Oitavas na Música POP

    Autor Mensagem
    JulianzZZ
    Membro Novato
    # set/19


    Olá, eu gostaria de saber quais oitavas são predominantes em músicas populares internacionais como Sorry Not Sorry, Rolling In the Deep, etc...
    Sou leigo no assunto, mas gostaria muito de entender isso.

    LeandroP
    Moderador
    # set/19
    · votar


    oitavas justas

    Ningen
    Veterano
    # set/19
    · votar


    pra quê!?

    Ismah
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Não faz sentido a pergunta... Tente ser mais claro...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Não entendi...

    JulianzZZ
    Membro Novato
    # set/19 · Editado por: JulianzZZ
    · votar


    Desculpa pela falta de clareza, ainda tô aprendendo sobre Teoria Musical.
    Percebo que em algumas músicas POP (internacionais principalmente) os cantores pulam de uma oitava para outra, eu gostaria de saber se há alguma regra sobre isso, as notas podem ir de uma escala para outra se estiverem na mesma escala ou algo assim?
    Espero que tenham conseguido me compreender, eu posso ta falando uma coisa sem pé nem cabeça.

    Ismah
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Só piora... E sim, está falando uma coisa sem pé nem cabeça, ao menos a princípio.

    Tudo sempre depende da intenção...
    Se vai de uma oitava (intervalo musical) a outra, é obrigatório que seja de uma nota até outra, uma oitava acima - ou não será uma oitava, e sim outro intervalo.
    Se vai de uma oitava (região) para outra, não necessariamente precisa ser na mesma escala. Apesar disso, é o mais comum de se ver.
    Pode ser uma modulação, como em Poison, de Alice Cooper. Ou uma mudança de tom completa, basante usual subir de tom no pop anos 80/90, como em Livin' on a prayer, do Bon Jovi.

    as notas podem ir de uma escala para outra se estiverem na mesma escala ou algo assim?

    As notas não podem ir de uma escala para outra, sem mudar as notas (ou será a mesma escala). Talvez quisesse dizer que as notas podem ir de uma oitava para a outra, se estiverem na mesma escala. Aí a resposta é sim.

    andluizlima
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Você ta se referindo à região?

    Pelo seu próprio exemplo, 'We could have had it [b]all[\b]", sendo o em itálico a parte em uma oitava e o em negrito a em outra oitava (mais agudo), é disso que vc ta falando?

    Se for, Rolling In The Deep tá em Dó Menor (Cm) se eu não me engano. Sabendo que a escala diatônica de Dó Menor é C, D, Eb, F, G, Ab e Bb, vamos classificar as "oitavas" dessa escala indo de C a Bb. As notas dessa parte são:

    G (We) - Bb (Could) - G (Have) - Bb (Had) - G (It) - C (All)

    Vendo isso estamos trabalhando com 2 oitavas diferentes, já que temos um C ali excedendo a anterior. Se eu entendi, a sua pergunta quer dizer de ir migrando de oitavas sem mudar a escala. Bom, se não houve uma modulação (se não foi trocada a tonalidade), a escala continua a mesma (cuidado pois pode ter mudado o modo, mas nesse tipo de pop em questão já é mais difícil).

    Pra você entender melhor, olha para as notas num teclado que você vai conseguir visualizar e absorver isso melhor.

    LeandroP
    Moderador
    # set/19
    · votar


    JulianzZZ

    Você precisa de um bom professor.
    Acho legal a sua iniciativa de procurar as respostas na Internet, mas, sob o risco de não se expressar direito, pode confundir o leitor e se confundir também com as respostas. Aproveite este seu entusiasmo e procure um bom professor na sua região pra lhe passar essas informações de modo que as lacunas sejam preenchidas devidamente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Oitavas na Música POP