O que faz mal a voz?

Autor Mensagem
fabianoMM
Veterano
# nov/03


Oi, sou novo aqui, e primeiramente gostaria de cumprimentar a todos.

Às vezes vc pode estar falando num timbre legal, mas qdo canta e precisa usar toda a voz, alguma região está meio sem brilho.... Então alguma coisa fez mal a voz...

Então pergunto a todos o que faz mal a voz??? já lí alguma coisa a respeito(chocolate quente, falar sussurrando, forçar de mais, fumar, gelado, refluxo intestinal,etc..), mas o que destas coisas é fato ou não? Gostaria dee saber na prática de vcs se tem alguma coisa em especial???

Valeu

MARCIO GUERRA
Veterano
# nov/03
· votar


Tudo que está escrito aí está certo.

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Correto!

Mas a questão do chocolate é a seguinte:
Vc pode comer chocolate e qqer tipo de doce. Mas se for cantar, NÃO COMA, pois irá salivar mais do que o normal, e no canto perderá mais tempo engolindo a saliva.


região está meio sem brilho
Isso pode ser causado por vários fatores.
Um pode ser o seu timbre de voz que não alcance tal nota e por isso fica "sem brilho". Mas td deve-se a um bom aquecimento e cuidado com a voz.

Jol
Veterano
# nov/03
· votar


Sou fumante, isso vai dificultar muito meu aprendizado de canto?

James Bond
Veterano
# nov/03
· votar


Jol
Isso naum vai soh atrapalhar seu aprendizado,mas sua pratica e ateh sua vida!!! Larga dessa,irmão,pro teu bem... Mas sobre o q vc perguntou:sim,o cigarro atrapalha muito, pois reduz a sua capacidade respiratoria,resseca as vias de passagem do ar e altera a estrutura fisica das suas cordas vocais,podendo modificar o seu timbre... Ah,tem mais: aumenta a quantidade de muco expectorado e acumulado na garganta, dificultando ainda mais o ato de cantar.
Desculpa o puxao de orelha,naum tenho nada a ver com a sua vida, mas eh soh um conselho de quem conhece os maleficios dessa droga,ok? Paz! E seja bem vindo!

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Jol
Com certeza vai dificultar e prejudicar.
Apoio o puxão de orelha do James Bond....hehehe ;]

Jol
Veterano
# nov/03
· votar


Ei, vocês estão me chamando de cara, eu sou mulher, Jol são minhas iniciais, Josilma Oliveira Lopes, hehehehehehe, meu apelido é Jô, achei um barato. Mas sobre o cigarro, é difícil demais deixar, fumo 24 unidades por dia e às vezes acordo só para fumar, e agora, quer dizer que nunca vou conseguir cantar?

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Jol
Ae foi mal, pensei tb q fosse homem.

Mas com relação ao cigarro. É isso mesmo. O cigarro é uma porcaria, só presta pra te dar doenças e mais nada.

Larga dele, ae tu pode treinar a voz pra que melhore(já q fumava tantos por dia). Aí assim vc poderá canta lindamente, sem nenhum problema na voz. ;]

GuitarHouse
Veterano
# nov/03
· votar


geralmente o q gera bruscas mudancas na temperatura, tipo choque termico, na garganta e tb tudo o q eh prejudicial ao sistema respiratorio, tanto pulmonar quanto nasal.

Douglas_ems
Veterano
# nov/03
· votar


Tem gente que faz aula de canto para largar o cigarro. Tanta voltar a atenção para outra coisa e talz.

Jol, larga isto amiga! :D

maggie
Veterana
# nov/03
· votar


Jol
Vixi.

Mas conheço pessoas que já deixaram de fumar após 10, 30 anos fumando direto. Chegavam a fumar 100 cigarros / dia.

Quem tem que se conscientizar e querer parar é tu, só tu pode parar.

Boa sorte.

Jol
Veterano
# nov/03
· votar


Nossa! 100 cigaros por dia, que loucura! É, pelo que vi nesse fórum ninguém fuma, todo mundo detonando, rsrsrsr...
Mas, mudando de assunto, me tirem uma dúvida: Na partitura, quando a mínima está abaixo de uma suplementar, (si), qual será a nota que ocupa o mesmo espaço da (sol, segunda linha, será um dó? Desculpem, é dúvida de iniciante.

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Jol
Abaixo de Si, na partitura, na clave de Sol, a nota é dó.

MARCIO GUERRA
Veterano
# nov/03
· votar


TENTAR CANTAR NUMA REGIÃO QUE NÃO É A SUA FAZ MAL A VOZ
EX:
BARÍTONO querendo cantar como TENOR

niredsystalironledfloyd
Veterano
# nov/03
· votar


conheçoum cara q toma aula q disse q a pior coisa q tem pa voz e cigarro!

Douglas_ems
Veterano
# nov/03
· votar


Hmm, Depende MARCIO GUERRA, se a pessoa receber instruções de um professor, dá para ir para outro naipe sim.
Quando eu estava na aula, acabaram os exercícios mais simples, aí meu professor me passou alguns para tenor e outros que tanto exercitavam o agudo como o grave, no começo é bem difícil mesmo, mas com as instruções do dele, dá até para brincar como tenor ou baixo.

Na minha opinião, a pessoa pode cantar em um naipe diferente da sua voz, desde que, tenha técnica, impostação, utilização correta do diafrágma, voz de cabeça e instruções de um professor para não acabar com voz.

Ps: gritar também é ruim para a voz ^^

septo
Veterano
# nov/03
· votar


cigarro faz mal, gengibre faz bem. Com algumas coisas dá pra compensar.

MARCIO GUERRA
Veterano
# nov/03
· votar


Douglas_ems
Depois que os exercícios foram dados e voce não tem mais nada pra aprender a não ser as peças que vai cantar. Os trechos das muitas Óperas que por si só já são uma aula de oito horas por dia. Você deve aprender a falar. Isso mesmo acredito que depois de aprender a cantar, o cantor deve aprender a falar. Exercitar a voz falada. Eu continuo achando que se você é Barítono aceite a sua voz.

Jol
Veterano
# dez/03
· votar


Septo

Além do gengibre, que outras coisas podem compensar a voz do fumante?

Douglas_ems
Veterano
# dez/03
· votar


MARCIO GUERRA

Sim, concordo que o cantor tenha que aprender a falar. Também recebi uns exercícios para dicção e dicas sobre impostação na voz falada.
Quando a minha voz. Eu a aceito normalmente, gosto muito dela (apesar de não achá-la tão bonita). Tenho certa facilidade nos agudos e nos graves, mas se o coral em que eu canto não tem a voz do Barítono, ficar sem cantar é que eu não vou né? :)
Apesar de eu não estar mais na aula, ainda arranjo um tempinho para fazer uns exercícios ^^

Barbara Jolie
Veterano
# dez/03
· votar


Douglas_ems
Sim, concordo que o cantor tenha que aprender a falar. Também recebi uns exercícios para dicção e dicas sobre impostação na voz falada

Q ótimo! Manda ae pra gente.

Eu aprendo a impostar a voz no canto, mas no falar, como é q fica??? Tb gasta voz....hehehehe


Se puder enviar, agradeciria muito.
=]

septo
Veterano
# dez/03
· votar


Jol limão, mel, xarope, conhaque...

septo
Veterano
# dez/03
· votar


três tristes tigres comem trigo, três tristes tigres comem trigo, três tristes tigres comem trigo, três tristes tigres comem trigo, três tristes tigres comem trigo, três tristes tigres comem trigo, três tristes tigres comem trigo, três tristes tigres comem trigo, três tristes tigres comem trigo, três tristes tigres comem trigo, três tristes tigres comem trigo, três tristes tigres comem trigo...

septo
Veterano
# dez/03
· votar


Lá atrás daquele morro tem um ninho com sete mafagafinhos, quem desmafagafar os sete mafagafinhos, bom desmafagafador será.

Repita várias interruptamente, bem rápido!

Douglas_ems
Veterano
# dez/03
· votar


Barbara Jolie

Vou postar os que eu sei de cabeça, os outros estão no meu caderno. :P ^^

Todos eles têm de executados com uma respiração apenas:

1º "O mameluco melancólico meditava modulando monótonas melodias moendo milho e macaxeira para a moqueca que mastigava na medonha maloca miasmática."

2º "A megera megalocéfala, macabra e maquiavélica mastigava mostarda na maloca, milhagas mingüadas de moagem mitigavam míseras meninas."

3º "Branca braqueia brabas nas barbas das broacas e bruxas branquejantes.

4º "Bela baiana boneca de bronze bailava brejeira num burlesco bacanal de bêbados que bebem batem batucam num bulício bestial de búzios berimbals baco-bacos e badalhos."

5º "Filomena Felícia Fausa Fonsceca, fomosa flor, fez formidáveis fórmulas fabricou famosos fortificantes fazendo felizes frenéticos fregueses."

6º "As pedras pretas da pedreira de Pedro Pedreira são os pedregulhos com que Pedro apredejou três pretas prenhes."

7º "Pedro Paulo Pacífico da Paixão Peixoto, pacato, pecorrento preto da propriedade de meu pai, depois de promover uma pinga pegou um pileque e promoveu um pandemônio com a população do porto e por isto Pedro Paulo Pacífco da Paixão Peixoto foi preso pela polícia por proferir palavras impróprias para pessoas de pejo.

8º "Um patro de trigo para três tristes tigres."

bom, não lembro dos outros. Depois eu posto ^^

Barbara Jolie
Veterano
# dez/03
· votar


septo
Douglas_ems
Valeu ae! ;]

Esses exercicios os numeros 1 e 2 eu conhecia, no curso de modelo q fiz, ensinava a ter uma boa dicção tb. Bem legal.

Mas quanto a dicas sobre impostação na voz falada

Dicas???? Tens algumas????
Pois estes só são exercícios.

Obrigada!
=]

fermata
Veterano
# dez/03
· votar


Nossa.. quantos mitos tem escrito aqui... vamos esclarecer!!! eheheheh

FAZ MAL!!!
gengibre, mel, bebida alcoólica, gelo, própolis: pq eles ANESTESIAM a prega vocal... vc pensa q está ótimo, mas está anestesiado.. então vc força a voz e acaba realmente machucando, pq vc não sentiu "dor"... cuidado... só os utilize depois de cantar, quando não for usar mais a voz.
Chocolate, doces e refri: o açúcar deixa a saliva mais grossa, mais difícil de engolir... só não coma antes de cantar, depois tá liberado!

[b]FAZ BEM!!![b/]
Maça: além da sua mastigação aquecer a musculatura da boca, ela é um pouco ácida e limpa o trato vocal, limpando a mucosa da laringe
Água: quando vc engole, a laringe sobe e desce e isso é muito relaxante para ela... além de hidratar a laringe
aquecimento e desaquecimento: ambos são essenciais...
não gritar ou sussurar: ambos forçam a voz...

Tem muito mais coisa, mas já deu pra ter uma noção e acabar com alguns mitos, não?

Boa sorte!!!!
Fermata

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# dez/03
· votar


Vai ver é por isso que minha voz é tosca, eu como gelo, mastigo mesmo, o tempo todo, grito de mais, não como frutas.

Minha alimentação é arroz feijão e mistura, e de suco como tenho preguiça de fazer suco ou sobremesa, eu como gelo. ponho um copo cheinho de gelo e ficou comendo todos.

Barbara Jolie
Veterano
# dez/03
· votar


Reinaldo Camargo Filho
Puts......gelo é a pior coisa q tem, não só para garganta, para o organismo tb.

Pq vc não tenta, em vez de comer(literalmente) gelo, tomar um suco? Pode ser do sabor que gostar.

Vai ser bem melhor pra vc.


Bjinhus
=]

fermata
Veterano
# dez/03
· votar


eheheheh então, pelo menos, não coma gelo no dia q vc for cantar... ou então, coma depois de fazer o desaquecimento vocal... aí tá liberado!

Boa sorte
Fermata

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original