Desaquecimento da voz

Autor Mensagem
Barbara Jolie
Veterano
# nov/03


Ae galerinha!
Alguém sabe explicar o q é isso, Desaquecimento da voz?
E como é q se faz?


Grazie!
=]

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Puts...ninguém sabe se isso existe?

Douglas_ems
Veterano
# nov/03
· votar


Assim:
Quando um jogador vai entrar em campo ele se alonga e se aquece certo? E quando ele termina de jogar ele também não se alonga e se "desaquece"?
Da mesma forma é a voz, antes de cantar você se a alonga e aquece, depois a desaquece. Os exercícios são quase os mesmos que você usa para aquecer.
Eu costumo usar o vibração de língua em um tom bem médio e relaxado, uso também o chamado "cavalo" que é aquele que você faz assim: Brrrrr... Brrr... tipo diminuindo...
Há outros exercícios um pouco mais complicados de se explicar por aqui...
Se um dia você tiver a chance de falar com algum(a) fonoaudiólogo(a) pergunte para ele(a) sobre isto! :)

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Douglas_ems
Ok, muito obrigada pela dica.
Só queria saber se era as mesmas coisas ou parecido com os que fazemos para aquecer.

E conversar com um fonoaudiólogo é uma ótima dica, só q sempre falta tempo e dinheiro, eheheh.


Mas valeu, brigadão!
=]

MARCIO GUERRA
Veterano
# nov/03
· votar


Isso mesmo Douglas!
Vibração de lingua é um bom exercicio pra fazer depois do trabalho de voz.TRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR!!!!

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Antes de usar a voz, é necessário aquecê-la.

A voz nada mais é que o resultado de um trabalho sincronizado de músculos; o aquecimento destes músculos, aumentam a irrigação sangüínea, tornando-os flexíveis e menos suceptíveis à lesões. Assim você prepara a voz para uma utilização mais intensa, sem se machucar.

Depois de usá-la, é importante desaquecê-la.

Desaquecer a voz, nada mais é que trazê-la novamente à forma muscular utilizada na FALA. Se não fizermos isso depois de cantar, continuaremos utilizando uma forma muscular do canto, mesmo que só falando e isso causa um desgaste da voz; a voz fica "descolocada".

Para o desaquecimento, é indicado:

#1. Vibração de lábio em duração, emitindo o som "Brrrrrrrrrrrrrrrrrr...", pouco volume, pouca projeção e em uma afinação bem grave (som basal);

#2. Vibração de língua em duração, emitindo o som "Trrrrrrrrrrrrrrrrrr...", tbm com pouco volume, pouca projeção e em som basal;

Obs: não precisa exagerar na duração, não precisa chegar no limite do seu fôlego!!!!

#3. Bocejo e beba água em temperatura ambiente: o movimento da deglutição(engolir) e do bocejo, relaxam a musculatura da Laringe;

#4. Mantenha a voz em repouso por uns 20 minutos sem falar.

Pronto! A voz estará desaquecida!

Beijos,
Camilla.

thunderbreaker
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
pow sabe tudo :P, c mora aonde?

Michael Kiske
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
É, n nos restou dizer mais nada...
Falou e disse!
Soh queria enfatizar q desaquecer a voz é TÃO importante quanto aquecê-la.

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
Valeu, mas jah tinha entendido na época. =P

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


Barbara Jolie

Eu aqueço com café e desaqueço com uma skol geladinha.:D

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


Mantenha a voz em repouso por uns 20 minutos sem falar.
Essa é difícil pra quem é falador! hehe

Os exercícios de aquecimento são os mesmos de desaquecimento?

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


maggie
de aquecimento eh mais tempo, utilizam-se os mesmos e outros, como vocalizacoes, estacatos, etc.


Al Majíd
virando um músico realmente sarcástico? É isso? ehheeheh =P
Apareça mais por aqui, viu?! ;]

Gippe
Veterano
# abr/04
· votar


bom pra desaquecer eh mandar fry, fica um tempinho pirando em fry q a ganganta jah relacha.

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


Al Majíd
Eu aqueço com café e desaqueço com uma skol geladinha.:D

Falou brincando, mas tem gente que toma conhaque e diz que faz bem... =)

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Gippe
HAUhaUhauahuhaUhaUhauahUaHUaHuaHuahua fry é um arroto!!AHUaHuaHUA

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Maggie,

Não, o aquecimento é mais complexo porque você vai trabalhar toda sua extensão vocal ou pelo menos, a extensão exigida pra você fazer legal o seu repertório.

O aquecimento pode se dar por:

- relaxamento geral do corpo (ombros, nuca, pescoço e abdomem);
- exercícios respiratórios em duração "SSSSSSSSSSSSS" e estacato "S-SS-S-SS-S-SS-SSSSSSSSSSSSS";
- e finalmente os exercícios de aquecimento vocal (que depende muito de pessoa pra pessoa, levando em consideração a própria extensão vocal e a extensão do repertório);

Normalmente o aquecimento leva uns 20 minutos; existem cantores que optam por fazer apenas uma parte do aquecimento vocal e completar cantando músicas cuja extensão está no centro-médio da voz e aos poucos, vão expandindo até chegarem no extremo grave e agudo.

Eu gosto muito de fazer neste segundo esquema, mesmo porque não disponho de muito tempo antes das minhas apresentações.

Gosto de colocar no início do meu repertório músicas que exigem bem pouco da minha voz; e pro final, deixo aquelas em que preciso usar "alta-pressão" ou "gritos".

O risco de pagar "mico" ou de me machucar, diminuem bastante...

Beijos,
camilla.

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
Vc canta com playbacks né? Quem os prepara pra vc? Vc toca algum instrumento?

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Bárbara,

Eu não toco nenhum instrumento porque eu realmente não tenho tempo pra mais este investimento.

Os playbacks você encontra fácil em alguns sites especializados em "música instrumental" ou "karaoke"... alguns vc compra Cds com as músicas que você quer; outras vc faz o Download e o preço da música vem debitado na sua conta telefônica (no caso da sua conexão ser discada); em conexões de banda larga, o pagamento é feito por cartão de crédito.

Os preços variam de U$12,00 ou uns 9 EUROS até U$60,00 no caso de uma música muuuuito nova e que os caras ainda não tem no acervo.

Beijos,
Camilla.

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
o locoo!!que facada....

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Pois é...

Mas a qualidade é de CD e é pra uso profissional... nada ver com o videokê que quase parec musiquinha de telefone celular...

Ah! A propósito, um off-topic pro Fábio: me passa seu endereço de e-mail que eu te adiciono aqui. Mas eu já te digo que muito raramente entro no messenger do MSN.

Beijos,
Camilla.

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


akumaldo@hotmail.com
ai vai!

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
qual site? Pode disponibilizar algumas mp3 ae? eheheh

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Bárbara,

tem uma porrada de site na web; agora de momento não sei de cabeça.

Joga no Google ele te acha... pelo menos é assim que eu faço quando estou atrás de uma música nova...

Beijos,
Camilla.

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
Tah essa parte eh facil, mas e agora, como tu conseguiu pra cantar em bares e tals? Eles nao preferem bandas, coisas do tipo?

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Acho que depende do ambiente, da proposta da casa e de como é seu trabalho...

Nos lugares onde me apresento tbm tem pessoas com bandas.

Cantar com play-backs foi uma escolha minha, já que não disponho de tempo pra ensaio... além do mais, encontrar músicos pra montar uma banda com qualidade é realmente difícil por aqui.

E tbm vai muito da sua cara de pau! Precisa se arriscar e meter as caras, é assim que as chances acontecem.


Beijos,
Camilla.

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
Como é o lugar onde tu canta?
Bares, boates, restaurantes, igrejas? ehehehe

MARCELO CAMPOLINA
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
De onde vc é ???

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


Barbara Jolie
maggie

Eheheheh...realmente eu falei brincando, meninas.

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


Al Majíd
Eheheheh...realmente eu falei brincando, meninas.


Eu sei, eu sei... :)

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


MARCELO CAMPOLINA
ela é niponica!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desaquecimento da voz