:: Da economiaholic, aposentadoria antecipada e extermínio da GAS ::

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# abr/19


Sou gastão. Mais dos brabos mesmos.
Não só eu, mas a dona maria tambem.

Ja pagamos o meu salario e o dela juntos em fatura de cartão, numa boletada só. Enfiamos no OLX pra passar o resto do mes.

Deu um fiasco no meu cerebro e decidi calcular quanto precisaria poupar pra sair da merdança (vermelho), ficar na normalidade do pobre, sair do pobre e ter uma poupancinha, depois poupança, depois poupançona e por fim, aposentadoria ainda em vida (sem precisar da previdencia).

Não é pouca grana, e a fender vai ter que ficar pro meu aniversario de 55 anos. Só falta 28 anos, ta facil!

sallqantay
Veterano
# abr/19
· votar


pobre com cartão é desgraça mesmo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# abr/19
· votar


Sou gastão

você não era da turma dos muquiranas e vai passar a ganhar 2k a mais no próx trampo?

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/19
· votar


Jonas Kahnwald
Todo muquirana acha que gasta demais.

Lelo Mig
Membro
# abr/19
· votar


Buja

Para de assistir review de pedal no Youtube e começa a assistir video de Minimalismo.

entamoeba
Membro Novato
# abr/19
· votar


Ja pagamos o meu salario e o dela juntos em fatura de cartão, numa boletada só.

Definitivamente, muquirana não é!

sallqantay
Veterano
# abr/19
· votar


diagnóstico: pobre

solução: morte

sandroguiraldo
Veterano
# abr/19
· votar


Buja

Eu estou aprendendo a poupar agora, depois de velho. É importante.

Há pessoas que gastam dinheiro por compulsividade, para suprir alguma carência emocional, afetiva... há quem gaste por simplesmente achar que tem de sobra, conheço alguns assim.

Mas o pior, é aquele tipinho esbanjador, que não sabe diferenciar o preço do valor das coisas

Buja
Veterano
# abr/19
· votar


Sou muquirana em coisa besta e gastão em coisa importante.
Geralmente economizo sabonete e pago juros de financiamento.

Acho que o caminho deveria ser inverso.


Há pessoas que gastam dinheiro por compulsividade, para suprir alguma carência emocional, afetiva... há quem gaste por simplesmente achar que tem de sobra, conheço alguns assim.


Ja tive essas duas fases ai.
Gastava porque achava que algum equipo podia me fazer mais satisfeito.
E gastava 13º simplesmente, porque ele existia, era uma 'sobra'.

MatheusMX
Veterano
# abr/19
· votar


É importante ter um custo de vida controlado, mas sem que prejudique a qualidade de vida.
E mais importante ainda é ter renda em excesso, pra sobrar com folga. Assim rola de aposentar cedo até investindo na poupança.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# abr/19
· votar


até investindo na poupança.

esquece isso aí, aspira

entamoeba
Membro Novato
# abr/19
· votar


aspira

Incitando o uso de pó... Jesus não gosta!

MatheusMX
Veterano
# abr/19
· votar


Jonas Kahnwald
esquece isso aí, aspira
Foi só uma ironia.
O que eu quis dizer é que os aportes são muito mais relevantes que uma diferença de 2% ou 3% a.a.

Buja
Veterano
# abr/19 · Editado por: Buja
· votar


Li que um cara, developer, 32 anos, conseguiu independencia completa financeira, nos states, que é das piores taxa de juros do mundo.
La o tesouro direto rende 1/6 do que rende aqui.

O cara, poupava 70% do salario dele, e fazia investimentos, e claro, milhoes de freelas. Vivia so com 30% do salario liquido. O freela ele investia 100%.

Ta bom, imagina então, voce, casado (porque o cara é casado), ganhando 3 milão. Da pra viver com 1000/mes? Casado? Pagando aluguel? Supermercado?

Sei nao.

ps: detalhe: sou dev e tenho 32. Deu vontade de matar o cara quando li a materia.

renatocaster
Moderador
# abr/19
· votar


Poupança, gente? Em pleno 2019, no Brazil? É sério isso?

Se eu tivesse uma poupança hoje até torceria para ela ser confiscada pelo governo, tal qual Collor fez em 1990. Só assim para ter algum tipo de emoção com poupança.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# abr/19
· votar


os aportes são muito mais relevantes que uma diferença de 2% ou 3% a.a.
depende muito de quanto seria a diferença nos aportes

Lelo Mig
Membro
# abr/19
· votar


Buja

"O cara, poupava 70% do salario"

Para 90% dos brasileiros é quase impossível economizar 70% do salário.

Cada um tem sua visão, é muito pessoal, na minha visão, passar necessidade prá garantir aposentadoria na velhice desperdiçar a juventude, se privar de viagens, aventuras e prazeres para ter dinheiro pro remédio do Alzeimer?

Respeito, mas não penso assim.

Não pretendo usar fraldas de novo... antes de começar a tremer demais dou um tiro na cabeça.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# abr/19
· votar


Buja
quantos % você julgaria ser possível guardar do seu salário todo mês?

MatheusMX
Veterano
# abr/19
· votar


Jonas Kahnwald
depende muito de quanto seria a diferença nos aportes
Fato.
A questão é que basis points sobre bosta nenhuma é igual a merda nenhuma.

Buja
O cara, poupava 70% do salario dele, e fazia investimentos
aí sim.

Ta bom, imagina então, voce, casado (porque o cara é casado), ganhando 3 milão. Da pra viver com 1000/mes? Casado? Pagando aluguel? Supermercado?
é só o cara triplicar a renda! haha

Pleonasmo
Membro Novato
# abr/19
· votar


Lelo Mig
Para 90% dos brasileiros é quase impossível economizar 70% do salário.

Cada um tem sua visão, é muito pessoal, na minha visão, passar necessidade prá garantir aposentadoria na velhice desperdiçar a juventude, se privar de viagens, aventuras e prazeres para ter dinheiro pro remédio do Alzeimer?

Respeito, mas não penso assim.

Não pretendo usar fraldas de novo... antes de começar a tremer demais dou um tiro na cabeça.


Isso é verdade.
E outra coisa, infelizmente só da para poupar dinheiro se você já ganhe bastante.
É impossível guardar dinheiro ganhando pouco, a conta não fecha e você só consegue se desperdiçar a juventude como o Lelo Mig falou.

Só é possível economizar se você consegue pagar suas contas, manter uma qualidade de vida minima e ter gordura para emergências.

Buja
Veterano
# abr/19
· votar


Lelo Mig
Penso mais ou menos como voce.
Por isso, aposentadoria antecipada. nao quero aposentar aos 65 ou mais, tanto pq la, ja perdi a graça com as coisas.

Mais aposentar com uns 50-55 ta ruim nao. Tem lenha pra queimar. Mas tambem vou ta bastante enjoado de CLT, e as empresas enjoadas de mim tambem kkk.


Jonas Kahnwald
quantos % você julgaria ser possível guardar do seu salário todo mês?

No prazo de agora até dois anos, posso poupar só 14%.
De dois a 7 anos, acho que da pra chegar a 30% por mes.
Depois desses 7 anos, tenho a meta de viver com 50% do salario.

Buja
Veterano
# abr/19
· votar


Ainda nao sei onde botar a grana.
So sei que poupança so garante 60 mil, e nao rende nada.
E tesouro direto rende uma merrequinha, e salva 250mil.

É tudo que sei hehehe

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# abr/19
· votar


Buja
Jonas Kahnwald
quantos % você julgaria ser possível guardar do seu salário todo mês?

No prazo de agora até dois anos, posso poupar só 14%.
De dois a 7 anos, acho que da pra chegar a 30% por mes.
Depois desses 7 anos, tenho a meta de viver com 50% do salario.



Fiz uma projeção na qual economizando 420 reais nos 3 primeiros anos (imaginando 14% de mu salário de 3000) 1000 reais nos 7 anos subsequentes (imaginando 25% de 4000) e por fim economizando 2500 todo mês (imaginando 40% de 6250)

Tudo isso investindo no título prefixado de 8,5% do tesouro direto (credor mais seguro) e já descontando o imposto, você acumularia 700 mil reais para se aposentar com 52 anos

MatheusMX
Veterano
# abr/19
· votar


Buja
Cara, vou te dar uma dica legal aqui:
Você toca guitarra e entende dos equipamentos.
Se você tiver 10k de bobeira vc pode pegar uma "galinha morta" aí, tipo uma guitarra ou um amp, e às vezes dá pra ganhar 1 ou 2k num período de uns 3 meses, até vc vender pelo preço normal de mercado. Enquanto isso vc fica brincando com o equipamento.
Essa grana parada na poupança ou no TD não renderia nem R$150 nesse período.

Claro que existe um pequeno risco, mas se entender do negócio vc o reduz consideravelmente. E se ficar encalhado, pelo menos se diverte, haha.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# abr/19
· votar


lol trade de guitarra

Filippo14
Veterano
# abr/19
· votar


Pleonasmo
Discordo, cara tesouro da para começar investindo 30 reais. O segredo são os juros compostos. Quanto mais cedo você poupar, por mais tempo esse dinheiro irá trabalhar para você.

Buja
Boa cara, o importante é começar. Outra coisa, sempre que possível, o que sobrar de grana já coloca em uma conta separada, principalmente uma de corretora (XP, BTG Digital, Easyinvest, Rico). Evita que você veja aquela grana e gaste. Na conta da corretora, além de exigir um esforço maior de você fazer uma TED e afins para retornar o dinheiro, você já investe logo em algum produto lá e abraço.

Quanto a produtos, Tesouro Selic é uma poupança turbinada, mas além dele tem Tesouro IPCA+ que é atrelado a inflação e não taxa de juros e rende dessa forma "diferente", CDBs de bancos e Fundos de Renda Fixa, Multimercado e Cambial. Nisso já daria para ter uma bela diversificação do patrimônio e ganhar bem mais que a poupança.

Tem alguns canais no Youtube bons para ajudar com isso (Primo Rico, Me Poupe...)

O segredo é saber cortar os gastos, principalmente os mais inúteis e ter paciência com os investimentos e estudar o máximo na medida do possível para saber no que se está entrando. E claro, sair dos bancos que cobram taxas absurdas por retornos péssimos.

Abraço

MatheusMX
Veterano
# abr/19
· votar


lol trade de guitarra
haha, exatamente.
depois vai fazendo os upgrades pra imóveis, empresas, bancos, políticos...
é assim que se ganha grana por aqui.

Buja
Veterano
# abr/19
· votar


Conheco gente que vive de rolo. E faz grana. Muita grana.
Mas nao tem paz.
O cara fica LITERALMENTE sem qualquer exagero uma media de 18 horas/dia trabalhando.
Sei porque ele é dono do predio onde moro, ele mora neste predio tambem, na cobertura, e a empresa de onibus dele fica do outro lado da rua.
Vejo a rotina dele todos os dias.

Ele abre a empresa, as 6:30 da manhã, as vezes mais cedo, bem antes dos funcionarios chegarem, e logo que abre a empresa, voce já o vê xingando palavrões no celular com algum "negocio" dele.

Dai vou trabalhar, pego onibus as 7:20. Retorno do trabalho as 19:40-20:00.
E la está ele, trabalhando com apenas uns 2 funcionarios la, que toparam fazer hora extra.

Todos os dias, sim, sabado e alguns domingos tambem, ele fecha a empresa por volta das 22:00.
Os domingos que nao fecha as 22:00, fecha as 14:00, mas voce o ve pelo bairro dirigindo e conversando no celular, com a mesma irritabilidade de sempre.

Toda semana, sem exceção vejo muitos carros populares diferentes na garagem dele, que é bem ampla, cabem uns 10 carros facil.
Sempre tem um paliozinho, uma saveiro, um uno, um gol, sempre.

Um rolo-rolo danado.

Outro dia ele chamou o melão na manguaça e deixou escapar que tinha um punhado de imoveis pelo bairro.
Duvidei, passei na frente de um predio novo no bairro.
Achei que era de uma construtora grande, sei la.
Quando vi as placas de aluguel, estava la (direto com o proprietario, whatsapp xxxxxxxxxx) o mesmo do cara.

Cheio que foi outro rolo, dos grandes.

Sem falar que sei que ele tem vários caminhões baú alocados para empresas
de moveis e eletro, e tambem tem um supermercado proximo, que é dele mesmo.


Duvido que o TD fez essa grana ai pra ele.

Buja
Veterano
# abr/19
· votar


Mas isso é excecao das excecoes ne

sallqantay
Veterano
# abr/19
· votar


reductio ad bettinaum comendo solto

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a :: Da economiaholic, aposentadoria antecipada e extermínio da GAS ::