Problemas com aparelhagem para ensaios....

    Autor Mensagem
    Aba
    Veterano
    # jul/05


    Bem, eu tenho uma banda e realmente o som do vocal dela é horrorozo..... não pelo timbre do vocalista nem nada (eu acho) mas sim pela aparelhagem q nós usamos....
    Tocamos num quarto relativamente pequeno, é um som punk, não muito paulera, enfim, para a voz nós ligamos o microfone da LeSon (bonzinho até) a um rádio velho (aos pedaços já), e este está ligado a 4 caixas de som (muito velhas e ruins) espalhadas pelo quarto todo.... acontece que as caixas emitem muita microfonia e a toda hora..... naum importa se ele ta parado sem ninguem emitir som ou se tão cantando nele, o que importa é que ele microfona... e microfona mais ainda se encostam a mão na esfera que capta som do LeSon.... e acho que é tudu culpa daquele rádio velho! (urgh!)
    E além de tudo isso quando não ta microfonando o som que sai naum é nada legal....nem mesmo se o Frank Sinatra for cantar lá....

    Por isso tomei a decisão de investir mais na aparelhagem da voz (até que enfim!) e estou pensando em comprar um compreensor da Behringer Ultra Voice Vx2000 (acho que é isso) para substituir o querido e rídiculo rádio velho.... daí eu ligaria as 4 caixas no compreensor (se isso for possivel, pq se naum for eu to ferrado) e ligaria o LeSon no compreensor tb.....esperando q acabe as microfonias e que a qualidade da voz aumente pelo menos um pouco....
    Então, venho aqui humildemente pedir suas opiniões para me ajudar nisso..... falem por favor se a minha idéia pode dar certo, ou se devo investir em outra coisa tipo um pre ampl (apesar do Ultra Voice já vir com esse recurso), novas caixas de sons boas ou sei lá..... desistir da banda (isso nunca, hehehehehe)

    Só pra deixar claro, eu gosto da minha banda pra kramba e acho que ela tem futuro.... o som da guitarra, baixo e bateria são muito bons.... o que ferra é isso que eu disse acima...

    Enfim, espero sujestões...
    Valew e muito obrigado!

    Amok
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Amok
    · votar


    Aba

    Olá ! Bem-vindo ao fórum.
    O compressor só vai piorar as coisas. A função principal do compressor é "nivelar" o nível de áudio, evitando picos elevados e a "rachada" no som, quando os transistores do ampli se saturam. A maioria dos compressores também contam com um recurso chamado "gate", que corta a passagem de níveis baixos de ruído (ajustável). O "gate" pode ajudar a cortar a microfonia, mas também vai cortar parte da voz, então tb não serviria pro seu caso. A compressão de sinal só iria aumentar os níveis iniciais de som e facilitar a microfonia. Eu não conheço este modelo em particular, mas creio que ele não tenha amplificador integrado, então vc teria que colocá-lo entre a fonte de sinal (microfone, mixer ou mesa) e o ampli (ou rádio, parece) e daí para as caixas.
    Creio que o problema principal está no microfone e possivelmente na ressonância do ambiente. Os microfones mais adequados para vocais "ao vivo" (como é uma situação de ensaio) são modelos de captação cardióide ou hipercardióide. Um bom modelo nacional é o LeSon SM58 Plus. Uma excelente relação custo-beneficio é o Behringer XM8500 (mas é um pouco frágil). Os microfones cardióides são modelos que captam mais o som logo à frente dele e captam pouco os sons vindos pelos lados. Os hipercardióides têm essa característica mais acentuada. Verifique se seu modelo tem esse padrão de captação. Se o padrão for "omnidirecional", é essa a causa da microfonia, aí é melhor trocá-lo. Se seu mic for cardióide ou hiper, o problema está provalvelmente na reverberação do ambiente. Tapar a cúpula do mic só piora as coisas pq o mic perde a caracteristica cardioide. Nesse caso, altere a disposição das caixas acústicas (todas juntas na mesma parede, ou melhor ainda, no mesmo canto) e coloque o vocalista de frente para elas, no canto oposto da sala. Se possível, coloque um colchão em pé (ou cobertor grosso pendurado) atrás do vocalista, para atenuar a reverberação que entra no mic. Reduza um pouco os agudos no controle de tom do seu ampli (rádio ?)

    Pra melhorar a qualidade da voz, comece com um pré. O compressor raramente é boa solução para ensaio, mas pra gravar sua demo ou tocar ao vivo, pode dar uma bela "encorpada" no som. Algumas mesas de som já contam com pré incorporado.
    Qualquer dúvida, poste aqui. Se as alterações derem certo, também, OK ?

    [ ]´s

    VirgoShaka
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: VirgoShaka
    · votar


    Amok
    Excelente post o seu. Não irei nem mais me dar ao trabalho de escrever o que tinha em mente, pois você já deixou tudo bem claro pro nosso amigo.
    Aba
    Irei fazer apenas algumas retificações e completar o seu post.
    Quanto ao microfone, dependendo do ambiente em que você tiver usando - principalmente em um ambiente fechado e pequeno, como é o caso onde vocês ensaiam - não irá adiantar muito o fato dele ser cardóide. Principalmente se vocês estiverem tocando com o som no talo. O microfone cardióide capta as freqüências sonoras vindas apenas de cima da cápsula, o seu padrão de captação visa excluir, na medida do possível, os sons oriundos da parte de trás e dos lados da cápsula. Porém, quando você está tocando muito alto, principalmente em um lugar pequeno, as ondas sonoras tendem a incidirem e reincidirem nos limites do local (paredes ou seja lá o que for), cujo fenômeno tem o nome de reverberação, fazendo com que essas freqüências sejam dispersas de maneira a ocuparem todo o local do ambiente e permitindo que o microfone capte inevitávelmente quaisquer espécies de freqüências indesejáveis (por isso muita gente também opta por colocar isopor, caixa de ovos e uma camada de madeira nas paredes do local de ensaio para diminuir a intensidade desse fenômeno e por conseqüência a ocorrência de microfonias - enfim, isto é o famoso "abafamento de som"). Ou seja, o mesmo truque indicado pelo Amok, mas com um colchão :P. O padrão supercardióide tem as mesmas características do cardióide, porém, com maior eficiência na função de eliminar os feedbacks. O hipercardióide é o que melhor executa essa função. Ele tem um padrão de captação ao mesmo tempo limitado (no sentido da direção de captação) mas potente (no sentido da intensidade). Estão entre os microfones dinâmicos com fio mais caros do mercado.
    O seu problema, Aba, é o local onde vocês estão ensaiando. Um compressor de nada ou muito pouco adiantaria para você melhorar o som de vocês. A função dele é apenas diminuir a dinâmica ou amplitude de freqüências (comprimir a taxa discrepante entre os graves e os agudos). Você deixa o som da voz muito mais presente, mas no seu caso, vai ter que usar o limiter quase no talo, por causa da reverberação do som no local. Vai acontecer de você cortar tanto a freqüência que apesar de ter eliminado a microfonia, terá eliminado também quase que por completo a captação da voz. O aparelho também permite corrigir esse inconveniente, disponibilizando um expander, mas quando o limiter que você coloca está muito alto, qualquer correção resultaria em nova microfonia. Eu tenho esse exato modelo Behringer UltraVoice VX2000. Uma das únicas coisas úteis que vocês iriam encontrar nele é o voice-optimizer equalizator e o pré-amp. O porém é que ele permite entrada para apenas um microfone e infelizmente não dá pra você ligar o aparelho simultâneamente nas 4 caixas.
    Na boa, cara? Compra uma mesa. Existem mesas aí no mercado que vêm com mais de 1 pré-amp, dependendo do número de canais e disponibiliza uma série de entradas e saídas pra você poder conectar o que precisa nela. Serviria não só pro vocal, mas para a banda toda. Além disso, algumas já vêm dom sistema de Feedback Supression que poderia ajudar bastante a resolver o problema de vocês. Como eu sou fã da Behringer (hehe) eu vou indicar alguns modelos bem acessíveis pra você. Olha só: com 10 canais a UB1002 (uns 400R$), com 12 a UB1204 PRO (500R$) ou a UB1202 (450R$). Estas daí + 1 aparelhozinho chamado Feedback Destroyer dariam boa conta do recado. Se você quiser modelos 1 pouquinho mais caros: UB1204FX Pro (600R$ a 650R$) (já vem com multi-efeitos com 100 algorítmos) e a 1222FX Pro (700 a 900R$). Essa vem com muita coisa, já vem com feedback detection, multi-efeitos, vivacidade sonora "surround" e voice canceller.
    E já que as suas caixas - segundo você - são uma porcaria, que tal comprar uma caixa acústica decente também? #)
    Uma razoável com uns 150w de potência sai por volta de uns 400 a 500 reais (caixa acústica, não cubo!).
    Vê aí o que o seu dinheiro pode comprar... qualquer dúvidas é só postar novamente.

    Um abraço!

    Aba
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Aba
    · votar


    meu microfone é o LeSon SM-58 P4 e é cardióide.....acho que o problema não é com ele....sei lá....

    Aba
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Ow, valew por todas essas explicações.... realmente vcs me ajudaram mais do que eu esperava receber (é que eu nem conheço muito esse fórum). Muito Obrigado mesmo...

    Agora, pelo que eu entendi, comprar o compreensor não adiantaria em nada o meu problema, só pioraria ele... certo?
    Por isso, acho que pelo o que vcs me falaram, o melhor a fazer é trocar meu microfone (ele é da LeSon) por um hipercardióide (é isso, neh?), depois abafar o som do quarto colocando um colchão atrás do vocal e posicionando as caixas todas em uma mesma parede, depois comprar uma mesa e, para terminar, investir em melhores caixas acusticas.
    Será que isso ajudaria??????

    Peço para que se eu tiver feito alguma confusão vcs me avisem.....sou meio pregão nesse assuntos....

    Vo dar umas pesquisadas nas mesas que vcs me falaram agora....
    Falow!

    VirgoShaka
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Aba
    Agora, pelo que eu entendi, comprar o compreensor não adiantaria em nada o meu problema, só pioraria ele... certo?
    Por isso, acho que pelo o que vcs me falaram, o melhor a fazer é trocar meu microfone (ele é da LeSon) por um hipercardióide (é isso, neh?), depois abafar o som do quarto colocando um colchão atrás do vocal e posicionando as caixas todas em uma mesma parede, depois comprar uma mesa e, para terminar, investir em melhores caixas acusticas.
    Será que isso ajudaria??????


    Isso mesmo, fazendo todas essas coisas ajudaria e muito na qualidade final do som. Na verdade o VX2000 não é apenas um compressor, ele é um pré-amp e processador vocal. Costuma ser muito útil também, mas seu uso é indicado em conjunto a uma aparelhagem no mínimo razoável. Se você tiver interesse em adquirí-lo junto com os investimentos que está pensando em fazer, eu estou colocando o meu à venda, pois no momento não estou exercendo atividades musicais e nem sei se voltarei a exercer de maneira, digamos "profissional". Mal usei o aparelho, tirei da caixa umas 2 vezes, tá zerado mas tô vendendo com preço mais barato que um novo... o equipamento é realmente fantástico quando aliado a condições ideais de audio!
    Se tiver interesse, me procura no msn que a gente pode conversar sobre isso e outras coisas também, inclusive sobre as suas dúvidas...
    vinnydetoneitor@hotmail.com

    Um abraço!

    hubner60
    Veterano
    # out/05
    · votar


    quanto vc quer no seu ultra voice vx 2000?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com aparelhagem para ensaios....