Improvisar .... dúvidas!???

Autor Mensagem
MoNeY RoCk
Veterano
# nov/04
· votar


bom então basicamente é isso, digamos que minha banda ira tirar uma musica qualquer ai com 4 notas maiores.
eu vou lah no campo armônico pego o 6º Grau das 4 notas, procuro a escala dessas notas e improviso! ?

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Não. Para ficar bem simples: você precisa saber em que tom está a base do solo e usar a escala correspondente pra improvisar (Ex.: Tom = E, escala = E. Tom = C, escala = C). E, para descobrir o tom, você vai pegar os acordes e ver em qual campo harmônico eles estão presentes.

MoNeY RoCk
Veterano
# nov/04
· votar


umm então nem sempre o tom da música é a mesma que a primeira nota ?

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


MoNeY RoCk
Exatamente. E outra: nem sempre a base do solo está no mesmo tom em que a música começou.

MoNeY RoCk
Veterano
# nov/04
· votar


A entendi, Agóra que sei como funciona eu tenho que estudar as escalas né véio... e as penta !

MoNeY RoCk
Veterano
# nov/04
· votar


Mas mesmo assim se a musica tier várias notas no solo
eu solo com a Tônica dela ( a "verdadeira" quenem na "formula" ?

Cyber Vegeta
Veterano
# nov/04
· votar


sobre qual base eu posso improvisar na escala pentatonica menor de lá?

MoNeY RoCk
Veterano
# nov/04
· votar


bom pelo que me ensinaram diria que é: AM e F#M.

MoNeY RoCk
Veterano
# nov/04
· votar


pode ter mais, mas acho que é isso, se você falasse a BASE e pedisse a escala do SOLO ai teria certeza que era isso rsss

Cyber Vegeta
Veterano
# nov/04
· votar


e tipo assim.. se a base está no tom X, eu posso improvisar em qualquer escala de X?

MoNeY RoCk
Veterano
# nov/04
· votar


se eu ouvisse a escala de Lá, pois naum lembro ai falaria a base...

MoNeY RoCk
Veterano
# nov/04
· votar


Cyber Vegeta
se ela estiver relacionada no CH sim!

MoNeY RoCk
Veterano
# nov/04
· votar


E Então, aprendi alguma coisa ? ajudei alguma coisa ?

ziotti
Veterano
# nov/04
· votar


Cyber Vegeta
sobre qual base eu posso improvisar na escala pentatonica menor de lá?

vc pode usar Am Pentatonica numa base que esteja na tonalidade de Dó por exemplo

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


MoNeY RoCk
"Mas mesmo assim se a musica tier várias notas no solo"
Você está falando sobre os acordes da base ou notas do solo?

Cyber Vegeta
"sobre qual base eu posso improvisar na escala pentatonica menor de lá?"
Pra deixar bem simples, sobre os tons de Am e C.

MoNeY RoCk
"bom pelo que me ensinaram diria que é: AM e F#M."
Não, cara. AM (Lá maior) e F#M (Fá maior) são bem diferentes de Am (Lá menor).

Cyber Vegeta
"e tipo assim.. se a base está no tom X, eu posso improvisar em qualquer escala de X?"
Depende... o que você quis dizer com QUALQUER escala?

ziotti
Veterano
# nov/04 · Editado por: ziotti
· votar


*post duplo

ziotti
Veterano
# nov/04
· votar


galera vocês estão embolando mto as coisas...
vo tentar dar uma explicação bem simples:


Abaixo segue a escala Maior Natural de Dó:

I II III IV V VI VII VIII
C D E F G A B C

A fórmula para a construção da Escala Maior Natural é T T ST T T T ST, e esta fórmula é CONSTANTE para QUALQUER Escala Maior Natural, ela não muda... Agora, observe que o VI grau da Escala Maior Natural de C é um A.

Através do VI grau da Escala Maior Natural, nós encontramos a Escala Menor Natural Relativa. No caso de C, sua Escala Menor Natural Relativa seria Am. E qual será a menor relativa de G por exmeplo?

Simples, primeiramente, vamos construir a Escala Maior Natural de G, seguindo aquela fórmula da maior natural:

I II III IV V VI VII VIII
G A B C D E F# G

Agora basta observar a escala acima e ver qual é a nota correspondente ao VIº grau. É um Mi, logo, a menor natural relativa de G é o Em. A escala menor natural relativa pode ser usada no lugar da maior natural em improvisos. Ou seja, se você tem uma base na tonalidade de G, basicamente, você pode improvisar em G Natural ou em Em Natural são escalas iguais, com as mesmas notas.

Para construit a menor natural relativa, basta começar a maior natural partindo do VIº grau. Por exemplo, sabemos que Am Natural é relativo de C Natural, então veja abaixo como fica a escala de Am Natural:

I II III IV V VI VII VIII
A B C D E F G A

Observe que Am Natural possui as MESMAS notas da Maior Natural de C.



ziotti
Veterano
# nov/04
· votar


A Menor Natural possui uma formação interválica(fórmula) diferente da maior natural... Observe Am Natural:


I II III IV V VI VII VIII
A B C D E F G A


A fórmula da Menor Natural passa a ser T ST T T ST T T.

Espero ter ajudado em alguma coisa... qualquer dúvida postem ae

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


ziotti
Tá certo, isso explica a formação da maior e da menor relativa. Mas, pelo vi nesse tópico, parece que a dúvida maior está ligada à identificação de qual escala usar, por isso eu estava falando em campo harmônico...

ziotti
Veterano
# nov/04
· votar


BlaCk LaBeL
entao kra, mas antes de ir pro campo harmonico, é melhor eles entenderem a formação das escalas porque senão embola tudo

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


ziotti
Isso é verdade mesmo, principalmente quando se estuda sozinho.

ziotti
Veterano
# nov/04
· votar


bom, qualquer dúvida vcs postam ae, não deixem passar nd pq agora vo tentar explicar um pouco de campo harmônico...

Escala Maior Natural de C:


I II III IV V VI VII
C D E F G A B


*repare que eu excluí o VIIIº grau, uma vez que ele é uma repetição do Iº

A fórmula para construção do campo harmônico maior é a seguinte:

I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5)

Agora subtituindo os graus pelas notas, formaremos os acordes que fazem parte da tonalidade de Dó Maior:

C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)

*Os acordes podem ou não ter a sétima(formação da tétrade)

Como eu já disse, C Natural possui as mesmas notas que Am Natural, pois são escalas relativas. Com os acordes que compõem o campo harmônico, ocorre o mesmo, ou seja, os acordes do campo harmônico de C Natural são os mesmos do de Am Natural.

esquecido
Veterano
# nov/04
· votar


depois de descobrir o tom, que escala usar em uma musica qualquer?qualquer uma naquele tom?

ziotti
Veterano
# nov/04
· votar


esquecido
por exemplo, se a base estiver na tonalidade de G, teoricamente vc pode usar a Maior Natural de G, pode usar Em Natural(relativa de G), pode usar uma Em Pentatonica... pode-se usar muitas coisas, vai depender mto da base

mas é como eu falei um pouco acima, ñ fique mto preso somente às escalas... se vc usou uma nota e soou bem, mas a mesma está teoricamente incorreta, ignore as regras

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/04
· votar


ziotti
mas é como eu falei um pouco acima, ñ fique mto preso somente às escalas... se vc usou uma nota e soou bem, mas a mesma está teoricamente incorreta, ignore as regras
É verdade. O Jimi Hendrix fazia muitos absurdos (na teoria) mas que na prática ficavam muito bons, como aquele final da Hey Joe.
O que vale é o som, se ficou legal, mesmo estando fora da escalas, pode usar sem medo. Mas é claro que vc precisa ter um ouvido treinado para perceber se encaixou mesmo...

MoNeY RoCk
Veterano
# nov/04
· votar


BlaCk LaBeL

"Mas mesmo assim se a musica tier várias notas no solo"
Você está falando sobre os acordes da base ou notas do solo?

SObre os Acordes da BASE!

ziotti
Ótima explicação que vc me passou, entendi a formação das escalas. Mas e agora e o CH ?


Outra duvida Tanto a Penta que é mais simples como a ESCALA eu posso improvisar! ?

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# nov/04
· votar


aeee....


ou se vc for como eu que naum manja nada de teoria, fais o seguinte,,


treine os dezenhos das escalas só p; dar agilidade e o minimo de noçõa doq ue vc ta fazendo......


apos isso, vai pelo som da musica e soleeeee, vc conece os som conhece o somd a guitarra tmb, entaum passe o que vc quer fazer p/ guitarra, use o ouvido e soleeee

ziotti
Veterano
# nov/04
· votar


MoNeY RoCk
Mas e agora e o CH ?

eu expliquei o campo harmônico maior, num post um pouco acima... dá uma lida ae e posta qualquer dúvida

Outra duvida Tanto a Penta que é mais simples como a ESCALA eu posso improvisar! ?

não entendi a pergunta

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


MoNeY RoCk
Então, primeiro dê uma lida no post do ziotti para sacar um pouco do que é o campo harmônico e como montá-lo. Depois veja os acordes da base e identifique a qual campo campo harmônico pertencem. Por exemplo:

A base do solo tem os acordes A, E, F#m, B e C#m.

O campo harmônico de C tem o acordes C, Dm, Em, F, G, Am, Bº (entre outros). Logo, o tom não é C e você não vai usar a escala de C.

Se analisar o campo harmônico de E, vai ver que ele tem os acordes E, F#m, G#m, A, B, C#m, Dº. Como você pode ver, todos os acordes da base fazem parte do campo harmônico de E. Então você pode usar a escala de E.

Existem outras possibilidades de escalas para usar nos solos. Mas, por enquanto, comece treinando dessa maneira até estar mais familiarizado.

Skynyrd
Veterano
# nov/04
· votar


E esta sequência^:
A E F#m Dm Em F#m :||

Em que tom pede ser solada?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Improvisar .... dúvidas!???