Perco a voz rapidamente, o que fazer?

    Autor Mensagem
    sweet-aurora
    Membro Novato
    # jul/19


    Vou contar o meu caso, fiz aulas de técnica vocal por um bom tempo, mas, sempre no final das aulas, acabava sem voz e com dores na garganta pelo resto da tarde e noite. E mesmo fora da aula, se eu canto por, por exemplo, durante uma hora numa roda com amigos, acontece a mesma coisa. Minha professora achou muito estranho e me mandou para um otorrino e ele fez os exames, mas, disse que não tem nada de errado e que eu não deveria perder a voz tão fácil. Estou aqui mais para saber se alguém já passou por algo assim, acabei até mesmo desistindo de cantar profissionalmente por causa disso.

    Ningen
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    sweet-aurora

    Troque de "professor".

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    Ao invés de ir ao otorrino, procure um fonoaudiólogo. Ele entende melhor como funciona seu aparelho fonador e poderá indicar onde está o problema e consequentemente qual a solução.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # jul/19 · Editado por: Tipo 8
    · votar


    Tá, mas desde quando fono é professor de canto? Fono trata de patologia, o que não existe no caso dele. Pode fazer fono 3 anos e não vai cantar melhor. Tem que aprender técnica decente.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jul/19
    · votar


    Olha só, pode não ser isso, mas creio que você deve estar cantando com algum erro técnico e/ou fora de sua tessitura, no limite da sua extensão vocal.

    Como você já procurou um otorrino e ele atestou que não há nada fisiologicamente errado com seu aparelho fonador, a sugestão é você, pela ordem:

    1 - Tentar trocar de professor, explicando desde o princípio seu problema, para que ele adeque aos poucos os exercícios à sua correta tessitura vocal.

    2 - Se mesmo isso não funcionar, tentar um fonoaudiólogo.

    Digo isso porque, invariavelmente, sempre que invento de cantar fora de minha tessitura ("confortável") ou fazer "drive" em excesso acabo ficando sem voz, coisa que não acontece quando me mantenho dentro da normalidade (sei que é errado o que faço...).

    Boa sorte e não esqueça de nos contar quando solucionar.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    Tipo 8
    Tá, mas desde quando fono é professor de canto? Fono trata de patologia, o que não existe no caso dele. Pode fazer fono 3 anos e não vai cantar melhor. Tem que aprender técnica decente.

    A professora de canto dele o encaminhou para um médico, logo, ou ela não tem capacidade de identificar o problema ou o problema é realmente patológico, por isso sugeri o fono.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # jul/19
    · votar


    Beto Guitar Player

    Mas ele já disse que foi ao médico e que não tem nada.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    Tipo 8
    Mas ele já disse que foi ao médico e que não tem nada.


    Sim, você tem razão. Eu apenas sugeri o fono como uma segunda opinião no campo clínico, ao invés do otorrino.
    De qualquer maneira, não entendo nada do assunto, estou apenas a supor, pois na visão de um leigo no assunto, esse problema me parece físico e/ou patológico.

    Rafael Farias
    Membro Novato
    # jul/19
    · votar


    sweet-aurora

    Primeiramente Boa Tarde.

    Às vezes pode ser má alimentação.
    Uso excessivo de Álcool, Cigarro, Água Gelada podem danificar as cordas vocais.

    É aconselhável para cantores beber muita mas muita água (não gelada), comer muitas frutas e verduras, mastigar gengibre é muito bom também.

    Uma coisa importante é cantar de acordo com a sua capacidade vocal.
    A "ferramenta" da voz vai se desenvolvendo aos poucos. Lembre-se sempre que a pressa é inimiga da perfeição.

    Espero ter te ajudado.

    Um forte abraço!

    Ningen
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    Rafael Farias

    Bem pensado!

    Eu, por exemplo, não me dou bem com: Milho, cerveja e principalmente amendoim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Perco a voz rapidamente, o que fazer?