amplificador de violão serve para guitarra?

Autor Mensagem
walter.guitarra
Veterano
# mar/08


Os amplificadores de guitrra nunca ou raramente vem com entrada para microfone porque?
Já os amplificadores de violão geralmente vem com entrada para microfone. Como pretendo usar tanto o violão como a guitarra eu pergunto: Dá pra usar um amplificador de violão plugando nela uma guitarra?

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


walter.guitarra
O ideal é usar amplificador de guitarra msm...
ele ja eh construido com essa finalidade...entao o equalização..as regulagens no pre amp..vao ser mais adequadas!
mas se plugar uma guitarra num ampli de violao vao funcionar sim...
mas nao com a mesmo rendimento..principalmente se vc tiver afim de drive..e efeitos..
se for pra som limpo apenas..até quebra um galho!

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


Acredito q no seu caso..seja melhor um ampli pra guitarra...
e um ampli daqueles multi uso..pra voz separado!

João_Luiz
Veterano
# mar/08
· votar


walter.guitarra
Não fica bom não, pois são amplificadores bem diferentes.

Pra começar o de violão tem tweeter, e as impedâncias são diferentes: o som vai ficar rouco e a distorção abelhuda.

Use um amplificar específico para guitarras!

Abraço.

Bog
Veterano
# abr/08
· votar


walter.guitarra

Só acrescentando:

o som vai ficar rouco e a distorção abelhuda.

E cheio de médios-graves!

Amp de guitarra tem um timbre próprio, colore o som, muda a equalização e acrescenta montes de harmônicos ao sinal. É o tipo de coisa que você não quer ver acontecendo com a voz, mas que você definitivamente QUER ver acontecendo com a guitarra - o som "puro" de guitarra elétrica é bem feioso.

Se você quer muito usar esse amp com guitarra, use uma pedaleira com simulação de amps.

walter.guitarra
Veterano
# abr/08
· votar


Juliano P, João_Luiz, Bog
Amigos, vocês ajudaram bastante. Minha intenção, por preguiça mesmo, era carregar somente um ampli e usa-lo com guitarra e violão, mas como você observaram, muito bem, não ficaria bom. O negócio é mesmo cada macaco no seu galho. Ou seja cada instrumento no seu ampli específico. Existe um equipamento da Fender, acho que o nome é Fender Pasport, que pode ser usado para voz e instrumentos, mas é muito caro.

Juliano P
Veterano
# abr/08
· votar


walter.guitarra
Acredito que não exista amplificador de guitarra e voz junto...
pq a propria frequencia e amplificação da guitarra eh mto diferente do violao!
A guitarra eletrica os captadores dela nao captam som..e sim campo magnetico das cordas de aço...
já o violao o captador interno..funciona como um tipo de microfone..q capta som..igual o microfone de voz..q captam som da voz...
entao amplificador de guitarra eh todo diferente..possui efeitos pesados (distorção)..etc..entao voz junto não daria certo...
exceto se fizer junto..mas com canais separados...
já no caso de violao..isso eh possivel...
e tb pela procura..q eh mais comum violao e voz..
guitarra já eh mais banda..e mais peso!
mas eh isso ai...

Bog
Veterano
# abr/08 · Editado por: Bog
· votar


walter.guitarra

Leia abaixo, hehehe.

Juliano P
Acredito que não exista amplificador de guitarra e voz junto...

Na verdade, existe.

pq a propria frequencia e amplificação da guitarra eh mto diferente do violao!

Opa opa opa! Não estamos falando de frequência, e sim de amplitude. As frequências fundamentais das notas da guitarra são exatamente as mesmas do violão. Tá certo que guitarra tende a ter um motão de médio-graves, e isso é atenuado por amps de guitarra, que colorem o som - sim, amp de guitarra não é e nem deve ser 100% fiel.

já o violao o captador interno..funciona como um tipo de microfone..q capta som..igual o microfone de voz..

Nem todos. Alguns violões têm microfones dentro, mas a maior parte usa captação piezo, que fica na ponte.

exceto se fizer junto..mas com canais separados...

Exatamente.

Tem um amp da Crate, o TX15 (e o seu irmão de 30w) que é onipresente aqui em Tokyo. Em vários lugares, podemos ver montes e montes de pessoas com Tx amarelinhos. Ele tem 2 canais, e vem com uma bateria interna recarregável.

Um concorrente dele é o Roland Cube Street, que tem simulações digitais, o som um pouco melhor que o Crate, mas não tem a bateria interna.

Eu mesmo, estou para me mudar no final do ano, e vou para um cubículo minúsculo onde não poderei tocar guitarra. Estou pensando em despachar os meus amps para o Brasil e ficar de olho em um que ainda não lançaram, o Mobile Cube, para levar comigo e tocar em algum karaoke, hehehe

Juliano P
Veterano
# abr/08
· votar


Bog
hehe..eh valeuuu!
mas eh quase isso msm! hehehehe

Bog
Veterano
# abr/08 · Editado por: Bog
· votar


Juliano P

Hehhe, mas esses amps não são nada do tipo "para profissionais". São absurdamente populares aqui em Tokyo porque aqui tem MUITOS (mas MUITOS) apartamentos onde não pode tocar. O pessoal coloca num carrinho uns ampzinhos desses, levam em parques, e ficam tocando e cantando lá, com o mic e a guitarra/violào no amp. É um tipo de equipamento voltado para esse povo, porque são poucos os que podem levar uma caminhonete com uma bateria e ligar um JCM-800 no meio de um parque (hahaha, mas acredite, eu já vi).

Eu na verdade acho a qualidade do som desse Tx bem fraca. Fica bem melhor com pedaleira. O Cube já é bem mais decente, e tem efeitinhos!

walter.guitarra
Veterano
# abr/08
· votar


Juliano P, b]Bog[/b] O Tx15 eu não consegui abrir. O Roland Cube e o Mobile Cube são bem interessantes, mas o Fender Passport parece ser Show de bola, pena ser muito caro.
Veja nos links abaixo:
http://www.sonkey.com.br/index.php?dir=Produto&file=principal.php&cod_ produto=1405&nomeProduto=Sistema+post%E1til+de+PA+Passport+P-250+FENDE R

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71531324-pa-passport-p250-fende r-_JM

Bog
Veterano
# abr/08
· votar


walter.guitarra

Cara, isso já é um outro tipo de equipamento, não se confunda. É um PA portátil. Existem outros de outras marcas, provavelmente mais baratos (exemplo
). E são já voltados para pequenos shows. Se você ligar um teclado, mic ou violão num sistema desses, fica bom. Guitarra, só usando algum simulador de amp ou microfonando um amp.

Note que esse Mobile Cube é bem pequeno e tem bem pouca potência. Nunca vi, mas tenho absoluta certeza de que não é apropriado para apresentações. O Street Cube e o Cratezinho falam mais alto, e eu vejo gente usando o Crate na rua por aqui a todo momento.

Afinal de contas, você quer usar para que?

Alex guitar man
Veterano
# jan/11
· votar


alguem ja vio, ou testou/ tem video, com uma guitarra plugada em amp de violao???

tenho que compra um amp pro violao e pra guitarra mas to precisando mais pro violao, como nao vou ter dinheiro pra compra um pra guitarra depois, queria saber como fica uma guitarra plugada no amp de violao, é mais pra som clean.

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


Pra começar o de violão tem tweeter, e as impedâncias são diferentes: o som vai ficar rouco e a distorção abelhuda.

manda ele me seguir no twitter KPOAKPOAKAPOKAPO

Alex guitar man
Veterano
# jan/11
· votar


igor.schecter

po cara ri pra *****

Bog
Veterano
# jan/11
· votar


Alex guitar man
alguem ja vio, ou testou/ tem video, com uma guitarra plugada em amp de violao???

Se o que você quer é qualquer coisa parecida com um clean tipo Dire Straits, pode esquecer. Mesmo o som clean de um amp de guitarra tem uma coloração forte. Quase 3 anos depois, eu ainda digo (e se você quiser, depois eu coloco até uma gravação aqui): o som puro de guitarra costuma ser feio*. E (bons) amps de violão são como mini-PAs, simplesmente amplificam o som com um mínimo de alterações. É um negócio difícil de conciliar, porque os requisitos são diferentes. Diga-se de passagem, nesses anos que passaram eu testei mais a fundo os amps que eu citei no tópico, e nenhum deles é ideal para violão E guitarra.

Você pode resolver isso usando algum simulador de amps, mesmo que seja simples (exemplo: Zoom G1). Do contrário, se prepare para ter uma guitarra com o som extremamente magro e com um calombo nos médio-graves.

*Exceto talvez guitarras full hollow com timbre já "quase violão" para jazz.

Alex guitar man
Veterano
# jan/11
· votar


Bog

cara eu agradeceria muito se voce colocace uma gravaçao

vlw

Bog
Veterano
# jan/11
· votar


Alex guitar man

Coloco hoje de noite (horário de Tokyo, vai ser de manhã aí no Brasil). ;)

Bog
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bog
· votar


Alex guitar man

Aí vai:

Som seco, primeiro sem nada, depois com um overdrive leve. Note que o overdrive mesmo sendo bem leve, fica abelhudo. A guitarra é tipo Les Paul.

http://www.4shared.com/audio/o0OEvYvE/dry.html

A mesma gravação, mas com uma SIMULAÇÃO de amp bem simples (também não gastei muito tempo configurando). Note que mesmo o som limpo soa diferente, e o som com drive já não fica tão abelhudo.

http://www.4shared.com/audio/xYdbezok/amp.html

Uma coisa que talvez eu não tenha destacado direito é que eu falei quase tudo tendo em mente o som "típico" de guitarra: rock, pop, country, blues... Neste sentido, o som "puro" da guitarra é bem diferente do som que você ouve em gravações e shows. Mas existe um tipo de música que normalmente usa esses amps estilo PA: jazz. Mas aqui, normalmente as próprias guitarras são diferentes, normalmente não estamos mais falando de guitarras de corpo sólido ou semi-acústicas, e sim daquelas jazzboxes, guitarras com corpo oco e grande, que ressoam bastante, e que têm o som puro bem diferente do de guitarras mais "populares" (LP, strato e afins).

Alex guitar man
Veterano
# jan/11
· votar


Bog

VLW!!!

qual foi o simulador usado ??

Bog
Veterano
# jan/11
· votar


Alex guitar man
qual foi o simulador usado ??

Alguma configuração que eu inventei em 20 segundos num Boss JS-8. Eta brinquedinho prático! :)

Alex guitar man
Veterano
# nov/11
· votar


Afinal pessoal, aproveitando o tópico, o que tem no alto falante do amp de guitar pra cortar as frequências?

Ele é um mid range?

Alex guitar man
Veterano
# fev/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Nossa, que vergonha dos antigos post.........


Bog, realmente como você disse a guitarra vai ter um calombo nos médios graves ao ser ligada direto, eu mandei pra um mesa (só com pré em FLAT), posso dizer que as vezes me lembrou um violão, isso mesmo, ela é uma strato.......

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Bog, qual foi o equipamento utilizado nas demos? O timbre d guitarra ficou legalzinho direto no amp, diferente do meu acima :)

123nove
Veterano
# mar/12
· votar


O ideal é usar amplificador de guitarra msm...

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Bog?

Up

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man

Guitarra tipo Les Paul + Boss eBand JS-8.

O timbre d guitarra ficou legalzinho direto no amp

Teus ouvidos > palavras do Bog

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Teus ouvidos > palavras do Bog

Nao nao, o seu demo ficou legal, o meu demo fico ruim!


Bog, se gosta mesmo de roland e boss em? Hahaha, a roland sim saber fazer amps multiusos e acusticos

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man
se gosta mesmo de roland e boss em?

Não sou particularmente FÃ da marca, mas realmente, se eu pegar tudo o que tenho, dividir por fabricante, e ordenar pelo número de itens, vai dar Boss/Roland no começo da fila. Acho que é mais porque no Japão o preço da Boss/Roland é bem acessível. Quase tudo o que eles fazem tem um equivalente melhor de outro fabricante - mas é mais caro. A única excessão que eu lembro agora é a GR-55, que realmente é daquelas coisas do tipo "como eu pude viver até hoje sem isso".

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Ai que delicia esse gr 55 em? Me diz, quanto tempo voce ja passou "brincando nela"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a amplificador de violão serve para guitarra?