Por favor, me ajudem com o Giannini TR II

Autor Mensagem
carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


SecoBlues
Vc tá com problemas no Power.Ou é bias desajustado ou válvula estourada.Um abraço!

lespaulbabilon
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs

Que é isso Mestre Augusto, falta muito pra empatar com vc/Bertola/Mike/Marcelo/Blackmore/Oldmonkey/Bofh e outros.

Humilde...heheh
Que isso cara, você está a anos luz de alguns desses.

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


lespaulbabilon
Buenas!Obrigado, mas como diria o filósofo "-Quanto mais eu sei, apenas sei que nada sei"..., tudo é um eterno aprendizado, por mais que os valvulados tenham uma simples concepção, à cada dia ainda se descobre coisas.As vezes o óbvio ululante nos passa desapercebido.Conhece a história da penicilina?O tal de Fleming observou que o fungo matava bactérias, coisa que sempre acontecia mas ninguém dava bola.Sabia que Pierre e Marie Curie, descobridores da radioatividade, também descobriram o princípio semicondutor do Germânio, Silício e Selênio, que hoje guia todos os transistores e chips( o transistor poderia ter sido inventado no século retrasado(19)!!!).Edison ao inventar a lâmpada, colocou uma placa dentro e polarizou, e descobriu o princípio da emissão termoiônica.Anos mais tarde é que Lee de Forest colocou grade e inventou o triodo, dando início à era da válvula.Como vê eram todos sábios, mas não enxergaram tudo, sempre tem um novo que vê adiante, e este é o princípio do progresso!Um abraço!

lespaulbabilon
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs

Que isso! Até me emocionei! heheh
A história do transistor é bem engraçada! Então teoricamente o Transistor poderia ser bem mais velho que a válvula, que surgiu na década de 20, com a febre dos rádios valvulados, correto?

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


lespaulbabilon
Corretíssimo!Um abraço!

SecoBlues
Veterano
# jul/06
· votar


kaskudo

Cara, é muito empenho para converte-lo à bassman? Tu tem algum link, algum tutorial que ensina faze-lo, para me passar?


oldmonkey

Vou fazer o teste, depois eu te conto. Outra coisa, pode ser a valvula de pré? Eu tenho uma sovtek novinha a que esta lá é uma RCA, mas é véia pra cacete, sera q adiantaria trocar a valvula do primeito estágio?

oldmonkey
Veterano
# jul/06
· votar


não sei se adiantaria mas não custa tentar tendo valvula sobrando, mas ao que tudo indica tem mais chances do problema estar no estagio de potencia, ai teria que concentrar a atenção em volta da ultima valvula e das duas de potencia. retiraria as demais e daria um jeito de ligar o jack de entrada direto neste estagio. talvez o Carlos tenha uma ideia melhor.

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


oldmonkey
SecoBlues
Não tenho idéia melhor por enquanto, não.O que o oldmonkeyfalou é isso aí.Começa medindo a tensão do bias, depois da 2ªgrade e depois da placa de cada válvula do power e posta pra gente ver.Na sequencia são pinos 5, 4 e 3.Como vc mexeu em capacitores de acoplamento, algum pode estar com baixa isolação ou "furou" como se diz( a voltagem de trabalho dele estava abaixo do que tem na real e ele entra em curto).Essa distorção que vc reporta é bem típica de capacitor de acoplamento em curto.Dá uma olhada se não tem nenhum da marca "cherry", de óleo, principalmente entre a válvula do inversor de fase e as de saída, que são campeões de dar essa pane.Um abraço!

SecoBlues
Veterano
# jul/06
· votar


Mais uma dúvida

O capacitor de 220pf no tone stack, vou trocar, qual é a sua voltagem?

SecoBlues
Veterano
# jul/06
· votar


E o da chave de brilho ? que parece ter voltagem bem baixa, só pra descargo.

Valeuw

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


SecoBlues
O capacitor de 220pf no tone stack, vou trocar, qual é a sua voltagem?
Qual o de 220pF?Qualquer capacitor do tone stack, deve ser de 400v, pois apesar de passar apenas sinal, em caos de curto circuito do capacitor de entrada, eles seguram a bronca.
E o da chave de brilho ?
Esse pode ser para 125 volts.
Um abraço!(tava sumido?)

SecoBlues
Veterano
# jul/06
· votar


Pois é hehehe. fiquei um tempo sem mexe no ampli, mas sempre dou um cuido aê no forum.

Eu tenho um aqui um de disco cerâmico de 250pf/500v deve dar conta. Agora tem lá um de 290 estyroflex que eu tirei de um som antigo, mas não tenho certeza da sua voltagem, mas pela sua robustez, achei que dava. Mas o valor é alto. Vou por um de disco no brilho tb. Tem mais alguns capacitores antigos, mas não originais (eles são grandes), os antigos eram de mica de cor meio roxo/marrom, troquei todos estes, exceto um. Trocando esse último só vai ficar faltando os resitores. Até a fiação troquei. Ah! e coloquei soquetes cerâmicos na saída.

Tomara que fiquei bom agora, já estava pensando em vende-lo hehe
abraço!

oldmonkey
Veterano
# jul/06
· votar


SecoBlues
esses de mica roxo marromzado são muito bons, a margem de erro deles e baixa e são resistentes, duram muito mas muito tempo mesmo.

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


oldmonkey
SecoBlues
Com certeza, esse de mica são excelentes( mica metalizada).

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs
o problema é axar pra comprar por um preço justo!
o melhor preço ki axei foi na bstubes lá do sul.. mas a distancia é meio fora de mão..

SecoBlues
Veterano
# jul/06
· votar


kelson

É verdade, hj são muito caros, pq são meio raros eu acho, mas será que fazem toda essa diferença ? no som faz?

carlos adolphs
oldmonkey

Duram mesmo né? Mas eu troquei pq estavam meio sujos e com uma camada meio nojenta em cima.

oldmonkey
Veterano
# jul/06
· votar


no som no faz não, mas por exemplo esses caps de poliester quadradinhos com as pernas viradas pra baixo que vem em codigo de cores (com listas coloridas), posso dizer que dependendo da condição climatica eles duram uns 15 anos, isso porque varias montagens que fiz ou que desmontei num periodo desse, notei que eles parecem que apodrecem a cobertura plastica esfarelam e soltam as pernas, as vezes abri aparelhos e via eles com a cobertura começando a rachar (se fosse retirar ja era), mas isso num periodo digamos de 15 a 25 anos, talvez os novos ja venham com uma cobertura melhor. agora vem uns laranjado que acho que sao os mesmos sem codigo de cores.

SecoBlues
Veterano
# jul/06
· votar


oldmonkey

É verdade, demontei um som uma vez, tava cheio desses. As vezes eu puxava e só ficava as perninhas.. rsrs

Existe uma diferença sútil no som sim cara. Eu fiz um teste com uns caps poliestireno, polipropileno e uns ceramicos de disco. Por íncrivel que pareca os ceramicos soaram melhores. Troquei dois 220pf do tone stack e o 150 pf do brilho. O 150 pf ficou melhor com o ceramico. Ficou mais suave e equilibrado enquanto mkp ficou meio agudo e estridente (meio duro).

abraco

opinduquinha
Veterano
# set/06
· votar


Cara, tu já testou inverter os fio +/- de um dos falantes? O meu era esse o problema, tava dando interferência destrutiva e saía horrível o som! Tenta deixar com apenas 1 falante se tu usa 2 e ve se melhora o som, se melhorar é problema mesmo de fio invertido.

abraço

SecoBlues
Veterano
# set/06
· votar


kaskudo

Mesmo? Pensei em fazer isso. Que eu saiba, o quente de converter é o thunder sound, mas eu estava olhando o esquema do TRIII e comparando com o thunder, é bem parecido, Alias todos os esquemas da giannini são parecidos, mesmos valores dos capacitores resistores etc.

Tem algumas diferenças tipo, vc adicionou um controle de médios? A valvula retificadora? Que se for muito caro mexer no meu, compensa mais vendel-lo e mandar fazer um outro, não acha?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por favor, me ajudem com o Giannini TR II