Projetando o seu próprio amplificador.

    Autor Mensagem
    cibonato
    Veterano
    # ago/05


    Pergunta: a turma dos "hand-mades" (nao gosto desse nome porque de marca ou nao acabam sendo feitos com a mao) realmente projeta os seus próprios amplificadores?

    Até mais,

    Miguel D.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    vou colocar aqui o q acabei de postar no outro tópico:


    essa discussão é interessante.
    lanço aqui uma questão.
    será q as pessoas estariam interessadas em comprar um amp handmade com projeto próprio?
    Eu penso q os caras q fazem amps são vistos já com certa reserva, e muita gente compra pq confia "no timbre" q quer clonar.
    Talvez se um handmade se dispusesse a fazer seu proprio esquema, ele até ficasse foda, mas o cara ia penar pra convencer alguém a comprá-lo.
    e tem mais.
    em amps valvulados, nao há muito como fugir. O power no fundo é tudo a mesma coisa, e os prés, com suas pequenas sutilezas, tb nao é um maaaaaaaar de diferentes opções.

    agora vou falar da minha experiencia. Eu peguei o esquema do JCM 800 2204 e tb o do Plexi 87. Montei meu amp com 2 canais e fix um mix dos dois esquemas. Isso nao seria um projeto "novo"? Q eu me lembre, a Marshall nao lançou nenhum modelo assim.

    O q eu quero dizer é q isso aí é o de menos, com certeza muitos amps q vc acha q sao clones perfeitos nao são, algumas variantes nos esquemas costumam rolar..

    postem suas opiniões, galera.

    cibonato
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Michael Vlcek, digamos que você fez um híbrido. Hehehehe.

    Miguel D.

    Fernando Bello
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    cibonato
    Michael Vlcek

    Se vc vai comprar um amp, hand-made ou não, vamos supor então um Marshall sópra dizer nome aos bois, e o manual diz que levou 100 anos de pesquisa pra chegar naquele som, naquele projeto, e vc não entende nada ou quase nada de eletrônica, o que prova que quem desenvolveu projetou ou não o produto? E se ele simplesmente copiou?
    E digo ainda, e se eu pegasse meu amp, que foi uma cópia do Fender, e mudasse 5 componentes, eu projetei ou eu copiei. E se eu mudar 10, como eu fiz, eu projetei ou copiei?
    Não estou dizendo isso em minha defesa, pois eu não tenho e nunca tive pretensão de projetar nada, mas digo em defesa de quem está fazendo amplificador por motivo comercial, seja valvulado ou transistorizado ou híbrido ou digital, o que isso realmente importa?
    O que realmente importa é a qualidade e o respeito de quem está vendendo. Esse papo de que quem monta circuitos já existentes está plagiando já encheu os bagos de todo mundo. Muda o disco por favor.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    No fundo no fundo, todos copiaram do Fender, que copiou dos manuais da RCA (vale à pena tê-los).

    O que cada fabricante faz é mudar um pouquinho (ou um muitinho) de forma a personalizar o timbre.

    Mas como diz a regra - quem viu um valvulado, viu todos...

    Abração.

    baruch_kata
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    cibonato
    Agora você pegou pesado.
    Handmade é uma palavra de origem norte-exploradora não por paga-pauzice mas foi assimilada aqui pois amplis artesanais são feitos na grande maioria nos EUA(plantadores de beterraba), no Japão(plantadores de arroz) e aqui(plantadores de mandioca).
    100% da lei de Lavoisier é aplicada e nunca se reinventa a roda. Sempre se parte de onde outro terminou, mesmo que ele seja Marshall, Fender, Meteoro, etc.
    Acredito que os amplis são copiados não só por facilidade mas por aceitação do mercado nacional, que só acredita em marcas. Quantas maneiras diferentes existem de se conectar um triodo? Parece que não há segredo, por mais original que seja, sempre existirá semelhança com os demais.

    cibonato
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Fernando Bello

    Se vc vai comprar um amp, hand-made ou não, vamos supor então um Marshall sópra dizer nome aos bois, e o manual diz que levou 100 anos de pesquisa pra chegar naquele som, naquele projeto, e vc não entende nada ou quase nada de eletrônica, o que prova que quem desenvolveu projetou ou não o produto? E se ele simplesmente copiou?

    Nada prova se ele copiou ou não, se o comprador quiser acreditar que esse modelo é fruto de 100 anos de pesquisa ele acredita e ponto.

    E digo ainda, e se eu pegasse meu amp, que foi uma cópia do Fender, e mudasse 5 componentes, eu projetei ou eu copiei. E se eu mudar 10, como eu fiz, eu projetei ou copiei?

    Você pegou algo que estava feito e personalizou ele, nada mais.

    O que realmente importa é a qualidade e o respeito de quem está vendendo. Esse papo de que quem monta circuitos já existentes está plagiando já encheu os bagos de todo mundo. Muda o disco por favor.

    Não encontrei a palavra plagio na mensagem que eu postei às 19:32 do dia 03/08/2005.

    Você não entendeu o que eu falei e não vou repetir.

    Miguel D.

    cibonato
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    baruch_kata, já que você é mais educado, dedico um pouco de tempo para explicar esse tópico.

    Alguém aqui está inventando a roda? Não.

    Eu já sabia disso? Sim, mas queria tirar uma dúvida.

    Um clone do JCM800 feito por João é melhor que o clone feito por Pedro? Depende.

    O que é mais conveniente, "hand-made" ou "de fábrica"? Hand-made.

    O que é melhor, "hand-made" ou de "fábrica"? Depende.

    Nada mais por agora.

    Até mais,

    Miguel D.

    baruch_kata
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    cibonato
    já que você é mais educado, dedico um pouco de tempo para explicar esse tópico.
    Hahaha, obrigado.

    Sabe o que eu acho, que todos nós que fazemos os handmades deviamos juntos ou separados projetar coisas novas, e transformar o Brasil numa potência de exportação de amplificadores.
    Temos madeira, temos peças, temos até mica, temos paciência, mão-de-obra barata.
    Só não temos desculpa.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Temos madeira, temos peças, temos até mica, temos paciência, mão-de-obra barata.
    Só não temos desculpa


    Esqueceu de dizer que também não temos (mais...ou ainda...) válvulas !

    baruch_kata
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    AugustoPedrone
    Esqueceu de dizer que também não temos (mais...ou ainda...) válvulas !
    Ainda...
    Tava vendo uns livros sobre técnlogia do vácuo, mas são muito teóricos. O Brasil fabricou bastante válvula, mas as fábricas e máquinas foram desativadas... mas ainda acho que com máquinas simples e algumas tentativas podemos acabar fazendo válvulas rústicas mas úteis como essa:
    http://www.r-type.org/exhib/aaa0529.htm

    glaucius
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    baruch_kata

    ja andei pensando nessa possibilidade...só q eu não sei nada de teoria do vácuo.......inclusive consegui com um amigo meu algumas válvulas quebradas para fazer engenharia reversa e não me parece ser muito complicado de fazer ,o problema maior é q são elementos pequenos e frágeis.

    baruch_kata
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    glaucius
    o problema maior é q são elementos pequenos e frágeis.
    Você viu a do link?

    Tainha
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    baruch_kata
    Já te enviei dois mails sobre trafos e não tive retorno, será que estou com seu mail errado, me ajude, obrigado

    enigmabox
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Um tipo de tecnologia que chega bem perto dos valvulados é o do MosFet, mas precisa ser bem construido senão fica pior que transistorizado PNPN.
    Já fiz algumas experiencias com FETs de potencia e de alta tensões, substituindo valvulas triodos.
    Construir uma valvula não é muito dificil mas sim trabalhosos, o mais chato é fazer as peças pequenas como filamentos, grades, etc e manter a distancia entre os elementos.
    Um abraço a todos

    baruch_kata
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Tainha
    O que acontece com os trafos é que estão sob teste constante, pois não vou querer que peguem fogo, as voltagens estão sendo calibradas e estou calculando o custo. O trafo de força (power) posso já entregar, mas o de saída ainda não foi totalmente testado, mas se a potência for pequena, até 12W tenho um aqui que serve muito bem com pronta-entrega. Você é o Peri, certo? Te mando mais detalhes num email.

    silvio_rp
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    baruch_kata
    Uma coisa que rola bastante em determinados foruns de pedais são muitos novos esquemas muito bons que os caras projetam em conjunto (vide Doug Hammond, Aron Nelson, os caras da Runoffgroove, etc) , um ajudando o outro e na maioria das vezes os resultados são muito bons.

    Eu acabei de montar um Thunderchief e lendo o processo do projeto vi que varios caras de diferentes lugares ajudaram com idéias, e vejamos, uma idéia meio lógica: pegar o circuito resultante na distorção de um cabeçote consagrado e passar para um pedal. O resultado não foi exatamente o som mas um pedal MUITO bom. Outro exemplo é o BSIAB que nasceu de pesquisas paralelas e é um pedal sem comparação de distorção, vulgo dizer, senão o melhor, um dos melhores do mundo ao que se propoe. É desse tipo de iniciativa que precisamos. E na área de amplificadores, a mesma coisa.

    Tainha
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    baruch_kata
    Beleza, vou te aguardar

    glaucius
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    baruch_kata

    Você viu a do link?

    vi..... ela aparentemente parece ser grande..... 2,400Va , 275W Pdiss. O.O

    o problema é o q esta embaixo daquele invólucro......não sei quanto ao tipo de valvula mas as q eu abri tinha embaixo desse invólucro uma especie de espiral com um arame beeeem fininho e no meio tinha outra espiral tb com o arame fino mas as espiras mais juntas (acredito q sejam a interna a placa e a externa a grade) pena q não tenho camera digital para tirar fotos mas quando eu conseguir uma eu tiro fotos.....tem umas q ainda nem abri para depois tirar fotos da desmontagem passo a passo

    baruch_kata
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    glaucius
    É o filamento, não, é?
    É idêntico ao de lâmpadas, mas nesse triodo de 1kW é revestivo de um tipo de óxido, não sei se as lâmpadas também são.
    Se desse para entrar em contato com algum fabricante pequeno de lâmpadas e tirar umas dúvidas sobre a viabilidade da manufatura de válvulas.

    glaucius
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    baruch_kata

    não era o filamento...... o filamento tava dividido em duas partes uma de cada lado mas esse é só uma espiral no meio com outra espiral dentro dela.......essa espiral de fora deve ter uns 8mm de diametro e os filamentos são com uns 2mm......é uma pena não ter como eu tirar fotos :(

    baruch_kata
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: baruch_kata
    · votar


    glaucius
    Essa é a grade. Provavelmente você abriu um tetrodo ou pentodo de feixe como a EL84.

    glaucius
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    baruch_kata

    achei o vidro dela......ela é uma pentodo 6BA6 RCA......tenho tb uma valvula 6JZ8 de recepção se não me engano ,e uma ED8000 (essa sim é do tamanho de uma EL84).

    enigmabox
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: enigmabox
    · votar


    baruch_kata
    Algumas valvulas tem um revestimento especial na placa e em alguns elementos internos. A temperatura de um catodo aquecido chega a 1000C, assim tem que se escolher materiais que suportem esta temperatura.
    Dê uma olhada no site:

    http://geocities.yahoo.com.br/py2ngn/Bemvindo/valvulas.htm


    Que contém algumas explicações sobre válvulas e revestimentos.

    Um abraço

    Fernando Bello
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    cibonato

    Não quis depreciar sua mensagem, é que esse tema vem reacender velhas mágoas deste fórum que não valem a pena ser lembradas. Eu entendi em que sentido vc quis diser, mas é gastar vela com defunto que não vale a pena.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Projetando o seu próprio amplificador.