Músicas Comerciais

    Autor Mensagem
    Carlos_Henrique
    Veterano
    # fev/05


    Ouço muitas pessoas falarem: "tal banda só faz músicas comerciais", "o ultimo album de tal banda está totalmente comercial", "tal música é a mais comercial deles", "este album é o mais comercial de todos lançados pela banda", etc, etc.

    Daí eu pergunto: o que vem a ser exatamente "música comercial" ?

    Sei que vão me responder que são aquelas músicas feitas apenas para vender CDs. Sim, tudo bem, mas como vocês sabem que determinada música é comercial ? Quais são as características de uma música comercial ? É o simples fato de venderem bem ? Acredito que não, pois senão bandas como Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin e Pink Floyd, foram bandas completamente comerciais porque venderam bastante discos no passado.

    Soulface
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    [Modo galerinha do fórum ON]

    Apareceu na MTV é comercial!

    [Modo galerinha do fórum OFF]

    Rodrigo rvssvr
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    fazer um disco com 15 músicas, e 10 ter clipe é comercial, q nem blink e cia,(blz, exagerei, mas é mais ou menos assim)

    yield
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Eu gosto daquela musica comercial ""eletric shiver touch my skin, it's like a fever and you my only medicine", da propaganda do Axe

    Akan KSA 3000
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Carlos_Henrique

    amanha eu leio e vejo uma soluçao pra teu caso e pra tuas indagaçoes que de certo sao questoes relevantes.

    Rodrigo rvssvr
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Carlos_Henrique

    um conselho, ouve o q vc gosta e o q vc se sentir bem, não ligue pra q os outros vão achar se é comercial ou não...

    Crom
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Acho isso uma bobagem, mas acredito que o que as pessoas chamam de "música comercial" aquela que tem uma melodia que seja simples e "grude" no ouvido. Já ouvi dizerem que certas bandas se tornaram comerciais porque as bandas em questão começaram a fazer álbuns menos pesados e mais melódicos, também. Acho que isso tá fortemente ligado com um senso de underground que grande parte dos "roqueiros" têm, então algo que "grude", que "pegue fácil", que seja curto (3 minutos, em média), que tenha um formato radiofônico, enfim, seja tachado (ou será "taxado"?) de "comercial". Mas na verdade essa definição é um tanto vaga, e, obviamente, o que é comercial pra um pode não ser pra outro.

    Por essas e por outras que acho bobagem.

    gustavo macaco
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    musica comecial é jingle :)

    Grosskopf
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Um texto que abriu meus olhos sobre essa questão, apesar de hoje não concordar com tudo que o autor coloca, foi um lançado numa Rock Brigade de 2001, que fala sobre o Wacken daquele ano, que contou com nomes como Saxon, Grave Digger, Overkill... Mas retornando, o texto foi escrito por Nelson Jr. e se chama Música: Os Limites do Trabalho e da Arte, na seção Roadie Stuff, pag 64. Eu to meio sem tempo de digitar as partes mais importantes, mas assim que sobrar algum hora, colocarei aqui!

    Uma_Pessoa
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Se música pequena é música comercial a música 36 do SOAD é a mais comercial do universo!!!!!!
    Mas acho idiotice essa coisa d comercial, TODOS os cds foram feitos para vender.

    Alan411
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Carlos_Henrique
    simples..na minha opiniao

    musica comercial = feita VISANDO o comércio... a venda de cds etc

    Diferente de bandas q fazem musica e POR CONSEQUENCIA vendem cds e etc...

    LeandroP
    Moderador
    # fev/05
    · votar


    são aquelas músicas feitas apenas para vender CDs

    Lord_Mackenzie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Músicas que tem apenas o propósito de faturar dinheiro. O autor(es) não levou em consideração a arte.

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Acho q comercial eh simplesmente isso:

    Tem um lance na moda q a galera ta curtindo e a banda lanca visando isso.

    Polêmico
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Música Comercial se resume simplismente em Linkin Park!
    Facil chegar a esta conclusão!

    LêLP
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    peraê.............. Linkin Park faz umas músicas bem legais, cara, eles falam sobre oa que eles acham legal e falam isso em música, no tipo de música q eles acharam legal fazer....... simplesmente...... deu certo.... se eles vendem muito é pq muita gente se identifica com eles, seu estilo e suas letras, sacou?

    RightNextDoorToHell
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Polêmico
    BINGO......conclusao EXATA!!!!!!!

    Luiz de Marco
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    qualquer idiota que tenta vender a sua arte está sendo comercial, desde aqueles imbecis da sua rua que tem uma banda horrivel e enchem o saco pra tocar na quermece, até os panques anarquistas do mal que vendem suas demos e zines xerocados nas ruas

    Mailan Gabriel Stahnke Moraes
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    toda musik é comercial desde q venda, seja um grande sucesso ou não, sempre foi assim e sempre vai ser...mas ser comercial não é sinônimo d ser bom ou ruim, isso não existe, vai do gosto d cada um...

    izack darck
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Sei lá, quando escuto falar em música comercial me lembro de duas coisas:

    Música de Trabalho (a frente do cd, pra vender)
    E os Jingles...inclusive aquele da cerveja é massa...hehehe

    "O preconceito se incomoda e se acaba, meu manifesto é minha lata na boca..."

    Talita Facirolli
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Galera...

    No comercial do novo Corolla, aquele que o cara fala "O mundo vai acordar diferente. Aguardem" toca uma música com a voz de uma mulher... agitada e tudo mais.


    Comercial é recente, acho que ainda passa na televisao.
    Tentei achar o comercial em algum vídeo do youtube mas não dei sorte




    Se alguem souber postem ai plss rs

    ficarei grata :)


    qualquer coisa manda e-mail pra talita.facirolli@hotmail.com

    Talita Facirolli
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Tive resposta da música do comercial do Novo Corolla

    Se alguem quiser tb:

    A música chama "Ooh La La" banda Goldfrapp

    http://www.youtube.com/watch?v=A3Z-TWCIbxI


    ^^

    Tarara_Leo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Bom, pensando nessa linha, What a Wonderful World do armstrong é extremamente comercial, ja deve ter aparecido em umas 50 propagandas do Bradesco e Itaú para enfatizar de como a vida é bela desde que exista um agência perto de você........rídiculo....

    bom, na minha opnião músicas comerciais são músicas com o propósito de ja serem feitas para encaixar com a imagem a ser vendida de um determinado produto, tais como jingles etc...
    Mas normalmente,muitas pessoas usam o tempo no sentido pejorativo para caracterizar bandas que fazem música visando o o retorno financeiro, ou porque a gravadora "pede", ou porque a própria banda visa o lucro. Normalmente as músicas são clichês com refrâo grudento, músicas pobres ritmicamente e muito pouco trabalhadas, apenas para ser jogadas na cultura de massa, para que os indíviduos desprovidos de inteligência e manipulados pela MTV a consumam frenéticamente.

    Pardal
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Música comercial, como já disseram, é aquela comosta or alguém que não teve intenção artística, mas comercial. Em geral, a culpa de se propagarem mais músicas comerciais que realmente músicas é das idústrias fonográficas. Interessadas mais em vender, em geral permitem que os artistas gravem certas músicas e vetam outras para não serem divulgadas. Assim, a música torna-se padronizada. A musica comercial, não necessariamente será ruim, mas o que vemos são músicas midiáticas em que os eloementos musicais são praticamente deixados de lado, não são levados em conta na composição. Em geral, são feitos excelentes arranjos na música popular or causa de arranjadores de estúdio, mas em geral não se consegue melhorar um quaternário G C Em D o suficiente para que a música se torne de fato um discurso.


    a grande questão é que hoje, só é comercializada uma categoria de música. apesar de haverem váris estilos, eles podem ser categorizados da mesma forma: varia-se apenas a célula rítmica, mas o ritmo é sempre quaternário. As melodias na verdade são semi-frases, pelo seu diminuto tamanho. Não há fraseado rítmico, no máxmo um semifraseado, e quiálteras ousadas não são cogitadas. A harmonia não experimenta clusters. Os timbres em geral são de bateria, baixo, voz e guitarra. Destes, só a voz e a guitarra mudam de timbre de forma apreciável. Com sorte, a banda terá um teclado e um violão de aço ou, no máximo, de nylon.

    Analisando as músicas que são mais disponibilizadas para apreciação pela mídia (excetue-se a TV Futura e Cultura) desta forma, os aspectos desta música são pobres. Há enormes possibilidades expostas pela música erudita desde a renascença até o pós-modernismo que são muitas vezes ignorados pelos leigos e, inclusive, pelos músicos e pelos produteores de música.


    Música comercial é, portanto, a música que limita nssa apreciação e portanto nosso gosto musical a uma pequenha cela, confinando-nos a um universo musical minúsculo, onde nem sequer se sabe o que está acontecendo na próxima esquina. O problema da música comercial é esta homogeneidade. A música comercial, ortanto, não é ruim por ser pobre: pode-se usar pouca coisa e se ser expressivo. O problema é que é a única música oferecida pela mídia. Limita nossa apreciação e, portanto , nosso gosto. Pode-se dizer que se gosta ou não de pop rock, por exemplo, mas não opode-se dizer nem que se gosta, nem que não se gosta de música erudita contemporânea, visto que ela não é apreciada, a não ser por muito oucas pessoas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Músicas Comerciais