Manutenções num Peavey Audition 110 USA (Transformador mto quente e troca do pot de volume) Dúvidas!

Autor Mensagem
Renkar
Veterano
# ago/06 · Editado por: Renkar


Opa pessoal!

Nessa última sexta comprei um amp **Peavey Audition 110 USA usado**, q estava bem conservado.. fui na casa do kra buscar.

Aí aqui em casa, tocando, notei q o volume estava variando do nada as vezes.., mexi no knob de volume e confirmei q o problema deveria ser no potenciometro de volume, pq só mexendo no knob sem girá-lo variava mto.

Então vou trocar o pot de volume.. por qual valor devo trocar? Vou abrir o amp hoje mas acredito q o valor não deve estar escrito no pot..



E outra.. quando eu toco uns 30 minutos o **transformador do audition** fica bem quente, quase queimando o dedo quando encosto ali na parte de metal do transformador..

Pra evitar problemas no futuro eu devo arrumar isso depressa né?

Será q alguma refrigeração por ventilador, cooler, etc resolveria o problema ou só trocando o transformador? E quanto deve custar um transformador desse? (parece q é de 50W)


Abraços!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Renkar

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Renkar
Trocar o potenciômetro não deve ser difícil.O valor dele pode ser avaliado, medindo com o ohmímetro a resistência entre os terminais de fora.Geralmente tem o valor impresso.Quanto ao transformador
não deveria esquentar tanto visto que é para 120V, que em relação à nossa rede estaria dentro de 5,5% de variação.Porém é bom medir a voltagem da sua rede para ver se está passando dos 130 V.Apesar disso é natural que ele aqueça mais devido ao acréscimo da voltagem.Uma ventilação forçada pode ajudar.Um abraço!

oldmonkey
Veterano
# ago/06
· votar


a meu ver não deveria esquentar nada, talvez mornar um pouquinho depois de um bom tempo ligado. ve se consegue dessoldar os fios do secundario, isolar as pontas e ligar o ampli so pro transformador funcionar sozinho por um tempo pra ver se ele esquenta sozinho ou o circuito faz ele aquecer. assim poderá observar se ele esta ruidoso, vibrando demais, etc. o acrescimo de voltagem é pequeno, pô o Carlos vai querer que ce fique carregando ventilador?

Renkar
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
oldmonkey

Valew! Me parece que vai ser tranquilo de arrumar o pot de volume.
O transformador vou ter q olhar direitinho..


Será q esse transformador q veio nele pode não ser o original, por isso ele ter sido usado meio q "gambiarrado" no lugar do outro? Por exemplo, terem trocado por um q não seje realmente pra 120V, talvez esse seje para voltagem menor.. e por isso esteja esquentando por acréscimo de voltagem.
Como eu posso medir para que voltagem esse transformador é? Para testar essa hipótese.


oldmonkey
Vou testar isso também! Vc quer dizer, desconectar o transformador do circuito para q ele funcione sem alimentar nenhum circuito e aí testar se tá esquentando sozinho ou se tá esquentando por causa da alimentação do circuito do amp?

oldmonkey
Veterano
# ago/06
· votar


isso mesmo
os trafos destes amplis importados geralmente são muito bem feitos e da pra ver quando é importado ou quando é nacional, os nacionais são confeccionados meio diferente (tipo de carretel usado, a caneca, algumas vezes enrolamento lado a lado ao invez de um por cima do outro como os nacionais etc.)

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


oldmonkey
Renkar
Carlos vai querer que ce fique carregando ventilador?
De preferência um Martau de 4 pás.Pô Mineiro, me referí a cooler.

marcelogatinho
Veterano
# ago/06
· votar


Eu tinha um studio pro,
quando dava calor o transformador do bixo fervia!!!
exe: uns 30graus e o ampli ligado umas tres horas tu naum conceguia ficar uns 4 segundos apertando o transformador com a mao!!!

oldmonkey
Veterano
# ago/06
· votar


mas tem que ver que tem uma montagens em que a caneca do trafo é parafusada deitada junto ao chassi, o dissipador do transistor de saida ja joga calor no chassi e ainda tem os resistores redutores de tensão para o pré que é o que mais aquece (uma economia de montagem em todos amplis, o ideal era uma fonte separada), então todo o ampli vira um forno e muitas vezes faz parecer que é o trafo. por isso dei a ideia de ligar o trafo sozinho pra ver.

Renkar
Veterano
# ago/06
· votar


marcelogatinho
É mais ou menos assim q tá aqui! A única diferença é que aqui não precisa nem de estar calor, e ja fica quentão nuns 30 minutos, quase que queimando o dedo quando encosta.


Não é bom eu deixar do jeito q tá né? Poderia dar problemas futuros no amp e no transformador?

De qualquer forma vou tentar arrumar.. amanhã eu devo abrir e olhar tudo direitinho

Abraços!

marcelogatinho
Veterano
# ago/06
· votar


concerteza ta com algum problema,
procure ai na sua cidade uma boa assistencia tecnica!!

Renkar
Veterano
# ago/06
· votar


marcelogatinho
Isso! Amanhã vou trocar o pot de volume, e se não conseguir resolver mesmo o problema no transformador o jeito vai ser mandar numa boa assistencia tecnica..
Abraços!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Renkar
Repito mais uma vez, meça sua rede primeiro.Um abraço!

Renkar
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Blz!
Aqui em BH o padrão é 127V. De qualquer jeito vou medir como está a rede aqui em casa.
Abraços!

Renkar
Veterano
# ago/06 · Editado por: Renkar
· votar


Galera,
Abri o Peavey Audition 110 esses dias e eu e meu irmão refizemos todas as soldas pra eliminar qualquer solda fria, e depois trocamos o antigo pot de volume por um novo de mesmo valor (10K) com a unica diferença de q esse variava exponencialmente.

Testei aqui e pra minha tristeza não resolveu nenhum problema... =/


Quando o pot de volume passa dum ponto em 9h da circunferência, o volume varia muito do nada.. além de que no ponto minimo do pot ainda sai uma quantidade de som razoavel.

O grave e o médio da equalização do amp não estão funcionando..
Eu me lembro de que antes de abrir o amp, qdo estava tocando e ele variava de volume, antes de variar o volume, o timbre era LINDO, encorpado e com bastante grave e além disso toda a equalização funcionava. Aí quando variava e aumentava o volume o som ficava mto magro e os knobs de grave e de médio paravam de funcionar.
Essas alternações entre som encorpado e som magro aconteceram várias vezes enquanto estive tocando com o amp fechado.
E agora com o amp aberto o som está magro e a equalização de grave e de médio tb não estão funcionando..



Pessoal que entende de eletrônica e de amps aí e até os outros, me dêem uma luz... eu estou com o amp aqui aberto sem ter a mínima idéia de qual são os problemas que estão causando isso.. se puderem me dar idéias de qual seria o problema ajudaria demais!

Eu estava querendo tentar arrumar sem precisar de mandar o amp pra uma assistência técnica.. pq estou com pouco dinheiro e sabendo qual o problema e resolvendo aqui seria bem mais rapido e tranquilo.. (além de que não confio mto em assistência técnica e não conheço nenhuma confiável..) OBS: Sou de BH/MG

Abraços!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Renkar
Buenas, vc botou um pot logaritmico, que é assim mesmo.O volume varia pouco no início e depois sobe exponencialmente.Vc precisa de um pot linear.O fato de que se vc baixa o volume o som não some, significa que tem um gato maior aí.Vc trocou o pot, se estivesse tudo OK,mesmo que outros problemas continuassem, o volume tinha que ficar zero no começo.A falta de graves e médios é indicador de falta de potência(intermitente), quando o som encorpa, é sinal de que a potência voltou.Uma informação, vc trocou o pot do pré gain ou do post gain?O do Post é o master, que é o volume própriamente dito.O pré gain está no circuito de realimentação de pré, e não zera o ganho propriamente, mas aumenta-o para simular drive.Provávelmente, vc tem uma ou mais trilhas na placa de impresso próxima ao pot, rachadas, causando o efeito reportado.Primeiro me informe qual o pot trocado.

Renkar
Veterano
# ago/06 · Editado por: Renkar
· votar


carlos adolphs
Opa!

A falta de graves e médios então pode ser falta de potência.. será q isso teria relação com o transformador e relação a como está a alimentação do amp?
Aqui uma foto da parte do amp relacionada à alimentação:
Alimentação do amp

Ali na foto, meu irmão técnico em eletrônica chegou a comentar comigo que aquele trecho ali da foto que tem o componente preto encima de um dissipador com pasta térmica seria um regulador de tensão e q ele achou estranho ter um desses ali.

Eu estava achando na minha cabeça que o problema de ficar magro poderia ser algum mal contato no circuito... mas não tinha pensado na potência.
Mas então a falta de potência poderia estar relacionada também com os knob de grave e médio não funcionarem qdo o som fica magro? Ou isso já seria algo em separado?


Quanto ao pot, esse amp tem 2 canais, o normal usando o volume do master, e o sujo que tem 2 knobs, que dá pra ativar apertando o botão "CHAN.", e que também é influenciado pelo volume do master.
Eu troquei o potenciômetro do master.. mas não sei se no caso seria o post mesmo pq esse master tá ali no "pre" e com o nome de post mesmo tá é um dos knobs do canal sujo.. upei a foto dos knobs e da parte esquerda da trilha da placa (inclusive mostrando o que eu troquei):

knobs de volume.. pre e post

OBS: Eu sempre uso o canal clean com a distorção do GDI-21, além disso é meio sem chance da causa de problemas do amp ser algum problema no GDI pq ele tá novo e funcionava tranquilo no amp anterior.


Outras fotos:
Parte esquerda do circuito vista de cima
Parte direita do circuito tb vista de cima
Parte direita das trilhas (visao por baixo)

Espero que esses meus posts imensos não estejam incômodos de se ler... hauahuuahuaahua
Abraços!

oldmonkey
Veterano
# ago/06
· votar


muitos peaveys tem o primeiro pot de 10K gain controlando o ganho do primeiro ampli operacional (entre saida integrado e retorno do mesmo), assim não zera o volume totalmente. experimente com o ampli ligado encostar o dedo no primeiro CI (mais perto das entradas) e veja se há aquecimento do CI. não pode estar nem morno. parece que alguma coisa esta fazendo o trafo esquentar alem do normal. um esquema achado na net te ajudaria.

Renkar
Veterano
# ago/06 · Editado por: Renkar
· votar


oldmonkey

Opa! Testei ligar o amp sem nem plugar a guitarra e consequentemente sem sair som do falante. Deixei assim por uns 20 a 30 minutos.
Não esquentaram nenhum dos 2 CI's presentes no circuito.


E eu observei outra coisa agora..
Quando eu deixei o amp ligado sem a guitarra plugada e, logo, sem sair som do falante, o trafo SÓ mornou um pouco. Daí apenas quando eu pluguei a guitarra e toquei por uns minutos com um volume razoável q o trafo já estava bem quente quase queimando o dedo.

OBS: Quando toquei alguns minutos com a guitarra plugada no amp nenhum dos dois CI's esquentaram, do mesmo modo q sem a guitarra plugada.

Abraços!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Renkar
OK!O integrado que vc pensa ser regulador, é na verdade o power de saida.Meça agora, a voltagem em cima de cada capacitor eletrolítico da fonte.Deverá ser de 17,5V em cada um.Faça isso primeiro.Reporte.

oldmonkey
Veterano
# ago/06
· votar


se o trafo não estiver cheirando a verniz ao aquecer e nem dando ruido de vibração das placas I e E (na hipotese de estarem frouxas), então é que o trafo é subdimensionado mesmo pois não parece haver nada causando uma muito baixa resistencia entre as alimentações + terra e - V. meça e olhe se estas medidas estao com valores proximos (mas negativa e positiva). quando toca há consumo de corrente e o trafo fica devendo e esquenta.
então o problema se resume nos controles de tom pois o de ganho a falta de linearidade é porque voce usou pot log.

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


oldmonkey
Fala, Mineiro!Tô achando que o integrado dele deve estar com fuga interna, pois esse bixo não consome tanto assim(LM1785T).Tinha um Warm com o mesmo integrado e o trafo até menor e não aquecia.Pelos diodos da fonte, o trafo deve ser no máximo de 1A e a Peavey nunca subdimensionou trafos, que eu saiba.Que vc acha?Creio que valeria a pena substituir o LM1785(pode usar o TDA2040), que é barato, pois o fato de não ter graves e médios é falta de potência.Pode ter problema na solda do flexivel multivias entre a placa principal e a placa suporte do LM.Um abraço!

oldmonkey
Veterano
# ago/06
· votar


estranho esse super aquecimento, penso que se tivesse espira em curto ele aqueceria mesmo sem sinal (o que ele disse que não ocorre). tambem ja abri ampli com esse integrado e trafo parecido com esse e não esquenta assim não. mas deve haver resistores redutores de tensão para uma tensão menor nos outros CIs. poderia ser checado a tensão nos pinos de um dos CI (4 e 8) para ver se não ta muito desiquilibrado tambem. e o LM1875 tem as leads muito frageis, costuma so de mexer elas quebrarem ou soltarem do CI. concordo, o problema pode estar no proprio CI, mas ai so trocando pra ter certeza. falei Gaucho abç

Renkar
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
oldmonkey

Opa, muitíssimo obrigado pelo auxílio que estão me dando!
Amanhã (sexta) qdo voltar do colégio técnico à tarde vou passar ali numas lojas de eletrônica e dar uma checada no preço do TDA2040, se estiver baratinho já pego logo e à noite troco e testo. Bom q aproveito e já compro um pot 10K linear.
Amanhã (sexta) vou checar também a voltagem de cada capacitor eletrolítico da fonte e aí posto aqui mais a noite.

Abraços!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


oldmonkey
deve haver resistores redutores de tensão para uma tensão menor nos outros CIs
Tem sim.São dois resistores com um zener de cada lado,de 15V.Aparecem na foto do lado esquerdo do multivias do LM1785.Concordo com o lance dos leads fracos.Tive uma pane assim em um ampli de carro, que perdia a potencia, ficava sem graves, intermitentemente, e estava com o lead junto ao CI, do pino 4, quebrado.Fazia contato por vezes e funcionava, depois parava.Um abraço!

Renkar
Veterano
# ago/06 · Editado por: Renkar
· votar


Acabei de chegar do colégio técnico, e passei nas lojas de eletrônica aqui perto.
Já comprei o TDA2040, por R$2,70.
Agora o potenciômetro de 10K linear com o formato dos desse peavey não estou conseguindo encontrar.. todos os q eu encontro são meio grande demais pra instalar ali no amp e ficar alinhado aos outros.
Vou ter q dar outra olhada mais pra frente lá nas lojas denovo.. pra ver se encontro.

Hoje a noite eu devo medir a voltagem dos *capacitores eletrolíticos da fonte e trocar o CI com a ajuda do meu irmão. Daí até amanhã eu posto os resultados!

Edit: potenciômetro é mto diferente de capacitor ^^
hueahueuhuauehua
Eu tinha escrito uma coisa pensando em outra =P

Abraços!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Renkar
Agora ferrou...Potenciômetro eletrolítico!!!Tô sabendo....Tô zoando contigo!

Renkar
Veterano
# ago/06
· votar


ahUahuahuHau..
Putz, eu devia estar no mundo da lua, escrevi trocado
\o/

boleterodectba
Veterano
# ago/06
· votar


Cara... antes que tu queime o amplificador ou leve um choque é melhor levar num técnico experiente e resolver os problemas de maneira saudável.

Renkar
Veterano
# ago/06 · Editado por: Renkar
· votar


boleterodectba
Quanto a isso está tranquilo.. vou tomar mto cuidado e só fazer alguma coisa em companhia do meu irmão que é formado técnico em eletrônica.. Mas se o problema estiver muito difícil mesmo de resolver vou levar para alguma revisão de amps.


carlos adolphs
oldmonkey

Galera, já troquei o CI que estava antes pelo TDA2040
A troca foi tranquila.
Daí parti para o teste do amp...

Posso dizer que 1 problema foi resolvido mas em compensação apareceram outros 2 problemas no lugar.

Me parece que o trafo não está mais esquentando, e nem mornando direito ele está. Por isso o problema do trafo esquentando foi resolvido.

Mas agora quando começo a tocar, e o volume tá razoavel e tal, o volume começa a diminuir gradualmente e nuns 20 a 30 segundos ele já está bem mais baixo do q no inicio, e depois disso ele se estabiliza nesse volume mais baixo. Durante esse tempo, começa a surgir um ruído/zumbido meio grave q com uns 30 segundos começa a rachar MUITO o som a ponto de já não ser possivel tocar direito, é como se todas as notas distorcessem, rachassem. E o zumbido só vai aumentando até que tenho que desligar o amp. (a altura do som desse zumbido independe do knob de volume do amp e da guitarra)

Quando ligo denovo o amp depois de uns 6 segundos o zumbido já sumiu e o volume do amp está razoavelmente alto denovo, mas logo ocorre tudo denovo: volume diminui continuamente e zumbido aumenta.

O que vcs acham?


Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Manutenções num Peavey Audition 110 USA (Transformador mto quente e troca do pot de volume) Dúvidas!