente ideal para o Marshall e a leitura em multimetro usando o Bias Rite que acabamos de montar.

    O Bias King, também vendido no exterior a U$ 260,00, nada mais é que esta ferramenta ligada a um multímetro barato. Se montarem o Bias Rite e tiverem um multímetro de precisão, terão uma leitura muito mais precisa que qualquer outro aparelho semelhante.

    Reparem os plugs "banana" que podem inserir em qualquer multímetro.

    Espero que ilustre mais um pouco este tópico tão falado e lhes seja útil.

    Endereço: http://zefonseca.com/blogs/ze/montando-e-testando-o-kit-weber-bias-rit e/

    tatus
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Muito bom hein zé,
    parabéns pelo blog também!

    kosmiktubes
    Veterano
    # out/10
    · votar


    tatus

    Valeu tatus, vc sempre dando força aí ao nosso trabalho. Obrigado por visitar.
    Abs.

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/10
    · votar


    zefonseca
    Excelente blog Zé!Tutorial muito bom.Se vc permite, mais uma recomendação ao povo:Se vc colar os soquetes com @Araldite ou Epoxi, tomar o cuidado de não colocar cola demais, pois tanto a @Araldite como o Epoxi comum, não reagem bem à alta tensão.Se escorrer para dentro dos soquetes pode vir a dar curto.Existe um epoxi especial para trafos de alta tensão que pode ser usado aqui, e pode ser adquirido no comércio especializado de epoxi como "epoxi para transformadores".Esse material possui rigidez dielétrica específica para o caso após a cura.Mesmo o epoxi comum não deve ser submetido a voltagens antes de 48hrs de cura.Um forte abraço!

    kosmiktubes
    Veterano
    # out/10
    · votar


    carlos adolphs

    Grande dica camarada, eu nunca soube disso! Valeu a dica.

    PS. Cara, eu tentei votar no post do carlos adolphs e ele retirou seu voto em vez de dar outro...moderadores, o que houve?

    ogner
    Veterano
    # out/10
    · votar


    zefonseca

    Vc votou no negativo??

    Ó! Dedão pra cima é bom, positivo, +1. Dedão pra baixo é ruim, mau, -1.
    Sacou?

    Hehehehe.

    Boa dica. Só tenho um amp com regulagem de Bias, e faço na marra, provavelmente nao deve estar bom.

    São 2 6BQS. Faço o seguinte:

    Nessa foto da pra ver as valvulas e o Pot que regula Bias.
    http://img7.imageshack.us/i/iguaba2009.jpg/

    Faço o seguinte:
    Vou aumentendo com párcimônia até não deixando chegar no ponto das valvulas ficarem vermelhas torradas, azuladas de tão "quentes", e o som ficar bom, hehehehe!!! Já fui algumas vezes no prprio fabricante e tenho uma referencia do som quando o Bias esta reguladinho...

    Então, se eu estiver fazendo MUITA besteira, oq pode acontecer é o amp não render o maximo possivel em questão de som e o desgaste precoçe das valvulas, certo?? tem a possilidade dele explodir meu quarto!? hehe!!

    http://img9.imageshack.us/i/igads015.jpg/

    http://img25.imageshack.us/i/iguaba2006.jpg/

    Abço.

    kosmiktubes
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ogner

    Aqui não apareceu dedão nenhum, apareceu uma caixinha em branco e eu cliquei nela. Alguém(ou todos rss) que não tenha votado queira por favor votar no carlos adolphs para mim? Valeu.

    Não tem possibilidade dele explodir. O trafo sofre um pouco, e as válvulas vão embora, mas não tem som mais bonito que com elas no limite e torrando! Pena que dura pouco.

    Quando atingem o vermelho você já as comprometeu, por isso é preciso usar um instrumento qualquer.

    Abraço.

    ogner
    Veterano
    # out/10
    · votar


    zefonseca
    Quando atingem o vermelho você já as comprometeu

    Uhmmm, mesmo que seja por pouco tempo, tipo alguns segundos apenas pra regulagem "fina" ????

    elas no limite e torrando! Pena que dura pouco.
    Acredito que seja variavel esse pouco né, depende do circuito, valvules projeto...Mas daria pra dar uma ideia ?? Pouco 1 semana!?

    Vi um site gringo semana passada e nao estou achando novamente, nele tinha uma simulação de regulagem de bias atraves de ondas senoides, onde o ideal era o bias regulado no topo da onda, caso estivesse ,por exemplo, no meio da onda vc teria pouco headroom gerando "distorção" mais cedo, e se regulado muito acima das ondas, vc teria muito headroom, mas deixava claro que o idela era o bias bem regulado pra não causar problemas....Deu pra entender?? Procede??

    kosmiktubes
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ogner

    Sim, se levar o nickel à incandescência aquela região onde "começou" a avermelhar já era. Quando ela avermelha é porque a placa está emitindo luz, muda a estrutura molecular daquele metal temperado, preparado, etc. Aquela região nunca mais volta a conduzir como antes. Aí a consequência pode ser timbre mal definido, perda de agudos, alteração na corrente de placa(fica descasada), e até falha precoce.


    Acredito que seja variavel esse pouco né, depende do circuito, valvules projeto...Mas daria pra dar uma ideia ?? Pouco 1 semana!?


    É variável. E depende de "torrando o quanto" você fala. Com ela incandescente ela vai pro espaço em minutos ou até quase instantâneamente dependendo de quanto baixa está a tensão de BIAS(é um freak show assustador).

    Com ela no limite deve durar alguns meses, mas vai perdendo rapidamente o timbre, perde os graves, definição, etc. Eu acho que uma Little Wing do SRV deve ter sido gravada com o Bassman torrando as 6L6 novas, porque o timbre é bonito demais. E o que custa um par de 6L6 se você vai gravar um hino daqueles?

    regulagem de bias atraves de ondas senoides,

    Tem mil receitas de regulagem de BIAS. O método utilizando osciloscópio é a mais "formal" e é usada principalmente com aparelhos hi-fi. Aí depende do técnico, cada um tem seus truques, e o músico é quem julga.

    ogner
    Veterano
    # out/10
    · votar


    zefonseca

    Valeu. saquei!!!

    Uma correção, tinha dito que as valvulas eram as 6BQS e na verdade são 6EM5

    E o amp esta no tecnico e ele disse que as valvulas estão bem "desgastadas", nao me lembro do termo que ele usou, hehe. recomendou troca-las....Estou com elas a 2 anos já....

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/10
    · votar


    zefonseca
    Mui útil!
    Positivado...
    Abç

    kosmiktubes
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ogner
    Dois anos está bacana pra válvula de potência, principalmente se tocar algumas vezes por semana com alto volume. Válvula de pré em geral o ouvido reclama antes da válvula.

    Legal enviar seus vídeos aí, estou num PC sem audio, depois vou assistí-los.

    Mauricio Luiz Bertola
    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montando o Bias Rite e Regulando o BIAS de um JCM 900