Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Cantar no Acorde

      Autor Mensagem
      Leowust
      Membro Novato
      # 07/jul/17 14:02


      Estou com uma dúvida a um tempo, fico pensando e repensando o assunto e nunca chego a uma conclusão definitiva...
      Quando eu estou cantando em cima de um G por exemplo, eu sou obrigado a cantar alguma das notas do acorde de G? Que no caso seriam G-B-D

      Eu não posso cantar um C em cima disso?...Um caso recente foi em uma música onde é tocado um Am mas me parece que o cantor faz um F.

      Se eu quiser cantar um C em cima de um G eu teria que colocar a nota de C no acorde do violão? (Nesse caso fazer um G11)


      Moderadores, por favor não encerrem este tópico, ja busquei outros tópicos...fui pra lá e pra cá e nenhum me tirou essa duvida.

      Markrovit
      Veterano
      # 07/jul/17 14:12 · Editado por: Markrovit
      · votar


      Leowust
      Pode normalmente, você deve pensar que a nota que esta sendo cantada deve estar dentro do campo harmonico da música. Porém se tiver soando o acorde de G e você cantar a nota F que é a sétima menor de G você junto com a base estará fazendo um G7,ou seja, esse G é o quinto grau do campo harmônico de C.

      Mesma ideia serve para os outros modos e escalas.

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 07/jul/17 14:26
      · votar


      Markrovit
      Precisamente.
      Como exemplo, escute samba de verão do caetano veloso. O cara faz cromatismo pra cantar, quer mais outside que isso? E fica bom.

      JJJ
      Veterano
      # 07/jul/17 14:30 · Editado por: JJJ
      · votar


      Leowust

      Cara... primeiro: você não é "obrigado" a nada. Pode cantar até fora da afinação, se quiser!

      Especificamente, se colocares uma nota C num acorde G, estarás usando a quarta. É uma nota que não "descansa" ultra tranquilamente bem no acorde, mas também não destoa pra caramba. Normalmente, "pediria" um retorno ao B. Mas, de novo: você não é obrigado a nada...

      LeandroP
      Moderador
      # 07/jul/17 14:33 · Editado por: LeandroP
      · votar


      Leowust

      Você pode tocar qualquer nota sobre o acorde, qualquer uma mesmo. Tudo depende da sua intenção sobre o acorde. É natural que as notas que fazem parte da formação do acorde vão harmonizar melhor, por razões óbvias. As demais notas traduzem uma intenção em particular.

      Por exemplo, se você pretende trazer uma intenção blues à frase sobre o acorde G maior, você pode arriscar a nota Si bemol na melodia. Por exemplo, cantar as notas Bb, B e resolver no G. Note que a nota Si bemol em princípio nem faz parte da escala de Sol maior, no entanto ela demonstra uma intenção blues sobre o acorde.

      Dê atenção às notas que estão nos tempos fortes do compasso, nas acentuações. Mesmo que determinada nota não pertença à tonalidade, ela pode ser utilizada como um ornamento, um enfeite à nota da tonalidade, ou do acorde, como no exemplo acima. Esses ornamentos podem ocupar um tempo fraco do compasso, enquanto que a nota da escala/acorde ocuparia um tempo forte do compasso. Isso pode inverter também, e diz que a melodia está sendo cantada/tocada no contra-tempo. Enfim, uma infinidade de possibilidades, em acordo com a sua intenção.

      O que você precisa saber pra compreender de uma forma efetiva este assunto é estudar os "intervalos e as suas classificações" (fundamental), pra depois estudar "harmonia". Recomendo que busque esta literatura em forma de livros, em aulas particulares, e com o devido cuidado na internet. Os porquês de cada acorde, cada nota, são melhores compreendidos com o estudo da harmonia.

      Ningen
      Veterano
      # 07/jul/17 14:49 · Editado por: Ningen
      · votar


      Leowust

      Você pode cantar a nota que você quiser manolo. Como disseram antes, só depende da sua intenção.

      Por ex: no piano, você pode até tocar um acorde maior com uma mão e um acorde menor com a outra pra criar uma "tensão".

      (+1 pro Ismah aqui em baixo)

      Ismah
      Veterano
      # 07/jul/17 14:59
      · votar


      Talvez o maior pecado seja em pensar em harmonia e melodia, não em música... :/

      LeandroP
      Moderador
      # 07/jul/17 15:07
      · votar


      Ismah

      Sohhhhhhhh rsrsrs

      Ismah
      Veterano
      # 07/jul/17 15:20
      · votar


      Mas e lá to mentindo?

      O que vemos de perguntas de tocar X em cima de acorde Y... Tocar e experimentar não parece algo lógico a se fazer? Nenhuma combinação faz cair o dedo, ou detona o planeta...

      E na prática, importa só ter sentido no todo e não isolado...

      Mas já que ninguém se arrisca, meus 10cents...

      Não necessariamente se a harmonia é uma nota, precisa-se tocar o acorde com aquela nota. É muito usual em country, blues e folk americano, nos mais recentes ao menos, usar acordes na primeira inversão, ou seja a terça no baixo, e deixar para o baixo (instrumento) fazer essa nota.

      Acaba-se construindo uma harmonia complementar de (T) III V T... com os dois instrumentos... Em outras palavras o baixo, toca a tônica, e a primeira nota da guitarra acústica / elétrica é a terçã, que seria a próxima nota em sequência para formar o acorde...

      Já vi também casos onde se tem sus2 / 9 ou sus4 / 13, e o baixo toca a tônica, quando a primeira nota do outro instrumento é a II ou IV, invés da III (agora suspensa).

      LeandroP
      Moderador
      # 07/jul/17 16:03
      · votar


      Pois é, Ismah

      Tudo isso que você disse se chama harmonia. Ela não determina que você faça tal coisa, ela te abre inúmeros caminhos pra você ter liberdade de fazer inúmeras coisas. Você não precisa necessariamente pensar em intervalos e/ou em harmonia quando está executando. Mas se deseja entender os porquês, aí sim é estudar harmonia.

      Leowust
      Membro Novato
      # 07/jul/17 17:58
      · votar


      Markrovit
      acabaramosnicks
      JJJ
      LeandroP
      Ningen
      Ismah

      Quero agradecer a todos que me ajudaram a deixar esse assunto mais claro na minha cabeça!!
      Obrigado!!

      Vou seguir as dicas do LeandroP e estudar "intervalos e suas classificações" e depois "Harmonia"

      Ismah
      Veterano
      # 08/jul/17 05:44
      · votar


      LeandroP

      Nunca disse que não precisa estudar... Mas arriscar mais... Poxa, toca e vê, se isso soa bom em tal situação... E entender realmente que todas as notas tocadas formam a harmonia e melodia, pois os dois se fundem em certo ponto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cantar no Acorde

      303.333 tópicos 7.850.074 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital