Faculdade de Canto Unirio

    Autor Mensagem
    Larihmo
    Veterano
    # set/11


    Olá galera, queria saber de alguem que conheça o curso de canto da Unirio, se mesmo sendo erudito é um pouco mais voltado pro Popular. é que decidi fazer faculdade de canto e meu estilo é Popular. Moro no RJ eNão tenho $$ pra pagar uma faculdade privada, ja que os cursos federais daqui não têm canto Popular. Devo investir no erudito mesmo assim? Pensei em fazer as UNICAMP pois lá tem o popular, mais sair daqui e ir pra lá é complicado... o QUE POSSO FAZER? Lembrando que os técnicos tbm são pagos né.. Bom Obrigada desde já!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/11
    · votar


    Larihmo
    Se for canto erudito, é canto erudito. Não tem como ser voltado para o popular.

    Em geral, porém, faculdade de música é a única em que o candidato precisa chegar pronto. Um aluno de medicina entra na faculdade sem saber os sintomas de uma gripe, mas o músico precisa chegar lá dominando seu instrumento (no seu caso, a voz) e num bom nível de conhecimento de teoria musical. Se esse é o seu caso - ou seja, se você já é cantora lírica e conhece bem de teoria musical, vá em frente! Agora, se não é o seu caso, acredite, você não vai aprender a cantar lá. Alias, desculpe de coração desanimá-la (se for o caso), mas se não tem um bom conhecimento de teoria musical, dificilmente você passará no vestibular.

    A mesma coisa serve pra Unicamp - creio que até num nível mais elevado. O baixista que toca comigo estuda na Unicamp e já era um monstro em teoria musical antes da faculdade. E, nas palavras dele, nenhum dos caras que ele viu cantar lá chegam sequer perto do meu nível de execução, sendo que praticamente só fiz aulas particulares.

    Enfim, minha opinião. :)

    Abraços.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Leandro Rigon
    · votar


    Em geral, porém, faculdade de música é a única em que o candidato precisa chegar pronto.(2)

    A mais pura verdade. Anos atrás eu fiz uma aula coletiva com um professor da Belas Artes do Paraná de violino. Fui eu e mais 4 conhecidos com o meu ex-professor de violino fazer uma aula com um dos professores da belas, o Marco. Um dos meus colegas era um monstro no instrumento, mas o Marco orientou ele a estudar mais um ano ou dois para passar O_o Então eu levaria anos para estar preparado...

    No canto é a mesma coisa... na Belas exigem que você apresente uma ária francesa, uma italiana, um lied alemão, e uma Brasileira, além de um ou dois exercícios do métido Vaccaj.
    E na Brasileira, são árias de Carlos Gomes, canções de Lorenzo Fernandes, Serestas de Villa Lobos e outros.

    Quem não sabe cantar, obviamente, nunca via entrar...

    Leopold
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Quem não sabe cantar, obviamente, nunca via entrar...

    Há excessões. Eu presenciei uma discussão - eu estava no lugar certo, na hora errada para elas - de uma professora bem conhecida, com duas outras professoras da banca que era mais ou menos assim:

    - Como ela foi?
    - Péssima, ela nunca será uma cantora, não tem a menor condição.
    - Bom, não interessa, ela tem que passar.
    - Mas ****** ela não tem a mínima condição, não tem afinação nenhuma, nunca vai acompanhar.
    - Não me interessa, vocês tem que passá-la e pronto.
    - Mas vai ficar feio para a instituição, não estamos falando de alguém apenas desafinado ela realmente não sabe nada. Chega a ser vergonhoso. Não podemos passar uma cantora desse nível.
    - Não quero saber, vocês vão aprová-la porque eu quero. Dêem um jeito.

    Bom, a garota foi aprovada e eu a vi cantar??? algumas vezes.
    Era motivo de piada na instituição e dava vergonha alheia de ter que presenciar as tentativas dela de fazer o básico do básico.
    Sem sacanagem, mas era o mesmo do que colocar o DIDI pra cantar ópera. Tudo isso com o aval da tal professora.

    Óbvio que só tirou o lugar de outra pessoa (no caso eu) e depois desistiu, então tem alguns casos estranhos por aí.

    (só a título de curiosidade)

    McBonalds
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Um aluno de medicina entra na faculdade sem saber os sintomas de uma gripe

    Hehehe, e na maioria das vezes, também sai sem saber. Tem cada médico que a gente vê por aí que dá até pena.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Faculdade de Canto Unirio