Relação de Potência Valvulada X Transistorada

Autor Mensagem
ZakkWyldeEMG
Veterano
# abr/06
· votar


Eu já colocaria uma 6550 na potência, mexeria um pouco nos estágios de pré e colocaria uma matriz de boost pra alternar entre clean e distorção, isso tudo no projeto do HO.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


ZakkWyldeEMG
Boa idéia, mas acho que no caso dele bastaría uma 6550 sem muito mais coisas para simplificar.
Abç

Gabriel Anjos
Veterano
# abr/06 · Editado por: Gabriel Anjos
· votar


O meu unico problema com a 6550 é o preço... com o preço de uma dá pra comprar as 2 12AX7 e 2 EL84... e tudo da JJ!
www.tube-town.de

Slashizinho
Veterano
# abr/06
· votar


varia muiiiiiito do falante, se for um valvulado com falante de 12 e 30 watts , ele vai falar mais alto que a maioria transistorizada 60 w

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


e nao dá pra colocar um B+ mais violento em classe a com uma El34 nao?

250v é pouco, ela nao dissipa 450v?!

Gabriel Anjos
Veterano
# abr/06
· votar


Michael Vlcek
Data sheet da menina:
http://www.jj-electronic.sk/pdf/E34L.pdf
Alguma informação dessas responde a pergunta?

Gabriel Anjos
Veterano
# abr/06
· votar


Michael Vlcek
olhei o data sheet, mas não compreendi porra nenhuma...

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


entao
tava de papo aqui com o Augusto, e ele acha q, passando um pouco do limite da valvula (usando valvula boa), dá pra chegar nos tais 15w.
mas me alertou q nao dá pra distingur muito 11w de 15w, os ouvidos não percebem, pois a diferença é pouca e o sacrificio pra valvula pode ser injustificado.
acho q a saída seria então ou usar uma EL34 "quente", sem extrapolar, e pegar os tais 11 ou 12w, ou partir pra 6550, como sugerido pelo outro amigo aí.

;-)

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


Gabriel Anjos

olhei agora teu post com o datasheet.
tb nao entendo muito, mas confirmou algo q eu já sabia: as JJ E34L dissipam ligeiramente mais q as EL34 normais, cerca de 25w em classe AB.
eu tenho um par destas no meu amp, e se for montar um pequeno com EL34, tb usarei este modelo da JJ, vale à pena pelo q oferece.

mas gostei da idéia da 6550 sugerida acima.
vou pensar nisso.

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


Com a 6550 em Classe A SE chega a 20 watts, conforme seu datasheet.

Gabriel Anjos
Veterano
# abr/06
· votar


Michael Vlcek
olha isso:
http://users3.ev1.net/~cliffchappell/amps/AX84/Single%20Ended%20Lead/0 6.04.03/AX84%20SEL%2006.04.03.html
Eu me interessei em fazer esse, mas o preço da 6550/KT88 é um roubo...
Me dei conta disso quando fui ver o preço das EL34 e das EL84...

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


Papeando por aqui, descobri que a galera sempre confunde Classes de polarização com configuração de saída. Vou tentar ajudar...

A polarização de saída pode ter as variantes...A, AB(AB1 e AB2) e C

A configuração do estágio de saída pode ser em Push-Pull (PP) ou Single Ended (SE).

Um amplificador em SE está operando necessariamente em Classe A. Já o inverso não é obrigatório...pode-se fazer um amp em Classe A em PP.

Um amp com saída PP anula as distorções de harmônicos pares. Já um amp em saída SE tem a fama de mais "rico" por exibir os ímpares e os pares.


Espero ter ajudado.

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


e, segundo o augusto, não existe vantagem, para AMPS DE GUITARRA, em fazer um PP em classe A. somente em amps hi-fi isso pode ser útil.

logo, se eu quero um amp com timbre característico de harmonicos pares, nao procuro apenas um Classe A, e sim um single ended!

eita.
mestre é pra isso
;-)

enfim: tou quase fechando no esquema EL34 em single ended. 11-12w bem empregados.

Gabriel Anjos

pois é
6550 e KTs são caras mesmo, pra kralho!
mas sobre as KTs, li ainda q nunca se pode comprar as sovtek, pq elas são 6L6 disfarçadas, segundo a galera diz...

Gabriel Anjos
Veterano
# abr/06
· votar


Michael Vlcek
enfim: tou quase fechando no esquema EL34 em single ended. 11-12w bem empregados. (2)
Tambem to quase desistindo da 6550/KT88.. com o dinheiro dela compro as 2 12AX7 e a EL34...
Voce conhece algum projeto legal assim?

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


acho q nao tem muito mistério nao
basta dimensionar o trafo q originalmente seria pra EL84, correto?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


AugustoPedrone
Falou,... tá falado!
Abç

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ahahahaha Veja se sou eu que tenho o título de "Maior Contribuidor do Fórum" ?

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


só feras por aqui.
tópicos com este nível deviam ser mais frequentes no Cifra
;-)

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


Sobre o tema do tópico...

Meu ponto de vista do assunto.

Um amplificador valvulado soará, quando levado ao limite, sem comprometimentos com som limpo, como um SS do dobro da potência, por motivos:

1) Vc atura o som de um valvulado saturado no power. Na verdade, é isso que basicamente se busca

2) O som de um transistorizado saturado é feio. Por isso ficamos instintivamente mantenho o volume dele baixo, para ficar longe do ponto do início de distorção. Isso reduz drasticamente o headroom, pois qualquer palhetada mais forte soaria "suja metálica" no amp. Já em um valvulado essa situação é agradável.

Por conta disso, na teoria, um amp valvulado poderia nos entregar um som 100% distorcido - uma onda quadrada, no limite. Uma onda quadrada tem o dobro de valor RMS de uma onda senoidal de mesmo valor de pico.

Portanto, um mesmo amplifcador entrega 10 watts de onda senoidal perfeita, e entrega até 20 watts de onda quadrada. Valores RMS, que é o que ouvimos e importa.

A diferença é que essa situação limite é inaceitável em um transistorizado, por ficar com som ruim. Já em um valvulado, isso existe.

Esse é um ponto de vista.

O outro é que em quase todos os casos os falantes de um valvulado são melhores, mais sensíveis, mais SPL por watt. Só esse detalhe os faz falam mais alto. Um valvulado geralmente custa mais que um SS, então faz sentido usar bons falantes, já que se está mesmo optando pela qualidade em detrimento do preço. Uma diferença de SPL de 3 dB faz o amp soar com metade da potência.

Abraços.

Gabriel Anjos
Veterano
# abr/06
· votar


AugustoPedrone
Então nosso plano de usar a EL34 em 11~12W seria algo parecido com uns 30W transistorizado?
(considerando falantes legais...)

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


Nem tanto, pois o amp tenderia para um crunch em volumes mais altos, até por estar em Classe A/SE estilo "limite" da válvula.

Mas com certeza vai dar um puta timbre. Agora, o segredo dessa brincadeira de vcs...o transformador de saída.

Gabriel Anjos
Veterano
# abr/06
· votar


AugustoPedrone
Nem tanto, pois o amp tenderia para um crunch em volumes mais altos, até por estar em Classe A/SE estilo "limite" da válvula.
Ok! Exagerei um pouco... Mas crunch é legal!

Mas com certeza vai dar um puta timbre.
Viva! \o/

Agora, o segredo dessa brincadeira de vcs...o transformador de saída.
Não compreendi o sentido da frase.

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


Um transformador de saída em SE é determinante do resultado final, e é um componente difícil e caro para esta potência.

Mas vai fundo.

Gabriel Anjos
Veterano
# abr/06
· votar


AugustoPedrone
Um transformador de saída em SE é determinante do resultado final, e é um componente difícil e caro para esta potência.
Putz... aí é foda...
Mas vamos ver no que isso dá!

Gabriel Anjos
Veterano
# abr/06
· votar


AugustoPedrone
Voce não indica nenhum projeto legal assim?

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


Eu já fiz um desses (tá no meu site como Super Champ acho...). Era um combo com falante de 12 e saída com 1 6L6 entregando esses 11/12 watts.

A parte mais complicada foi mesmo "afinar" o gap do trafo de saída para esse resultado.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# abr/06
· votar


AugustoPedrone

Agora, o segredo dessa brincadeira de vcs...o transformador de saída.


E se eu colocar um desses, mais precisamente o 1627SEA - http://www.hammondmfg.com/1627.htm - 30W, resposta de 20 a 20KHz, Ultra Linear, impedância primário 2k5, em um HO c/ 6550? Ficaria interessante?

Capitalista
Veterano
# abr/06
· votar


Bom, ja q tem soh fera no tópico agr, vo perguntar mais 1 coisa: uma amp q tem sua retificaçao feita por diodo de silício, vale a pena saturar a valvula(s) do power? ja que como vi umas mensagens do forum, a retificação a diodo de silício mantém a msm potencia, ganho e punch. Quando se fala em saturar as valvulas para buscar o timbre q todos veneram, o q se busca é o efeito "sag" com amps de retificaçao a valvula? ou seja, amps com diodo de silicio tanto faz aumentar o volume pois o tal efeito sag nao será alcançado e nao fará diferença nenhuma no timbre? ou uma coisa nao tem nada a ver com a outra e estou enganado de novo?

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


Capitalista
uma amp q tem sua retificaçao feita por diodo de silício, vale a pena saturar a valvula(s) do power?

Sempre !


Quando se fala em saturar as valvulas para buscar o timbre q todos veneram, o q se busca é o efeito "sag" com amps de retificaçao a valvula

Isso seria simplificar e rezumir à somente uma característica do som valvulado distorcido.

O fundamento da distorção é a característica de distorção (distorcer é mal amplificar) que as válvulas imprimem ao serem levadas além de seu limite. As válvulas de power, por características construtivas, exibem uma riqueza no timbre obtido desta forma, "colorindo" o som da forma que conhecemos.

A compressão por efeito "sag" existente somente em amplificadores em Classe AB, B ou C (atenção...não existe sag em amplificador em SE !) entra como mais um elemento na composição do som final do amplificador. É mais um, e não somente um.

amps com diodo de silicio tanto faz aumentar o volume

Tanto faz nada ! Quanto mais melhor...


Um aspecto importante...para ficar vivendo maravilhas com distorção de power, a fonte do amplificador tem que ser capaz de aturar o regime severo de trabalho em questão. Lógico que para amplificadores decentes isso não é problema, mas me preocupa o nível de redução de custos dos grandes fabricantes...

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


então grande augusto e Gabriel Anjos

sobre o trafo, nao vejo problemas, se encomendar com o Peregrini.
fiz os meus do JCM com ele e são muito bons.
o cara é fera, nao é?
eheh

esse amp vai ser uma maravilha...
valvulado é foda.. a gente tem um e logo quer mais... qto mais amps, melhor. ehhe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Relação de Potência Valvulada X Transistorada