MIZÃO É Mi 1???

Autor Mensagem
Igor Martins
Veterano
# fev/05
· votar


mizona da guitarra eh E3
E no violão tb. é M3, se fosse M1, ia ser meio complicado usar a clave de sol

Giuliano
Veterano
# fev/05 · Editado por: Giuliano
· votar


hahahaha, o povo duro na queda!

Senhoras e senhores, o dó central, também conhecido como DÓ3 (NA NOTAÇÃO BRASILEIRA) é o dó que fica na PRIMEIRA LINHA SUPLEMENTAR INFERIOR da CLAVE DE SOL. O violão usa o CLAVE DE SOL (por convenção) no entanto, compreende-se que as notas são tocadas UMA OITAVA ABAIXO, ou seja é uma clave de sol oitavada, da mesma forma que os TENORES usam a clave de sol, mas nao cantam na regiao de SOPRANO. Portanto A PRIMEIRA LINHA SUPLEMENTAR INFERIOR DA CLAVE DE SOL quando utilizada numa partitura para ==>VIOLÃO<=== REPRESENTA O DÓ2. Abaixo do DÓ2, está O SI1, mais abaixo Si1b,A1,Ab1,G1,Gb1,F1...e la embaixo NO QUARTO ESPAÇO SUPLEMENTAR INFERIOR ESTA O FAMOSO TCHAN TCHAN TCHAN TCHAN:


MI 1 êêêêêêêê

Vamos ver até quando vai essa discussao heheh

Igor Martins
Veterano
# fev/05 · Editado por: Igor Martins
· votar


[url=http://www.delcamp.net/infos/manche/framset_manche.html
]http://www.delcamp.net/infos/manche/framset_manche.html
[/url]

e clique no mizao solto,
tchê, o Giuliano vai cortar os pulsos e ainda o povo tah se matando.

aqui é o E3 (sim, mudei)
<pre>
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D-2----------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>

Douglas_ems
Veterano
# fev/05
· votar


Ainda bem que não esqueceram o "8" de oitava abaixo da clave de sol! :D

MusiRio
Veterano
# fev/05
· votar


Galera... Nao sei a nomenclatura mas...
COM CERTEZA o MIZAO do violao eh a SEGUNDA tecla de mi no piano ( o piano tem 7 teclas de mi, agora se a ordem eh E0,E1.E2,E3,E4,E5,E6 ou E1,E2,E3,E4,E5,E6,E7,,isso eu nao sei!)

Igor Martins
Veterano
# fev/05
· votar


o guitar pro tá errado, q vergonha
Aquela porcaria vem como E3 o mizão.
Peguem ele e vão ver isso.

Giuliano
Veterano
# fev/05
· votar


Galera, não tá errado nada não... Existem diferentes padrões!
Só que aqui no Brasil a gente usa o Mi1 como sendo o Mi grave do violão, só isso!!! eita dificuldade!!!

Igor Martins
Veterano
# fev/05
· votar


Giuliano
Cara, então me esclarece um pouco melhor:

Tipo, no guitar pro o mi grave aparece como E3 (só clicar no quadro com a afinação), e no power tab aparece como E2.

Agora, como tu acabou d dizer, no padrão brasileiro, o mi grave do violão é o E1.

E1 = Padrão brasileiro
E2 = Padrão internacional (???))
E3 = Isso existe em algum padrão??

desculpa eu ter expandido o assunto, mas toh com dúvida

Pedro Santos Guimarães
Veterano
# fev/05
· votar


Igor Martins
no Guitar pro tah errado mesmo
acho q, como ele eh americano, deveria ser Mi2, mas eles puseram mi3

Giuliano
Veterano
# fev/05 · Editado por: Giuliano
· votar


Igor Martins

No começo do tópico eu mandei um link (sem ser o link do dó central), vê lá que tem quase todos os padrões utilizados hoje (não existe padrão aceito universalmente, esse é o problema todo rs). Abração

Tony Ferraz
Veterano
# fev/05
· votar


Em suma, as notas mais graves q um baritono ou um baixo alcançam estão dentro do violão, ou uma oitav a amenos? (segundo a classificação do tópico fixo do fórum - classificação e extensão vocal)

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Giuliano
Só que aqui no Brasil a gente usa o Mi1 como sendo o Mi grave do violão, só isso!!! eita dificuldade!!!
Entao, se pra ti, a mizona do violão é Mi1, onde q tá o dó central no violão?

Giuliano
Veterano
# fev/05 · Editado por: Giuliano
· votar


[n]Barbara Jolie[/n]

Não é só para MIM, é um convenção usada aqui no Brasil.

O dó central (Dó3) no violão é o primeio DÓ da corda SI (segunda corda mais aguda).


[n]Tony Ferraz[/n]

Dentro do Repertório Lírico um Baixo alcança geralmente um FÁ que fica na corda mais grave do violão , enquanto que um Barítono Alcança um Lá, ou Lab dentro corda grave do violão. No entanto essas notas no lirico exigem um timbre bem definido, encorpado e com um volume interessante. Dentro do Pop e em outros estilos os Baixos podem fazer notas abaixo do Mi-Grave do violão ...(há musicas onde vão mais graves, mas são musicas excepcionais..nos coros russos há muitos casos de musicas compostas com Si0, Sib0, lá0 ou até Sol0 que fica uma oitava abaixo da corda grave do violão), chegando a Ré, Dó, ou Si...dependendo do baixo... os barítonos na musica pop, conseguem pegar bem um Sol, e porque não até um Mi-grave.

Ou seja as notas do baritono e do baixo estão dentro do violão se estivermos falando de repertorio lirico, se nao, os baixos conseguem pegar notas mais graves.

Abraços

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Giuliano
O dó central (Dó3) no violão é o primeio DÓ da corda SI (segunda corda mais aguda).
vixe.....nao pode....ele é mto agudo pra ser um dó central.

Giuliano
Veterano
# fev/05
· votar


Barbara Jolie

Bom, eu já disse o que tinha de dizer, dei os links e as referencias ao longo do tópico. revogam-se as disposições contrárias hehehe... acredite se quiser, ou não :-)

Abraço t+

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Giuliano
Nao eh uma questao de acreditar ou nao, jah li td q postou, mas nao consegui entender, por isso perguntei.

MusiRio
Veterano
# fev/05
· votar


Galera,, COM CERTEZA O E1 eh O MI - corda 6 do violao solta

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Sendo assim:


e------------------------------------------------------
B---0B2---1C3 dó central-----------------
G---0G2---2A2----------------------------
D---0D2---2E2---3F2---------------
A------3C2-------------------------------------
E------------------------------------------------------



Então o C3 na corda B seria mto agúdo para ser um dó central.

É só essa a minha dúvida.

Douglas_ems
Veterano
# fev/05
· votar


hmm.. tipo, a mizinha também seria muito aguda para ser um mi 3, mas se você se concertar e tocar a corda, você vai ver que é o mi3 mesmo, nós que costumamos oitavar essa nota para cima. :)

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Douglas_ems
Vou fazer essas comparações com meu teclado em casa, isso me deixou na dúvida, pq meus professores sempre disseram-me q a mizona era E2 e tals...vamos ver o q tah certo e errado nisso.

Douglas_ems
Veterano
# fev/05
· votar


é, acho que dá muita confusão porque o violão se toca na clave de sol.

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Tudo bem q se colocar na notacao americana, entao seria o Mi 1, mas mesmo assim o dó central ficaria na corda A, na terceira casa, sendo um C2.

Era isso q eu esperava q o Giuliano falasse.
Mas a resposta dele foi outra, entao fiquei mais confusa ainda.

MusiRio
Veterano
# fev/05
· votar


la.si.do.re.mi0.fa.sol.la.si.do.re.mi1.fa.sol.la.si.do.re.mi2.fa.sol.la.si.d o3.re.mi3.fa.sol.la.si.do.re.mi4.fa.sol.la.si.do.re.mi5.fa.sol. la.si.do.re.mi6.fa.sol.la.si.do

esta e a escala das 52 notas naturais em um piano acustico

as cordas SOLTAS do violao

mi1.la1.re2.sol2.si2.mi3

Portanto o do3, ou oC3, no violao se localiza na corda 2 (si), com o dedo no traste 1

Giuliano
Veterano
# fev/05
· votar


Barbara Jolie,

É o seguinte, se uma nota é GRAVE ou AGUDA isso é determinada por sua FREQUENCIA, que é o número de vibrações por segundo que uma fonte sonora emite. O dó central é aquela nota que se encontra na primeira linha suplementar inferior da clave de sol. O dó central é sempre a mesma nota, ela não muda, ele sempre tem o mesmo som porque ele vibra numa frequência de 261.63 Hz. O que muda é o nome que a galera vai dar pra essa MESMA NOTA. O dó central é EXATAMENTE esse dó da corda Si do violão. Ele vai sempre ser o dó central. Ele não é uma nota tão aguda.... tanto que ele é TEORICAMENTE o limite grave da SOPRANO... (claro que na pratica a maioria consegue um pouco mais grave). Entao o dó central vai ser sempre essa mesma nota! chamem ela de C2,C3,C4 ou C5...é a mesma nota que os diferentes sistemas estão apontando...ou seja aquela notinha da corda si, as vezes é chamada de C3, as vezes de outra coisa DEPENDENDO do padrão utilizado. Aqui no Brasil concordaram POR ALGUM MOTIVO que o dó central se chamaria C3...mas nao mudou o lugar da nota....mudou o NOME. Continua sendo aquele dó central que em alguns padrões eles chamam de C4, ou outra coisa...mas continua tendo a MESMA FREQUENCIA :-)...Podem chamar ele de Do1,do2,do3,ut3 ou qualquer coisa..ele continua sendo dó central.

Cappice?

:-)

Giuliano

Barbara Jolie
Veterano
# mar/05
· votar


Giuliano
Sì, io capisco, grazie.

Era isso q queria saber, se na corda si ele realmente tem a frequencia de dó central.
Nossa minhas teorias qnto a isso vai pra água a baixo agora...ahauahuah....

Vc sabe me dizer se no software Guitar Pro, utilizando a partitura, onde o dó central se localiza, q eh uma linha abaixo da clave de Sol, neste software a frequencia dele está exata?

Giuliano
Veterano
# mar/05 · Editado por: Giuliano
· votar


Bom, eu não uso o guitar-pro, meu irmão até usava, mas desde que formatou aqui ele foi deletado. Mas eu acho que sendo um programa conceituado como é, eles não colocariam algo com essa incorreção. O que pode acontecer, eu suponho, é o velho problema das partituras para violão e guitarra usando Clave de Sol e que as pessoas não colocam como sendo oitavadas, quando são de fato. Então pode ser (eu não sei, por que não uso o programa) que a primeira linha suplementar inferior da clave de sol NÃO INDIQUE O DÓ CENTRAL se a clave estiver oitavada, nesse caso indicaria uma oitava abaixo. O correto, nesse caso, seria indicar que a clave de sol é uma clave oitavada, mas é costume entre os instrumentistas de guitarra e violão utilizarem a clave de sol mesmo! assim como em algumas partituras para tenores eles também usam sem oitavar... como se fossem sopranos rs. Bom, isso é costume...

http://www.music.vt.edu/musicdictionary/textm/midi/MiddleC.mid

Para comparar é só ouvir audio desse link e comparar com o som do guitar-pro pra ver se está na mesma oitava.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/05
· votar


Giuliano
E oitavada como seria especificado na partitura?

E para os tenores, talvez nao fosse oitavada na partitura, por a voz masculina jah ser naturalmente uma oitava abaixo da feminina?

Giuliano
Veterano
# mar/05
· votar


Quando a partitura é oitavada tem um "8" embaixo da clave. Os tenores usam a clave de sol oitavada (quer dizer antigamente usavam a clave de Dó...mas agora usam essa clave, mas geralmente o povo nem coloca o 8 embaixo, mas continua sendo oitavada....se não fosse haveria muitas linhas suplementares inferiores :-)

Barbara Jolie
Veterano
# mar/05
· votar


Giuliano
Valeu a explicacao, Giuliano.
Vou entrar em mais detalhes com a minha prof de linguagem musical, assim q comecar as aulas....

=]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original