Canto para Heavy Metal e canto Erudito... até onde

Autor Mensagem
Leandro Medeiros
Veterano
# jul/04 · Editado por: Moderador


Gostaria de levantar aqui uma questão, que creio não ter sido lebrada aqui no fórum: por que a maioria dos famosos vocalistas de heavy metal possui como base o estudo do canto erudito? Qual a relação entre elas? Seria apenas uma questão de técnica vocal ou existem outras explicáveis?
A galera que está mais por dentro do assunto ai, gostaria de saber mais informações a respeito!

BozoCareca
Veterano
# jul/04
· votar


Porque o metal exige uma técnica que o canto popular(esco) não oferece.

A maioria das bandas de metal, principalmente as de metal melódico, exigem muita potência vocal e um certo nível de "virtuosismo", mesmo que seja só um virtuosismo aparente, como acontece em alguns casos.

Imagina o Iron Maiden com o Roberto Carlos no vocal! Seria risível. Se bem que o Blaze... É... Deixa pra lá!

Leandro Medeiros
Veterano
# jul/04
· votar


Tow ligado... mas tipo, que técnicas são essas? Em quais pontos elas se interseccionam? E o Blaze pra mim nem cantor eh!!! Ele parece mais um bode berrante! Desculpa aí quem gosta do Blaze!!!

Christofer Johnsson
Veterano
# jul/04
· votar


eu gosto ¬¬
BozoCareca
virtuosismo? pelo q sei qualker 1 q seja tenor eh logo aclamado q canta bem
virtuosismo nao

BozoCareca
Veterano
# jul/04
· votar


Christofer Johnsson
Não necessariamente. O Jorn Lande, por exemplo, está longe de ser tenor e eu o considero o melhor vocal do gênero que surgiu nos últimos tempos.

O Geoff Tate, que na minha opinião é barítono, também é mestre. E por aí vai.

É importante saber que a qualidade do cantor independe da classificação vocal.

E qual é o seu conceito de virtuosismo?

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


Leandro Medeiros
Canto lírico aprende-se todas as técnicas de canto.
Partindo daí, vc se dirige para aquilo que melhor lhe agradar.

Não apenas em heavy-metal, mas em qualquer estilo.
Penso que todos deviam aprender o canto lírico, para poder adquirir as técnicas em seu canto, seja qual for. ;)

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


BozoCareca
O geoff tate é baritono...também tenho convicção disso!

BozoCareca
Veterano
# jul/04
· votar


FáBiO LiOnE
É. "Silent Lucidity" é um exemplo da "baritonicidade" dele. auhauhahha

Vampiro
Veterano
# jul/04
· votar


pow, pra se ter uma idéia, com canto lírico dá até pra desenvolver vocal gutural...
pow o canto lírico tbm faz com q vc pegue resitência, potência, e por ae vai... por isso q futuramente eu pretendo fazer depois q estiver cantando mais... hehehehe

O Geoff Tate num é barítono... o grave q ele manda na Silent Lucidity é uma prova... se vc reparar ele manda qse q susurrado, pq num é uma regiaum taum confortável pra ele, no caso num é confortável, no caso ele num coseguiria mandar alto e faz parte do clima q ele ker dar na música... se ele fosse barítono o grave dele seria mais cheio e com mais corpo do q ele manda.

Valmick
Veterano
# jul/04
· votar


Vampiro, depende da intenção do trecho da música... Ás vezes não é pra ser forte...
Bem, não ouvi a música....
aí, Nando Reis é tenor e eu o DETESTO... Michael Kiske, Axl Rose, o Vocal do Iced Earth, o vocal do Masterplan, Andi Deris são barítonos e são maravilhosos... não tem nada a ver...

Vampiro
Veterano
# jul/04
· votar


o Michael Kiske é tenor...
pow é só ver a extesaum de voz de peito dele... ele alcança notas q nem por nada um barítono conseguiria sem falsete...

bem , mas se vc reparar o Geoff Tate, sempre manda mais baixo a parte grave... num é nem isso, o grave dele é excelente, dá até pra pensar q é barítono... mas ae vc escuta a regiaum aguda dele... ae vc fica na dúvida

Leandro Medeiros
Veterano
# jul/04 · Editado por: Leandro Medeiros
· votar


caramba, vcs naum acham essa questao d classificação de naipe vocal um pouco complexa naum? posso naum saber d tecnica, mas tenho certeza q naum da p saber isso a partir de um trabalho de um cantor... pow, o freddie mercury se achava baritono!!! o edson cordeiro é considerado por muitos como barítono, isso requer tempo e acho q vcs devem saber disso tb! a questao aqui seria mais a da tecnica, q perguntei! =)

Barbara Jolie, BozoCareca
valeu ai o esclarecimento! Eu vou começar agora em agosto minhas aulas...e p canto lirico. Espero aprender mto c isso.

Valmick
Veterano
# jul/04
· votar


Vampiro você se engana quando que o que ele faz é com voz de peito...

Valmick
Veterano
# jul/04
· votar


EDSON CORDEIRO BARÍTONO????????????????????
JAMAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Gippe
Veterano
# jul/04
· votar


Vampiro
Meu, barítono num eh barítono soh pq alcança tais notas no grave e tenor num eh tenor soh pq alcança tais notas no agudo. Tem zilhões de tenores q num mandam um do4 com descencia e zilhoes de barítonos q num chegam no sol 1 convincentemente. Jah viu o Edu Falashi cantar??? Jah viu ele emitir putas graves??? Eu naum!!! Agora jah viu ele emitir puta agudos??? Eu jah!!!! Adivinha, ele eh segundo barítono, por isso tem a voz taum gostosa de se ouvir.
O timbre dos barítonos apavoram... mas isso eh outra questaum

Leandro Medeiros
Jah cheguei a pensar q o Cordeiro era barítono atrofiado (tbm, nunca desenvolveu voz de peito na vida), mas a voz falada dele jah eh aguda demais, desconfio q ele seja uma classificaçaum rara, um tenorino!

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


Gippe
edson cordeiro não é baritono não..é tenorino!!isso mesmo!

BozoCareca
Veterano
# jul/04
· votar


FáBiO LiOnE
NA verdade, ele é viado.

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


BozoCareca
AHuAHUAHuAA

Marlos Vasconcelos
Veterano
# dez/04
· votar


Meu professor classifica o Edson como contra-tenor

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/04
· votar


Marlos Vasconcelos
sim....ele canta como contra tenor...mas a voz dele seria uma voz pouco alterada pela muda vocal..por isso o termo tenorino...no caso dele...sopranino...puta cara estranho meu..que voz aguda

PuNk Bass
Veterano
# dez/04
· votar


Marlos Vasconcelos
FáBiO LiOnE
Ele é tenorino que canta como sopranista. Sopranino só seria se ele fosse castrado antes da puberdade. Se ele foi castrado depois é outra historia...hehee...=PP

DBkun
Veterano
# jan/05
· votar


Eu acho q sou barítono, mas consigo por notas altas com um esforço consideravel. Tipo eu tenhu a seguinte teoria de que cantar agudo muitas vezes pode enfraquecer a garganta se não for um tenor (no caso dos barítonos) porém você começa a ganhar mais extenção de voz, eu acho que é mais mesmo uam questão de pratica, nada de cantar musicas impossíveis, mas tentar extender a voz aos poukos acompanhando algumas vozes cada vez mais agudas eh uma otima pratica!

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/05
· votar


DBkun
não é uma boa pratica não!!
com esse negócio de querer cantar vozes agudas....pessoas que não tem a técnica vão usar a garganta para conseguir esses agudos dificeis...e ai com o tempo...terá uma patologia e não extensão!!tome cuidado!

Jimmy Skylander
Veterano
# dez/05
· votar


Ou Fábio Lione uma pessoa sensata por aquí. Realmente o mau uso das cordas vocais acaretará danos na voz que podem ser irreversíveis. Lembremos que cantar bem não é sinônimo de cantar agudo sem técnicas. Se você fica rouco depois que canta, se em algum momento dói a garganta ao cantar ou mesmo após o canto, é sinal de uso incorreto da voz. Cautela o verdadeiro cantp é aquele que é confortável, não exige esforço sobre humano para o intérprete.

Jimmy Skylander
Veterano
# dez/05
· votar


Fábio Lione, uma pessoa sensata por aquí. Realmente o mau uso das cordas vocais acaretará danos na voz que podem ser irreversíveis. Lembremos que cantar bem não é sinônimo de cantar agudo sem técnicas. Se você fica rouco depois que canta, se em algum momento dói a garganta ao cantar ou mesmo após o canto, é sinal de uso incorreto da voz. Cautela o verdadeiro cantar é aquele que é confortável, não exige esforço sobre capaz para o intérprete. Se falta técnica, aprofunda nelas pois além disso, até o público é impiedoso com falta de auto-crítica em relação ao que se canta e o que se alcança.

Erivaldo Junior
Veterano
# dez/05
· votar


Lembran-se dos 3 tenores do Metal??

Bruce, Rob e o Tate?

Procurem por Geoff Tate no google imagens que vcs vao ver os 3 cantando juntos.

Ninrod
Veterano
# abr/06
· votar


td isso eh papo furado

eu sou baixo profundo, e canto qualquer musica do geoff tate, kiske etc

td eh questao de estudar com o profissional certo.

minha nota mais grave eh um dó de 8hz

apos todos esses anos, aprendi q td tem tecnica, td tem jeito.

eu comecei desafinado, sem extensao, e hj sou professor.

quem diz q vc nasce com uma voz, e tem q cantar em tal tom, eh pq nao tem conhecimento suficiente pra te ensinar como chegar la, e fica mais facil dizer q nao da, do q falar q nao sabe e perder alunos.


quem quiser debater mais sobre tecnica vocal, ou fazer aulas de tecnica vocal, pode me procurar no msn n1nr0d@hotmail.com.

terei imenso prazer em ajudar, responder duvidas, afinal essa eh minha vida, e oque mais gosto de fazer, ajudar as pessoas a realizar seus sonhos, cantar tudo que sempre sonhou.

estou disponivel em 3 escolas, e particular tb...

grande abraco a todos

Ninrod

alannoosbourne
Veterano
# mar/08
· votar


pow velhos eu tenho uma banda q levo o estilo(heavy metal) tem muitas gente q diz q eu não posso beber coisas geladas isso e verdade eu e supertição....desde ja agradeço valew

Mento077
Veterano
# mar/08
· votar


alannoosbourne
É verdade.

Corte o sorvete, leite, mel, coisas grudentas em geral.
Balas, Xarope, Poção Magica da Tia, bebidas alcoolicas nem pensar.

Apenas água, sem estar gelada.

alannoosbourne
Veterano
# mar/08
· votar


blz veio valeu....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Canto para Heavy Metal e canto Erudito... até onde