Será que meus falantes pifaram?

    Autor Mensagem
    Badoe
    Veterano
    # fev/08


    Uso uma 4x12 meteoro com um head WarMusic.
    Confesso que abuso um pouco dela (muito volume e grave) já que
    meus pedais dão muito ganho (ubber metal + eq boss).
    Recentemente percebi um ruído forte nas notas mais graves (com bastante volume). Abri a caixa mas não tirei os falantes, não ví nada de errado (nenhum cone estourado).
    Mesmo assim tenho certeza de que algum falante deu pau!!! Como saber qual ou quais? Recondicionando ficam bom?

    Delvo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Badoe


    Tentar lhe ajudar.
    Pode ser alto-falante e pode ser amplificador com saida ou saidas queimados.Tambem pode ser fiação, conectores, mau contacto etc. Examine tudo visualmente com muita atenção. Se tiver um multimetro melhor ainda.

    É muito fácil saber se o alto-falante está "queimado".

    Tem diversas maneiras.

    Se tiver dois canais de som iguais e independentes e se pelo menos um funcionar o mais fácil seria começar trocando os dois de posição e ver o que acontece. Aí pode chegar a conclusão se é falante, fiação ou amplificador que tá com problema.

    Para testar o alto-falante o melhor será usar um multímetro. O alto-falante(s) deve estar desconectado. Deve dar uma resistência ôhmica de 4, 8 ou 16 ohms, são as mais comuns. No alto falante ou caixa costuma estar escrito este valor.
    Se não tiver multímetro pode usar uma pilha, dessas comuns, com dois pedaços de fio conectados. Ao encostar os fios no falante se ele estive bom vai escutar um ruído e vai perceber o movimento do cone.
    Bom divertimento.Se precisar mais detalhes avise.

    Badoe
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Badoe
    · votar


    Delvo
    Obrigado pela ajuda.

    Ampli eu não acredito que seja, pois testei com outro head e o
    problema persiste.
    Vou então testar os falantes. Caso exista alguma avaria de bubina, etc... o teste da pilha ou do multimetro irá acusar?
    Tipo, os falantes são de 8 ohms, se houver algo errado com eles no teste do multimetro não se conseguira os 8 ohms?

    Todos estão funcionando, porém há o barulho que falei (apenas al altos volumes).

    Sobre o recondicionamento, vc sabe me dizer se fica bom? (caso sej abem feito claro).

    Sds.

    Delvo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Badoe

    A avaria que pode ter na bobina é:

    Pode estar interrompida, o que pode ser verificado com o meter. No meter vai marcar o valor suposto 8 ohms. Mas na verdade dá ou não dá continuidade,muito dificil dar outro valor. Essa continuidade tambem pode ser facilmente verificada com a pilha indicada acima. ou dá passagem ou não dá. Se não der está estragada.

    Outro problema que pode dar é a bobina estar encostada ou roçando no imã. Isto é comum. Funciona, mas tem barulho.

    Aqui em Campinas existe uma loja chamada Loja dos Cones, muito conceituada. Se não me engano fica na Rua Saldanha Marinho próximo a antiga Escarcelis ou Twcamp. Lá alem de recondicionar vendem muitos tipos de falantes.Podem te indicar um substituto dar orçamento do concerto sem compromisso, dizer se fica bom etc. Eu acredito que fique bom, mas é melhor voce conversar, talvez até consiga informações por telefone. Só procurar na lista.

    Espero ter sido útil
    .

    Delvo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    https://lojadoscones.locaweb.com.br/contato.php

    REPARO NO CONE - HT Forum
    Ficou otimo, como novo e o serviço foi feito ai em Campinas, acreditas, lá na loja dos Cones, perto das lojas de eletrônica do centro da cidade. ...
    www.htforum.com/vb/showthread.php?t=12534 - 129k

    Desculpem, não conseguí abrir esta pag, minha internet tá ruim.

    Badoe
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Delvo
    Valeu irmão.
    Vou falar com o pessoal da loja dos cones.

    Abraço.

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Badoe
    Antes de reparar, retire cada um dos AF's e verifique se o domo de proteção contra poeira na bobina está no local.Esses AF's, depois de certo tempo, com altos volumes e graves, acabam soltando o domo, que cai dentro da borda do cone e em altos volumes dá um som de coisa solta.Quando um AF queima ele para, se a bobina solta da forma, ele fica ruim em baixos volumes também.Outro fato que pode ter acontecido é vc ter abusado dos caras e eles terem tido excesso de fluttering, quando então o cone racha do centro para borda.O ideal é remover um por um e examinar fisicamente.Um abraço!

    has4
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Há intessantes dicas aqui! As anotarei todas!

    No meu caso, no meu ampli, um MG250fx marshall (transistorisado) quando o ligo, durante algum tempo funciona, mas depois, tem parado e não sai mais som algum. Então, o delisgo, aguardo um pouco e o ligo novamente, daí, volta a funcionar durante o tal pouco tempo novamente!

    É isso. Alguém saberia dizer porque isto tem ocorrido?

    Badoe
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    carlos adolphs
    Obrigado pela informação. Vou verificar.
    Abraço.

    Badoe
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Pessoal, acho que descobri o motivo do famigerado ruido.
    Ao tirar falante por falante e examina-los, sem achar nenhum problema neles, descobri que num dos falantes faltava um parafuso de fixação.
    Após recolocar cada falante, e substituir o parafuso faltante, o barulho sumiu.
    Como só ocorria em altos volumes, e notas graves, acho que o problema era uma vibração devido a falta de um parafuso.

    Era coisa tão simples mas causava um ruído assustador.

    Abraço.

    vini112233
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    como eu posso saber se o alto falante esta com problemas ??
    ah esqueci de mencionar q no video meu pc esta perto, ele esta fazendo uns barulhos estanhos !!! hahaha

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    SE você poder tire eles, cuidado ao manusear, veja se o cone dele esta rasgado, teste com um multímetro a resistência da bobina...

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Só pra dar uma ressuscitada básica...

    Mais alguém teve problema por não usar todos os parafusos do amp?

    Tô pra trocar os falantes e os meus atuais só tem 6, os novos tem 8.

    Já vi videos de gente substituindo Celestions (que normalmente só tem 4) por Eminences (que tem 8) e usando só os 4...

    Ramsay
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho

    Desde que sejam bem aparafusados, não tem problema nenhum usar menos parafusos pra fixar o alto-falante.
    Não existe regra, mas, num alto-falante de 6 furos deve-se usar pelo menos 3 parafusos.

    Nefelibata
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho

    Tem q por parafusos suficiente para evitar trepidação do falante e do gabinete que podem causar ruidos chatos.

    4 parafusos normalmente são mais que suficientes.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Ramsay
    Nefelibata

    Então... São 6 parafusos para 8 furos... Acho que dá.

    Valeu pela força!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Será que meus falantes pifaram?