Descobri que meu falsete tem voz feminina. Alguém pode confirmar?

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# nov/15
· votar


Adler3x3

"E outro ponto importante.
Uma voz que atinge as oitavas mais agudas, não significa que seja feminina."


Cara, concordo.... mas veja o exemplo, o primeiro vídeo que nosso amigo colocou aqui. O rapaz do vídeo soa, propositalmente, como uma "mulher", na linha "Bichona Diva", coisa de "boneca fazendo performance de I Will Survive"!

Sabe, eu não tô falando isso com preconceito, de verdade, mas acho bizarro, coisa de circo, de "mulher barbada" ou de bichona que queria ser Mariah Carey.

Ahhh, mas é difícil, o cara canta muito, têm talento e etc... ok, mas, pro meu gosto, é feio prá K7. E nem é preconceito com o Pop não, porque acho o mesmo de muito cantor de metal melódico e heavy farofa.

Adler3x3
Veterano
# nov/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Lelo Mig

Sim, mas aí não é tanto a questão da voz são os outros trejeitos e formas de se expressar, que normalmente o pessoal tem a tendência de exagerar e forçar a barra.
Mas hoje em dia tem que tomar cuidado, pois podem tentar enquadrar qualquer escrito como preconceito e até apelar para medidas legais, e pior de tudo até exigir reparações e retratações, quando eles exageram e não se expressam de forma natural.
E podem tentar dizer que você é preconceituoso, e até tentar colocar outras palavras e interpretações na sua boca.

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


Cara, concordo.... mas veja o exemplo, o primeiro vídeo que nosso amigo colocou aqui. O rapaz do vídeo soa, propositalmente, como uma "mulher", na linha "Bichona Diva", coisa de "boneca fazendo performance de I Will Survive"!

Eu até ia comentar sobre isso, porque achei simplesmente uma coisa ridícula o que o cara fez. Tem hora que canta até revirando os olhos. PQP!!! já acho feio quem faz caras e bocas pra cantar, mas quando um cara quer dar uma de mulher é de matar. Passa prá lá do patético.

Lelo Mig
Membro
# nov/15
· votar


Adler3x3
GersonM

Complicado estes tempos de "politicamente correto", porque qualquer coisa pode ser tratado como preconceito, discriminação e blá, blá, blá...

Mas o que vêm ao caso, e vou falar de gosto pessoal, não de técnica, qualidade e etc, coisas que não tenho condições de avaliar é o seguinte:

Falsetes agudos de homem, mesmo muito agudos, como um recurso, um detalhe, um "acabamento", como faziam Barry Gibb dos Bee Gees, Michael Jackson e etc, acho válidos. São marcas, pessoais, imprimem um estilo, uma característica ao trabalho e etc.

Agora, barbado cantando feito Diva, acho muito feio. E que se dane o politicamente correto, coisa de bichona!

renatoff
Veterano
# nov/15 · Editado por: renatoff
· votar


Lelo Mig
GersonM
Adler3x3

não encaro oq vcs dizem como preconceito.. mas acho que vcs deveriam expor apenas a opinião de vocês sem querer interferir na dos outros..

completamente normal que voces achem isso ridiculo e que não gostem.. mas acho meio chato quererem dizer que isso não deve ser feito simplesmente porque VOCES não gostam...

blz avisar e falar "cara, acho isso muito feio.." mas dizer q é errado e q não deve ser feito de modo geral ja acho um pouco de tentativa de imposição

to falando na boa.. e respeito a ideia de vcs.. é até bom saber q isso não agrada a todos.

Videomaker
cara o vídeo do bee gees não tem nada a ver... não tem nada de feminino

nunca me referi as oitavas.. me refiro apenas ao timbre... pois o timbre do rapaz que postei no começo é feminino de Eb3 à G#4... e Eb3 eu alcanço até com minha voz de peito! nunca me referi a nota, sempre ao timbre, completamente confundivel com um timbre feminino se vc n parar pra prestar atenção...

Lelo Mig
Membro
# nov/15
· votar


renatoff

Cara, entendo sua colocação... Mas em momento algum alguém disse que deve ou não ser feito.

Tanto é, que fica claro as duas etapas da conversa (lembre-se estamos em um fórum público, onde prevalecem as diferentes opiniões).

Num primeiro momento, discute-se o "histórico" da coisa. Que não são tão poucos homens que se utilizam desta técnica, recurso e etc., posta-se vídeos de exemplo e considerações técnicas...

Num segundo (já sem ser direcionado a seu nick e respeitando seu gosto), eu GersonM e Adler3x3, dividimos entre nós opiniões referentes a GOSTO PESSOAL. E gosto, cada um têm o seu.

Como, repito, estamos num fórum público a conversa desvia, cria pernas próprias. Peço desculpas pelo desvio de foco, mas não por minha opinião pessoal e exposição dela.

Abraço!

renatoff
Veterano
# nov/15 · Editado por: renatoff
· votar


Lelo Mig
tem razão cara.. é que as vezes nada fica tão bem divido e aí comentários do tipo (nada contra eles) "tente arrumar ajuda pra fazer um falsete normal com timbre normal" e outros do tipo "é ridiculo" acabam fazendo parecer que se referiram a técnica como ela sendo incorreta

mas relaxa eu to falando numa boa.. é q conversa por tópicos acho que não fica claro e eu acabei assimilando as coisas dessa forma e fez parecer q se referiam à técnica como invalida ou incorreta.. sendo q na arte n existe nada de incorreto... sei la mesmo se alguém quis dizer isso.. foi mal.. kk

acho que fui acabar querendo defender a coisa e usei argumentos um pouco abstratos demais.. foi mal

Ramsay
Veterano
# nov/15 · Editado por: Ramsay
· votar


Ô Ô...

RafaelBernatto
Veterano
# nov/15
· votar


um homem que se preza

[...]

GersonM
Membro
# nov/15 · Editado por: GersonM
· votar


blz avisar e falar "cara, acho isso muito feio.." mas dizer q é errado e q não deve ser feito de modo geral ja acho um pouco de tentativa de imposição


Ninguém falou em errado. Agora, se eu acho errado, um cara cantar e ficar fazendo cara de menininha e fazendo caras e bocas, sim, acho errado, acho feio e ridículo. Mulher fazendo isso já é ridículo, porque cantar não tem a ver com isso. Isso é coisa de gente fresca, seja homem ou mulher.

entamoeba
Membro Novato
# nov/15
· votar


Cheguei num momento ruim para sugerir uma cirurgia para mudar de sexo?

Mas falando sério, acho que transgredir essa coisa de gênero tem espaço pra caralho nos dias de hoje! Não há mal nenhum em um homem cantar como mulher e vice-versa.

Aqui rola uma briga forte para saber quem é a mulher da relação:


renatoff
Veterano
# nov/15
· votar


GersonM
também não gosto de quem faz muita careta... a não ser que seja interpretativo do personagem e da história da música. como é o caso de operas e musical theatre.. e não tenho nada contra em interpretar o personagem em músicas populares na hora de fazer um vídeo pro youtube, fica muito mais interessante.

agora não é pq vc ta cantando com o timbre feminino que vc tem que se tornar uma mulher completa na hora.. :S seria estranho

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


agora não é pq vc ta cantando com o timbre feminino que vc tem que se tornar uma mulher completa na hora

Mesmo porque, é impossível, kkk

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


Eu penso o seguinte com relação a esse tipo de canto ou qualquer outro. Não importa se é falsete, se é plena, se é mista, se é pouca extensão ou não. O que importa é dar o recado. Fazer isso bem. Fazer música.

Fazer biquinho, caras e bocas ou se achar o fodão dos agudos, não tem a ver com fazer música.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# nov/15
· votar


Fazer biquinho, caras e bocas ou se achar o fodão dos agudos, não tem a ver com fazer música.

Tem a ver com carisma.

renatoff
Veterano
# nov/15
· votar


GersonM


se ela não fizesse biquinho, especialmente de 2:30 pra frente.. será que daria o msm impacto? acho q a musica seria uma m***** se não fosse acompanhada pela interpretação...

Wuju Wu Yi
bem falado! carisma com certeza é a diferença entre os cantores famosos e os que são apenas bons...

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# nov/15
· votar


renatoff

Steve Vai tá ai pra corroborar com essa idéia.

Snakepit
Veterano
# nov/15
· votar


Acho que o pessoal perdeu o foco.

Se o cara quiser cantar plantando bananeira que cante.

Vai ser ridiculo, vai, mas se o cara quer ser ridiculo, deixa ele.

Achei bizarro o clipe do primeiro post, exatamente por ser a tal da "bicha louca", mas enfim, que se dane.

Temos aí Steve Vai, John Mayer e mais um monte de hetero doido que é bom de careta e de bizarrices...

RafaelBernatto
Veterano
# nov/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


renatoff

IMO..

Na moral, faça o que você quiser fazer cara... O que você estiver afim de fazer...

Porque mesmo se podando pra fazer o que as pessoas supostamente querem ainda corre o risco de você "tomar uns tapas na cara" - não gostarem - no fim das contas... E se nem você nem o público gostarem, qual o sentido?

Estude bastante a ponto de ser o único crítico necessário de si mesmo. Você claramente não é o único a gostar dessas nuances tratadas no tópico... Pé na tábua!

..

Vai ser ridiculo, vai, mas se o cara quer ser ridiculo, deixa ele.

Achei bizarro o clipe do primeiro post, exatamente por ser a tal da "bicha louca", mas enfim, que se dane.


Isso!... Que se dane huahuhuhahuaha
Se o cara do vídeo gosta.. e o dono do tópico também... f*#¨&#¨&# deixa os dois gostarem um do outro.. :3 hahahaha

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


Tem a ver com carisma.

Carisma nada. Tem a ver com a pessoa ser deslumbrada ou abobalhada e que não tem a menor ideia do que é cantar.

GersonM
Membro
# nov/15 · Editado por: GersonM
· votar


se ela não fizesse biquinho, especialmente de 2:30 pra frente.. será que daria o msm impacto? acho q a musica seria uma m***** se não fosse acompanhada pela interpretação...

É impressionante como vcs confundem as coisas. O que ela está fazendo está no contexto da obra e principalmente do personagem.

bem falado! carisma com certeza é a diferença entre os cantores famosos e os que são apenas bons...

Assim como equilibrio é a diferença entre uma apresentação ridícula ou uma grande apresentação.

GersonM
Membro
# nov/15 · Editado por: GersonM
· votar


Para quem pensa em música com seriedade, respeito e dá o devido valor, é muito fácil perceber a intenção de quem está cantando. Todo o gestual, o comportamento torna impossível não notar quando alguém apenas USA a música para puro exibicionismo (no sentido negativo).

Agora pra quem não está nem aí e música é uma coisinha que a pessoa faz, aí então qualquer merda tá valendo.

Lelo Mig
Membro
# nov/15
· votar


renatoff

"se ela não fizesse biquinho..."

Opa, opa meu amigo, calma lá... você esta misturando as bolas!...rs

Neste caso, e em muitos outros, inclusive em muitas óperas, o cantar não é uma arte isolada. Ele apenas é parte de um conjunto que compõe as "artes cênicas"... Canto, dança, expressão corporal, dramaturgia e etc.

No exemplo citado, é um musical, e a arte dramática, a interpretação esta em primeiro plano, o "cantar" é secundário, ele apenas substitui o "falar" (por isso chama-se musical).

Em operas, diferente de um recital de canto, por exemplo, a música faz parte de um "teatro musicado" e nestes casos o gestual dramático, inclusive exagerado, é necessário devido a distância do público para os atores.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


Só sei que sinto saudade de artistas... Estava ouvindo os trabalhos da Katey Sagal, e sim ela de fato é uma artista. Canta, interpreta/atua, escreve...

Sinceramente, isso é um artista. Hoje vc tem cara que canta que comunica muito pior que a Dilma, se é que não é uma "estauta" no palco.

RafaelBernatto
Veterano
# nov/15
· votar


Ismah

Peguei ódio dessa mulher...
(Do seriado... SoA) hahhahahaha

PS: Concordo!

renatoff
Veterano
# nov/15
· votar


Lelo Mig
GersonM
então não sei a qual tipo de biquinho vocês se referem... achei que era isso aí... ahsuhas

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


RafaelBernatto

Ever the motorcycle momma!

Mas ela é a mulher do Sutter. E ela está na nova série dele, que recomendo muito - ao menos se gosta de coisas medievais, terá um bom relato da vida na época, e de como política não é algo novo. rs

Leandro Rigon
Veterano
# nov/15
· votar


Há ótimos contratenores.
Alguns deles: Michael Chance, do video abaixo, Philippe Jaroussky, Andreas Scholl, Aris Christofellis, Russell Oberlin, entre outros.
No lírico há uma imensidão de árias a serem trabalhadas, que eram justamente as dos castrati, hoje interpretadas tanto por sopranos e mezzos, bem como por contratenores.

Cantar em voz plena ou como contratenor (falsetista) é opção sua. Seja de uma forma ou de outra, você precisa de um professor de técnica vocal.
O objetivo da técnica é que você consiga uniformidade, e cantar com a mesma facilidade graves e agudos, sem tensionar, sem "expremer" a voz, sem tensionar o pescoço.
Quanto ao "biquinho", é desnecessário. As vezes tentando conseguir um resultado se inventa alguma coisa que ao invés de ajudar atrapalha.Eu, por exemplo, tinha a mania desnecessária de virar o pescoço para a direita na hora de conseguir agudos. No canto você deve conseguir emitir todos os sons com uniformidade sem qualquer tensão ou sem precisar inventar qualquer coisa. O que é feito no vídeo, como já foi bem dito, é interpretação. Se a música tem uma parte triste, melancólica, ou forte, alegre, porque não usar expressões faciais e gestuais para ainda mais dar ênfase a isso?

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


Leandro Rigon

Mas e quando a técnica coopera com o canto? Vejo muitos vocalistas de rock, se dobrando ao meio (depois de correr o palco por exemplo), para contrair ainda mais o diafragma e não falhar a nota.

GersonM
Membro
# nov/15 · Editado por: GersonM
· votar


Mas e quando a técnica coopera com o canto? Vejo muitos vocalistas de rock, se dobrando ao meio (depois de correr o palco por exemplo), para contrair ainda mais o diafragma e não falhar a nota.

Num dos vídeos que fiz sobre técnica eu me lembro de dizer algo como: Você deve cantar de um modo que as pessoas não percebam o esforço que você faz (pois ele existe, claro), mas se a nota for muito dificil, tem que lançar mão de todos os recursos possíveis, inclusive careta, o que for. Se isso for necessário pra conseguir, é melhor fazer o movimento do que não alcançar a nota.

então não sei a qual tipo de biquinho vocês se referem... achei que era isso aí... ahsuhas

Tudo é uma questão da razão que se está fazendo biquinho, careta, ou seja lá o que for. Se for porque o personagem assim exige ou se a letra leva a pessoa a fazer aquilo, tudo bem, aí é questão de interpretação. Agora, fazer mais do que é, fazer trejeitos que não tem a ver com o que se está cantando apenas com o objetivo de se dizer o bonzão, o deslumbrado ou o perdido...resumindo...dar uma de idiota quando está cantando só pra mostrar o quanto é metido a besta, aí fica ridículo. E tem um monte de perdido que faz isso, e não apenas pra se dizer o fodão, mas por falta de criatividade. Por exemplo, qual a razão de imitar os movimentos de outro cantor? porque todo mundo quase que canta gospel tem que levantar a mão e ficar mostrando a palma? Porque não deixam que a música os leve a fazer movimentos naturais. Quando se canta, seja pela voz ou pelos movimentos, deve ser uma expressão da pessoa, algo muito particular e não a imitação do que outro faz.
É só parar pra analisar se o que a pessoa está fazendo, tem a ver com o que ela está dizendo na letra. Fica fácil, fácil de perceber.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Descobri que meu falsete tem voz feminina. Alguém pode confirmar?