O que exatamente o Variac fez no som do Van Halen ?

    Autor Mensagem
    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # abr/07


    Alguem sabe !??

    Ele usava um Variac espetado num Marshall Plexi (conhecido como série 2000).

    Alguem manja exatamente o que o Variac causava no timbre ?

    Modificava algo ? Ou nada ?

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bom, estou considerando o timbre do early van halen, só o registro dos primeiros discos, mais especificamente dos dois primeiros.

    Além do Variac, se alguem tiver alguma info interessante sobre os Plexi´s que ele usou, tambem seria muito interessante pra mim.

    Já li por ai que eram amplis stock, sem nenhuma MOD, mas já li que eram fuçados, etc...etc...

    Fico na duvida do que eram exatamente.

    Outro detalhe, tenho certeza que o timbre dele dependeu muito da master/equalizacao tambem.

    Até já li isto, de que o timbre no estudio na gravação e o timbre levado pro disco eram diferentes, justamente pela masterizacao e pós equalização do som.

    Mas o lance dos Variac´s mais Plexi´s me interessam muito.

    B r u t u S
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: B r u t u S
    · votar


    olha, eu tenho uma video aula de um alemão magrelo aki sobre o van halen em q segundo ele disse no video, ele ta usando um equip beeeem fiel ao q o evh usava. um marshall plexi jumpeado fora os pedais baratos tirando o delay boss e uns racks de efeitos. e segundo o tiozão da video aula, akela coisa servia pra dar mais punch no som onde ele substituiu o botão de presence do ampli por mais um pot de volume pra saturar mais ainda as valvulas e o presence foi adaptado atras do head. agora nao sei c esse "jumper" a q ele c referiu eh o dito cujo variac mas q ele conseguiu um som beeeem fiel do VH ele conseguiu.

    baum eh isso q tem na video aula aki. ela c chama "Van Halen -Guitar Method.mpg" e baixei na mula!! e eh Curt Mitchel o nome do alemon

    O_O

    Schenker
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Schenker
    · votar


    O VH usava amplis Plexi com 4 entradas, o que era o necessário para "jumpear" o ampli . . . numerando as entradas, um dos jeitos de se jumpear é plugar a guita na entrada 1 e depois coloca um cabo (destes pequenos mesmo, para ligar pedais) ligando as entradas 2 e 3. isto vc adiciona etapas de ganho no pré, através de realimentação.

    os amplis do VH eram mexidos pelo guru Reinhold Bogner (sim, ele mesmo dos amplis Bogner . . .)

    e quanto ao variac, o que ele faz é diminuir a tensão nos filamentos das válvulas . . . traduzindo: ele abaixa a tensão do trafo de saída, digamos de 117V para 100V, ele trabalha mais comprimido, mais "sag", mais "socado".

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    B r u t u S

    Tenho esta video aula, o mano lá toca bem pra caramba né !?

    Schenker

    Jumpear os inputs altera timbre tambem certo ?

    Tipo dá pra equalizar mais grave ou mais agudo dependendo do jump feito ?

    E no som Schenker, essa diminuição de tensão do variac causa mais algum efeito, fora o lance da compressão ?

    Bom, o que quero saber é se é isto que causa um GAS a mais nos plexis que o Eddie usou.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Sobre o Variac é curiosidade mesmo pra entender o funcionamento do aparelho.

    Sobre o timbre, o lance é o seguinte :

    Minhas referencias de Plexi, são basicamente Blackmore (por volta de 1974), Angus Young e Eddie Van Halen.

    Pluguei num plexi e o som lembra mais blackmore e angus, isto não foi dificil conseguir com o ampli, ele é bem plug & play.

    Mas parece que nos dois primeiros discos do Van Halen, o drive do Eddie era mais pesado e agressivo que destes outros dois guitars.

    Não quero o mesmo timbre dele, não é exatamente isto que procuro, mas gostaria de ter uma quantidade de drive próxima aquela sacaram !?

    E pra isto, gostaria de ficar nos plexi´s mesmo, pq outra opção seria partir pra um JCM 800, mas ai talvez sobre muito ganho.

    Gostaria de ter um plexi anabolizado heheheh

    ToRReSMo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    eu tbm keria saber desses variacs.....
    no pod xt tem uma simulação de plexi com variac..ate que é legal...parece ter mais compressão e ganho...
    mas seila..digital é digital..talves naum tenho n a ver com o original

    Schenker
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    JoeCruzGuitar
    Jumpear os inputs altera timbre tambem certo ?

    Tipo dá pra equalizar mais grave ou mais agudo dependendo do jump feito ?

    E no som Schenker, essa diminuição de tensão do variac causa mais algum efeito, fora o lance da compressão ?

    Bom, o que quero saber é se é isto que causa um GAS a mais nos plexis que o Eddie usou.


    sim, jumpear muda o som sim, além de alterar o ganho.

    não, em relação a atuação do eq nao muda não.

    causa muita diferença no som sim, fica mais baixo e mais "socado" (é difícil pra caramba explicar o que acontece, tocando mesmo é que se percebe a diferença). mas ele não fica tão "in your face" e tb satura mais cedo.

    não e isto não causa GAS não, a tua tá vindo pelo próprio Plexi mesmo (não lhe culpo não, são amplis do ca$@#lho!). rsrsrs

    abs!

    B r u t u S
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    JoeCruzGuitar

    toca sim... po, qdo eu vi a figura eu pensei: "kct, oq esse nirvanero ae keh falar do EVH?? ae ele comecou a tocar e eu - hehehe, droga"

    heoaiehheh

    mas o som q ele tira no comeco da video aula eh mto bom...

    markolino
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    que inveja de voces velho
    li todos os post

    e boiei ..

    Paulo Acedo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Usar Variac no ampli pra baixar a tensão de alimentação e conseguir mais drive a volumes menores pode ser uma fria.A tensão de filamento da válvula ,qdo fora da nominal pra mais ou pra menos,diminui muito a vida útil da válvula.

    Há outras maneiras bem mais práticas e baratas de conseguir o mesmo efeito.

    .Antunes.
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Paulo Acedo

    Legal Paulo, bom saber.

    Cara, tem alguma outra dica pra deixar um ampli baseado num Plexi um pouco mais anabolizado sem perder muito as caracteristicas do Plexi !??

    A opção mais facil para mim é fazer um plexi normal de 50watts, e usar algum bom pedal de booster na frente dele pra fazer ele gritar um pouco mais, exemplo um BB PreAmp.

    Ps.: Antunes= JoeCruz, me cadastrei com o meu nome mesmo no forum ok

    Paulo Acedo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Pra simular o efeito variac dá pra instalar diodos zener em série com o enrolamento +B do trafo fonte e baixar a tensão e reajustar o bias.

    Se vc manja de eletrônica sabe do q eu estou falando ,é uma maneira .

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Liga uma Zoom 606 em um, eu fiz e ficou foda com um pouquinho de nada do ganho da pedaleira.

    .Antunes.
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Paulo Acedo

    heheh não manjo Paulo, mas tá anotada a dica, vou pesquisar a respeito para decifrar o código da Vinci heheeh

    legal cara, bom saber que existem outros meios.

    kelson
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Paulo Acedo
    pegando o ct ki vai pro terra, vc ker dizer neh? mas dependeno do valor o zener tem que ter uma potencia bacana..
    eu gosto muito de resistores de sag..

    paulao_jazz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho

    Liga uma Zoom 606 em um

    com o flanger, o autowah e a distorção ligada!!!

    Uma coisa eu garanto: ninguém nunca terá ouvido coisa semelhante antes!!

    .Antunes.

    Po, cara. nem tive tempo de agradecer o comentario no topico da MG, ja estava trancado... "Puta musico" eu to me esforçando pra chegar lá, mas "grande guitarrista" vc pegou pesado!!! "Guitarrista grande" é mais garantido!! :)

    Mas valeu o comentário, vindo de vc, aí sim um GRANDE guitarrista, me deixa muito honrado!! Abração!!

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Pior que tem nego que vem aqui em casa que acha que eu tô usando o equipamento do Steve Vai. Mas quando eu ligo no PC as coisas mudam. Fica um lixo a gravação, não sei explicar.

    Zoom 606 rula.

    Paulo Acedo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    kelson:

    Sim ,pegando o CT q vai pro terra em alguns casos ou instalando 2 zeners nos vivos mesmo,depende do tipo de trafo .Eu retifico onda completa sem center tape nos amplis q eu construo,então seriam 2 diodos .

    Tem q dimensionar direitinho a potência.Normalmente zeneres de 5W a 10W servem,depende do ampli e da queda de tensão q se deseja.

    paulao_jazz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho
    tem nego que vem aqui em casa que acha que eu tô usando o equipamento do Steve Vai

    Ah, sim... pra tirar o timbre do Vai, até a 606 mesmo! :)

    Wrvieira
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    JoeCruzGuitar ou .Antunes. (tanto faz...hehehe),

    Nesse
    site tem uma baita explicação de como o Eddie Van Hanel chegava no seu famoso "brown sound", incluindo o uso do Variac e de uma "dummie load box" (caramba, eu queria manjar um pouco mais de eletrônica pra entender essas coisas...).

    Desculpa ressucitar o tópico, mas achei que esse site é uma boa fonte no caso de futuras buscas.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Wrvieira

    Opa, valeu cara. Sou o Antunes heheh é meu nome, mas perdi a $#@ da senha desta conta que criei. A mais antiga eu gravei a senha de cabeça já, e é que continuo usando.

    Valeu pelo link, vou me divertir por lá !!!

    lukeswall
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Wrvieira

    Dummy Load é apelido pra atenuador.

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Galera, só dando um UP pra fazer um relato sobre o VARIAC.

    Dei uma lida nesse tópico aqui abaixo também, porque me interessava:
    Tensão em Amps Valvulados 127V vs 110V

    Eu tenho um amp valvulado, importado, que veio com tensão de 120V.
    Teoricamente, a tensão na minha casa seria 127V, mas medi com multímetro e percebi uma variação grande, chegando a uns 132-133V.

    Se o amp fosse de 127V, não teria problemas (Creio eu), mas como é 120V, a diferença pra 133V é muita coisa.

    Então, busquei incansavelmente um transformador de 120V p/ 127V... Mas não encontrei...

    A solução foi comprar o tal VARIAC... Regulo, normalmente, a tensão de saída dele pra 115V e percebi que o amp ficou com um som menos agudo, e mais equilibrado. Na verdade, a diferença não é tão evidente, mas existe.

    Não gravei nada ainda, mas vou gravar... Preciso só de tempo, hehe.

    É isso.

    Um aceno de longe!!!

    Drive30
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Del-Rei

    Interessante isso amigo. Quanto custou esse 'brinquedo' ??

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Drive30
    Cara, acho que uns R$ 110,00 no ML... Algo assim.
    + Frete, claro.

    Ah, e vc vai precisar comprar fios pra ligar, porque o Variac não tem fios... Pelo menos o meu não veio.
    Comprei fio e as tomadas (macho e fêmea), fiz uma extensão, cortei no meio e usei.

    Lembro que tu comprou um amp relíquia, né? Qual a voltagem dele...?

    Valeu, cara!!

    Um aceno de longe!!!

    Drive30
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Del-Rei

    cara, ele é 230V hehe, porque é ingles, eu uso um transformador, mas o variac nao seria para ele nao, o som dele ja é f demais , se colocar mais coisa estraga, hehe.

    Seria para o outro que tenho que é 117V, pelo preco que vc falou acho que da para brincar , hehehe, achei que fosse caro isso ai.

    Rodrigo Vieira Mendes
    Veterano
    # set/13
    · votar


    o variac é pra naum torrar as valvulas do ampli com transformador de fonte vintage. Normalmente 110 volts, como era antigamente. Acredito que ninguem usa isso pra conseguir mudar o timbre... se baixar a tensão o ampli "peida" e sufoca a fonte, e se subir a valvula frita.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que exatamente o Variac fez no som do Van Halen ?