Conservatório Souza Lima (Alphaville) - Verdade ou mito?

Autor Mensagem
DanielSantosVoz
Veterano
# jan/12


Bom dia pessoal, tranquilo ??
Bem, eu ja vi alguns topicos discutindo sobre qual instituição é melhor: Souza Lima x Em&T, e vi que é uma discussão meio Ovo x Galinha, né? rs.
Porem tenho uma duvida um tanto especifica sobre o assunto, por isso criei um tópico novo. É o seguinte:

Eu canto a algum tempo em bares e quero me profissionalizar de verdade, e vi que as duas instituições mais indicadas para quem realmente quer estudar é a EM&T e a Souza Lima. Eu comecei a trabalhar em alphaville, onde tem uma unidade da Souza Lima, e fiquei super empolgado com isso pois pelas minhas pesquisas a SL é um dos melhores lugares para estudar. Porem esta semana me disseram que esta unidade da SL em especifico é meio fraca, não segura alunos e que os professores não meio fracos. Aí fiquei meio inseguro, pois acho que já que vou investir, que seja em um lugar que realmente vou alcançar os resultados que espero.

Alguem ai conhece a unidade da SL em Alphaville ai? É verdade ou mito que la nao é muito legal?? Porque se realmente for fraco acho que tentarei estudar na EM&T, não sei.

Fico no aguardo de um retorno galera, abraço!

gravity
Veterano
# jan/12
· votar


Enquanto ninguém te responde, se eu fosse você faria uma aula experimental, talvez você mesmo possa tirar essas conclusões.

Abraço.

megazord
Veterano
# jan/12 · Editado por: megazord
· votar


Moro em alphaville e fiz aula de guitarra lá por um tempo,com um professor que não vou citar o nome.Mas as aulas são horríveis.Não sei te informar quanto aos professores de canto,mas na época o único professor de canto era uma mulher que não era muito conceituada entre meus colegas que faziam aula de canto.
Isso na Souza lima de alphaville.

DanielSantosVoz
Veterano
# jan/12
· votar


gravity:
É exatamente meu plano cara, acho que semana que vem voltam as aulas, dai marcarei uma aula teste e tal. O problema é que nao é só a aula pratica ne, tem uma serie de aulas opcionais que são super importantes para o que estou buscando e queria saber se elas sao boas tbm (arranjo, hamonia, percepcao...), mas brigadao pela dica!

megazord É entao, foi o que me falaram cara...conversei com um amigo que estudou piano la, ele falou que a professora dele era fantastica, ai fica foda de saber como está a qualidade la ne...

Se nao for legal mesmo acho que vou ter que tentar ver ou outro campus da SL ou EM&T mesmo, mas nao sei se os horarios batem..

DanielSantosVoz
Veterano
# jan/12
· votar


Galeeera, dei um pulo na SL de Alphaville e na dos Jardins. Realmente a de Alpha é bem mais fraca, tanto em estrutura, horarios e matérias complementares que a unidade oferece.

Agora sim preciso de uma luz pessoal: Os horarios da SL nao batem com minha disponibilidade, e a EMT é muito longe, nao batem os horarios tbm.
Alguem sabe outra instituição no mesmo perfil delas galera?? Pior coisa querer estudar, se ferrar pra pagar e nao conseguir por horario ou local :S

Valeu galera!

DanielSantosVoz
Veterano
# jan/12
· votar


Dei uma pesquisada e vi o Conservatorio Villa Lobos na FITO em Osasco, alguem ai conhece ?

DanielSantosVoz
Veterano
# jan/12
· votar


Ninguem ?
Me falaram que é muito bom o tecnico de musica na ETEC Das Artes, em Santana. Alguem indica ?

tk_pervert
Veterano
# jan/12
· votar


Estudei na EM&T porém teclado, isso desde os meus 15 anos (tenho 20) e o que pude observar foi: lá é escola para guitarrista pois é a área com mais dedicação. Os professores de canto tem uma voz incrível, mas as aulas são básicas, nada de fórmula mágica. Lá é voltado para o popular e não para o erudito, o que, se um dia você quiser prestar faculdade o popular dificilmente te fará ingressar em uma. Lá também é uma escola de prática e não teoria, mas claro que você tem ambos. O preço é salgado mas tem muita referência e certamente você vai aprender cantar tão bem quanto o SL pois a teoría vocal é sempre a mesma.

Agora estou indo para o SOUZA LIMA lá do lado do ibirapuera pois a do alphaville tampouco me agradou, só depois de agendar uma aula terei uma resposta mais concreta.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/12
· votar


Ninguem ?

A única opinião que posso dar: Não conheço absolutamente NINGUÉM que tenha aprendido a cantar, em qualquer escola ou conservatório que seja. Todo mundo que conheço que estudou no EM&T ou chegou lá já cantando razoavelmente bem ou saiu com uma noção rudimentar de canto depois de 5 anos estudando.

Eu estudei 3 anos num conservatório renomado à época e não aprendi nada de relevante.

tk_pervert
Veterano
# jan/12
· votar


Não conheço absolutamente NINGUÉM que tenha aprendido a cantar, em qualquer escola ou conservatório que seja.

Ah puxa, isso não é uma verdade para minha experiência. Conheci pessoas que realmente aprenderam a cantar sim, e umas incrivelmente! Mas algo que vi que dá mais resultados são aulas particulares. Todos os que fizeram e que conheci tinham um timbre bem trabalhado e sabiam realmente cantar.

MMI
Veterano
# jan/12
· votar


tk_pervert

Eu acho que método é algo importante também. Se vai procurar aulas particulares, procure quem de fato estudou e vai saber do que fala, não apenas quem canta bem e resolveu dar aula. Um cara que eu conheço que vi resultados é esse aqui. (não ganho nada com isso não) :-)

Gansinho
Veterano
# jan/12
· votar


MMI
Um cara que eu conheço que vi resultados é esse aqui

Primeiro professor certificado por Speech Level Singing no Brasil (2010)

Ih...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/12 · Editado por: Christhian
· votar


tk_pervert
100% de certeza de que já chegaram cantando alguma coisa nessas escolas. E acredite, minha "experiência própria" com cantores (iniciantes ou não) é bem grande...

MMI
Concordo, em partes (quase que totalmente, diga-se de passagem). Mas o SLS, por exemplo, não presta. Nada mais é do que uma releitura muito mal feita do que se faz a séculos (literalmente) no canto lírico, vendido como algo inovador, mas com erros de interpretação grotescos. Se quiser método, melhor arrumar um professor de canto lírico que lhe aplique o vaccaj.

Não tem método mágico pra aprender a cantar. Precisa treinar o corpo de maneira sistêmica, assim como os padrões de reação à determinadas situações. A maneira de passar a informação pode até variar, mas todas são baseadas no processo primário, desenvolvido no canto lírico. E tratando-se de transferência de informação/treinamento corporal, qualquer pessoa com o mínimo de vivência em aprendizado e treino, sabe que ter um professor particular/personal trainer é muito mais eficaz do que ser nivelado por baixo em um grupo heterogêneo.

Abraços.

tk_pervert
Veterano
# jan/12
· votar


Christhian

Não duvido da sua experiência mas convivi com pessoas que foram do 8 ao 80 graças a aulas e digo 80 mas é uma voz extremamente bem trabalhada no que consideramos sobre vozes.

Mas, se a questão é que aula não funciona, como faz?!

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/12
· votar


tk_pervert

É até engraçado perguntar isso mas... onde o Christhian falou que aula não funciona?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/12
· votar


Jattto
É até engraçado perguntar isso mas... onde o Christhian falou que aula não funciona?

Também não entendi...

tk_pervert
e digo 80 mas é uma voz extremamente bem trabalhada no que consideramos sobre vozes.

Nós quem? Tenha certeza que sua referência é totalmente diferente da minha.

E só pra constar: Eu já dei aula em uma dessas escolas citadas aqui. E a própria escola sabe que o aluno terá dificuldades, pela avaliação feita pelo professor nos primeiros 3 meses de aula e toma diversas atitudes, digamos, de contenção do aluno, para que ele não se desmotive e continue nas aulas - quando na verdade a motivação deveria ser o resultado em si.

Vou repetir: Se você já canta minimamente, vá para uma dessas escolas e provavelmente irá aproveitar alguma coisa. Agora, se tem dificuldades com questões básicas, não perca seu tempo/dinheiro. Procure aulas particulares, é a melhor saída.

tk_pervert
Veterano
# jan/12
· votar


Jattto

A única opinião que posso dar: Não conheço absolutamente NINGUÉM que tenha aprendido a cantar, em qualquer escola ou conservatório que seja.

Certamente nossas referências são diferentes mas você generalizou demais para uma parte muito pequena, visualizando um âmbito global. Antes global, só no Brasil, que já uma generalização grande demais e desmerecida. Obviamente estamos tratando de opiniões o que felizmente são bem divergentes, mas eu acho que particular ou "pública" ambas tem seu nível de merecimento.

Mas estava pensando, boa parte de aprender algum instrumento vai da pessoa e nem sempre das aulas. Quem faz faculdade sabe o que quero dizer.

Leopold
Veterano
# jan/12 · Editado por: Leopold
· votar


tk_pervert

Vc afirmou que cnhece gente que aprendeu a cantar em conservatório? Pois eu duvido. Em mais de 20 anos nunca vi NINGUÈM aprender a cantar em conservatório e nem em universidade.

As provas selecionam gente que já sabe cantar, pois nesses lugares não se aprende quase nada de tecnica, alias as vezes desaprende, pois está bem dificil de algum lugar desses ter bons professores de verdade.

Um ou outro e olhe lá, qdo eles dão aula direto o que é raro, muiiito raro.

Comparar aprender canto com instrumento é tão ingênuo qto acreditar que se aprende a cantar em conservatório.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/12
· votar


tk_pervert

Tu te dirigiste à pessoa errada.

E...

Obviamente estamos tratando de opiniões o que felizmente são bem divergentes
Pelo que li, não se trata de opinião do Christhian e, agora, do
Leopold, se trata de FATO. Tu, sim, tens uma opinião. Equivocada ao meu ver.

boa parte de aprender algum instrumento vai da pessoa e nem sempre das aulas
Já foi dito por aqui zilhões de vezes que não dá pra comparar aulas de canto com aulas de qualquer outro instrumento. No caso do canto, depende tanto do aluno quanto do professor.

tk_pervert
Veterano
# jan/12
· votar


Leopold

Afirmei pois vi, essas pessoas tocaram comigo, alguns que conheci desde jovens, que fizeram aula nas mesmas instituições que eu fiz. Todos aqui no fórum estão na visão pequena se seu mundinho, ao invés de ampliar a visão e perceber que sim, há métodos e métodos e pessoas e pessoas, logo no que vi, aulas funcionaram sim. Universidade não é para aprender a cantar, basta ler o edital.

Jattto

Se não é verdade absoluta então é opinião. Volto a repetir, vocês estão se baseando na experiência de vocês o que é muito pequena se for ampliar em uma visão global, é generalizar demasiadamente.

Canto também é instrumento, só para constar. Nenhum instrumento é comparável, de fato, por isso a utilização do termo.

No que todos dizem, o que penso é que a pessoa deve nascer cantando e daí aprimorar? Se for um leigo, entrar numa escola ele não aprende? Não estou entendendo este ponto.

Leopold
Veterano
# jan/12 · Editado por: Leopold
· votar


Não estou entendendo este ponto.

Na verdade você não está é entendendo nada. Todos aqui no fórum estão errados só você que acha que está certo.

Volto a repetir, vocês estão se baseando na experiência de vocês o que é muito pequena

Quem é você para falar em visão pequena e mundinho? O que vc sabe de mim e dos outros? Visão pequena é a sua, que se coloca num patamar acima dos outros como se vc sim tivesse visão. Coisa nenhuma! quantos anos de experiência tem você com a idade que tem??? Já fez qto tempo de aula de canto? já cantou alguma vez na vida? já formou a sua voz? já trabalhou com cantores de todos os tipos de voz? quantos cantores você conheceu na vida? É...experiência pequena é a sua.


Se tivesse visão não faria esses comentários de achismos seus, ou seja, você simplesmente desconhece o assunto aqui tratado.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/12
· votar


tk_pervert

aulas funcionaram sim
Alguém neste tópico discorda disso?! Meudeus... que tal ler uns livros para melhorar essa interpretação aí?

Universidade não é para aprender a cantar, basta ler o edital.
Sim. E daí? Quem falou que é ou que não é por aqui? Por que tu estás colocando isso agora? No sense...

Canto também é instrumento, só para constar.
A VOZ é um instrumento. E o tratamento com ela é totalmente distinto.

Nenhum instrumento é comparável
Ah, não? :S

Sem mais... tá louco...


Leopold

É. :(

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/12
· votar


tk_pervert
Volto a repetir, vocês estão se baseando na experiência de vocês o que é muito pequena se for ampliar em uma visão global, é generalizar demasiadamente.

Primeiro você me colocou no plural com você (nós, pra quem não entendeu), dizendo que meu conceito de voz cantada seria o mesmo que o seu. Agora você acha que sabe da minha "pequena experiência". Não tem nada estranho nesses argumentos?

Mas Ok, fale-me sobre a minha pequena experiência em detrimento da sua, gafanhoto.

Vai ser interessante. :)

tk_pervert
Veterano
# jan/12
· votar


Jattto

Jatto, sinceramente, é você quem deve ler melhor o que estão postando neste tópico, sério, por que todos criticam mas ninguém fala claramente, todos aqui tem uma visão igual e para vocês é o ponto final.

Por que uns falaram que não conhecem ninguém que tenha feito aula em conservatório e tal, e então é amém para todos os outros. Fala sério. E o pior, eu faço perguntas para entender a opinião de vocês e o que vocês dizem? Enfim...

Leopold

Eu acho que nem vocês estão entendendo por que falam e falam e estão rodando no mesmo assunto, criticando e sem acrescentar nada para o tópico.

Quem é você para falar em visão pequena e mundinho? O que vc sabe de mim e dos outros?

Esse é o ponto! Eu não sei, por isso não estou generalizando tal como muitos generalizaram. Leia.

quantos anos de experiência tem você com a idade que tem???

Sem fundamento isso, de verdade. Nem tenho comentários para expressar o quão absurdo é ler isso.

É...experiência pequena é a sua.

Pelo que entendo, ainda continua sendo experiência, não? Não disse que sou dona da verdade e desde o primeiro momento citei minha experiência. Leia.

Vamos todos ser mais claros ou tentar explicar melhor quando nos referirmos aos assuntos?

Alguém neste tópico discorda disso?!

Estou perguntanto há mais de uns dias e ninguém me responde, então qual é o ponto que vocês querem chegar ao falar tudo citado anteriormente?!

Quem falou que é ou que não é por aqui?

>>Em mais de 20 anos nunca vi NINGUÈM aprender a cantar em conservatório e nem em universidade.

Ta aqui, leia.


Enfim pessoal, longe de querer fazer lavagem cerebral mas o fórum de baseia em experiências, pequenas ou grandes, expus a minha para mostrar que não é o amém que dizem e todos querem me converter usando argumentos, senão infantis, totalmente sem propósito. De verdade, sem ironia ou qualquer senso parecido, gostaria de entender melhor o que vocês estão tentando expor.

tk_pervert
Veterano
# jan/12
· votar


Christhian

NOVAMENTE, digo que sua experiência é pequena pois: entre mimimis da infinidade do mundo, conhecemos pouquíssimo sobre tal. Se ainda sim, entramos num assunto mais específico, ainda é pequeno pois creio que ninguém é capaz de conhecer o meio da música 100%, ou até menos, caso seja muito radical considerar 100%.

O maior problema é vocês terem uma experiência diferente dos outros, talvez mais idade e deixar sem voz eles, e o pior, sem acrescentar nada.

Acredito sim que aulas não sejam milagrosas, ou próximo disso, mas ainda sim acredito nelas, e acredito em geral e não na porcentagem de conhecimento teórico ou partes, acredito num todo. Não sei se é isso que vocês querem dizer, se é em partes que vocês acham que funciona ou se um leigo entrar ele não sai cantando!?

Gansinho
Veterano
# jan/12
· votar


tk_pervert
De boa.. Você tá viajando.
Para de falar que você "acredita sim que aulas funcionam". É claro que funcionam! Ninguém disse o contrário aqui, e você não para de repetir isso.

O que todos eles querem dizer é que aulas em conservatórios, escolas de música e universidades não ensinam ninguém a cantar. Quem não sabe cantar antes de começar a fazer esses cursos, não aprende a cantar. Quem canta bem ali já chegou cantando bem.

O que funciona pra aprender a cantar são aulas PARTICULARES, e não em escolas de música ou conservatórios, onde, DE ACORDO COM A EXPERIÊNCIA DELES (que não é pouca), os professores não são de boa qualidade.

Os caras sabem do que tão falando.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/12
· votar


tk_pervert
Em primeiro lugar, a única pessoa aqui que toca no assunto 'aulas não funcionam' é você. Todos os frequentadores assíduos deste fórum, sem exceção, sabem que o tempo inteiro recomendamos aulas para resolver qualquer problema relacionado à música - e não só ao canto.

NOVAMENTE, digo que sua experiência é pequena pois: entre mimimis da infinidade do mundo, conhecemos pouquíssimo sobre tal.

Novamente, você está me colocando no mesmo grupo (em termos de informação/experiência/conhecimento) do que você. Mas vamos desenhar. Vou frisar a minha frase, que repeti DUAS vezes, pra tentar te ajudar a raciocinar:

Não conheço absolutamente NINGUÉM que tenha aprendido a cantar, em qualquer escola ou conservatório que seja.

Não conheço
Não conheço
Não conheço
Não conheço
Não conheço
Não conheço


Ao menos que eu conheça o mundo inteiro, não faço nem ideia de onde saiu esse seu papo de 'âmbito global'. Quem falou em "globalização" aqui foi você, sei lá por que! De fato, você aparenta não estar entendendo nada do que está sendo discutido aqui. O ponto é: Nosso amigo, autor do tópico, perguntou sobre escolas de música e a MINHA OPINIÃO é de que EU NÃO CONHEÇO ninguém que tenha aprendido a cantar em escolas, mas conheço vários que aprenderam com aula particular. E quando digo "aprender a cantar" não estou me referindo à ter ouvido algum fulano cantando e ter achado bacana, estou me referindo à técnica empregada, o que tenho experiência para avaliar em relação ao canto - e tão somente em relação ao canto, pois se visse um contrabaixista tocar, só poderia avaliar o que meus ouvidos me dizem e, em muitos casos, a técnica não está restrita ao som produzido.

FYI: Estudei canto no Brasil, no Japão e na Inglaterra. Conheci diversos países da Europa e, como interessado por canto como sou, procurei informação em cada um deles em que estive. Existem escolas excelentes de música mundo afora, especialmente na Áustria, Alemanha, França e Itália (dos países que conheci, obviamente). Especificamente tratando de CANTO (que é o assunto desse fórum e o que entendo, pois tenho a sensatez de falar somente sobre o que sei), o Brasil tem uma carência monstruosa. Mesmo os melhores orientadores vocais de alto nível do país - e não estou falando de pessoas que chegam nesses professores sem saber NADA - lecionam em escala MUITO MAIOR (porém não exclusivamente) aulas particulares, vide a excelentíssima Neide Thomas, que trabalhou com as melhores vozes do país e nos deixou órfãos ano passado.

Leopold
Veterano
# jan/12 · Editado por: Leopold
· votar


Sem fundamento isso, de verdade. Nem tenho comentários para expressar o quão absurdo é ler isso.

Absurdo? Absurdo não seria alguém que nem é da área querer saber mais do que aqueles que são? Com base em ...nada.

Vc deveria ao menos tentar expor claramente as suas idéias, porque cada hora é uma coisa. Eu realmente já percebi que é inútil essa conversa e vc vai ficar batendo na mesma tecla, sabe-se Deus qual ´seja ela.
Eu não vou perder mais meu tempo com alguém que está aí só para brincar de argumentar, ficar divagando em coisas sem nexo, tentando diminuir o conhecimento de quem está no ramo há anos.
Vai tocar teclado que é a sua praia.

juninholiveira

E vc é quem? Duplo da tk?
Quem bom que estamos elevando o nível. Mais um motivo pra deixar os outros integrantes do fórum tranquilos qto as informações que recebem aqui, quie vem de fonte segura, de gente que vivencia o canto e a técnica diariamente, que tem resultados e pode prová-los. De resto é só conversinha fajuta de vocês.

Sinceramente, já fizeram a sua graça. Cresçam.

tk_pervert
Veterano
# jan/12
· votar


Gansinho

Já esclareceu bastante na questão em que estávamos em loop.

Christhian

Parabéns por uma ótima formação, não quero colocar você em nenhum grupo, apenas estou dizendo que sua experiência foi uma e a minha foi outra.

Absurdo? Absurdo não seria alguém que nem é da área querer saber mais do que aqueles que são? Com base em ...nada.


Ah cara, você não tem argumentos e apela para a falta de conhecimento.

Bom, mas seguindo tal discussão principal, pelo que entendi: EU já vi gente sim que estrou na escola sem conhecimento nenhum e aprendeu. Não é meu caso, mas o Christhian disse que não. Certo, são visões diferentes de pessoas absolutamente diferentes.

quie vem de fonte segura

É, por que o fórum é formados por músicos, todos com diplomas e com opinião a respeito de tudo que sabem uma verdade absoluto, de fato Leopold, cresçam.

Desde a primeira vez que acessei o fórum do CC percebi que ele era feito de opiniões e não verdades absolutas, que desde uma pessoa que gostava de mxl falava mal de shure e vice-versa. Agora vocês querem cobrar diplomas e experiência elevada para complementar informações cuja quais não são específicas.

Mas mimimi, não quero ofender ninguém e bem longe disso!

Hoje fui na SL dos Jardins e me apaixonei por lá, uma ótima infra-estrutura, bem diferente da EM&T, que tem uma boa infra porém não se compara. Agora, para saber mais sobre a metodologia de lá, somente após alguns meses.

Leopold
Veterano
# jan/12 · Editado por: Leopold
· votar


tk_pervert

O seu problema é que quer comparar canto com instrumento. Vc não entende de canto e quer provar por A + B que é possível aprender isso num conservatório ou universidade, o que não é! E sabe com base em que? com base na experiência SIM que nós temos de anos e anos a fio, de dia após dia trabalhar com cantores de todos os tipos. E isso não é um mundinho a parte não, é compartilhado com vários cantores de vários estilos, nacionalidades e outros professores, concursos de canto, audições, gravações, espetáculos e recitais, observação da formação de outros cantores durante os anos, suas conquistas e derrotas.

É somente por esses fatores que vc diz que não significam nada que posso afirmar coisas desse tipo. Ao contrário de você, eu não sou um inconsequente que dá qualquer tipo de informação sem base nenhuma, sem ser da área, sem vivência.

O seu azar é que veio cair aqui neste fórum, onde por mais que você queira não vai conseguir colocar idéias tolas na cabeça de quem está começando com base em suas divagações.

Já deu né? Você vai chegar aqui, vai fazer esse auê todo e depois nunca mais vai aparecer, ou seja, não vai contribuir com nada.
Não é a primeira figura que faz isso e nem vai ser a última.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conservatório Souza Lima (Alphaville) - Verdade ou mito?