Tire Sua Duvida Sobre ........Guitar Pro 4.0.........

    Autor Mensagem
    so_nos
    Veterano
    # mar/05


    Guitar Pro 4.0




    A informática é realmente bastante flexível. Ela ajuda desde programadores até músicos, com o ótimo programa Guitar Pro 4.0. O Guitar Pro é um editor de tablaturas com recursos realmente incríveis, como técnicas específicas do violão (tais como o Bend, o qual será explicado em mais detalhes no decorrer da matéria). Como o próprio nome diz, o programa é destinado a violinistas e guitarristas, mas como o programa exibe partituras, pode ser usado por tecladistas. Há também uma ferramenta que permite a percussionistas usar o programa.

    1. O que é?
    Como já disse acima, é um programa de edição de tablaturas com recursos para o treino do guitarrista ou violinista. Também foi mencionado acima que tecladistas e percussionistas (bateristas) podem usar o programa também, sendo o programa uma ótima ferramenta de trabalho para uma banda, a partir do ponto que também pode ser usado por baixistas e sua edição flexível permite também a composição de músicas. Há ainda o recurso mulitrack view que permite que mais de uma trilha seja visualizada ao mesmo tempo. Isso permite que o guitarrista, o baixista e o baterista pratiquem simultaneamente a mesma música.

    Para permitir isso, o programa trabalha com trilhas, sendo que cada trilha tem sua tablatura e partitura, instrumento, configuração de volume, panoramic, e outros efeitos comuns em pedais analógicos, como Tremolo (o qual também inclui uma ferramenta separada), Chorus, Reverb e outros. As trilhas podem ser de dois tipos: instrumento e percussão. A primeira trilha criada pelo programa, quando o mesmo abre uma nova tablatura sempre será instrumento, com o instrumento em si como "Acoustic Guitar (nylon)" - "Violão acústico (nylon)", pois esse é o instrumento mais comum. Ao abrir o programa, você terá o score em branco, pronto para edição.

    2. Instrumentos e afinação
    Como já foi dito, o Guitar Pro é multitrilha: a primeira trilha é sempre de instrumento, Acoustic Guitar (nylon), com o Volume em 13. A afinação padrão é a comum (E5,B4,G4,D4,A3,E3), o controle de panorâmico é 0 (50% do som para cada caixa). Todos os efeitos estão desligados. Note que efeitos de distorção e overdrive são conseguidos com instrumentos especiais, não efeitos da trilha.

    Há dois controles especiais: Solo Track e Mute Track. Na primeira (o botão S) você faz somente esta trilha ficar ativa (todas as outras são emudecidas) como num solo. Múltiplas trilhas podem ser SOLO ao mesmo tempo. Este controle costuma ser muito pouco usado pois é um tanto quanto sem sentido (um compositor não compõe outras trilhas de instrumentos - a não ser base e percussão - junto ao solo). O mute track, naturalmente, silencia a trilha marcada.

    A imagem acima é óbvia: ela mostra quatro trilhas, cada uma configurada de maneira diferente. Acima, da esquerda para a direita, o < e > mudam a ordem da trilha. Isso não afeta o som. S se refere a SOLO e M a MUTE. Os botões abaixo dessas letras controlam essas propriedades individualmente para cada trilha. Você não precisa se preocupar com Port, Ch e Ch2 pois são as portas de saída do som. Ch é o canal limpo e Ch2 é o canal de efeitos. Instrumento, obviamente, controla qual instrumento cada trilha toca. Pan é o controle de panorama ou balanço (quantidade do som que vai para cada caixa). Os quadrados coloridos à direita são os compassos (bars) que contém as notas. As quatro trilhas acima se referem ao solo da música Stairway To Heaven, de Led Zeppelin.

    3. O score
    O score é a parte da tela aonde são transcritas as notas. Na parte superior há a tablatura (que diz ao guitarrista onde estão as notas no braço de seu instrumento) e abaixo há a partitura (pentagrama), que mostra quais são as notas. Isso permite a qualquer instrumentista com conhecimento de partituras tocar determinada linha em seu próprio instrumento, apenas reproduzindo as notas.

    No exemplo acima você visualiza o score completo, com tablatura e partitura. Durante a execução, uma seta mostra ao instrumentista a nota que está sendo tocada.

    4. O braço do instrumento
    Para os músicos que querem visualizar onde estão as notas tocadas, o programa oferece o braço do violão (na realidade, pode ser de uma guitarra). Pode-se dizer que esta é a representação gráfica da tablatura.

    Onde se lê "Mostrar [Batida] + [Escala]", podemos configurar a ferramenta para mostrar as notas do compasso em branco e as notas da batida atual em vermelho: isso pode ajudar a execução de riffs, que tocam várias notas diferentes, mostrando ao guitarrista onde posicionar os dedos, para agilizar a execução das notas e assim habilitá-lo a executar o compasso no tempo correto.

    5. O teclado
    O programa também tem a opção de mostrar as notas em um teclado: como muitas vezes uma música possui instrumentos pouco ortodoxos (como é o caso de Stairway To Heaven, que tem uma flauta como introdução), o tecladista é quem reproduz estes sons pois o teclado pode imitar outros instrumentos (por ser baseado em cálculos, não em física).

    No teclado também há a opção de mostrar as notas do compasso, que são representadas por círculos vermelhos vazios no centro.

    6. Duração da batida
    Se você sabe ler tablaturas, sabe que o seu principal ponto fraco é não ter como saber como tocar uma nota, quanto tempo segurá-la, e informações referentes ao ritmo. O Guitar Pro soluciona esse problema de maneira inteligente, usando a ferramenta duração de batida.
    Ela permite que a música seja transcrita da maneira exata como é tocada: da esquerda para a direita, as batidas vão ficando mais rápidas. Vamos a um exemplo de uma frase que utiliza batidas mais rápidas, o lick semifinal do primeiro solo de Santana - Corazón Espinado (talvez o guitarristas que dê paletadas mais rapidamente depois de Malmsteen):

    so_nos
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    7. Acordes
    Esta é uma das ferramentas mais poderosas do Guitar Pro: inteligentemente baseada em cálculos matemáticos e não em bibliotecas, ela pode gerar todos os acordes possíveis e dar a posição dos dedos para cada um deles.

    Acima, da esquerda para a direita, temos a raiz e os modificadores. Basta ir formando o nome do acorde desejado e você o verá no diagrama. Claro que essa ferramenta tão poderosa não se limita a isso: você pode também fazer o caminho inverso e dar a posição dos dedos para saber o acorde para dada posição. O melhor é que na janela inferior você vê as transposições de acordes. Ainda assim, na caixa nomes diferentes, você tem acesso aos equivalentes do acorde ativo. Isso é extremamente interessante: é bem pouco provável que você saiba que o famoso acorde de dó maior (CM) também pode ser chamado de Sol com sustenido em quarta aumentado na 13ª oitava (Gsus4add13).

    A caixa Biblioteca pode ser usada como Favoritos, mostrando um diagrama menos detalhado (sem a posição de cada dedo) ao se passar o mouse sobre um acorde dela. Para adicionar um acorde aos "favoritos", basta clicar no sinal de adição (sim, você acertou).

    8. Efeitos
    O menu de efeitos reproduz no programa efeitos que podem ser executados na guitarra ou violão, como Bend, Slide, Hammer-on e Pull-off, nota morta, trêmulo, vibrato, Palm Mute, harmônicos, notas fantasmas, Let Rings, Tappings e etc. (ufa!). Vamos ver alguns deles:

    Bend
    Um dos mais comuns: provoca uma variação do tom da nota. Para fazer isso, o guitarrista empurra a corda para cima a fim de modificar sua tensão e assim alterar o tom da nota. Essa ferramenta será explicada em maiores detalhes abaixo.

    Vibrato
    Múltiplas variações de tom: você treme a mão esquerda, como se estivesse fazendo vários bends menores na mesma nota.

    Tremolo Bar
    Múltiplas variações de volume: não confunda com Vibrato, que é variação do tom. Você não o consegue com uma técnica nas cordas: apenas com um pedal de efeitos ou mesmo girando o controle de volume do amplificador várias vezes (sim, isso é tremolo bar).

    Slide
    Conhecidíssima: consiste em tocar uma nota e deslizar o dedo na mesma corda sem ceder a pressão para que a nota tenha uma transição.

    Hammer-on e Pull-off (squibs)
    Consiste em tocar uma nota e colocar o dedo em outro local da mesma corda para mudar a nota de maneira mais suave sem ter que paletar novamente. Jimi Hendrix usou muito esta técnica em sua improvisação na aclamada performance do Festival de Woodstock: ele tocava três cordas e aproveitava o sustain do seu Fuzz para fazer vários squibs, enquanto a mão direita se mantinha longe das cordas. A impressão criada é que a guitarra estava tocando sozinha. Se você puder alugar esse DVD, não perca a chance ;) ...

    Aprenda estas técnicas
    Se você ficou curioso e quer aprender a fazer estas técnicas, visite o Cyberfret, que tem todas essas técnicas e ainda mais na seção Techniques. Inclui vídeos.

    9. Bend
    Esta técnica ajuda a dar mais emoção à música: o Guitar Pro tem uma ferramenta ótima que pode ser acessada pela tecla B. Vamos a ela:

    11. Trilhas de percussão
    Apesar de o Guitar Pro ser destinado a instrumentistas, e não a percussionistas, há um modo de se usar uma trilha percussiva (Kit de Percussão 24 - Bateria) e usar nela durações de batida para dar o ritmo. Não há visualização da bateria, como o braço do violão e o teclado. Para criar uma trilha percussiva, o único modo é inserindo uma nova trilha e escolhendo "Percussão" na caixa de diálogo.
    Não é possível modificar uma trilha já criada para uma trilha percussiva. Logo após a criação da trilha percussiva, aparecerá a caixa de diálogo "Percussão":
    Se você precisa da ferramenta realmente, saberá quais são os sons mais usados. Para adicioná-lo ao score, simplesmente clique duas vezes sobre ele. Se você fechar a caixa e quiser voltar a ela, vá ao menu Exibir>Percussão.

    so_nos
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    12. Como importar uma tablatura:[b]
    Se você tiver uma tablatura qualquer.Basta você ir em Arquivo > Importar > ASCII Tab, copie e cole a tablatura acima no campo de texto que aparecerá e depois clique em: Importar. Pronto: a tablatura está pronta no programa. Você também pode pegar um arquivo MIDI qualquer e convertê-lo para a tablatura no programa. Nesse caso vá em Arquivo > Importar > MIDI, escolha o seu MIDI e clique em Abrir.

    Lembre-se que a tablatura pode sair com problemas da armadura de compaço. Para isso, verifique o número de tempos na tablatura e corrija-a clicando: Fórmula de Compaço no menu à esquerda.

    [b]13. Como exportar uma tablatura:

    Puxe alguma tablatura qualquer no Guitar Pro, vá em Arquivo > Exportar e escolha a opção que você deseja exportar:

    MIDI: Arquivo de música digitalizada. Escolha o local onde ela deverá ser salvada comseu nome, e clique em Salvar.

    ASCII Tab (ou Texto, para os mais leigos): Aparecerá uma janela com a tablatura em formato ASCII (ou Texto).

    Arquivo Wave (áudio) - Selecione a qualidade desejada, clique em Exportar e depois selecione o local e nome do arquivo a ser salvo. Clique em Salvar.

    Arquivo BMP (imagem) - Para fazer uma "foto" da tablatura. Visualize-a, clique em Exportar e depois o local e o nome do arquivo. Clique em Salvar.

    Formato Guitar Pro 3.0 - Como muitas pessoas ainda possuem o programa na versão 3.0 (que não pode abrir arquivos da versão 4.0 - embora o 4.0 abra arquivos da versão 3.0), então pode ser mais seguro salvar na versão 3.0 para disponibilizar o arquivo na web. Clique e selecione o local e nome do arquivo a ser salvo e clique em Salvar.


    Bem, pessoal, a matéria acaba aqui. Aproveite bastante o programa!

    SoldierOfFear
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Tem jeito de mostrar só a standart notation? até hoje não descobri =[.

    MatheusMX
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: MatheusMX
    · votar


    à todos q usam esse programa exessivamente
    soh uma dica , naum vicie mto nesse prog , ele poderá te atrapalhar no futuro , tente tirar musicas de ouvido tbm , eu uso o guitar pro , mas moderadamente

    so_nos
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: so_nos
    · votar


    O Guitar Pro é um programa para ti ajudar com suas dificuldades nao pra ti encinar a tocar.....O EduArdanuy falo uma coisa certa, tente tirar musicas de ouvido tbm!!!
    o guitar pro causa dependencia, depois tudo que vc for tocar vc vai ter que consutar no programa!!!

    maggie
    Veterana
    # mar/05
    · votar


    so_nos
    Aproveita e ensina a galera a compor no GP.

    punk_disaster
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: punk_disaster
    · votar


    ....

    Deji
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Esse tópico caiu do céu!

    Deji
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    não da pra plugar a guitarra no Pc, sair tocando e o guitar pro escrevendo?

    so_nos
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    C tiver jeito de plugar a guitarra no pc, vc tem q ter uma placa especifica pra tar realizando isso.....c tiver geito de fazer isso eu nunca tentei, por isso q eu nao sei c o programa vai aceitar!!!!! procura uma loja de informatica i pergunta c tem uma placa que faz isso!!!!

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    so_nos
    O Guitar Pro é um programa para ti ajudar com suas dificuldades nao pra ti encinar a tocar.....O EduArdanuy falo uma coisa certa, tente tirar musicas de ouvido tbm!!!
    o guitar pro causa dependencia, depois tudo que vc for tocar vc vai ter que consutar no programa!!!


    Deji
    não da pra plugar a guitarra no Pc, sair tocando e o guitar pro escrevendo?

    Você teria que ter uma guitarra controladora MIDI.

    Emerson Guita
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho
    Aquela nova da gibson não faz isso?

    adnz
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    hehehe, faze musica no guitar pro ruleia :]

    olkol_
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    otimo topico

    Domine
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    eu componho um bucado de musicas nele

    em algumas horas não tenho o q fazer

    SoldierOfFear
    Veterano
    # mar/05
    · votar




    Tem jeito de mostrar só a standart notation? até hoje não descobri =[.


    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    O legal é que você pode copiar compassos de uma bateria de uma música e colar na sua tab. Na grande parte <ctrl c> + <ctrl> v.

    É uma boa pra quem não manja (ou não manja muito) de divisão rítmica.

    Você trabalha com várias janelas abertas e copia de um arquivo pra outra. Depois descola um programa que aplique sounfonts (instrumentos reais) e monta a sua base. Muito útil!!!

    humildão
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Aih peixe, baixei uma tab e a afinação da guitarra tah em B. Tem como afinar minha guitarra na mesma nota usando o GP?

    goregrind
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    droga viciei no gp4.. to dependente dele
    ql seria um bom programa pra treinar o ouvido?

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Emerson Guita
    Aquela nova da gibson não faz isso?

    Faz sim. :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tire Sua Duvida Sobre ........Guitar Pro 4.0.........