Pra quem falou mal do Punk Rock...

    Autor Mensagem
    verdadeabsoluta
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: verdadeabsoluta


    ETERNOS DELINQUENTES JUVENIS...

    É inevitável: o cara é um dos responsáveis por quase tudo de bom que saiu da América na segunda metade dos anos 70 - e quase tudo de bom que algum dia saiu da América o fez nessa época. Mais: era um cara simpático, acessível, musicalmente honesto. Quem ouviu Mama's Boy ou Cretin Hop na idade certa sabe o quanto é sentida a perda de Joey Ramone, falecido no domingo de Páscoa, aos 49 anos. Os Ramones, tão idolatrados pelos amantes da pungência, tão odiados pelas hordas do virtuosismo, tão fundamentais para todo mundo. Sem eles, perdemos muito do que mudou nossa vida de lá para cá - e tudo que mudou nossa vida surgiu de lá para cá. Mas existem alguns aspectos sobre amar ou odiar Ramones que são bastante oportunos no momento em que a banda acaba de limar qualquer possibilidade de voltar à ativa.

    Ser adolescente é bom. Parecer adolescente a vida inteira pode ser conveniente. Mas a sensação de infantilidade que a banda parecia suscitar boa parte das vezes é falsa. Vejamos: esse é um mundo político por excelência. E Joey sempre foi um cara engajado no bom sentido. Participou do boicote a Sun City. Era um dos principais articuladores do Rock The Vote, uma instituição feita de músicos que tinha como principal bandeira a legalização do aborto. E escreveu algumas das canções mais inteligentes que o mundo musical politizado já ouviu. Bonzo Goes to Bittsburg é um clássico. I Wanna Live é simples e direta. A apatia virava um dos melhores canais de expressão política, como em I Wanna Be Sedated e I Just Wanna Have Something To Do. De ingenuidade, essas canções não têm nada. Têm a esperteza de parecerem ingênuas. E isso é muito adulto.

    Porém, mais raro que ser político e ser inteligente ao mesmo tempo é conseguir rir disso tudo, nunca se permitir levar a sério a ponto de perder a graça nas coisas. A vida é ridícula, é ridículo ter acessos de raiva, ataques de ego, é ridículo perder amigos, se aborrecer, ter ambição, ter pretensões artísticas. E saber disso é uma dádiva. Censorshit, por exemplo, a canção em homenagem a Tipper Gore, não se preocupa com picuinhas entre democratas e republicanos. "Tipper, você não anda transando, é isso?", cantava ele, direto ao ponto. "Pergunte a mim, ao Ozzy ou ao (Frank) Zappa, nós lhe mostraremos o que é ser livre". E a auto-ironia era uma constante nos Ramones, uma capacidade de rir de si mesmos e dos próprios dogmas que muita banda deveria ter aprendido ao longo dos anos. Para falar de racismo, uma historieta de amor: "a Ku Klux Klan levou minha gatinha". Para falar de drogas, um susto: "alguém botou alguma coisa no meu drinque". Para destruir com o sonho americano, nada de grosserias gratuitas ou imagens chocantes: "nós somos uma família feliz". Saber que a vida é uma coisa séria que não deve ser levada muito a sério é uma postura adulta - e raríssima.

    Finalmente, a atitude rock'n'roll, salva diariamente de progressivóides, big beats e "melódicos e atmosféricos" em garagens pelo mundo, é adolescente. E assim tem que ser. O desafio é não deixá-la envelhecer a ponto de perder a graça. Nem de simplificá-la a ponto de torná-la burra e, por conseguinte, indiferente. Os Ramones levaram ao pé da letra esse desafio. O de ser e parecer punk. E não ser mas se fazer de burro sempre que necessário. A simplicidade é sempre o melhor caminho. E o cinismo é sempre a melhor maneira de dizer. Num mundo onde se faz política na Zoo TV e o rock'n'roll amadureceu em Losing My Religion, eu também não quero crescer. (JARDEL SEBBA)

    Para aqueles que se acham os donos da verdade, o senhores rock n' roll... sabe cara as vezes é bom refletir um pouco, e depois falar.

    Lord_Mackenzie
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    verdadeabsoluta

    Acho que a intenção dele ao criar ao tópico seria de que o punk rock não é mais o de antigamente(acho que era, não li direito), opinião ao qual eu concordo. Mesmo assim não se pode desprezar o fato de que o punk rock é um dos estilos mais verdadeiros dentro do rock

    rattlesnake
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ramones é tudo.Não adianta falar nada.Mas vai ter um monte de neguinho falando mal desse texto, to até vendo

    Lady Banshee
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    meu por mais que tenha gente que presta, por mais que tenha motivos pra não criticarem seeempre vai ter neguinho criticando, procurando nos meros detalhes, so que o mundo é assim tu sempre vai ter que aguentar criticas por melhor que tu faça a parada.

    Rodrigo rvssvr
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ramones fez história dentro de seu estilo...

    Black Hole Sun
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ótimo texto, realmente, se parar pra pensar os caras falavam mesmo, passaam por varias fases e quem fala que ele fizeram a mesma coisa a vida toda, ta é marcando

    The Splinters
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Kra... A intenção do outro tópico num era de falar mal do punk rock. Do contrário, o q ele queria dizer é das "punk bands hardcorizadas nacionais"; aqlas bandas quais tentaram fazer um som influenciado no punk internacional, deixando-o com um som naturalmente brasuk punk. Infelizmente estas bandas não conseguiram, deixando com que o POP e HARDCORE predominassem mais. Bandas como CPM22, Charlie Brown JR., Detonautas, Dibob e Dead Fish. Entendeu?

    Só acho que o kra num quis ofender o antigo punk, e sim, criticar o atual.
    Qnt ao resto, concordo plenamente contigo: Ramones eh o punk mais puro que existiu, contribuiu(e d+) para as influenciadas do rock e regeneralizou a música. Espero ter esclarecido o que havia pensado sobre esse pequeno desentendimento.
    Abs

    FDG
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    os caras levam muito em conta se o guitarrista faz 5000 nps
    se o batera faz viradas animais,o baixista também frita
    e as vezes esqueçem que uma simples,e boa música,pode mudar seu humor e deixá-lo melhor (ou pior)

    ninguém aqui é critico de música,então não precisa de tanta besteira

    Stairway to heaven
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Stairway to heaven
    · votar


    ...

    verdadeabsoluta
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    The Splinters
    Bom cara, se foi nesse sentido mesmo, eu pesso desculpas, eu pisei na bola mesmo, mas quando eu li eu fiquei realmente brabo, tem gente que fala mesmo sem saber de nada.
    Desculpe então;

    bulldog
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    nem li

    John Elf
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ramones eh legal. O Punk d verdade eh bom, mas oq existe hj em dia eh uma merda... ->

    Soulface
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    OK... Chega de confusão!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Pra quem falou mal do Punk Rock...