do pronome neutro (ou de pronome neutre)

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/21


Esse é ume tópique oficial de pronome neutre. Comentem com respeite es opiniões de vocês sempre lembrande que e língue é ume organisme vive, portante em contante mudance, e se você discorde é um fasciste opressore sem empatie.

Abraces a todes

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar


É ridículo.

Será que os pronomes predominantemente femininos incomodaram os alemães durante séculos de patriarcado?

LeandroP
Moderador
# mar/21
· votar


#BolsonaroGenocide

Rebuke
Membro Novato
# mar/21
· votar


Sabotagem.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


É uma besteira até mesmo nos preocuparmos com isso.

Mas é foda. São caminhos de uma desconstrução de comportamentos primitivos da humanidade muito ruins, sem importância.

Para mim vai persistir em um grupo cada vez menor, progressivamente. Não deveria, porque o empirismo nos mostra que atitudes muito mais agudas do que o uso de pronome neutro são mais eficazes para mudanças comportamentais.

Eu ainda não flagrei ninguém verbalizando isso, e vocês?

makumbator
Moderador
# mar/21
· votar


O Uber eats no Brasil passou a usar pronomes neutros nos e-mails de ofertas da empresa. Engraçado que nos da Uber eu nunca vi. Eles usam tipo “ Todx prontx para as ofertas de hoje?”

Muito hilário.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


makumbator

Isso eu já vi em outros veículos os quais não me lembro, talvez no Ifood também.

Mas verbalizar isso aí... Nunca vi.

brunohardrocker
Veterano
# mar/21
· votar


Todx prontx para as ofertas de hoje

A lingua portuguesa inteira tem gênero. "Gênero neutro" tem gênero.

Boa sorte pra quem quer se distrair com esse osso para roer até o fim da vida.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


brunohardrocker

A lingua portuguesa inteira tem gênero

É o gênero masculino. Aí que pega para esses grupos identitários.

LeandroP
Moderador
# mar/21
· votar


vou estudar esperante

Lelo Mig
Membro
# mar/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Minha opinião (no momento) é a seguinte:

Conheço apenas 01 trans. Nasceu Bruna esta em processo para Brian.

Conheci chamando de Bruna, demorei prá conseguir me adaptar ao Brian, as vezes tropeço e chamo de Bruna, peço desculpas ele diz que não precisa se desculpar... "fica sussa".

A mãe chama de Bruna, não importa o quanto já têm barba na cara. "Aceita", dá força, mas chama pelo nome que deu.

Perguntei a ele o que achava deste negócio de pronome neutro. Ele me disse:

Bobagem! Você me respeita, não me olha feito um E.T, me trata com naturalidade, isso é somente o que eu preciso. Prefiro que fique à vontade para me tratar como quiser, se for para me tratar bem.

É a opinião que vale prá mim hoje, pelo menos por ora.

Obs: Alguém poderá dizer:

Ok, mas neste caso ele é trans para o masculino, de boa chamar pelos pronomes masculinos. Pronome neutro é para quem não se enquadra em nenhum dos dois.

Bom, eu não conheço ninguém neste caso, por enquanto, então...

Juquinhaa
Membro Novato
# mar/21
· votar


Minha opinião (no momento) é a seguinte:

Conheço apenas 01 trans. Nasceu Bruna esta em processo para Brian.

Conheci chamando de Bruna, demorei prá conseguir me adaptar ao Brian, as vezes tropeço e chamo de Bruna, peço desculpas ele diz que não precisa se desculpar... "fica sussa".

A mãe chama de Bruna, não importa o quanto já têm barba na cara. "Aceita", dá força, mas chama pelo nome que deu.

Perguntei a ele o que achava deste negócio de pronome neutro. Ele me disse:

Bobagem! Você me respeita, não me olha feito um E.T, me trata com naturalidade, isso é somente o que eu preciso. Prefiro que fique à vontade para me tratar como quiser, se for para me tratar bem.

É a opinião que vale prá mim hoje, pelo menos por ora.

Isso me lembrou uma história aqui na minha cidade, uma vereadora do pt abriu uma vaga de estágio apenas pra Trans, dai indaguei ela se uma trans do psdb poderia pegar o estágio, até hoje ela não respondeu.Fiquei com a impressão que esse politicamente correto só vale pra um grupo especifico.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


Juquinhaa

Fiquei com a impressão que esse politicamente correto só vale pra um grupo especifico.

Depende de onde parte posso até concordar.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Estava esperando alguns comentários para escrever os meus

brunohardrocker
Todx prontx para as ofertas de hoje

A lingua portuguesa inteira tem gênero. "Gênero neutro" tem gênero.

Boa sorte pra quem quer se distrair com esse osso para roer até o fim da vida.


Sim, o problema que percebo é com os pronomes plurais/coletivos que quase sempre (ou sempre?) são aplicados ao masculino.
Por exemplo: 1 criança homem = menino / 1 criança mulher = menina / 2 crianças, uma mulher e um homem = meninos

Porém acho isso uma grande bobagem, pois como o entamoeba citou, na Alemanha a maioria dos pronomes aplicados são femininos.

O professor Sérgio Nogueira gravou um video extenso no seu instagram sobre o assunto, explicando com vários exemplos que o motivo para no Brasil ser assim (maioria dos pronomes serem aplicados no gênero masculino) não é por uma questão machista.

Vou ver se acho o link e colo aqui

Lelo Mig
Membro
# mar/21
· votar


Jonas Kahnwald

"não é por uma questão machista."

Mesmo que fosse. O País precisa aprender a olhar para frente, reparar seus erros, tornar-se melhor para todas as pessoas, mas não dá prá refazer a história, podemos e devemos consertar as injustiças promovidas por este passado, mas não há como mudar o que já ocorreu.

A língua é essa, foi consolidada assim, é complexa e rica, talvez a melhor "solução" gramática e ortográfica do universo. A língua portuguesa é um primor em quase todas as soluções propostas e altamente sofisticada.

-Dan
Veterano
# mar/21
· votar


Quase nao vejo essas merdas.

Vejo chilique com isso mais por aqui.

-Dan
Veterano
# mar/21
· votar


Lelo Mig
A língua é essa, foi consolidada assim, é complexa e rica, talvez a melhor "solução" gramática e ortográfica do universo. A língua portuguesa é um primor em quase todas as soluções propostas e altamente sofisticada.


ingles >> portugues

Lelo Mig
Membro
# mar/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


-Dan

"ingles >> portugues"

A língua inglesa é popular, fácil, objetiva, comercial, apenas isso.

Gramaticalmente é pobre, uma bosta... um alemão piorado.

Tão medíocre que na língua inglesa, ao se referir a alguém que não está, por exemplo, você não sabe nem se ela é homem ou mulher.

É apenas a língua do colonizador que sobrepujou a do escravo.

Juquinhaa
Membro Novato
# mar/21
· votar


A língua é essa, foi consolidada assim, é complexa e rica, talvez a melhor "solução" gramática e ortográfica do universo. A língua portuguesa é um primor em quase todas as soluções propostas e altamente sofisticada.

eu concordo, não da pra ser poético escrevendo em inglês como em português, a única vantagem do inglês é a pronuncia facilitada.

makumbator
Moderador
# mar/21
· votar


Lelo Mig
Gramaticalmente é pobre, uma bosta... um alemão piorado.

How dare you?

Não é pobre coisa nenhuma. É apenas eficiente. E está mais preparada para o novo mundo trans do que essas línguas atrasadas como o português.

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar


-Dan
Quase nao vejo essas merdas.

Vejo bastante. Em convites de eventos acadêmicos, é bem comum.

Não gosto nem do "todos e todas", acho problemático.

Sei lá. Se quiserem lacrar com essa merda, que tal flexibilizar o uso das palavras, admitindo o uso do feminino nas generalizações?

Pode falar só "boa noite a todas". Todas as pessoas. Deixemos o gênero feminino como genérico, então. Eu não ligo. Não vou me sentir diminuído como homem.

makumbator
Moderador
# mar/21 · Editado por: makumbator
· votar


entamoeba
Não vou me sentir diminuído como homem.

Não curte nem alguma humilhação na hora do vamos ver?

Lelo Mig
Membro
# mar/21
· votar


entamoeba

"Não vou me sentir diminuído como homem."

Posso te chamar de vagabunda safada? Deixa vai!!

Falando sério, também não ligo não, também nunca tive essa coisa de "marcar sexualidade"... pensem o que quiserem.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


Quero saber se vocês já se depararam com alguém falando "todes vocês serão sacrificades em nome de nosse pai Satanás", por exemplo...

makumbator
Moderador
# mar/21 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
Posso te chamar de vagabundx safadx? Deixa vai!!


ProgVacas
Quero saber se vocês já se depararam com alguém falando "todes vocês serão sacrificades em nome de nosse pai Satanás", por exemplo...


Pai? Tem patriarcado até no inferno? SJWs tem muito trabalho a fazer.

Rebuke
Membro Novato
# mar/21
· votar


entamoeba
makumbator
Lelo Mig
ProgVacas

Que bandx de piranhes

LeandroP
Moderador
# mar/21
· votar


#BolsonaroMiliciane

makumbator
Moderador
# mar/21
· votar


LeandroP
#Bolsonarx

-Dan
Veterano
# mar/21
· votar


Lelo Mig
fácil, objetiva,
apenas isso.

pra cumprir a finalidade mor de realizar comunicação, esse apenas isso parece muita coisa.

Mas não tenho capacidade de discutir uma lingua melhor que outra. fiz apenas um bait.

-Dan
Veterano
# mar/21
· votar


ainda nao superei os quatro pqs da lingua portuguesa. É sofisticação burra a meu ver. Nao vale o custo beneficio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a do pronome neutro (ou de pronome neutre)