1 cabo por falante ou viajei muito forte?

    Autor Mensagem
    Lak Lak
    Veterano
    # fev/08


    ae galera

    queria saber se o numero de cabos pra ligar um head a uma caixa depende do numero de falantes ou se a caixa, independente do numero de falantes, usa apenas 1 cabo pra se conectar ao head!

    vlw desculpa pela duvida besta

    B.Frusciante
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    1 cabo apenas.

    Mas pode haver exceções

    MANFREDINI
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    bem, aproveitando seu tópico, o cabo que se usa para ligar "heads" nas caixas acústicas são os mesmos cabos de guitarras ou são cabos diferentes?

    Lak Lak
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    B.Frusciante
    Mas no geral, tendo 4 ou 1 falante, usa só 1 cabo pra ligar no head né?

    MANFREDINI
    Acho q sim, sao p10-p10. Me corrijam se eu tiver errado.

    B.Frusciante
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    MANFREDINI
    Podem ser, mas existem cabos específicos para isso, tendo vista que esse cabo deve ser de melhor qualidade...

    Lak Lak
    Sim sim.
    Geralmente os gabinetes têm mais de uma entrada para diferentes impedâncias(ohms), mas só se usa uma delas.

    As exceções que eu falei são para alguns gabinetes que são Stereo e geralmente têm duas(ou mais) entradas para essa função.

    Sprakudenu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Lak Lak
    1 cabo para mono. Se for estéreo, 2 cabos.

    MANFREDINI
    O plugue é P10, mas o cabo é diferente.

    Os cabos de guitarra são coaxiais (malha de terra envolvendo um cabo interno).

    O cabo recomendado de head para caixa é paralelo (dois cabos seguindo lado a lado) como os cabos de extensão de tomada ou de fios para caixas acústicas de som normal ou automotivo. Recomenda-se cabos 1,5x2 ou 2,5x2 (bitola).

    Se usar cabo de guitarra prá ligar head + caixa pode dar merda (queimar trafo, cabo pegar fogo em casos extremos)

    Abs.

    Lak Lak
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    B.Frusciante
    aaah ta entao sussegado, hehe

    perde-se muito usando cabos p10p10 pra ligar head ao gabinete?

    criei o topico pq pretendo adquirir um head (ou combo com saida pra gabinete, ainda n sei bem), e pra tocar em casa e tal quero ligar numa caixinha 1x12", mas no estudio que eu ensaio tem uma 4x12" bonitona, ai queria saber da praticidade de plugar um head num gabinete né... pq esse outro tipo de cabo nao eh "retiravel" tao pratico quanto os p10, ou estou enganado?

    Sprakudenu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ou pode acontecer nada também hehe

    em caso de emergência pode rolar cabo de guitarra prá ligar head-caixa, mas via de regra é bom usar o apropriado (paralelo).

    Lak Lak
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Sprakudenu
    saquei, mas ai, as entradas dos gabinetes sai p10, assim como a saida dos heads? independente do cabo... pq os combos q eu ja tive era ligado "direto" neh =P

    MANFREDINI
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Sprakudenu
    entendi, valeu pela explicação

    Sprakudenu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Os plugues são P10 sim, só muda o cabo (coaxial para guitarra ou paralelo para head-caixa).

    Alguns combos ligam os falantes por plugue também, isso pode variar de acordo com marca/modelo.

    Lak Lak
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Sprakudenu
    beleza... entendi, valeu caras =D

    Sprakudenu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Lak Lak
    Só se lembre de casar as impedâncias, ou pelo menos deixar a do head menor que a das caixas!

    Abs e boa sorte.

    Lak Lak
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Sprakudenu
    head em 8 e caixa em 8 = ok
    head em 4 e caixa em 16 = ok
    head em 8 e caixa em 4 = BUDEGA

    eh isso?

    MANFREDINI
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Sprakudenu
    e tem como mudar as impandâncias? que eu saiba as caixas e os heads já vem com impandância definida...

    lemingue
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    MANFREDINI

    Com uns 15 pila manda fazer um cabo paralelo P10-P10 com 1 metro de extensão e 2x2,5mm. Nunca mais se incomoda.

    Cabo de guitarra só em emergência.

    Um cabo normal de guitarra além de um dos cabos ficar em arame (um em volta do outro), há problemas com a quantidade de energia que passa por ele. É pouco cobre para muita energia, o fio pode "torrar", dar curto, ou se romper (por causa ou não do excesso de energia). Resultado: fora a possibilidade de fogo e etc, em algum momento de falha do cabo, seu amp vai funcionar sem amplificadores, dessa forma, o trafo de saída ou as válvulas de potência podem queimar.

    Sprakudenu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Lak Lak
    Isso aí.
    Só que a resposta de graves e agudos muda, se vc descasa as impedâncias, e a potência diminui um pouco também.

    MANFREDINI
    Geralmente os heads possuem uma chave seletora ou ainda dois jacks com uma impedância cada.
    A caixa também pode ter dois jacks com impedâncias diferentes, um prá cada tipo de ligação (série ou paralelo).
    Tudo depende da impedância dos falantes e da forma como são ligados.

    Abs.

    Lak Lak
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    beleza! hehe vlw galera agora ja sei como nao explodir minhas futuras aquisições =D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 1 cabo por falante ou viajei muito forte?